Discussão Geral

Treino

Treino

por Vitor Pereira -
Número de respostas: 7
Propunha aqui aos "mestres" como o professor Pedro Guerreiro, e até a alunos mais experientes na TIUP, MIUP e até SWERC formular umas especie de "tutoriais" sobre programação no formato que é adoptado nestas 3 provas.

Os variados tipos de problemas que aparecem nestas provas (programação dinâmica, grafos, "greedy", etc) , formas de resolver, algoritmos muito utilizados (pesquisa em grafos por exemplo!) e até exemplos de problemas "classicos" com a sua resolução e mais importante ainda, explicação de como chegar a essa resolução (óbvio que há problemas que não dá para explicar tudo certinho como lá chegar, depende da maneira de pensar de cada um, mas há coisas que são "genéricas").

Muitas pessoas até tem vontade de participar e fazerem mostrar a sua capacidade nestas provas, mas quando se deparam com problemas que no fundo até são simples (senão não estariam numa prova de programação de tempo "bastante" limitado) que não conseguem abordar devido a não ter conhecimento de certas matérias mais a frente do curso, ou algoritmos que se aprendem com o tempo perdido em momentos de curiosidade no seu lar, desanimam um pouco.

Eu não me importo de ajudar tendo em conta que já tive alguma experiência, mas creio haver pessoas mais qualificadas para isso.

Se queremos levar a FCT mais além do que tem ido, tem de haver iniciativas para preparar as equipas, aliás agora com a transição de bolonha nem há muito tempo para aprender em casa ;-)

Que a SWERC não seja o limite, que seja apenas mais uma etapa!

Aguardo opiniões.
Em resposta a 'Vitor Pereira'

Re: Treino

por Vitor Pereira -
Sei que o pessoal vai começar por dizer para ir a página da ACM ( http://acm.uva.es/p/ ) praticar os problemas que lá estão e ler os textos que lá tem, mas por exemplo aquilo ainda só aceita java 1.1 (pelo menos em novembro era assim) e a malta nova programa toda em Java 1.5 e 1.6 , e não tem tanto contacto com C\C++ (como os antigos alunos da Programação 1 e 2).

Tenho confiança que se houver iniciativa, arranja-se forma de "treinar" decentemente todos os interessados, e que a FCT vai dominar a TIUP :-P

Em resposta a 'Vitor Pereira'

Re: Treino

por Pedro Borges -
Eu sou caloiro.
Já sei que vou apanhar uma banhada mas se houvesse assim uma formaçãozita básica nos tópicos acima mencionados depois era mais fácil estudar por nós próprios.
Em resposta a 'Pedro Borges'

Re: Treino

por João Guerra Martins -
Apanhamos todos banhadas, não há crise :D

Costuma sempre haver um problemazito ou dois que dão para resolver com conhecimentos de 1º ano! É preciso é conseguir identificá-los!

De qualquer modo podem começar já a participar, que vão sentir a diferença ao longo do semestre, se se dedicarem a POO!

Boa sorte! :)
Em resposta a 'João Guerra Martins'

Re: Treino

por Pedro Borges -
Eu axo ke poo até agora não tem muito a haver com os problemas dos concursos :(
Em resposta a 'Pedro Borges'

Re: Treino

por Vitor Pereira -
Pelo contrário.

O problema A (o dos camiões) é um problema de TIUP "bastante" simplificado, e o problema B (Burkas) já é um problema ao nivel da TIUP.

Se conseguiram fazer o das Burkas já existe problemas na TIUP que conseguem resolver!!! Óbvio que não temos tanto tempo para abordar os problemas como os caloiros em POO, mas também é uma questão de se ganhar "tacto" na abordagem aos problemas.

Eu quando fui caloiro também participei na TIUP (não me recordo se era esse o nome na altura), quando ainda só tinha dado Pascal e estava a iniciar-me no C++ em P2, e apesar de não ter tido participações de génio, fiquei beneficiado com a experiência. O pessoal que tente participar, se tiverem gosto em programar vão ver que só tem a ganhar na TIUP, no minimo experiência é garantido!
Em resposta a 'Vitor Pereira'

Re: Treino

por Hélio Dolores -

Penso que alguns exercicios de treino seriam bastante uteis para quem se está a iniciar nisto dos concursos.. relembro que o ano passado uma equipa de alunos do secundário que tinha vindo a ser treinada para estes concursos venceu a nivel nacional a MIUP (apesar de nao contar para a classificação oficial). Penso que seria uma optima iniciativa!

Força =)

Em resposta a 'Hélio Dolores'

Re: Treino

por Vitor Pereira -
Lembrei-me que seria uma boa iniciativa se fosse disponibilizado as equipas os problemas apresentados na SWERC 2006 e com uma especie de tutorial sobre a forma mais correcta de os abordar e resolver.

Até podia ser feito uma especie de aula\treino Pré-Tiup para todas as equipas interessadas em que se falasse dos problemas da SWERC e das suas soluções, 9 problemas tão diversos como estes já era suficiente para as equipas ganharem mais tacto no que é um Torneio de Programação.

Já agora um pequeno aparte, o Problema A de POO deste ano parece-me exactamente igual a um problema que saiu na SWERC2005!!!! Problema B - Bin Packing. Os curiosos que deem uma googlada que descobrem :-p