Informação sobre a página

Site: Moodle @ FCTUNL
Disciplina: News e-Learning
Livro: Informação sobre a página
Impresso por: Visitante
Data: sexta-feira, 26 de abril de 2024 às 07:32

Descrição

Quais são os objectivos desta página de notícias?

O que pretendemos com esta página?

A página News e-Learning foi criada para divulgar notícias e eventos sobre e-Learning junto da comunidade de docentes e alunos da FCT.

O nosso objectivo é oferecer um meio de comunicação aberto à comunidade interessada em novas abordagens educacionais no Ensino Superior, dando especial destaque a inclusão das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no Ensino. Não encaramos o e-Learning como uma nova área da Educação, mas sim como um domínio transversal a todas as práticas lectivas, que possibilite um melhor Ensino.

Neste sentido, tentaremos apresentar nesta página acontecimentos que encaramos como pertinentes de anunciar junto dos nosso utilizadores. Para além das nossas sugestões, convidamos os docentes a participarem com os suas próprias sugestões, as quais serão recebidas pela equipa do Laboratório de e.Learning e publicadas nesta página.

De realçar a existência da página Comunidade eLearning, que se destina à discussão mais aprofundada sobre Educação, dedicada a quem quer ter uma voz activa no desenvolvimento do e-Learning na FCT.

Para além das notícias divulgadas nesta página, também disponibilizamos o nosso agregador RSS (o que é um agregador?) de vários sites e blogues de relevo sobre o e-Learning e Ensino Superior. Pode consultá-lo através do link de acesso na página principal ou através do link: http://www.pageflakes.com/lab_elearning/

Como posso receber as notícias?

Existem duas formas para receber a informação disponibilizada nesta página:
  1. email Mensagem email
  2. RSS RSS
No caso de querer receber as notícias através de email, subscreva ao Fórum "eLearning News". Para realizar a subscrição, clique no link "Subscrever ao fórum eLearning News" disponível na página principal ou aceda ao Fórum e clique na opção "Subscrever a este fórum" (fig1.)

Subscrever a fórum

Cada nova entrada no fórum corresponde a uma notícia, a qual será enviada por email para a sua caixa de correio electrónico.
No caso de querer comentar determinada notícia, poderá fazê-lo acedendo ao fórum (depois de realizar o login no Moodle) e clicar no link "Responder" existente abaixo da notícia.


No caso de já utilizar um agregador RSS (o que é RSS?), pode subscrever às notícias clicando no ícone RSS disponível no fórum ou copiar o link no seu agregador.

Subscrever RSS


Através destas duas formas de subscrição, diversificamos a forma de distribuição da informação, indo de encontro às preferências dos utilizadores.


Como participar com notícias?

Para participar com notícias relevantes sobre e-Learning, utilize a actividade "Publique a sua notícia".

Elabore o texto da notícia (com ou sem hyperlinks), assim como uma imagem ilustrativa (também pode incluir um vídeo). O pedido será recebido pela equipa do Lab. eLearning e publicado após aprovação.

Apoiamos a participação activa dos docentes e alunos na publicação de notícias, pois acreditamos que é na divulgação de bons exemplos que será possível introduzir cada vez mais o e-Learning na FCT.

Para além da publicação de notícias, também aceitamos sugestões de sites, blogs ou plataformas para o agregador RSS Lab.elearning.


Como Publicar?

Aceda à actividade "Publique a sua notícia" e clique em "Adicionar novo termo". Preencha os campos, como indicado na seguinte figura:

Publicar notícias

Por fim, clique em "Gravar Alterações".