Nova Ideia Cup '06

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 19:07
 
Nova Ideia Cup '06

Vivemos numa sociedade em que a implementação de ideias já firmadas costuma tomar precedência sobre as inovações, existindo poucos incentivos para quem quer ter ideias novas.
O Nova Ideia Cup é essencialmente um concurso de ideias, que visa focar, ao invés da usual predominância para a implementação, na concepção e planeamento de uma ideia inovadora para um projecto, projectando-o com qualidade.
Fomos convidados pelo David Alves e pelo João Rico, criadores do concurso e ambos estudantes desta faculdade, o David de Engenharia Electrotécnica e o João de Engenharia Informática, para nos explicarem o porque de um novo concurso. Descobrimos que o David Alves já participou no Imagine Cup, tendo mesmo ficado em 3º e 4º lugar em anos consecutivos, foi devido a esta experiência que verificou que embora se possa ter uma boa ideia com um projecto altamente inovador, esta pode ser totalmente cilindrada pelo júri devido à praticabilidade da mesma, ora isto dá pouco retorno pelo esforço que se investiu num projecto, talvez porque o público alvo da mesma seja reduzido, talvez porque é custosa demais de implementar, etc, os motivos são vários.
Isto provoca que os projectos apresentados em concursos deste género sejam mais virados para a parte de implementação e menos para os conceitos inovadores, com isto em mente o David e o João tiveram a ideia de criar um concurso onde fossem premiadas as ideias e a criatividade, onde um participante obtivesse retorno da sua ideia, onde se tenta de uma maneira aliciante fomentar a Investigação e Desenvolvimento em Portugal, um sector com pouca força no nosso país.
Criaram assim um concurso com o apoio da Microsoft e da nossa faculdade, cujo o tema é a Educação, um tema muito vasto e que assenta bastante bem no conceito do concurso, os projectos podem ser: um software, um site, um algoritmo, um interface, etc, desde que relacionado com o tema geral e usando tecnologias Microsoft.
Os projectos serão avaliados por um júri, num esquema de pergunta-resposta e também pelo público, o júri irá então indicar melhorias que poderão ser efectuadas e qual a melhor área dentro do Imagine Cup para o vencedor participar com o projecto, isto porque o vencedor têm a possibilidade de apresentar o projecto já implementado na final nacional do Imagine Cup, para alem disso, os prémios são prémios que continuam na linha do concurso, fomentando a sede de mais saber e novas ideias, passando por: assinaturas anuais do Microsoft Developers Network (MSDN) e livros técnicos, no entanto o principal prémio deste concurso é a experiência adquirida a projectar um projecto, dando aos participantes uma melhor ideia da realidade que é projectar algo.
E como é principalmente um concurso de ideias, não existe nenhum impedimento a participantes de outras áreas que não as relacionadas com a informática, até se encoraja a isso.
Por isso se achas que tens uma ideia inovadora e estás disposto a provar que és capaz de a implementar, participa, as inscrições são até dia 1 de Dezembro no site do Nova Ideia Cup em http://www.ninf.com.pt/novaideacup/ Site.

Participa da Inovação!