Topic outline
-
APRESENTAÇÃO ( COURSE PRESENTATION for Erasmus Students)
Olá a todos e bem-vindos à disciplina!De acordo com a alteração do modelo letivo da Faculdade, que pressupõe menos horas de contacto e mais trabalho dos alunos em autonomia, a presença em aula assume uma maior relevância, pois o método de ensino -- que pressupõe trabalho do aluno em autonomia, e a sua verificação e consolidação em sala de aula -- assim o exige. A participação em aula é uma das componentes da avaliação, em resultado. Não quer isto dizer que a presença seja obrigatória nem que seja controlada - todos são adultos e cada um saberá gerir a sua aprendizagem conforme os seus interesses e objetivos.
A disciplina constitui uma introdução à área de Gestão de Empresas, de natureza genérica, uma vez que percorre todas as principais áreas da Gestão.
As matérias cobertas nesta disciplina podem dividir-se em seis blocos principais, além de um bloco inicial:
Bloco 1 - Introdução geral. Algumas noções básicas. Sustentabilidade, ética empresarial e responsabilidade social da empresa.
Bloco 2 - O Marketing. Segmentação de mercado, Mercado Alvo e Posicionamento concorrencial. O Marketing Mix. Análise da Envolvente. Análise SWOT.
Bloco 3 - Organização e Planeamento da Empresa: Estruturas Organizacionais e Processos Organizacionais
Bloco 4 – Recursos Humanos: Motivação. Satisfação no trabalho e liderança. Gestão de recursos humanos: planeamento, análise e descrição de funções. Avaliação de desempenho.
Bloco 5 – Gestão Financeira: O Balanço e a Demonstração de Resultados – sua leitura. Rácios Financeiros.
Bloco 6 - Cálculo Financeiro: O Valor Temporal do Dinheiro. Valor Presente e Valor Futuro.
Bloco 7 - Algumas noções de Análise de Projectos de Investimento. Critérios de Decisão, vantagens e desvantagens de cada critério e condições para a sua aplicabilidade.
O principal objetivo nesta disciplina é o de familiarizar os alunos com os principais problemas com que se debatem a quase totalidade dos profissionais, independentemente da sua área de origem, após a sua inserção no mercado de trabalho. Pretende-se que os alunos obtenham uma compreensão básica dos diferentes problemas que poderão vir a enfrentar no mundo empresarial. Tal implica um entendimento das diferentes áreas funcionais dentro da empresa, e da forma como estas áreas se relacionam entre si.
Numa disciplina com uma orientação tal como a descrita, é indispensável a "análise de casos" de empresas concretas: a análise de problemas específicos enfrentados por empresas reais e do modo como elas com eles lidam. Este tipo de análise será conduzido fazendo a interação, em aulas teórico-práticas, da exposição dos vários problemas afetos às diferentes áreas funcionais da empresa com exemplos e "casos" concretos ilustrativos. Resulta ainda importante (na realidade, obrigatório, para o método de avaliação contínua), a realização por parte dos alunos de trabalhos práticos, em grupo, sobre uma empresa real, percorrendo áreas funcionais desta. Estes trabalhos deverão, depois de entregue uma versão escrita, ser apresentados e discutidos durante as aulas. Este trabalho conta 35% da nota final e incide sobre os primeiros três blocos da matéria. 45% resultam da classificação num teste final, individual, que abrange os últimos três blocos da matéria e 20% dependerão da vossa participação em aula e desempenho relativamente às "chamadas" feias em aula. Aprovação à disciplina requer 9,5 de média no mínimo e 7 val. no teste e no trabalho (sem arredondar).
Data limite para a entrega do trabalho: 16 de Outubro às 23h59
Data do teste final: 20 de Dezembro de 2022, 14h00.
Pretende-se que, no final desta unidade curricular o estudante tenha adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender o funcionamento e interdependência das diversas áreas de uma empresa, assim como as respetivas decisões correntes e estratégicas na perspetiva dinâmica da interação com os mercados e os stakeholders;
- Ser capaz de, em autonomia e em equipa, recolher a informação relevante e analisar e formular sugestões de gestão, com recurso a diagramas, instrumentos contabilísticos, cálculo financeiro e critérios de análise de projetos;
- Conhecer os fundamentos, e fontes de informação, da gestão de recursos humanos, os documentos contabilísticos e rácios financeiros, o marketing estratégico e operacional, o cálculo financeiro e a avaliação de projetos de investimento.
Quanto às questões mais práticas: Devem ver as “FAQs” (Frequently Asked Questions) disponíveis nesta página; quaisquer dúvidas para as quais possam não encontrar resposta, devem ser colocadas por email – tento sempre responder assim que possível. Email: ccc@fct.unl.pt
Desejo a todos um bom semestre!-
Instruções para o trabalho/ Instructions for the assignment
Verifique o número máximo de páginas e tamanho do font a utilizar / Please make sure that you comply with font size and the maximum number of pages
Lista das Empresas -- documento onde deverão inserir os dados de todos os elementos de cada grupo (clique na imagem abaixo) / List of Corporation -- document where you should insert information of all members of each assignment group (click on the image below)
-
Encontre aqui membros para o seu grupo ou um grupo a que se possa juntar!
-
Aula de dia 12 de Setembro / September 12th class
Introdução / Introduction
Descrição do funcionamento da disciplina e do sistema de avaliação / Description of the course and of the evaluation system
Abaixo: Slides01-Introdução / Below: Slides 01: Introduction
Trabalho até à próxima aula: / For next class:
Abaixo encontrarão elementos de estudo que deverão rever esta semana / You can find below study elements that should be seen this week
-
- Breve explicação do conceito de sustentabilidade
- Short explanation of sustainability concept
-
- Explicação da diferença dos conceitos de Sustentabilidade, CSR e Ética empresarial
- Brief explanation of the difference among Sustainability, CSR and Business Ethics
-
- Breve explicação do conceito de sustentabilidade
- Short explanation of sustainability concept
- Breve explicação do conceito de sustentabilidade
-
No dia 19 não haverá aulas na Faculdade - pelo que não haverá aula esta semana. / This week there are no classes on the 19th in FCT Nova - therefore, there will be no class this week.
No entanto, deixo as leituras que deverão fazer para a semana seguinte. / Here are the readings you should do this week, for next class:
♦ Tarefas dos Alunos para esta semana ♦ / ♦ Students' Tasks for this week ♦Capítulos Capítulos 4 a 6 (com maior ênfase nos capítulos 4 e 5 para a próxima aula - poderão querer tirar algumas notas a partir do livro) / Read Chapters 4 to 6 (emphasis on 4 and 5 for next class - you may want to take some notes from the book's materials)
(clicar no Clip azul - são reencaminhados para um livro online e deverão procurar as páginas referidas abaixo / click on the blue link image and you will be redirected to an online book; then, search for the pages below:)
Capitulo 4 - pag 164 a 219 / Chapter 4 - pag 164 to 219
Capitulo 5 - pag 220 a 301 / Chapter 5 - pag 220 to301
Capitulo 6 - pag 302 a 361 / Chapter 6 - pag 302 to 361
-
Para a Aula de 3 de Outubro - For Oct 3rd class
Ver os vídeos abaixo -- watch the videos below
(Ficam também os slides das aulas - Also you will find below class' slides)
-
- Breve Introdução ao Marketing
- Brief Introduction to Marketing
-
Vídeo com cerca de 9 minutos / Video with about 9 minutes duration
-
Vídeo com cerca de 10 minutos / 10 minutes video
-
Vídeo com cerca de 10 minutos / 10 minutes video
-
Vídeo com cerca de 8 minutos / 8 minute long video
-
Vídeo com cerca de 8 minutos / 8 minutes long video
-
Vídeo com cerca de 10 minutos / 10 minutes video
-
Continuação do capítulo "Estratégia e Marketing". / Chapter on "Strategy and Marketing" (continued)
Para a próxima semana devem ler / visualizar o material que está abaixo. Farei perguntas em aula / For next week you should read / watch the materials below. There will be questions asked in class
-
Marketing Mix (8 min.)
-
Capítulo "Estrutura Organizacional" e "Gestão dos Recursos Humanos / Chapters on "Organizational Strategy" and "Human Resources"
Para a próxima semana devem ler o material que está abaixo / For next week you should read the slides below.
Devem estudar os slides, no mínimo, para ambos capítulos / You should study the slides at least, for both chapters
-
Video com cerca de 9 minutos / Video with about 9 min
-
Video com cerca de 40 minutos (opcional) / Video with about 40 min (optional)
-
Gestão dos Recursos Humanos: Resumo (em Português)
-
Human Resources Management (in English)
-
Leitura complementar: Cap 14 e 16 do Livro - páginas 730-776 e 834-890 / Additional readings: Ch. 14 and 16 of the book - pages 730-776 and 834-890
-
Conforme temos vindo a falar em aula, a entrega do trabalho prático ficou adiada uma semana (dado que nos foi cancelada uma aula, em 19/9)
As we have been talking in class, the deadline for the assignment has been postponed one week (since one class was canceled on Sept 19)
ENTREGA DO VIDEO - no link abaixo (onde diz "clique aqui") ou link por email conforme explicado abaixo
VIDEO SUBMISSION - in the link below (where you see "click here") or email the link to the video (as explained below)
********* ATÉ / UNTIL 23h59 6/11 !!! *********
O envio do vídeo com o trabalho processar-se-á da seguinte forma:
The submission of the video with the work will proceed as follows:
OPÇÃO A - Carregar o vídeo para o sistema Moodle no link abaixo / OPTION 1 - Upload the video to Moodle in the link below
OPÇÃO B / OPTION B:
1. Carregam o vídeo para uma drive / Load the video to a drive
2. Colocam o link (partilhado com pelo menos o meu email ccc@fct.unl.pt) no documento online que tem a lista das empresas e os grupos constituídos / Insert the link (shared with at least my email ccc@fct.unl.pt so that I can view it!!!) in the online document that has the list of companies and groups
e já está! / and that's it!
Os vídeos deverão ser disponibilizados entre a data da entrega dos trabalhos e as 23h59 de domingo 6 de Novembro / Videos must be made available between the date of submission of the work and 11:59 pm on Sunday, November 5
Instruções para o vídeo com gravação da apresentação do trabalho prático: / Instructions for the video recording of the presentation of the assignment:
O trabalho prático deverá ser apresentado num vídeo de duração de 10 minutos. / The video presentation has a maximum duration of 10 minutes.
1. Todos os elementos do grupo devem estar presentes, devem ter a câmara ligada e todos devem apresentar o trabalho. O tempo de cada aluno a apresentar o trabalho deverá ser aproximadamente igual (ou seja, num grupo de 5 alunos cada aluno deverá falar aproximadamente 2 minutos) / All group members must be present, they must have the camera turned on and everyone must participate in the presentation. The time for each student should be approximately equal (that is, in a group of 5 students each student should speak approximately 2 minutes)
2. Abrir uma sessão do ZOOM (ou aplicação equivalente) e gravar a apresentação do trabalho prático que deverá ser suportada por power points. / Open a ZOOM session (or equivalent application) and record the presentation which should be supported with power points
3. A apresentação deve cobrir TODOS os tópicos do trabalho prático. / The presentation must cover ALL topics of the assignment
4. É valorizada a criatividade na apresentação, a qualidade dos power points e a clareza. / Creativity in presentation, quality of power points and clarity are valued.
5. A leitura de documentos ou do trabalho prático durante a apresentação será fortemente penalizada na nota. / Reading from documents or from the text of the assignment during the presentation will be heavily penalized in the grade.
6. Sugere-se que o grupo ensaie a apresentação pelo menos 2 vezes antes de gravarem a versão final. / It is suggested that the group rehearse the presentation at least 2 times before recording the final version.
-
Início do Capítulo "Contabilidade e Análise Financeira" / Introduction to the Chapter on "Accounting and Financial Analysis"
* o Balanço. A ordenação das rubricas do Ativo pelo grau de liquidez. A ordenação das rubricas do Passivo pelo grau de Exigibilidade. Ativo, Passivo e Capitais Próprios: A equação fundamental do Balanço. A Demonstração dos Resultados. A divisão em Ativo Não Corrente e Ativo Corrente. Principais Rubricas do Ativo e exemplos. A divisão do Passivo em Passivo Não Corrente e Passivo Corrente, Principais rubricas do Passivo e Exemplos. Os Capitais Próprios: Capital Social, Resultados transitados, Reservas, e Resultados Líquidos do Exercício. / The Balance Sheet. Ordering Assets according to liquidity. Ordering Liabilities according to term of debt. Assets, Liabilities and Equity: The Fundamental Balance Sheet Identity. Non-current Assets and Current Assets. Main Assets and examples. Non-Current Liabilities and Current Liabilities. Main Liabilities and examples. Owner's Equity: Social Capital, Reserves, Retained Earnings, Net Current Earnings.
A Demonstração dos Resultados. Contas de Gastos e de Rendimentos ou Proveitos. Resultados Operacionais e Resultados Financeiros. Resultados antes de impostos e resultados líquidos. As principais Rubricas das contas de gastos e das contas de rendimentos. A questão das Amortizações. / The Income Statement (or the Profits and Losses Statement). Revenues and Expenses. Main Revenue and Cost items. Classification by nature - operational versus financial items. The question of Depreciation and Amortization of Capital Goods as cost items.
Esta semana, sendo a semana de entrega dos trabalhos práticos, não há tarefas adicionais para os alunos prepararem / Given that this week is the week when the assignments are to be turned in, there are no additional tasks for students to complete.
Abaixo, encontram os slides, para poderem acompanhar melhor a aula / Below you will find the slides for next class so that you can follow them in class
Os alunos deverão, para a aula da próxima semana, resolver os exercícios 1 e 2 do caderno (caderno no bloco da próxima aula) / Students should solve exercises 1 and 2 for next class
-
* Análise do Balanço: Estrutura, Fundo de Maneio. Rácios de Liquidez e Rácios de Rotatividade / Balance Sheet Analysis. Structure and relative weights. Net Working Capital. Liquidity Ratios and Turnover Ratios
* Resolução de Exercícios do Caderno de Contabilidade e Rácios - Exercícios 1 e 2 / Problem Solving - Exercices 1 and 2
Os alunos deverão, para a aula da próxima semana, resolver os exercícios 3 a 7 do caderno / Students should solve exercises 3 to 7 for next class-
Devem resolver os exercícios 1 e 2 para a aula de dia 31
-
You should solve exercises 1 and 2 for the class on the 31st
-
Contabilidade: Balanço e Demonstração dos Resultados
Análise Financeira: Rácios
(o vídeo é comprido - podem selecionar apenas partes que levantem mais dúvidas)
-
How Balance Sheet Works (12:47 min)
-
The Income Statement Explained (11:25 min)
-
Balance Sheet and Income Statement (4:32 min)
-
Continuação da Análise Financeira. Rácios de Solvabilidade, Rácios de Rentabilidade e Rácios de Valor de Mercado. O ponto morto de vendas (ou ponto crítico) / Financial Analysis Continued. Leverage Ratios, Profitability Ratios, Market Strenght Ratios. The Break-even point.
Resolução de Exercícios do Caderno - Exercícios 3, 5 e 7 / Problem Solving: Exercises 3, 5 and 7
Até à próxima aula: os alunos deverão resolver o exercício 8 e submeter a resolução no link abaixo / Before next class: Students should solve problem 8 and submit it in the link below
Na próxima Aula iniciaremos a matéria do Cálculo Financeiro -- deverão ler os slides sobre esta matéria / Next class we will start Financial Calculus. Students should read the slides on this subject.
-
Resolução de Exercícios de Contabilidade e Análise Financeira. Cálculo Financeiro: Introdução - o tempo e o valor do dinheiro. Operações de Capitalização. Regime de juros compostos e regime de juros simples. Operações de Atualização (ou desconto). Taxas de juro proporcionais e taxas de juro equivalentes / Accounting and Financial Analysis: Problem-solving. The time value of money. Capitalization. Compounded versus simple interest rate regimes. Discounting. Proportional interest and Equivalente interest rates.
Para esta semana os alunos deverão resolver os exercícios 3, 4a), 5 e 6 do caderno de exercícios de cálculo financeiro que se encontra neste separador e submeter a resolução dos exercícios 3 e 6 no link abaixo / This week students should solve exercices 3, 4a), 5 and 6 from the financial calculus exercises set which you can find further down. Please submit solution of exercises 3 and 6 in the link below.
-
Calculo Financeiro: Rendas. Rendas constantes e rendas variáveis. Rendas normais, antecipadas e diferidas. Rendas temporárias (finitas) e Perpetuidades. / Financial Calculus: Rents. Constant and Variable Rents. Normal, anticipated and postponed Rents. Temporary (finite) and Perpetual Rents (Perpetuities).
Valor atual duma renda -- demonstração para o caso da anuidade, duma renda antecipada, duma renda diferida "m" períodos, duma perpetuidade e duma renda que cresce a uma taxa constante "g". / The Present Value of a future Rent -- demonstrations for the case of an annuity, of an anticipated Rent, a postponed Rent dor "m" periods, a perpetuity and of a Rent that grows at a periodic rate "g".
Esta semana, os alunos deverão resolver o exercício 12 e enviá-lo através do link abaixo. / Students should solve exercise 12 and submit it in the link below
-
Resolução de Exercícios de Calculo Financeiro - do caderno e de testes anteriores / Problem Solving (exercises from the exercise set and from old tests)
Para a próxima semana, os alunos deverão ler os slides sobre o último Capítulo: Avaliação de Projetos de Investimento (abaixo) / For next week students should read the slides on the last chapter of the course: Investment Project Analysis (below).
Não há exercícios para resolução e entrega esta semana / This week there will be no exercises to solve and submit.
-
Análise de Projetos de Investimento - Problemas, Métodos e Critérios de Decisão -- O tempo de recuperação do capital, o valor atual liquido (VAL) e a taxa interna de rentabilidade (TIR). Note-se que o VAL não pode ser usado para comparar projetos de diferente duração. Em vez disso, usar medidas alternativas: o valor anual equivalente (v.e.a.), o indice de rendibilidade, ou considerar um horizonte correspondente ao minimo multiplo comum a duração dos projetos a comparar. / Investment Projects Analysis: Problems, methods and decision criteria -- Time to Capital, Net Present Value and Internal Rate of Return. Note that NPV cannot be used to compare projectos with different lives. Instead, use the alternative measures: the annual equivalent value (a.e.v.), the return index, the minimum common multiple horizon.
Para a próxima semana, os alunos deverão resolver e entregar, no link abaixo, o exercício 3. / For next week, students should solve and hand in, in the link below, exercise number 3.
A próxima aula será a ultima aula regular deste semestre. Iremos resolver exercícios desta matéria / next class will be the last regular class of this semester. We will solve exercises on investment project analysis.
-
Análise de Projetos de Investimento - Resolução de exercícios do caderno (3, 7 e 8)
Deixo as imagens das resoluções desses exercícios abaixo... (farei a resolução dos restantes e colocarei aqui assim que consiga).
------- Fim do Semestre -------- Boa sorte para os testes!!! ---------
-
Sessão online de duvidas para o teste: / Online Session
Segunda-feira, dia 19 de Dezembro, às 17h00 / Monday Dec 19 5 P.M.
Se quiserem uma sessão na sexta-feira, 16/12 enviem-me email que marcamos outra nesse dia. / If you want a session on friday Dec 16 please contact by email and we will set it up
Link ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86425823842
-
Resolução de Exercícios de Testes e Dúvidas
-
Há 20 alunos que não realizaram trabalho de grupo este ano e, por isso, não irei contar com eles para o teste.
Pode haver, entre estes, alunos de outros anos que já tenham realizado o trabalho anteriormente e queiram que ele conte este semestre.
Caso haja alunos nesta situação devem contactar-me urgentemente enviando email com assunto "trabalho reallizado noutro semestre"
Devem dar-me nome, numero, nome da empresa, semestre em que realizaram o trabalho, Nota obtida no trabalho, e indicar que irão fazer teste dia 20
Caso contrário, não estarei a contar com eles e não haverá enunciados para eles.
-
O Teste será no dia 20 de Dezembro às 14 horas no Grande Auditório
Porque vocês têm muitos testes ao mesmo tempo, optei por fazer um teste para melhoria de nota a esta matéria no dia do exame de Recurso, em Janeiro, para quem quiser fazer essa melhoria -- mas só para quem passou (não para quem faltou ou para quem não atingiu as notas mínimas definidas -- nesse caso têm de fazer exame sobre toda a matéria: Marketing, Recursos Humanos, Estrutura Organizacional, Calculo Financeiro e Análise de Projetos).
A nota não desce em melhoria.
Duas condições importantes:
(1) Quem tiver passado e quiser que eu não lance a nota da avaliação contínua (de forma a não terem que se inscrever para melhoria) terei de lançar um "reprovado" ou um "ausente" no sistema CLIP e depois só lanço a nota final após o dia do exame de recurso. Isto requer que me peçam isso EXPRESSAMENTE por email. Caso contrário, lanço normalmente as notas. (email com: assunto - Melhoria a disciplina em exame; texto: nome e numero, solicita que não lance ainda a nota da avaliação contínua por pretender fazer melhoria em Janeiro). Devem enviar este email antes de eu lançar as notas (espero que seja na primeira semana de Janeiro ou pouco depois disso...). Nos primeiros dias de Janeiro, o mais tardar.
(2) Quem tenha tido a nota lançada normalmente mas quiser fazer melhoria do teste em Janeiro, tem que me avisar por email até pelo menos 5 dias antes da data do exame de recurso (para eu ter enunciados suficientes para todos). Email com assunto "inscrição para melhoria"
Bom estudo!!!
INFORMAÇÃO ADICIONAL
O teste terá uma duração de uma hora e meia.
O formulário consta do próprio teste (em moldes idênticos a testes de anos anteriores, que já terão visto).
Não podem levar papel para o lugar na sala do teste -- as respostas são no próprio enunciado e folha de rascunha será fornecida.
Para o lugar devem levar apenas canetas, identificação e calculadora. Tudo o resto deve ser deixado nas laterais ou na frente do auditório.
Calculadora: científica. Se quiserem levar gráfica terão de estar sujeitos a que a memória possa ser apagada.
-
PAUTA DA PROVISÓRIA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA - clique aqui.
GRADES ARE NOW AVAILABLE - click on "aqui" in the above line
A Pauta contém a explicação para a nota de cada um dos elementos de avaliação
Caso detetem algum erro por favor contactem-me! (ccc@fct.unl.pt)
A Resolução do Teste está publicada (no separador dos exames e testes anteriores)
Depois de consultarem a resolução do teste, quem tenha dúvidas acerca da sua classificação e quiser rever o teste deve contactar-me.
-
Sessões de Dúvidas: Questions and Review Session -- ZOOM LINK https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86425823842
Sexta-feira Friday 13 Jan 18h00
Segunda-feira Monday 16 Jan 18h00
-
A pauta com as notas da época de recurso encontra-se abaixo.
Na terça-feira (24/1) será publicada a resolução das provas. Depois disso, quem tiver dúvidas quanto à prova ou à nota final deve contactar-me por email (ccc@fct.unl.pt) até quinta-feira, dia 26.
Atenção - depois de algumas correções às notas (marcadas a azul) publico a pauta corrigida com as devidas alterações. Continua a ser uma pauta provisória. Só lançarei as notas definitivas no final da semana
-