Recomendações de Recursos Educativos e Repositórios Digitais

YouTube EDU - Universidades no YouTube

 
Lab.eLearning
YouTube EDU - Universidades no YouTube
by Laboratório e.Learning - Monday, 27 April 2009, 2:42 PM
 

YouTube EDU

O Maior site de partilha de vídeo - YouTube - lançou no passado mês de Março uma nova secção dedicada às Universidades intitulado YouTubeEDU (http://www.youtube.com/edu ), respondendo ao desafio de várias Universidades que há muito partilhavam os seus vídeos no YouTube.

A adesão das universidades a esta iniciativa tem superado as expectativas e neste momento já existem 100 universidades a publicar os seus vídeos no YouTubeEDU, com um total de 20.000 vídeos e 200 cursos completo. (Fonte: http://www.oculture.com/2009/03/a_closer_look_at_youtube_edu.html)

Das universidades que já participam no YouTube, destacam-se os canais do MIT, Berkeley, Stanford, Harvard e Yale por terem mais utilizadores subscritos. O Canal do MIT já ultrapassa os 25.000 assinantes!

Há que destacar a importância desta iniciativa, que vai de encontro à necessidade das Universidades em promoverem suas actividades numa das maiores comunidades online que é o YouTube. Em vez de centralizarem seus conteúdos nos seus próprios sites, as Universidades alargam o seu raio de influência e reforçam a importância de se ir ao encontro das pessoas que todos os dias pesquisam por vídeos no YouTube, numa estimativa de 5 Biliões visto por mês! (Fonte: http://newteevee.com/2008/12/17/weekday-online-vid-watching-trumps-weekends-nielsen/#more-14291).

O Laboratório de e.Learning deseja aproveitar esta oportunidade para conhecer a opinião da comunidade FCT sobre a possibilidade de se criar um canal no YouTube para promover os conteúdos vídeo criados na FCT, desde vídeos de palestras e seminários gravados pelo Laboratório ou pelos próprios docentes, até vídeos criados pelos Núcleos de alunos sobre as suas actividades culturais, desportivas e lúdicas.

Haverá interesse e participação da comunidade do Canal YouTube FCT?

Está lançado o desafio!