Fórum FÓSSIL

Qual a importância de Smith para a Paleontologia?

 
Foto de Paulo Legoinha
Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Paulo Legoinha - quinta, 9 março 2006, 08:38
 

De uma forma resumida indique, em resposta a esta mensagem no "Fórum Fóssil", qual a importância de William Smith para a Paleontologia?

Consulte:

http://www.ucmp.berkeley.edu/history/smith.html

... e/ou recorra a outra fonte bibliográfica. Deve indicar as fontes que consultou, de modo correcto. Se se tratar de sítio na internet, estabeleça uma ligação para a respectiva página através do botão "inserir apontador Web".



Foto de Rui Martins
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Rui Martins - quinta, 9 março 2006, 20:07
 

Ainda antes de consultar a fonte indicada, recordo-me de uma noção muito importante para a geologia, que julgo ter sido associada por Smith, o factor Tempo, que até então não era tido em conta.
___

Após a leitura do texto sugerido, posso assim reformular, e afirmar que a sua principa contribuição terá sido a reformulação do "Príncipio da sucessão faunística" enunciado por Robert Hooke. Reformulação essa, devido à sua observação de que nos estratos, os fósseis não eram sempre os mesmos, indicando assim uma sucessão cronológica. Essas observações só foram possíveis devido ao trabalho de que foi incumbido na construção de canais fluviais, tendo que fazer observações litológicas minuciosas.
Observou também que a sucessão que se verificava de um lado da margem era o mesmo que se verificava na outra, corroborando a ideia de uma sucessão cronológica de seres, gravada sob a forma de fósseis em estratos.

_________

William Smith. William Smith (1769-1839)
http://www.ucmp.berkeley.edu/history/smith.html

_________

Rui Martins
Nº15800
LECN

Foto de Marta Martins
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Marta Martins - sexta, 10 março 2006, 00:30
 

William Smith (1768-1839), naturalista inglês iniciador da Paleontologia Estratigráfica, reformulou o Princípio da Identidade Paleontológica ou da Sucessão Faunística, que foi inicialmente sugerido por Robert Hooke. Smith através dos seus trabalhos sobre a sucessão das camadas fossilíferas da Grã-Bretanha, concluiu que cada estrato/camada continha fósseis peculiares que se sucediam na mesma ordem, podendo mesmo considerar-se que formações afastadas geograficamente datam da mesma altura, desde que contenham fósseis idênticos chamados de fósseis-índices. A partir daqui, foi um dos pioneiros a considerar o material fossilífero importante na datação relativa das rochas estratificadas.

---------------

http://correio.fc.ul.pt/~mcachao/aulas/PALEOT_7_04-05.pdf

http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v1n1/t_didatica_2005_v01n01_p006-035_carneiro.pdf



Foto de Carina Silva
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Carina Silva - sexta, 10 março 2006, 00:57
 

William Smith (1768-1839): Engenheiro e geólogo inglês, contemporâneo de Cuvier, que contribuiu notadamente para o estabelecimento do valor dos animais fossilizados no reconhecimento das camadas geológicas. Foi o primeiro a ordenar as camadas de rochas determinando a sua idade relativa através dos fósseis nelas contidos. Reformulou o Principio da Identidade Paleontológica (ou da Sucessão faunística) enunciado por Robert Hooke. Este Principio defende que os grupos de fósseis (animal ou vegetal) ocorrem no registo geológico segundo uma ordem determinada e invariável, de modo que, se esta ordem é conhecida, é possível determinar a idade relativa entre camadas, a partir de seu conteúdo fossilífero.

http://www.sobiografias.hpg.ig.com.br/WilliSmi.html

http://www.ucmp.berkeley.edu/history/smith.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_geologia

Foto de Ana Bruno
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Ana Bruno - sexta, 10 março 2006, 15:37
 

Engenheiro e geólogo, contemporâneo de Cuvier, é chamado o "pai da geologia moderna". Ficou conhecido pelo desenvolvimento da estratigrafia como ciência, contribuiu notadamente para o estabelecimento do valor dos animais fossilizados no reconhecimento das camadas geológicas. Percebeu que as rochas eram dispostas em camadas e que os fósseis encontrados em cada uma delas eram bem diferentes uns dos outros.

William Smith foi o primeiro a elaborar uma carta geológica, no entanto, só obteve o devido reconhecimento dezasseis anos depois da elaboração da respectiva carta geológica.

http://cienciahoje.uol.com.br/view/1768

http://www.sobiografias.hpg.ig.com.br/WilliSmi.html

Foto de Cláudia Agostinho
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Cláudia Agostinho - sábado, 11 março 2006, 13:47
 

O engenheiro britânico, William Smith trouxe um grande contributo para a Paleontologia pois, para classificar os estratos, este deu a conhecer a importância de se basearem no conteúdo fossilífero dos mesmos. Apoiado por observações realizadas que mostravam, numa sucessão de camadas de rochas sedimentares, que cada depósito possuía um conjunto característico de fósseis, proporcionando a identificação de cada estrato.

Podemos considerar que os fósseis são "homólogos" do tempo, baseando-nos na Teoria da Evolução de Darwin, cuja cita que a evolução biológica é irreversível através dos tempos geológicos, ou seja os fósseis devem ser ordenados no tempo segundo uma escala evolucionária.

Tal contributo fez disputar uma nova ciência, a bioestratigrafia, que estuda os estratos de rochas pelo seu conteúdo fossilífero, de forma a correlacionar a "idade relativa" dos estratos de rochas de continentes diferentes, a partir de fósseis que contêm, denominados fósseis índice ou padrão.

http://origin.swau.edu/papers/global/time/defaultp.html

http://dialogue.adventinst.org/articles/13_1_steger_p.htm

http://72.14.207.104/search?q=cache:oqy015NxJnoJ:www.etall.hpg.ig.com.br/Docs/paleo1.doc+William+Smith+e+a+paleontologia&hl=pt-PT&gl=pt&ct=clnk&cd=4

Foto de Ricardo Neves
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Ricardo Neves - domingo, 12 março 2006, 16:53
 

William Smith (1768-1839),

 

Construtor de canais em Londres, o geólogo percebeu em 1793 que as rochas eram dispostas em camadas e que os fósseis encontrados em cada uma delas eram bem diferentes uns dos outros. Decidiu relatar a descoberta num mapa que exibiria o então desconhecido subterrâneo do país e viajou durante vinte anos por todo o Reino Unido. Estudou rochas e fósseis e, em 1815, publicou o famoso mapa, pintado a mão, com cerca de 2,5 metros de altura por 2 de largura.

 

 

 Bibiliografia http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1768


Foto de Ricardo Neves
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Ricardo Neves - domingo, 12 março 2006, 16:57
 
Desculpem o tamanho a foto, era para reduzir, mas não consegui, e quando ia mudar não pude.  
Foto de catarina reis
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por catarina reis - segunda, 13 março 2006, 12:08
 

Através de uma observação detalhada de estratos, constatou que fósseis encontrados nesses mesmos estratos apresentavam uma certa ordem, da base para o topo, ordem esta que podia ser observada noutros estratos de locais diferentes (sudessão cronologica).

Os fósseis nem sempre eram os mesmos mas podiam ser relacionados, principio de uma sucessão geologica. William Smith foi o primeiro a utilizar fosseis como ferramentas de datação de rochas, atraves da sua ordem e não da sua constituição. Foi denominado o "pai da geologia moderna" ao elaborar um mapa geologica de Inglaterra e do Pais de Gales, "o mapa que mudou o mundo".

http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1768

http://www.ucmp.berkeley.edu/history/smith.html

catarina reis nº16666

Foto de margarida martins
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por margarida martins - segunda, 13 março 2006, 17:33
 

William Smith nasce a 23 de Março de 1769 e revela desde cedo um grande interesse pelos fósseis, a realização de estudos e trabalhos nesta área tornaram-no num ícone incontestável da Paleontologia.

Smith reformulou então o Principio da sucessão faunística baseado na construção de canais fluviais em Inglaterra, onde verificou que os fósseis encontrados num estrato estavam sempre ordenados de uma certa forma desde a base até ao topo desse estrato e que esta organização também se podia verificar noutras formações afastadas geograficamente. Foi o primeiro a considerar os fosseis na datação de rochas.

Referências:

http://www.ucmp.berkeley.edu/history/smith.html

Foto de Paulo Legoinha
Referências electrónicas
por Paulo Legoinha - terça, 14 março 2006, 22:26
 
Reparem que não têm estado a indicar correctamente as referências electrónicas. No caso da página que vos indiquei, sobre William Smith, a referência correcta seria:

Waggoner, B(en). (13.06.2006).
    William Smith (1769-1839).
    Museum of Paleontology (Univ. Califórnia, Berkeley).
    http://www.ucmp.berkeley.edu/history/smith.html (14 Mar.2006).

==================================================================

Vejam em
http://www.columbia.edu/cu/cup/cgos/idx_basic.html ; encontram aí as indicações necessárias para referênca correcta e completa de documentos electrónicos:

Author's Last Name, Initial(s).
    (Date of document [if different
    from date accessed)]. Title of
    document. Title of complete
    work [if applicable]. Version
    or File number [if applicable].
    (Edition or revision [if
    applicable]). Protocol and
    address, access path, or
    directories (date of access).


Foto de sandra saraiva
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por sandra saraiva - quinta, 16 março 2006, 18:45
 

Com base no texto fornecido pelo professor, pode-se inferir que Smith teve um papel fundamental para paleontologia, na medida que pode ser considerado o pai do conceito de Fóssil de Fácies, isto é, foi o primeiro a utilizar os fósseis para estimar a datação relativa dos estratos e a utilizá-los para fazer correlações estratigráficas.

  Smith também foi o primeiro a construir um mapa geológico com base na sucessão de fósseis.

  Por estes motivos, Smtih teve um papel importante não só para a Paleontologia, mas também para a Estratigrafia.

Foto de raquel machado
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por raquel machado - quinta, 16 março 2006, 20:33
 

William Smith (1768-1839), Engenheiro e geólogo, contemporâneo de Cuvier, é chamado o "pai da geologia moderna".

Reformulou o Princípio da Identidade Paleontológica ou da Sucessão Faunística, que foi inicialmente sugerido por Robert Hooke. O seu trabalho foi baseado na construção de canais fluviais em Inglaterra, onde verificou que os fósseis encontrados num estrato estavam sempre ordenados de uma certa forma desde a base até ao topo desse estrato e que esta organização também se podia verificar noutras formações afastadas geograficamente. Foi o primeiro a considerar os fósseis na datação de rochas.

 

Referências:

 

Waggoner, B(en). (13.06.2006).
    William Smith (1769-1839).
    Museum of Paleontology (Univ. Califórnia, Berkeley).
   
http://www.ucmp.berkeley.edu/history/smith.html (14 Mar.2006).

 

 

Raquel Machado

Foto de Monica Pereira
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por Monica Pereira - sexta, 17 março 2006, 14:45
 

William Smith (1769-1839) foi um dos pioneiros a considerar os fósseis importantes na datação relativa das rochas estratificadas.

A sua principal contribuição para a Paleontologia terá sido a reformulação do "Príncipio da Identidade Paleontológica ou da Sucessão Faunística" primeiramente enunciado por Robert Hooke.

William Smith escavou o canal de Somerset em Inglaterra, trabalho este que durou seis anos. O facto deste trabalho requerer um conhecimento detalhado das rochas, conduziu Smith a examinar com muito cuidado as rochas locais. Ao fazer isto, Smith observou que os fósseis encontrados numa secção da rocha sedimentar estavam sempre nalguma ordem desde o fundo até ao início da secção. Esta ordem da aparência podia também ser vista noutras secções da rocha, mesmo que estas estivessem no outro lado de Inglaterra, podendo-se assim correlacionar estratos com diferentes posições.

Em 1796, Smith começou a escrever notas e extrai-las para cima dos mapas geológicos locais. Smith não era o primeiro a fazer mapas geológicos, mas foi o primeiro a utilizar os fósseis como ferramentas de datação de rochas, através da sua ordem e não da sua constituição.

Em 1799, o seu objectivo era produzir um mapa geológico completo de Inglaterra e Wales, usando os princípios da sucessão fóssil.

Bibliografia:

Waggoner,B(en).(13.06.2006). William Smith (1769-1839). Museum of Paleontology (Univ. Califórnia, Berkeley).

http://www.ucmp.berkeley.edu/history/smith.html (14 Mar.2006).

Foto de susana castro
Re: Qual a importância de Smith para a Paleontologia?
por susana castro - sábado, 22 abril 2006, 17:07
 

William Smith, foi um naturalista inglês, contemporâneo de Cuvier. Smith é designado por “pai da geologia moderna”. Teve um papel importantíssimo na Paleontologia, na medida, em que foi ele que desenvolveu o conceito de fóssil de fácies, reformulou o Princípio da Identidade Paleontológica. Foi também o primeiro a desenvolver um mapa geológico com base na sucessão de fósseis.