Notícias - Bruxelas

Documentário de Al Gore ganhou Prémio Oscar

Documentário de Al Gore ganhou Prémio Oscar

por Maria do Rosário Almeida -
Número de respostas: 1

LOS ÁNGELES O documentário An inconvenient truth (Uma verdade inconveniente), apresentado pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, ganhou o Prêmio Oscar Ao melhor documentário, em 25 de fevereiro passado, em um concurso onde o cinema latino-americano experimentou um momento de glória, ao ganhar três prêmios pelo filme hispano-mexicano de Guillermo del Toro, El laberinto del fauno (À melhor fotografia, À melhor maquiagem e À melhor direção de arte).

O documentário de Gore, considerado um defensor da luta contra as mudanças climáticas e o aquecimento global, foi televisionado pelo programa de televisão cubana Mesa Redonda Internacional.

O político norte-americano recebeu o prêmio com o diretor do documentário, Davis Guggenheim, e os produtores Lawrence Bender e Laurie David. Uns minutos depois, expressou: "Temos que fazer alguma coisa. Trata-se de um tema o das mudanças climáticas que vai além do político, é uma questão moral e está em nossas mãos encontrarmos uma solução".

Os prêmios Ao melhor filme e À melhor direção foram para The infiltrators e seu diretor, o veterano Martin Scorsese. A britânica Helen Mirren (The Queen) venceu a espanhola Penélope Cruz como melhor atriz, título que entre os homens foi para o afro-norte-americano Forrest Whitaker pelo filme The last king of Scotland. (SE)

Anexo Ursos.jpg