Chapters in Books:
Alves, M. G. (2012). Posfácio – Um olhar a partir dos campos de ação e investigação em educação. [Postface - An analysis situated in the field of education] In Marta Lima Basto (org.), Cuidar em Enfermagem – saberes da prática. Coimbra: edição Formasau
Alves, M. G. & Azevedo, N. R. (2012). Between family and school: changes, challenges and complexities in the Portuguese context. In Marjaana Soininen & Tuula Merisuo-Storm (Ed.), Home - school partnership in a multicultural society. Turku, Finland: Department of Teacher Education, Rauma Unint, University of Turku. (2012).
ALVES, Mariana Gaio, “A educação no contexto das sociedades e das políticas centradas na aprendizagem ao longo da vida: construção teórico-metodológica de um projecto de pesquisa“ [Education within societies and policies focusing lifelong learning: theoretical and methodological construction of a research project] in ALVES, Mariana Gaio (editora), Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos (2010).
ALVES, Mariana Gaio e NEVES, Claudia “Padrões e variações da participação em aprendizagem ao longo da vida na União Europeia: uma leitura de indicadores estatísticos” [Patterns and variations of participation in lifelong learning in the European Unoin: analysing statistical data] in ALVES, Mariana Gaio (editora), Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos (2010).
ALVES, Mariana Gaio “Indivíduos e Educação nas Sociedades Europeias de Aprendizagem: «ser ou não ser» um aprendente ao longo da vida?” [Individuals and Education in the European Learning Societies: «to be or not to be» a lifelong learner?] in ALVES, Mariana Gaio (editora), Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos (2010).
ALVES, Mariana Gaio, “A inserção profissional de graduados em Portugal: notas sobre um campo de investigação em construção” [Transition into Working Life of Graduates in Portugal: remarks about a research field under construction] in ALVES, Mariana Gaio e MARQUES, Ana Paula (eds.), Inserção Profissional de Graduados em Portugal: (re)configurações teóricas e empíricas, (2010).
ALVES, Mariana Gaio e AZEVEDO, Nair Rios, “Introdução: (Re)pensando a Investigação em Educação” [Introduction: (re)thinking research in Education] in Mariana Gaio Alves e Nair Rios Azevedo (orgs.), Investigar em Educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado, Caparica, edições UIED (2010).
SEBASTIÃO, João, ALVES, Mariana Gaio, CAMPOS, Joana, "Violência na Escola e Sociedade de Risco: uma aproximação ao caso português" in João Sebastião (organizador) Violência na Escola: tendências, contextos e olhares, Chamusca, Edições Cosmos (2010).
ALVES, Mariana Gaio, “Contributos para pensar a Regulação entre Educação, Trabalho e Emprego” [Contribution to understand the regulation education-work-employment] in Mariana Gaio Alves, Belmiro Gil Cabrito, Margarida Chagas Lopes, António Maria Martins e Ana Luísa Oliveira Pires, Universidade e Formação ao Longo da Vida, Celta Editores (2008).
ALVES, Mariana Gaio, “Metodologia do Estudo: a investigação do Projecto Telos II” [The research methodology: project Telos II] in Mariana Gaio Alves, Belmiro Gil Cabrito, Margarida Chagas Lopes, António Maria Martins e Ana Luísa Oliveira Pires, Universidade e Formação ao Longo da Vida, Celta Editores (2008).
ALVES, Mariana Gaio (em co-autoria com Ana Luísa Oliveira Pires), “Do Projecto Telos II ao livro Universidade e Formação ao Longo da Vida” [From project Telos II to the book «University and Lifelong Learning»] in Mariana Gaio Alves, Belmiro Gil Cabrito, Margarida Chagas Lopes, António Maria Martins e Ana Luísa Oliveira Pires, Universidade e Formação ao Longo da Vida, Celta Editores (2008).
ALVES, Mariana Gaio, “Contactos e Projectos Internacionais” [International meetings and projects] in Teresa Ambrósio – Um Percurso de Vida, Lisboa, edição Instituto de Estudos para o Desenvolvimento/Conselho Nacional de Educação (2007).
ALVES, Mariana Gaio, “Posfácio” [Final Comments] in Sandra Saúde, Percursos de Inserção Profissional dos Diplomados do Ensino Superior Politécnico, Beja, edição do Instituto Politécnico de Beja (2005).
ALVES, Mariana Gaio (em co-autoria com Teresa Oliveira e Ana Luísa de Oliveira Pires), “Dimensions of work process knowledge” in Nick Boreham, Martin Fischer, Renan Samurçay (org.) Work Process Knowledge, London, Routledge (2002).
ALVES, Mariana Gaio (em co-autoria com Teresa Ambrósio) "Problemática da Formação Contínua de Diplomados" [The continuous training of graduates] in J. M. GAGO (coord.), Prospectiva do Ensino Superior em Portugal, Lisboa, edição do Ministério da Educação e do Instituto de Prospectiva (1994).