Allgemeines
![]() |
Qualidade do Produto e do Processo(2004/2005) |
![]() |
Qualidade do Produto e do Processo(2004/2005) |
Breve descrição do programa. Método de avaliação. Bibliografia. Introdução à problemática da qualidade no software. Custos da não qualidade.
Avaliação da maturidade do processo de desenvolvimento de software. O que é, porque é necessária, e quando, uma avaliação. As organizações potencialmente interessadas na avaliação. O papel da avaliação na melhoria do processo. Como é feita uma avaliação: dos questionários às recomendações. O modelo de maturidade do Software Engineering Institute: caracterização de cada nível de maturidade. Breve revisão de outros modelos (TRILLIUM, SAM, SQPA, STD, BOOTSTRAP e SCOPE). Modelo SPICE (ISO/IEC 15504): participantes, modelo de referência, categorias de processo e capacidade de cada processo. Exemplo de adaptação do modelo anterior: SPICE for Space (S4S) da Agência Espacial Europeia.
Certificação em software e sua comparação com a avaliação da maturidade. Certificação de produtos de software. Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Panorama da certificação em Portugal. Problema do âmbito da certificação demasiado genérica. Reconhecimento mútuo de certificados. A iniciativa TickIT. Formação e certificação de auditores. A acreditação. Apresentação e comentário a um filme sobre a iniciativa TickIT.
Sintaxe e semântica da linguagem OCL. Exemplificação com recurso ao ambiente USE. Navegação e convenção de nomes. Operações sobre colecções e sobre tipos atómicos. Utilização de iteradores. Operações reflexivas. Especificação de invariantes, pré e pós-condições, bem como da semântica das operações.