Fórum FÓSSIL
Erros e impecisões...
Na minha opinião a ideia do vídeo é engraçada e original, mas este parece-me feito com pouca dedicação, isto porque, as imagens, as legendas estão extremamente confusas e com pouca qualidade e precisão, bem como mal organizadas. Para além do aspecto estético, o som não acompanha o vídeo o que torna tudo uma grande confusão.
Em relação ao contexto científico também está um pouco confuso, não se fala em extinções, o tempo parece que passa a correr não há um contexto ambiental e ecológico. O texto falado também não é muito claro (e.g. moluscos sem concha, caracóis), porque se fala de Filos, Classes ou dos próprios seres tudo no mesmo contexto torna-se confuso e pode levar a erro. A pangea é apenas falada uma vez como se apenas uma vez tivesse ocorrido a separação dos continentes. Em relação ao aparecimento do homem, eu entendo o objectivo das colegas, mas não se deve minorizar o nosso aparecimento na Terra até porque o nosso "capítulo" na história da Terra ainda não terminou nem se sabe quando isso acontecerá.
Na minha opinião o vídeo está muito confuso e pouco rigoroso, o factor tempo é completamente abstracto, acho que a ideia é engraçada e é de notar que não sei qual o público-alvo deste trabalho, mas de qualquer forma poderia estar melhor.
O site em questão representa resumidamente a História da Terra, tal como alguns aparecimentos das diversas formas de vida, contudo existem algumas incongruências.
Primordialmente, é importante referir que as imagens não acompanham o texto que relata os diversos acontecimentos, e correm imensamente rápido, impossibilitando a leitura dos cartazes que se depreende que tenham feito parte de uma exposição. Conquanto, nem tudo é negativo, reconheço que a selecção de músicas/sons, para retractar o que vai sendo dito, está bastante bem conseguida, para além do que a história, embora sintética, refere o que é mais importante ser mencionado.
Relativamente à escala cronológica utilizada para a datação dos acontecimentos, está um pouco díspar da que hoje é conhecida devido ao aperfeiçoamento dos métodos de datação isotópica, porém as primeiras ocorrências dos eventos importantes na história da Terra estão marcadas nos mesmos períodos que hoje são conhecidos.
Alguns nomes das divisões da História da Terra foram alterados, nomeadamente o período Carbonífero que no site é denominado por Carbónico, e o Triásico que aparece nas imagens, e existe uma passagem no relato como Triássico. Também a nível da divisão do Cenozóico, nas imagens aparecem os períodos Terciário e Quaternário, no entanto tais foram alteradas, devido ao facto de se terem encontrado registos fósseis do Homem actual, em sedimentos datados do Pliocénico. E antes a divisão da era referida, baseava-se no aparecimento do Homem actual, acontecimento que era representado pelo período Quaternário.
Relativamente, à razão que levou à grande extinção que houve no Pérmico, do qual resultou o desaparecimento dos dinossauros, amonites entre outros que também existiam nesta altura, induz a aceitar tal como verdade absoluta, quando se sabe que podem ter sido outras as razão, por conseguinte, deveria ser dito uma frase do género uma das possíveis razões que levaram ao desaparecimento em massa no Pérmico, foi a da queda de um meteorito.
Com este vídeo, também ficou patente que sendo o Homem uma ocorrência de tão curto intervalo de tempo, utiliza a inteligência que possui auto se destruindo, mas o público consegue a partir deste, ficar com uma percepção do que aconteceu em tempos que o antecedeu.
O vídeo apresentado tenta de uma forma sintética explicar a história da terra desde a sua criação, através do amontoado de poeiras que acabaram por se fundir pela acção de um conjunto de fenómenos formando o planeta que actualmente habitamos e fazemos questão em destruir e menciona fenómenos importantes que separam e caracterizam tempos geológicos como o aparecimento dos primeiras rochas que resultam da intensa actividade vulcânica, as primeiras formas de vida, aparecimento de animais com corpo mole, a evolução da vida marinha entre outros.
Ao visualizar o vídeo é imprescindível apontar aspectos positivos e alguns aspectos negativos que alteram um pouco o objectivo deste trabalho que deveria ser preciso, científico e objectivo.
Relativamente aos aspectos negativos é de salientar o facto das imagens não acompanharem o texto que vai sendo citado o que faz com que o ouvinte acabe por se dispersar e não retenha a mensagem que se pretende passar, também há pouco cuidado nas filmagens, as imagens passam muito depressa e o conteúdo das mesmas não é passível de ser lido e por fim as imagens deveriam estar melhor organizadas, visto que em certas partes do vídeo são filmados cartazes com mensagens cortadas ou sobrepostas o que pode induzir a erros e leituras erradas, o que é inaceitável num trabalho que deveria ser preciso e objectivo.
Um outro ponto que não é negativo mas está incorrecto são as várias idades em que se divide o tempo da história da terra que no momento da realização do trabalho eram designadas dessa forma mas que actualmente pelas constantes alterações da tabela cronostratigráfica têm outra designação. Um dos termos referidos no vídeo é o Carbónico, que hoje em dia é designado Carbonífero, Triássico que se designa Triásico e os termos Terciário e Quaternário que já não são utilizados porque foram encontrados fósseis relacionados com o homem no Pliocénico.
Contudo também existem aspectos positivos a salientar como as musicas que se ouvem durante o vídeo que são alusivas a todos aqueles ambientes de florestas, pântanos e mares e a mensagem primordial que é para além da evolução da vida na Terra, o insignificante capitulo do aparecimento do Homem, cujos comportamentos se assemelham aos maiores predadores da historia da Terra (por exemplo os Dinossauros) e nem a capacidade de pensar o torna capaz de não destruir o seu próprio habitat.
Margarida Martins
19586
LECN
Após a visualização e audição desta exposição acerca da Evolução da Terra e da Vida organizada pelo Núcleo de Estágio de Biologia e Geologia da Universidade do Minho e apresentada na Escola Secundária Tomaz Pelavo de Santo Tirso, tenho a salientar alguns aspectos para um possível melhoramento no trabalho efectuado por estas colegas.
Sinceramente não concordo com o titulo dado à exposição, túnel do tempo geológico, pois se a exposição retracta a evolução da Terra, seria este o tema mais adequado para tal tarefa.
Ao começar a viagem por este túnel noto inicialmente que as imagens são enormes em comparação ao texto afixado, dando assim a entender que estas estão apenas a ocupar o mais possível, parecendo que muito não haveria para dizer acerca do tema.
As imagens além de não se encontrarem muito aperfeiçoadas, passam com uma enorme velocidade, parecendo assim que tudo aconteceu derrepente e não permitindo uma leitura completa dos textos apresentados.
Outra questão é os nomes das divisões da história da terra como as minhas colegas já mencionaram, aparecendo-nos no texto por exemplo Carbónico em vez de Carbonífero, sendo este erro compreensível visto a exposição ter sido efectuada em 2000/2001.
Ainda a respeito das divisões da história da terra, são inúmeras as vezes que nos aparecem os períodos desordenados, como por exemplo a meio do vídeo aparece Pérmico/Carbónico/Devónico tudo em conjunto dando a entender que estes períodos se seguem, o que não é verdade como todos nós sabemos.
É ainda de salientar a ausência de alguns acontecimentos importantes, tornando a exposição mais confusa ainda, pois parece que tudo surgiu em sintonia, p.e., fala-se de plantas terrestes e logo em seguida dos Cordados.
Quanto ao som que engloba toda a exposição, acho que se enquadra minimamente bem no tema deste trabalho.
Para acabar, dou os meus parabéns a quem teve a ideia da elaboração deste trabalho, pois este é um tema de interesse geral e que desperta muita curiosidade principalmente aos mais novos. É de louvar também a frase final desta exposição, pois transmite um conceito muitíssimo importante mas que todos os dias passa ao lado de muitos nós...
Este vídeo-audio sobre a Evolução da Terra e da Vida na minha opinião apresenta aspectos negativos e positivos. Primeiro que tudo o vídeo é rapidíssimo e o som não acompanha as imagens, o que torna tudo extremamente confuso e impossível de ouvir e ler tudo ao mesmo tempo. Depois, a propósito da grande velocidade do vídeo, a percepção que se tem é de que, desde há 4600 Ma até aos dias de hoje, tudo se passou num ápice, o que não é verdade.
Na designação dos períodos, fala-se em Triássico quando deveria ser Triásico. No vídeo (nos cartazes) há uma passagem das plantas terrestres (musgos) para os animais com corda dorsal (cordados) dando uma ideia errada.
Fala-se também que os graptólitos surgiram no Ordovícico quando na verdade surgiram ainda no final do Câmbrico, e quanto às primeiras plantas terrestres, o vídeo relata erradamente que surgiram no Ordovícico, quando na realidade elas apareceram no período do Silúrico.
Relativamente aos aspectos positivos, a exposição em si parece-me bem conseguida e o som que acompanha está bem enquadrado com o que é relatado no vídeo pelas colegas.
E por fim, quanto à questão que é colocada no final, na minha opinião é uma boa forma de chamar a atenção para a continuada e progressiva destruição da Terra por parte do Homem, porque este não está sozinho num planeta que demorou tanto tempo para chegar ao que é hoje.
Após a visualização deste filme ficam no ar alguns erros e imprecisões. Um dos primeiros aspectos que não facilita o acompanhamento da informação que se pretende transmitir é o facto do som não acompanhar as imagens. O filme ocorre também a uma velocidade frenética, a qual confunde um pouco o visualizador, pois ver retratada a história da Terra em tão pouco tempo torna os acontecimentos um bocado irreais e difíceis de separar cronologiacamente. Outro aspecto menos positivo foi também a terminologia aplicada que demonstra estar um pouco desactualizada.
Susana Castro
nº17419 LBCM