Cartografia geotécnica - história, metodologias e exemplos.

Página da Comissão Pedagógica da Licenciatura em Ensino de Ciências da Natureza

Disciplina de Detecção Remota - 5 Semestre - 1º Ciclo de Engenharia Geológica

O programa da disciplina decorre 13 aulas teóricas e práticas: 7 aulas sobre processamento de imagens de satélite e 6 aulas sobre fotogeologia.

Aulas Teóricas e Teórico-práticas da disciplina de Geoquímica da Licenciatura em Engª Geológica.

Objetivos da modelação geológica 3D. Modelos morfológicos e modelos de atributos. Modelo conceptual. Modelos deterministas e modelos estocásticos. Aplicações. Dados de partida (sondagens, coberturas SIG, pontos e linhas). 

Representação vetorial e matricial. Resolução espacial. Incerteza. Realismo. Estimação e simulação. Modelação com o Leapfrog Geo.

Modelação de estruturas geológicas estratificadas. Modelo digital de terreno. Modelação de superfícies de topo e base de camadas. Falhas. Superfícies de deposição e de erosão. Cronologia.

Modelação de intrusões, diques e veios. Modelação implícita e explícita. Uso de elementos estruturais. Estimação de litologias em malhas de blocos. Estimador vizinho mais próximo.

Modelação de fraturas por objetos. Orientação, intensidade, forma, dimensão, abertura e preenchimento de fraturas. Avaliação de curvas da dimensão dos blocos em pedreiras de rocha ornamental. Avaliação da permeabilidade e porosidade equivalentes. Lei cúbica e aproximação de Oda.


Os fósseis e os principais acontecimentos da História da Vida na Terra, para alunos da Licenciatura em Ensino de Ciências da Natureza.

A disciplina Rochas Industriais e Ornamentais trabalha com a rocha como material de uso em construções, tendo função estrutural e de decoração, em segundo plano. Requer sobretudo, conhecimento da composição mineralógica, da textura e do processo de formação da rocha, que são os determinantes das propriedades que condicionam e recomendam o seu uso adequado.(1ª parte)

Estudo de minerais industriais, geologia, abundância, aplicações e seus tratamentos. (2ª parte)