Notícias

Classificações de frequência e notas de época normal de ISRC

Picture of João Lourenço
Classificações de frequência e notas de época normal de ISRC
by João Lourenço - quinta, 8 fevereiro 2007, 10:31

Caros alunos,

Acabei de lançar no clip as classificações de frequência e de época normal. Segue-se algumas notas e informações sobre o 2º teste, as classificações de frequência e a de época normal.

As novas versões das tabelas com as classificações do 1º e 2º teste, bem como as de frequência e época normal, também já estão no clip em "Actividade -> Documentação de apoio -> Testes".  Ficheiros: "teste1-notas-completo.pdf", "teste2-notas-completo.pdf" e "frequencias-e-notas-epoca-normal.pdf".

Por favor verifiquem no clip se está tudo em ordem.  Se por acaso me enganei em algo, não entrem em pânico.  Os enganos corrigem-se todos e vocês nunca serão prejudicados por eles.  Se houver algum engano, por favor contactem-me com urgência.

O segundo teste tinha duas perguntas mal formuladas, cotadas com 1.0 e 1.5 valores.  Essas perguntas foram anuladas e a sua cotação distribuída por outras perguntas do teste.  Ou seja, quem não respondeu a nenhuma das perguntas anuladas poderia ter na mesma 20.0 valores no teste.

Apesar de mal formuladas, houve alunos que tentaram responder a essas perguntas e obtiveram alguma cotação.  Essa cotação funcionou como bónus (acabando o teste por ter uma classificação final de 22.5 valores e teoricamente permitindo que alguém tivesse uma cotação final superior a 20.0 valores, mas tal não aconteceu).

A classificação de frequência é do tipo [S]uficiente (tem frequência à cadeira), [I]nsuficiente (foi avaliado mas não preencheu os requisitos mínimos para ter frequência à cadeira) e [A]usente (não foi avaliado, porque faltou a pleo menos um dos testes).  Uma classificação de frequência de I ou A implica que o aluno está imediatamente reprovado à cadeira, não podendo sequer ir a exame de recurso.

Eu acabei por baixar um pouco os requisitos mínimos para ter frequência. A condição para obter frequência à cadeira era

(T1 >= 5.0) e (T2 >= 5.0) e ((T1+T2)/2 >= 7.0)

Adicionei uma nova condição que também dá frequência:

(T1 >= 10.0) e (T2 >= 4.0) e (T2 < 5.0) e ((T1+T2)/2 >= 7.0)

Esta nova condição diz que também tem frequência quem no 2º teste teve uma classificação entre 4.0 e 4.9 valores, mas com média dos testes superior ou igual a 7.0 valores, se no 1º teste teve classificação maior ou igual a 10.0 valores.

A classificação de época normal corresponde à media das classificações do 1º e 2º testes.  As classificações dos testes foram arredondadas às décimas e a classificação de época normal foi arredondada às unidades.

Não é preciso inscreverem-se em exame de recurso.  Se forem ao clip podem verificar que, se têm frequência e não passaram na época normal, já estão inscritos para recurso.  A classificação da época de recurso é dada pela fórmula

CR = ROUND (0.4 * MT + 0.6 * CER, 0)
CR = classificação de recurso (arredondada às unidades)
MT = média dos testes arredondada às décimas
CER = classificação do exame de recurso arredondada às décimas

Se quiserem melhorar a vossa classificação à cadeira, têm que se inscrever para melhoria de nota no clip durante o dia de amanhã.  Não sei se deopis depois de amanhã ainda será possível, mas penso que não (as regras não são minhas... por favor verifiquem o que estou a dizer sobre inscrições para melhoria de nota)!  A classificação de melhoria de nota é a classificação do exame arredondada às unidades (a classificação dos testes não será tida em consideração para melhoria de nota).  A classificação de melhoria será ignorada se for inferior à classificação que já tinham; se for maior substituirá a que já tinham. 

Espero que agora já percebam porque é que o 2º teste foi cotado para 22.5 valores e que não haja mais dúvidas.  Se houver, por favor perguntem no fórum da cadeira e não aqui!

João Lourenço