Núcleo de Cinema

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 18:41
 
Fomos falar com o João Carias do Núcleo de Cinema sobre as actividades do núcleo, neste novo ano que se avizinha, aqui fica o que descobrimos:

Miguel: Como correu a semana do caloiro para o Núcleo de Cinema? Tiveram três filmes em exibição (O Castelo Andante, Superman Returns e Match Point), como foi a adesão por parte do público?
João: A adesão no geral foi mediana, extremamente positiva n'"O Castelo Andante", dado que dava o SLB nesse dia; A película "Superman Returns" teve uma adesão abaixo do esperado, para um filme que estreou há um mês nas salas de cinema em Portugal. Tivemos problemas de som durante a projecção do "Superman Returns", devido a uma incompatibilidade da banda magnética sonora (dolby digital) da fita com a nossa máquina de projecção, tal não deve suceder novamente porque vamos ter isso em conta quando alugarmos outras fitas. Finalmente, o Match Point teve uma adesão razoável, talvez um pouco fraca, tendo em conta a qualidade do filme.

Miguel: Ainda no âmbito da Semana do Caloiro o Núcleo de Cinema participou na Tenda dos Núcleos, com a projecção do Baraka no tecto da tenda, como avalias essa participação?
João: Projectámos o Baraka durante um dos sets, era suposto termos tido dois projectores, isso daria para o VJ e para os filmes e clips que o NC ia passar, mas só nos arranjaram um por isso tivemos que dividir o projector, até ao set dos I&I foi Baraka e a partir daí foi VJ'ing.
Resumindo foi uma participação porreira mas pecou pela falta de um projector.

Miguel: Neste novo ano o Núcleo de Cinema tem mais cinema preparado? Já sabem qual vai ser a próxima exibição e mais ou menos quando?
João: "Este ano, o Núcleo de Cinema vai PARTIR TUDO".
Tivemos filme, quarta-feira, dia 4 de Outubro com a exibição do Kiss Kiss, Bang Bang, no dia 11, vai ser exibido o Syriana.
Em principio vamos ter cinema todas as semanas, nalgumas semanas vão ser ciclos temáticos.
Já confirmados estão os ciclos: 
- Volta ao Mundo da Animação em 4 dias (23 a 27 de Outubro) com a exibição de Les Triplettes de Belleville [França], Inosensu: Kôkaku kidôtai (Ghost in the Shell 2: Innocence) [Japão], Ice Age 2 [EUA] e Wallace & Gromit in The Curse of the Were-Rabbit [Reino-Unido].
- Halloween (30 de Outubro a 3 de Novembro) com a exibição de Saw II, Hostel, The Hills Have Eyes e Scary Movie 4.
Por confirmar está ainda um ciclo Documental.
Na semana de 6 a 10 de Novembro vai ser a Semana do Aniversário do Núcleo de Cinema (10 anos), em que pretendemos passar fitas todos os dias (menos sexta-feira).

Miguel: Se tivesses de aconselhar um filme aos nossos leitores, um filme daqueles mesmo essenciais, qual seria? E porque?
João: Aconselharia o Good Night and Good Luck, realizado pelo George Clooney, um filme essencial de 2005 (que o NC vai exibir ainda este semestre),  porque é um filme incisivo, directo, brilhantemente executado, trata de um tema dos anos 50 mas que é ao mesmo tempo surpreendentemente actual e o David Strathairn faz um papel magnifico.

Como podem ver este ano reserva-nos muitas e boas exibições de cinema, aqui mesmo na nossa Faculdade.

Se quiserem entrar em contacto com o Núcleo de Cinema ou quem sabe participar no núcleo, podem-no fazer pelos seguintes modos: cinema@fct.unl.pt ou http://cinema.fct.unl.pt Site.

Good Night and Good Luck