Núcleo da Licenciatura em Engenharia do Ambiente

por Factus FCT - quarta-feira, 18 de outubro de 2006 às 15:12
 
O Núcleo de Estudantes da Licenciatura em Engenharia do Ambiente (NELEA) é uma entidade académica em formação constituída exclusivamente por alunos de Eng. do Ambiente da FCT. As conversações que levaram à actual iminência da formação do NELEA foram iniciadas e desenvolvidas no passado ano lectivo de 04/05 por um pequeno grupo de alunos do 4º e 5º anos, depois do incentivo dado pela Associação Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente (ANEEA) à Comissão Pedagógica da Licenciatura de Engenharia do Ambiente nesse sentido. A ideia seria a formação de uma estrutura académica que, integrada na ANEEA, representasse a LEA da FCTUNL a nível nacional. Como FCTenses, tomámos de imediato consciência da importância que a FCT poderia assumir nesta entidade. Sendo a LEA leccionada na FCT um dos mais importantes e o mais antigo curso de EA do país, a não presença na ANEEA era, de facto, uma lacuna importante e necessária de suprimir. Depois de um período de discussão em que se debateram futuras iniciativas e projectos a desenvolver futuramente pelo NELEA e se procurou divulgar a ideia junto dos alunos, eis que temos finalmente o NELEA aprovado na última AGA no passado mês de Dezembro.
Alguns dos objectivos do NELEA passarão pela defesa dos interesses dos estudantes da LEA, tanto dentro da FCT como no panorama nacional, a promoção de eventos na FCT no âmbito da EA, pela criação de um espaço de apoio pedagógico destinado exclusivamente aos mesmos alunos e pelo auxílio aos alunos de EA na introdução no mercado de trabalho.
Surgiram já muitas ideias e algumas certezas acerca das acções futuras do NELEA mas só para teres um cheirinho daquilo que pode vir a tornar-se numa realidade, algumas das iniciativas que têm sido discutidas são por exemplo a organização de uma conferência anual que visasse discutir temas actuais e importantes relacionados com o mercado de trabalho da EA ou a colaboração com projectos que envolvem a melhoria do desempenho ambiental da FCT como o projecto Campus Verde. Todos os estudantes da LEA vão beneficiar da existência do NELEA. Na qualidade de membro ordinário não directivo poderás participar em actividades ou auxiliar em acções baseadas em pequenas ajudas pontuais sem comprometer a tua vida pessoal ou académica. Com esta iniciativa pretende-se reforçar ainda mais o espírito de grupo, de união e de entreajuda que desde sempre caracteriza a LEA da FCT. Não é por acaso que grandes nomes do actual panorama nacional do ambiente surgem associados à FCTUNL!
A tua participação fortalece-nos e é mais um passo para uma LEA melhor. Se te agrada a ideia de ganhar experiência e estofo profissional na tua área, se tens espírito de iniciativa e se tens o qb de altruísmo dentro de ti então junta-te a nós!

Vem saber mais sobre o NELEA!

Em http://gasa.dcea.fct.unl.pt/cpa/nelea/ podes conhecer-nos um pouco melhor e encontrar mais ideias e projectos a desenvolver no futuro. Podes participar construtivamente e se assim o desejares podes deixar opiniões ou ideias acerca do NELEA no nosso fórum disponível em: http://gasa.dcea.fct.unl.pt/cpa/forum/viewtopic.php?t=81.
Para nos contactares envia um mail para a mailing list do NELEA nelea_fct@googlegroups.com ou aparece no nosso fórum. Se desejares juntar-te ao NELEA envia um pedido de subscrição para a mailing list.

Saudações ambientais!

contacto: Gonçalo Mendes
email: nelea_fct@googlegroups.com
site: http://gasa.dcea.fct.unl.pt/cpa/nelea
forum:  http://gasa.dcea.fct.unl.pt/cpa/forum/viewtopic.php?t=81
texto por: Gonçalo Mendes