Notícias da Disciplina

Funcionamento da disciplina

 
Foto de Paulo Legoinha
Funcionamento da disciplina
por Paulo Legoinha - sexta, 9 junho 2006, 15:32
 
Gostava de conhecer a vossa opinião sincera sobre o interesse da disciplina para a vossa formação e o modo como funcionou (teóricas, práticas, trabalhos, esforço exigido, nível de aprendizagem) e nomeadamente sobre o sistema de avaliação (contínua). Podem deixar também sugestões para o funcionamento futuro, e nomeadamente no sentido de tornar a disciplina interessante mesmo para outras licenciaturas (Biologia, Biotecnologia, Química, Ambiente, etc.).

Para tal, podem enviar-me um email (pal@fct.unl.pt) ou utilizar o diálogo "Funcionamento da disciplina".
Foto de Cláudia Agostinho
Re: Funcionamento da disciplina
por Cláudia Agostinho - quarta, 21 junho 2006, 15:37
 

Na minha opinião este método de avalização foi muito mais rentável, e proporciona-nos uma maior facilidade de aprendizagem e obtenção de melhores notas. Creio que aprendi muito mais do que se me tivesse limitado a estudar para o exame e posteriormente, debitar a matéria. Posso afirmar com algum grau de certeza que aprendi imenso e entusiasmei-me muito a fazer os trabalhos, visto que, para além da disciplina ser aliciante, também aborda assuntos que de alguma forma me suscitou bastante curiosidade. Não só fazia o trabalho que era exigido, como também ía investigar sobre assuntos que surgiam por forma a ficar a saber mais sobre tal.

Relativamente às aulas teóricas, talvez poderiam ser um pouco menos "massudas", deveriam ser mais retóricas, para incentivar em nós o espírito de curiosidade, e talvez seria bom aproveita-las para desenvolver os trabalhos, que nos são propostos. Talvez também seria engraçado, fazer um trabalho, por exemplo, de grupo para dessa forma haver uma espécie de cooperação entre colegas!

Os prazos dos trabalhos, poderiam ser um pouco mais alargados, uma vez que alguns assuntos eram tão interessantes que muitas coisas ficaram por esclarescer. Embora talvez tivesse sido melhor assim, uma vez que nos deveria levar a estender-nos um pouco, o que não era o pretendido.

As aulas práticas decorreram bem, sem nada a comentar. Ficámos com boas informações, caso fossemos a exame, pois a professora tinha sempre o cuidado de ficarmos com tais, pois não estava descartada a hipótese de o irmos fazer.

Estes trabalhos fizeram com que conseguisse melhor a minha gestão de tempo, contudo, tal não foi fácil, e talvez fosse bom haver mais disciplinas com este método de ensino e avaliação, para produzir e desenvolver em nós várias capacidades que ficaram inacabadas ou não chegaram a ser desenvolvidas.

Sem mais! Cláudia