Edição Especial - Núcleos - Novembro de 2005

Página:  1  2  (Seguinte)

Editorial

por Factus FCT - quinta-feira, 9 de novembro de 2006 às 13:59
 

Bem vindos à Edição Especial do FaCTus e ao Café-Concerto.

Esta edição e iniciativa, tem como base uma ideia de vários núcleos da FCT, juntos fazemos mais e melhor.

Uma espécie de café-concerto, realizada na sala de convívio, onde ao longo do dia estarão presentes vários dos núcleos da nossa faculdade, mostrando as suas actividades, concertos depois do jantar de bandas da faculdade, foi isto que se planeou, foi este o resultado do trabalho conjunto de vários núcleos e alunos da FCT, um evento onde é proporcionando um ambiente agradável e acolhedor, com actividades e bom som, onde todos podem participar e dizer o que pensam.

Este número do FaCTus, feito especialmente para a ocasião, edição cujo os conteúdos são da responsabilidade dos núcleos, conteúdos esses que são poucas linhas, ou em alguns casos, imagens,  onde cada núcleo teve oportunidade de resumir aquilo que são, aquilo que os move,  falando daquilo que lhes é familiar, procurando apresentar aos que ainda não os conhecem aquilo que são, e aos que os conhecem um pouco do que têm em calha para este ano.

Esperamos que esta edição seja do vosso agrado, e esperamos que a iniciativa cumpra aquilo ao que se propôs, ser um ponto de partida para mais e melhores actividades conjuntas entre todos nós, estudantes desta FCT.

Leiam, divirtam-se, participem, critiquem!

Pela Organização:
FaCTus
RádioFCT
NuSI
NuFoto
NJS (Núcleo de Jogos de estratégia e Sociedade)
X-FCT (Núcleo de Xadrez)
 

GAIA - Grupo de Acção e de Intervenção Ambiental

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 21:04
 
GAIA

GAIAtos apostam na FCT
O GAIA (Grupo de Acção e de Intervenção Ambiental) nasceu na FCT como núcleo sendo agora uma ONGA sediada no gabinete 120 do Ed. Dep. da FCT com mais um núcleo no Porto. 
Encontra-se de momento, após uma fase de redução de pessoal, a recuperar forças e com novos projectos na calha. 
Para a FCT surgiu o Projecto GAIA FCT, inserido num grupo de trabalho este projecto visa informar e sensibilizar FCTenses para a falta de sustentabilidade existente no modo de viver actual, actuando especificamente no Campus da FCT procura-se um campus mais sociável, debativo e em última análise sustentável.
De momento existem já ideias de alguns trabalhos a levar à prática, após a distribuição das ECOBOX(recipientes que se encontram nos átrios dos edifícios da FCT com o fim de recolher tinteiros ou Tooners para serem reciclados) surge a ideia de levar a separação do lixo ás unidades de restauração da FCT , de modo a  que possa ser praticada tanto pelos utentes como pelos gerentes desses estabelecimento.
Após o workshop de Didgeridoos ocorrido no último semestre, procura-se continuar a levar a cabo workshops de transmissão de conhecimento.
Não esperes mais pelo final do curso para começar a actuar no mundo para além da tua forma de viver, diverte-te e entretém-te com projectos que mudam as coisas ao teu redor trabalhando assim na FCT por dois caminhos que te darão um melhor futuro
Passa junto ao Gabinete do GAIA e informa-te junto ao placard ou com o pessoal que estiver no Gab, fica atento a futuros eventos decorados com o logótipo do planeta verde (GAIA). Se já tiveres ideias e só precisas de melhores condições e de pessoas para as pores em prática m_tavares@netcabo.pt
Este projecto é para quem está cansado do ciclo vicioso de aguardar que as coisas mudem em vez de as mudar por si só, o que se oferece é a possibilidade de o fazer acompanhada é muito melhor.


contacto: Miguel Tavares
site: http://gaia.org.pt/ Site
email: m_tavares@netcabo.pt
morada:
GAIA Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Gab. 120 Ed. Departamental
Monte de Caparica 2829-516
 

GASnova - Grupo de Acção Social da universidade nova de Ciências e tecnologias

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 21:09
 
GASnova "Dar pouco já é muito" 
Olá. Daqui vos escrevo em nome do GASnova (Grupo de Acção Social da universidade nova de Ciências e tecnologias).
Somos um dos núcleos da FCT, com a nossa sede no edifício da associação de estudantes da FCT, um grupo com mais de cinco anos de existência.
Somos um grupo constituído por vários estudantes universitários, de várias universidades.
Temos reuniões quinzenalmente, na igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa (perpendicular à avenida dos Estados Unidos da América).
O objectivo é cada voluntário fazer acção social semanalmente em várias instituições, à escolha do voluntário.
Temos também fins-de-semana de trabalho em grupo, retiros e uma peregrinação, em locais a definir pela direcção do grupo, assim como outras actividades pontuais.
No final do ano lectivo temos os projectos de verão. Que constam em ir fazer acção social em Moçambique, Cabo Verde e Aljezur em Portugal.


contacto:
Joana Sousa Rêgo (965073640)
João d'Orey (969607549)
morada:
GASnova
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Associação de Estudantes
Monte de Caparica 2829-516
 

Lazer

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 21:48
 
Sopa de Jogos

Ballast, Cluedo, Magic, Mindtrap, Monopolio, Pylos, Scrabble, Settlers, Tabu, Trivial, Uno, ?

Encontra as onze palavras listadas e descobre ainda a palavra escondida. São nomes de jogos de tabuleiro/sociedade que existem no NJS.

Nome:  _____________________________________________
 ___________________________________________________
Contacto:___________________________________________
____________________________________________________

De todas as respostas certas será sorteada uma, a premiar com um Starter do jogo de Miniaturas Star Wars. O resultado do sorteio poderá ser consultado na sala do NJS ou no próximo número do FaCTus.
 

Mapa

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 20:21
 
Mapa Núcleos
 

NAVE - Núcleo de Aventura

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 20:54
 
NAVE
Quem não está (já) farto de estudar? Não estamos todos entediados das actividades quotidianas? O Núcleo de Aventura é para todos os gostam de quebrar a rotina! 
Somos um grupo de Estudantes que realizamos e participamos em actividades desportivas sempre com uma boa dose de adrenalina e boa disposição. Todos os anos organizamos actividades ao ar livre de todos os géneros e feitios.
Vem experimentar as vertigens da escalada, sujar-te em passeios de BTT, molhar-te a descer o rio, perder-te numa prova de orientação, acampar no cu de Judas, ou fazer uma caminhada, por solos nunca antes pisados. Vem lutar contra os elementos da natureza, melhorar a tua forma física e sempre a fazer novas amizades.
Para este ano, já temos várias actividades  programadas:
Em Outubro:
  • Caminhada Nocturna no Cabo Espichel;
Em Março:
  • Passeio de BTT;
Em Abril:
  • Acampamento em Évora;
Em Maio:
  • Passeio de Barco no rio Sado;
  • Festa Aventura. 
Queres propor mais actividades?
Ajudar na Organização?
Somos todo ouvidos! 
Vem ajudar-nos!

Vai ao nosso site: http://students.fct.unl.pt/nave Site
Vai ao nosso Fórum: http://members.lycos.co.uk/aenave/forum/ Site

Vem visitar-nos nos Galinheiros


site: http://students.fct.unl.pt/nave Site
email: ae-nave@students.fct.unl.pt
morada:
NAVE Núcleo de Aventura
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Associação de Estudantes
Monte de Caparica 2829-516
 

NJS - Núcleo de Jogos de Estratégia

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 21:44
 
NJS

O que é o NJS?

É o Núcleo de Jogos de estratégia, ficção e Sociedade e já existe há 8 anos. Está localizado no Pavilhão A, sala I, e tem à tua disposição uma lista imensa de jogos com os quais te podes divertir nos teus tempos livres. Tens muito por onde escolher, desde jogos de sociedade/tabuleiro a jogos de miniaturas, passando pelos mais variadíssimos jogos de cartas coleccionáveis.
E ainda podes ganhar miniaturas! Basta aprenderes a pintá-las! Fácil, não achas?
Vai acompanhando o FaCTus e poderás também ganhar vários prémios com os nossos passatempos.

Torneios
Todos os anos o NJS organiza vários torneios dos mais variados jogos. Os torneios de Jogos de sociedade decorrem habitualmente ao longo de cada semestre e são disputados quer em equipas quer individualmente. São baseados num sistema de pontuação que, no final de cada semestre, revelam o vencedor. Também durante os dias do Fórum dos Núcleos costuma ser organizado um torneio semelhante. Nestes torneios são jogados vários tipos de jogos de tabuleiro/sociedade e há sempre prémios no final!
Os torneios de jogos de cartas coleccionáveis (trading card games) e de miniaturas ocorrem durante todo o semestre e são previamente anunciados. Todos eles são sancionados pelas entidades oficiais responsáveis - contando para os respectivos rankings internacionais. Os mais comuns até ao semestre anterior foram de Magic: the Gathering e Duel Masters (Wizards of the Coast/Hasbro), Lord of the Rings (Decipher) e Pokémon (Pokémon USA), na área dos card games, e Hero Clix e Mage Knight (Wizkids Games) na área dos jogos de miniaturas.

Eventos e Apoios
O NJS tem vindo a participar, de há alguns anos a esta parte, nas celebrações de Natal feitas organizadas pela Casa do Pessoal para os filhos do pessoal docente e não-docente da faculdade. Também já participou em eventos da Y-Dreams
Desde o ínicio das nossas actividades que contámos com o importante apoio da Associaçao de Estudantes, da Direcção da Faculdade, da Casa do Pessoal e, com especial destaque, da  Devir Livraria sem a qual maior parte das nossas actividades não teria visto a luz do dia.

Passatempos
O NJS vai apresentar-te com frequência passatempos aqui no FaCTus, através dos quais poderás ganhar prémios. Basta que entregues a solução na sala do NJS (sala A- Pav. I), com o teu nome e contacto. Para mais informações procura-nos.

Boa sorte!

NJS

NJS

NJS

NJS

contacto: Pedro Miguel Venâncio
email: ae-njs@students.fct.unl.pt
morada:
NJS Núcleo de Jogos de estratégia e Sociedade
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Associação de Estudantes
Monte de Caparica 2829-516
 

NNT - Novo Núcleo de Teatro

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 20:49
 
NNT
O Novo Núcleo Teatro - NNT conta com dez anos de existência desde a sua formação em 1995. Ao longo dos anos realizaram-se vários workshops, nomeadamente de Expressão corporal, Interpretação, Voz e Iniciação ao teatro, orientados por nomes como Paula Freitas, Ávila Costa, Luís Castanheira, Alexandre Calado, Sandra Hung e João Tempera. Já foram postos em cena conhecidos textos como "O Destino Morreu de Repente", "A Mais Baixa Profissão", "As Três Irmãs", "O Pelicano", "A Boda", "Jacques e o Seu Amo; que contaram com encenações de membros da casa a nomes como Natália Luíza e Jorge Fraga, Paula Só; assim como outros textos menos conhecidos: a "Feira de S.Nicolau" e "Esquartejamento para todos", ambos encenados por Alexandre Calado, um dos membros fundadores do NNT, que também escreveu e encenou "Fértil Feitiço" e "Fértil Fátuo" para o grupo. 
Em 2004 o grupo apresentou a peça "O Ventre de Jeremias" escrito pelo Maestro Victorino d´Almeida, com encenação Catarina Santana, membro fundador do NNT e direcção musical de André Louro. 
No passado ano lectivo, o espectáculo apresentado pelo NNT foi LISSÃO, um texto adaptado de A Lição de Ionesco, e encenado por Alexandre Calado.
O NNT tem levado as suas produções para fora da Faculdade contando com participações anuais em festivais de teatro universitário nacionais e internacionais como o FATAL, em Lisboa; a Mostra de Teatro de Almada; o SALTA em Aveiro ou o aCTUS em Coimbra, bem como o de Santiago de Compostela.
Este ano o NNT está a preparar uma nova produção a estrear em Fevereiro. Em paralelo, está a decorrer um outro projecto com base em texto de Boris Vian. Todos os interessados em saber mais sobre o grupo podem consultar  http://nnt.web.pt Site.

Estamos por aí Bom teatro!

Lissao

contacto:
Carolina Patrocínio
Claudia Viegas
Teresa Meira
fax: 212957984
site: http://nnt.web.pt Site
email: ae-nnt@students.fct.unl.pt
morada:
NNT Novo Núcleo de Teatro
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Associação de Estudantes
Monte de Caparica 2829-516
 

Núcleo de Cinema

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 21:33
 
Núcleo de Cinema
A história do Núcleo de Cinema da F.C.T.-U.N.L. é retratada na sua grande parte pelos filmes exibidos todas ou quase todas as semanas ao longo dos últimos 9 anos. O revivalismo das noites de cinema é espelhado nos intervalos amenos de amigos que conversam sobre o dia-a-dia da 7ª Arte. Enumeramos os filmes que foram exibidos no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Historial do Núcleo de Cinema (Até 2004)

1º Ano de Actividade
13-11-96 Mentes Pirosas
20-11-96 Seven
27-11-96 Philadelphia
04-12-96 Suspeitos do Costume
11-12-96 12 Monkeys
18-12-96 Estranho Mundo de Jack
04-02-97 Delicatessen
26-02-97 Braveheart
12-03-97 Cães Danados
19-03-97 Underground
09-04-97 Idade da Inocência
16-04-97 Homem Morto
23-04-97 Mortinho por Chegar a Casa
30-04-97 Cabo do Medo
03-05-97 Ódio
07-05-97 Assassinos Natos
13-05-97 Guerra das Estrelas
14-05-97 O Império Contra Ataca
14-05-97 O Corcunda de Notre Dame
15-05-97 O Regresso de Jedi
21-05-97 O Monstro
28-05-97 Grand Canyon
04-06-97 O Tornado

2º Ano de Actividade
15-10-97 Dia da Independência
22-10-97 Romeu e Julieta
22-10-97 Dois Dragões
29-10-97 Scream
05-11-97 Sleepers
12-11-97 Apollo 13
19-11-97 O Apartamento
19-11-97 Liar Liar
26-11-97 Palavra de Honra (Fórum dos Núcleos da A.E.F.C.T.)
26-11-97 Cidade das Crianças (Fórum dos Núcleos da A.E.F.C.T.)
27-11-97 Carteiro de Pablo Neruda (Fórum dos Núcleos da A.E.F.C.T.)
03-12-97 O Santo
10-12-97 Jerry Maguire
17-12-97 101 Dálmatas
04-03-98 Trainspoting
11-03-98 Dupla Face
18-03-98 Marte Ataca
18-03-98 O Prego
19-03-98 Uma Vida Normal
24-03-98 Dois Dragões
24-03-98 Retrato de Família
25-03-98 Shalow Grave
26-03-98 Tentação
01-04-98 Os Condenados de Sawshank
15-04-98 Teoria da Conspiração
22-04-98 Titanic (1ª exibição)
29-04-98 4 Quartos
30-04-98 Titanic (2ª exibição)
05-05-98 Scream 2 (Ante-estreia)
06-05-98 Hércules
13-05-98 O 5º Elemento
20-05-98 Vulcão
27-05-98 Casamento do meu melhor amigo
03-06-98 Lost World
09-06-98 Contacto

3º Ano de Actividade
06-10-98 Armagedon
14-10-98 No Limite
21-10-98 Wild Things
28-10-98 Enigma do Horizonte
04-11-98 Melhor é Impossivel
11-11-98 Nome de Código Mercúrio
18-11-98 Ficheiros Secretos
23-11-98 Contacto (Fórum dos Núcleos da A.E.F.C.T.)
25-11-98 Arma Mortífera 4 (Fórum dos Núcleos da A.E.F.C.T.)
09-12-98 Pequenos Soldados
16-12-98 Os Miseráveis
24-02-99 O Bom Rebelde
10-03-99 Doidos por Mary
17-03-99 Príncipe do Egipto
07-04-99 Truman Show
14-04-99 Lado a Lado
21-04-99 Resgate do Soldado Ryan
28-04-99 Blade
05-05-99 Instantes Decisivos
12-05-99 The Siege
19-05-99 Pesadelo Cor-de-Rosa
27-05-99 Pay Back
01-06-99 Shakespeare in Love
02-06-99 Mitos Urbanos
08-06-99 The Big Lebowsky
16-06-99 Para Além do Horizonte

4º Ano de Actividade
29-09-99 Mentes Pirosas
13-10-99 A Vida é Bela
20-10-99 Matrix (1ª exibição)
27-10-99 Very Bad Things
03-11-99 O Caso Thomas Crown
11-11-99 Citizen Kane
17-11-99 Nothing Hill
23-11-99 Matrix (2ª exibição) (Fórum dos Núcleos da A.E.F.C.T.)
24-11-99 De Olhos Bem Fechados (Fórum dos Núcleos da A.E.F.C.T.)
25-11-99 eXistenZ (Fórum dos Núcleos da A.E.F.C.T.)
30-11-99 Estranhas Ligações
07-12-99 A Armadilha
17-12-99 A Bug's Life
05-03-00 Bowfinger
29-03-00 Fight Club
30-03-00 Scream 3 (Ante-estreia)
05-04-00 Sexto Sentido
12-04-00 Beleza Americana
28-04-00 Nona Porta
02-05-00 Tetsuo 2 (1º festival de cinema do fantástico)
03-05-00 The Green Mile
04-05-00 Braindead (1º festival de cinema do fantástico)
05-05-00 O Navegador (1º festival de cinema do fantástico)
06-05-00 Guerreiro Yakusa (1º festival de cinema do fantástico)
10-05-00 Tudo Sobre Minha Mãe
24-05-00 Homem na Lua
31-05-00 Boys Don´t Cry
07-06-00 GO
14-06-00 Um Domingo Qualquer
20-06-00 Stigmata

5º Ano de Actividade
09-10-00 Titã
10-10-00 Fuga das Galinhas
11-10-00 60 Segundos
12-10-00 Holow Man
18-10-00 Magnolia
25-10-00 Gladiador
07-11-00 Missão Impossivel 2
02-11-00 Dogma
09-11-00 Princesa Mononoke
14-11-00 The Milion Dollar Hotel
15-11-00 X-Men
16-11-00 Sedutora Tentação
22-11-00 Alta Fidelidade
29-11-00 A Tempestade
05-12-00 M.I. 2
06-12-00 Espíritos Inquietos
13-12-00 What Lies Beneath
14-03-01 Os Anjos de Charlie
21-03-01 O Protegido
28-03-01 A Cela
04-04-01 Queres ser John Malkovich
18-04-01 Snatch
23-04-01 The House of Mirth (Ante-Estreia)
02-05-01 O Náufrago
08-05-01 Amor Cão ( início das Terças Independentes)
09-05-01 Traffic
15-05-01 Billy Elliot (Terças Independentes)
16-05-01 Hannibal
22-05-01 Dancer in the Dark (Terças Independentes)
23-05-01 O Que as Mulheres Querem
30-05-01 Quase Famosos
06-06-01 O Tigre e o Dragão

6º Ano de Actividade
26-09-01 Pearl Harbor 
02-10-01 Sozinhas (Terças Independentes)
03-10-01 Tomb Raider
08-10-01 American Psycho (Recepção aos Caloiros)
09-10-01 15 Minutos (Recepção aos Caloiros)
10-10-01 A Mexicana (Recepção aos Caloiros)
16-10-01 Amor e Vacas (Terças Independentes)
17-10-01 Shrek
24-10-01 A Sombra do Vampiro
30-10-01 Cecil B. Demented (Terças Independentes)
31-10-01 Legally Blonde (Ante.estreia)
06-11-01 Sex Pistols (Terças Independentes)
07-11-01 Diário de Bridget Jones
13-11-01 In the mood for Love (Terças Independentes)
14-11-01 Final Fantasy (Aniversário da F.C.T.)
20-11-01 Planeta dos Macacos (Aniversário do Núcleo)
21-11-01 O Exorcista (Aniversário do Núcleo)
22-11-01 A.I. - Inteligência Artificial (Aniversário do Núcleo)
27-11-01 Um Tempo para Cavalos Bêbados (Terças Independentes)
12-03-02 O Senhor dos Anéis
13-03-02 O Senhor dos Anéis
18-03-02 Harry Potter e a Pedra Filosofal
02-04-02 Shiping News (Ante-estreia)
03-04-02 Ocean's Eleven
08-04-02 Training Day (Festival Abril Fitas Mil)
08-04-02 O Senhor dos Anéis (Festival Abril Fitas Mil)
09-04-02 Harry Potter (Festival Abril Fitas Mil)
10-04-02 Cercados (Festival Abril Fitas Mil)
11-04-02 Bandidos (Festival Abril Fitas Mil)
11-04-02 Amor é Cego (Festival Abril Fitas Mil)
16-04-02 O Gosto dos 10ros
17-04-02 O Fabuloso Destino de Amélie
23-04-02 Os 10ros
24-04-02 13 Fantasmas
30-04-02 Mente Brilhante
07-05-02 Mulholland Drive
08-05-02 Vannila Sky
15-05-02 Monsters Inc.
21-05-02 A maldição do Escorpião de Jade
22-05-02 Vigaristas de Bairro
29-05-02 Ali
04-06-02 Memento
05-06-02 From Hell (Cancelado)
12-06-02 A Máquina do Tempo

7º Ano de Actividade
07-10-02 Blade II
08-10-02 Lilo & Stitch
09-10-02 A Profecia das Sombras
15-10-02 Fala Com Ela
16-10-02 Da Rússia Com Amor
17-10-02 Jeepers Creepers
23-10-02 Star Wars, Episódio II - O Ataque dos Clones
30-10-02 O Ultimo Homem na Terra
06-11-02 Sala de Pânico
13-11-02 Frailty
19-11-02 Homem Aranha
20-11-02 A Idade do Gelo
21-11-02 Relatório Minoritário
27-11-02 24 Hour Party People
04-12-02 Sinais
11-12-02 Tarados de 8 Patas
18-12-02 Spider
20-12-02 Idade do gelo
05-03-03 Harry Potter II
12-03-03 Eyes Wide Shut
13-03-03 A.I.
18-03-03 Sabe-se Lá
19-03-03 O Senhor dos Anéis: As Duas Torres
25-03-03 Irreversível
26-03-03 Dragão Vermelho
08-04-03 Donnie Darko
09-04-03 The Ring
15-04-03 Apocalypse Now Redux
23-04-03 8 Mile
29-04-03 O Pianista
30-04-03 007 - Die Another Day
06-05-03 28 Dias Depois
07-05-03 Apanha-me Se Puderes
13-05-03 A Viagem de Chihiro
14-05-03 Chicago
20-05-03 A Residência Espanhola
21-05-03 Gangs de New York
27-05-03 Inadaptado
28-05-03 Encontro de Manhatan
03-06-03 Crime do Padre Amaro
04-06-03 As Confissões de Schmidt
25-06-03 A Residência Espanhola

8º Ano de Actividade
06-10-03 Terminator 3
08-10-03 Um Corpo Perfeito
09-10-03 Matrix Reloaded
22-10-03 Cabine Telefónica
28-10-03 Sonhos Desfeitos
29-10-03 Terror na Escuridão
05-11-03 Bruce, O Todo Poderoso
11-11-03 Adeus Lenine
19-11-03 Identidade Misteriosa
25-11-03 Dolls
26-11-03 Piratas Das Caraíbas
03-12-03 Kill Bill
09-12-03 L.I.E.
10-12-03 Liga De Cavalheiros
17-12-03 Matrix Revolutions
19-12-03 Planeta do Tesouro
09-03-04 LOTR - Return of the king
16-03-04 Big Fish
20-03-04 Master and Commander
04-04-04 Mystic River
18-05-04 Lost in Translation
01-06-04 21 Grams
06-07-04 Kill Bill 2


Ao longo do 1º semestre de 04, e uma vez que podemos contar com um projector de vídeo de grandes formatos conseguimos exibir ciclos em DVD devidamente registados na secção de direitos de autor de Almada afecta ao município.
Foram estes os ciclos exibidos:

12, 13, 14 e 15 de Abril - Ciclo "Histórias de um Futuro Esquecido"
12-04 - Mad Max (1979)
13-04 - 12 Monkeys (1995)
14-04 - Blade Runner (1982)
15-04 - Planet of the Apes (1968)

26, 27, 28 e 29 de Abril - Ciclo Stanley Kubrick
26-04 - 2001, A Space Odissey (1968)
27-04 - A Clockwork Orange (1971)
28-04 - The Shining (1980)
29-04 - Full Metal Jacket (1987)

10,11,12 e 13 de Maio - "Aciclo"
10-05 - Requiem for a Dream
11-05 - Finding Nemo
12-05 - Elephant
13-05 - Dogville

24, 25, 26 e 27 de Maio - Ciclo "Novo Cinema Japonês/Asiático"
24-05 - Battle Royale (Kinji Fukasaku)
25-05 - Versus (Ryuhei Kitamura)
26-05 - Tasogare Seibei (Yoji Yamada)
27-05 - Zatoichi (Takeshi Kitano)

Historial compilado por João Rui Rodrigues.

O Núcleo de cinema vai continuar a mostrar o melhor cinema no Grande Auditório da FCT-UNL. Aguardem novidades para breve.

contacto: João Carias
site: http://cinema.fct.unl.pt Site
email: cinema@fct.unl.pt
morada:
Núcleo de Cinema
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Gab. 120 Ed. Departamental
Monte de Caparica 2829-516
 

Núcleo de Geologia

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 20:58
 
O Núcleo de Geologia da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia nasceu em 2000 como resultado da necessidade de divulgação da Geologia entre os alunos da FCT/UNL e conta hoje com cerca de 130 sócios activos.
A principal forma encontrada de satisfazer esta necessidade foi através da realização de actividades de interesse geológico, focando, sempre que possível, as aplicações da Geologia na sociedade, muitas vezes através das temáticas da Engenharia Geológica.
Estas actividades são, na sua maioria, materializadas por Saídas de Campo aos mais diversos pontos do país, possibilitando assim, um conhecimento abrangente da Geologia nacional e das regiões visitadas. 
Uma das mais importantes vertentes de acção do NGe é a divulgação da FCT/UNL, em particular da Lic. em Engª Geológica, entre os alunos do Ensino Secundário e em espaços públicos de grande afluência (p.ex. Almada Fórum).
Todas as actividades desenvolvidas pelo NGe são anunciadas no seu site em http://students.fct.unl.pt/nge Site. Este site, constantemente actualizado, é a melhor forma de comunicação entre a Direcção do NGe e o público, em particular, com os sócios.
O elevado volume de trabalho dos últimos anos lectivos justificou, perante a AEFCT, a cedência e manutenção de um espaço ao NGe. Esta sala, situada no Hangar I junto à sala multimédia, é a sede do NGe.
Com a atribuição da Sede e a instalação da linha telefónica externa, reuniram-se as condições para a obtenção de níveis máximos de rendimento.
Neste ano o NGe vai realizar mais uma série de actividades para as quais convida todos os alunos da FCT/UNL (sócios ou não sócios) a participar. Em termos de actividades de campo, estão planeadas saídas à Serra da Estrela, às Minas de São Domingos, às grutas da Arrábida (parceria com o Núcleo de Espeleologia da Costa Azul - NECA) e às grandes barragens portuguesas. Relativamente a este tipo de actividades, naturalmente poderão surgir ocasiões para visitar outros locais de interesse Geológico-Natural.
Além das saídas de campo o NGe vai organizar outros tipos de actividades. Prevê-se a divulgação da LEG em 10 escolas Secundárias (em parceria com os docentes do Departamento de Ciências da Terra DCT), a organização de mais uma noite académica com realização de um Quiz (4ª Noite do Calhau Rolado) em parceria com o GANK,  a organização de um curso de progressão vertical em parceria com o NECA e, claro, a participação no Fórum dos Núcleos da AEFCT.
O NGe prevê ainda a realização a realização de um ciclo de conferências subordinada ao tema A Engª Geológica na sociedade portuguesa.
Com este conjunto de actividades o NGe acredita estar a cumprir os seus objectivos gerais e, em particular, os objectivos traçados para este ano lectivo.
O NGe acrescenta ainda que existe um esforço real para a realização da primeira Saída de Campo internacional, cujos pormenores serão divulgados em ocasião mais oportuna.
Por tudo isto, o NGe convida a participar nestas actividades e, em caso de necessidade de informações adicionais, não hesitem em visitar a sede do NGe ou o nosso site.

A Direcção do NGe

NGE

site: http://students.fct.unl.pt/nge Site
morada: 
NGe Núcleo de Geologia
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Associação de Estudantes
Monte de Caparica 2829-516
 


Página:  1  2  (Seguinte)