Noticias 4
Reportagem
Decorreu na passada 4ª feira dia 6 de Maio pelas 14h00 uma Visita de Estudo às instalações do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) situadas no edifício ao lado do Instituto de Tecnologia Química e Biológica pertença da nossa universidade, estes dois institutos situados dentro da Estação Agronómica Nacional no Concelho de Oeiras, no âmbito da disciplina de Introdução à Engenhria Química e Bioquímica.
A Visita de Estudo decorreu num clima de grande interesse e curiosidade pelo processo de purificação de proteínas com vista à produção de novas vacinas, o IBET apenas fornece as proteínas aos clientes para eles poderem proceder à respectiva investigação de vacinas.
Foram nos mostrados os laboratórios de Microbiologia e de Células Animais Eucarioticas, nestes laboratórios há microorganismos que estão congelados nas arcas com vista a serem utilizados mais tarde, foi-nos mostrado também um bio-reactor e a forma como lidar com este, nos laboratórios fazem-se os processos em pequena escala.
Na instalação piloto vimos o processo industrial dos processos que são feitos todos os processos testados em laboratório mas em maior quantidade e com material mais pesado, existem controladores da instalação industrial do IBET, e é possível programar o alarme para dar sinal a alguém durante a noite se tiver qualquer coisa a correr mal.
Vimos o laboratório de purificação de proteínas com electroforese em gel de acrilamida, foi nos mostrado que a proteína está pura se só se notar uma unica mancha, ainda nos falaram do processo de "blotting" que é caro pois a membrana tem material biológico caro como anticorpos.
Foi nos mostrada uma centrifuga industrial, e um liofilizador, que serve para retirar a água dos alimentos sem destruir o tecido celular do mesmo, nós ao pequeno-almoço comemos cereais leofilizados por exemplo.
A Visita de Estudo terminou pelas 16h15mins, e o grupo adorou, eu fui o único representante de Química Aplicada na Visita de Estudo e creio que esta visita deve ser sugerida por exemplo nas cadeiras de Métodos de Separação, pois mostra no dia-a-dia procedimentos que mais cedo ou mais tarde temos que aplicar.
Para terminar, informa-se que o ITQB dipõe de Biblioteca, estando esta aberta com net a alunos da UNL-FCT, quém mora na linha já sabe, podem ir para lá estudar também.
Reportagem : Pedro Mateus Ferraz
Emitido : Monte Caparica, 10 de Maio de 2009