Ofertas de emprego / bolsas de investigação

Projectos de doutoramento para candidatura a bolsa da FCT

Projectos de doutoramento para candidatura a bolsa da FCT

por Ana Fonseca Teixeira -
Número de respostas: 0

Candidaturas para concurso de atribuição de Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa apoia candidaturas a bolsas individuais de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do concurso que termina a 6 de Setembro de 2010.


Caso a FCT venha a conceder a bolsa, esta decorrerá conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT.

Os interessados deverão escrever para os endereços de contacto, o mais tardar até 23 de Julho, de forma a permitir a preparação da candidatura em tempo útil.

Lista de Projectos Propostos:

http://ibeb.fc.ul.pt/107

1) Estudo da conectividade functional do cérebro humano em repouso por meio de ressonância magnética funcional.


Objectivos: Aplicar técnicas já existentes, como sejam a coerência, coerência de wavelets, causalidade de Granger e transformada de Hilbert-Huang, ao estudo da conectividade entre regiões do cérebro humano por meio de ressonância magnética funcional. Estudo da conectividade em repouso e do modo como os padrões de conectividade são alterados pela execução de tarefas. Aplicação a situações de patologia (p.ex. esquizofrenia, autismo, traumatismo, epilepsia). Correlação entre conectividade funcional e anatómica, estabelecida com base na análise de imagens de ressonância magnética DTI (“Diffusion Tensor Imaging”).


Requisitos: Formação em Engenharia Biomédica, Física ou áreas afins. Conhecimentos básicos sobre a função cerebral.


Critérios de preferência: Trabalho prévio em análise de imagens médicas ou sinais fisiológicos.


Local de trabalho: Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


Contacto: Alexandre Andrade (aandrade@fc.ul.pt)



2) Desenvolvimento metodológico de técnicas para o estudo da conectividade funcional do cérebro humano.


Objectivos: Desenvolver, aperfeiçoar e validar técnicas destinadas ao estudo da conectividade funcional do cérebro humano, aplicáveis a dados de ressonância magnética funcional, electroencefalografia e magnetoencefalografia. Será dada especial ênfase a técnicas de tempo-frequência como a coerência de wavelets e “Directed Transfer Function”. A validação recorrerá a dados simulados assim como a dados reais de indivíduos saudáveis e com patologia (p.ex. esquizofrenia, autismo, traumatismo, epilepsia).


Requisitos: Formação em Engenharia Biomédica, Física ou áreas afins. Conhecimentos básicos sobre a função cerebral. Experiência de programação.


Critérios de preferência: Trabalho prévio em processamento de sinal avançado, em particular análise de imagens médicas ou sinais fisiológicos. Experiência de programação em Matlab.


Local de trabalho: Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


Contacto: Alexandre Andrade(aandrade@fc.ul.pt)