Luta, Revolta-te, Manifesta-te!

por Factus FCT - quarta-feira, 18 de outubro de 2006 às 14:32
 
Luta, Revolta-te, Manifesta-te!
No passado dia 9 de Novembro os estudantes voltaram a sair à rua, numa Manifestação coincidindo com a discussão e aprovação do Orçamento de Estado para 2006, caracterizado por fortes cortes no Ensino Superior.
Nós, os estudantes deste país, lutamos e continuaremos a lutar pela revogação da actual Lei de Financiamento do Ensino Superior, responsável pelo brutal aumento das propinas.
Continuamos a defender mais e melhor acção social escolar, para evitar que os nossos colegas mais carenciados sejam prejudicados e possam continuar os seus estudos.
Queremos mais e melhores condições materiais e humanas.
Não queremos um Processo de Bolonha, que não é discutido connosco alunos e por vezes nem com os próprio pessoal docente, um Processo de Bolonha que torna a Educação e a Formação Profissional cada vez mais caras.
Luta, Revolta-te, Manifesta-te!
Mudou o Governo mas nada mudou em relação a estas nossas bandeiras de luta.
As propinas aumentarão todos os anos, os apoios sociais e as bolsas continuarão a descer, continuará a chover na nossa cantina e em tantas outras cantinas, salas de aulas e laboratórios.
O Processo de Bolonha está já a andar e as suas consequências estão à vista de todos, como é exemplo a confusão das inscrições este ano, como é exemplo o facto de se passar a pagar um mestrado, com o respectivo numerus clausus, para ter a mesma formação da licenciatura de 5 anos.
Há de facto, com isto um aumento do custo para os estudantes, das nossas licenciaturas.
E tu, que lês estas linhas e pensas todos os anos há manifestações e greves e essas coisas e não altera nada, não podes nem desanimar nem tão pouco baixar os braços.
É com a luta continuada que lá vamos. Só assim podemos mudar realmente as coisas.
É urgente desde já consciencializar todos os estudantes para a injustiça das propinas.
É urgente travar o Processo de Bolonha, sem que haja uma verdadeira discussão sobre a sua funcionalidade, se realmente os benefícios que ele traz compensam os direitos perdidos.
Tivemos desde o início do ano várias iniciativas em que o Processo de Bolonha foi discutido abertamente, infelizmente a participação dos alunos foi extremamente baixa. Não te acanhes, participa nas discussões promovidas na F.C.T., diz o que pensas sobre o teu futuro.
Luta, Revolta-te, Manifesta-te!
É fundamental que tenhamos um campus onde possamos aprender em edifícios adequados.
É importante unirmos-nos por mais bolsas para quem não pode pagar estas propinas ridículas, já que podes muito bem ser tu o próximo a precisar da Acção Social Escolar.
E se achas que tudo isto é muito difícil conseguir, deixamos-te aqui uma observação: costuma-se dizer que quem luta, umas vezes perde e outras ganha. Quem nunca luta, perde sempre. Se baixares os braços, nunca terás uma cantina onde não chova, nunca deixarás de pagar propinas brutais e ridículas, não terás no futuro Acção Social que te apoie e andarás a tirar uma licenciatura sem muito bem saberes com que equivalências.
Muitas Lutas ainda virão.
Participa nelas.
A tua presença é imprescindível.

Crédito das fotos: Rute Presado (c) 2005