Forum geral / General forum

Resposta a várias dúvidas sobre o T3

 
Picture of João Joanaz de Melo
Resposta a várias dúvidas sobre o T3
by João Joanaz de Melo - sexta, 11 junho 2021, 12:43
 

Surgiram umas dúvidas relativamente aos resultados do excel de classificação energética da casa. Nomeadamente, o meu valor de "Necessidades nominais anuais globais de energia primária Ntc" está a dar negativo (-18), coloquei uma imagem da tabela abaixo penso que seja por causa da energia primária proveniente de fontes renováveis (fotovoltaica), no entanto não sei se este resultado é aceitável ou não. por causa disto o rt também dá negativo

RESPOSTA:  

O REH não está pensado para incorporar produção fotovoltaica, apenas fontes energéticas usadas para climatização e aquecimento de água. Na verdade, o regulamento é omisso sobre a produção PV.
Na ausência de uma orientação regulamentar clara, e na lógica de que "não vale a pena abrir mais a torneira se o balde está roto", penso que a geração PV não deve ser considerada. 
Portanto, para efeito do uso de energias renováveis, considerem apenas os painéis solares térmicos para AQS e o uso de lenhas provenientes de gestão agro-florestal em zonas rurais.


1) O valor de btr obtido é 0,8, sendo superior a 0,7. Como é que procedemos para preencher a tabela "PONTES TÉRMICAS LINEARES (APENAS PARA PAREDES DE SEPARAÇÃO PARA ESPAÇOS NÃO-ÚTEIS COM btr > 0,7)";
2) Na medição da ponte térmica linear Fachada c/pav intermédio é suposto medir o comprimento do rodapé?

RESPOSTA:
Da mesma forma que procederiam para registar pontes lineares na fachada: p.e.mede-se o comprimento do rodapé, apenas da intersecção entre a parede (exterior ou para espaço não útil, conforme o caso) e o pavimento.


Em que língua deve ser escrito o trabalho? In what language should the assigment be written?

RESPOSTA: o trabalho pode ser escrito em português OU em ingês, mas não numa mistura das duas línguas.
ANSWER: the assignment may be written in Portuguese OR in English, but not a mixture of both.
Picture of Filipa Pacheco
Re: Resposta a várias dúvidas sobre o T3
by Filipa Pacheco - sábado, 12 junho 2021, 7:01
 
PERGUNTA: O professor disse que o trabalho podia ser escrito em português ou em inglês, mas nas aulas de discussão vão estar presentes alunos de Erasmus, no caso de apresentarmos devemos fazê-lo em Inglês?

QUESTION: The professor said that we could write everything in English or in Portuguese, but in the class there will be students from Erasmus, should we present in English?

Picture of João Joanaz de Melo
Re: Resposta a várias dúvidas sobre o T3
by João Joanaz de Melo - domingo, 13 junho 2021, 9:06
 

Yes, as Filipa said (this was referred in class):

- The assignment may be written in Portuguese or in English (but not a mixture of both)

- Since several students do not understand Portuguese, the presentation and discussion should preferably be conducted in English. However, if someone is not able to do the presentation in English, it will be allowed in Portuguese.