Friday, 19 July 2024, 6:00 AM
Site: Moodle @ FCTUNL
Course: Astronomia (Astronomia)
Glossary: Glossário
C

Condritos

Meteoritos líticos com estruturas globulares chamadas côndrulos.

Rencoret-1,9kg.jpg

Fonte: http://www.meteorites.cl/rencoret/Rencoret-1,9kg.jpg (28/06/2006)

D

Descartes

René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye/Touraine, França 11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia) foi um filósofo, um físico e matemático francês. Notabilizou-se sobre tudo pelo seu trabalho revolucionário da Filosofia, tendo também sido famoso por ser o inventor do sistema de coordenadas cartesiano, que influenciou o desenvolvimento do Cálculo moderno.

Descartes, por vezes chamado o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da história humana. Ele inspirou os seus contemporâneos e gerações de filósofos. Na opinião de alguns comentadores, ele iniciou a formação daquilo a que hoje se chama de Racionalismo continental.

Descartes.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Descartes.jpg (02/06/2006)

Diferenciação

Corresponde à segunda fase dos processos de fusão e separação dos materiais devido à gravidade, resultando na formação de diferentes camadas constituintes dos planetas.
E

Eclíptica

Plano onde estão contidas as órbitas de quase todos os planateas do Sistema Solar.

Elipse

Curva alargada que representa a forma das órbitas dos planetas em torno do Sol.

Estrela

O Sol constitui a estrela do nosso Sistema Solar. É um corpo celeste que emite luz própria e consiste numa esfera gasosa constituída por 92% de hidrogénio, 7,8% de hélio e apenas 0,2% dos restantes elementos químicos.

Em cada segundo, no interior do Sol são convertidos 710 milhões de toneladas de hidrogénio em 705 milhões de toneladas de hélio. Os restantes 5 milhões são convertidos em energia. É esta energia que faz brilhar o Sol. esta estrela brilha hoje mais 25% a 30% do que há 4000 milhões de anos.

A massa do Sol é 332 000 vezes superior à massa da Terra e apresenta uma temperatura superficial da ordem dos 6 000ºC e de 10 milhões de graus centígrados no interior.

sol

Fonte: http://usuarios.lycos.es/latinquasar/fotos/images/sol_g.jpg (26/06/2006)

H

Hidrogénio

O mais simples de todos os elementos, cujos átomos são formados por um protão e um electrão. É o elemento mais abundante no universo, e em particular no Sol e nos planetas gigantes.
J

Júpiter

É o maior planeta do Sistema Solar. Este planeta possui um núcleo denso formado por gelo e corpos rochosos. À volta desse núcleo deve existir uma grande camada de hidrogénio envolvida pela atmosfera bastante espessa.

Quando se observa este planeta por um telescópio ele parece um disco amarelo com duas faixas mais escuras em toda a volta.

Júpiter possui cerca de quinze satélites, como por exemplo, Io, Ganimedes, Europa e Calisto.

jupiter.jpg

Fonte: http://ffm.junetz.de/astro/planeten/pictures/jupiter.jpg (28/06/2006)

K

Kant

Immanuel Dealer Kant ou Emanuel Kant (Königsberg, Prússia, 22 de Abril de 1724 - Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, um representante do Iluminismo, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Kant teve um grande impacto no Romantismo alemão e nas filosofias idealistas do século XIX, tendo esta sua faceta idealista sido um ponto de partida para Hegel.

Kant é famoso sobretudo pela sua concepção conhecida como idealismo transcendental - todos nós trazemos formas e conceitos a priori (que não necessitam de experiência) para a experiencia crua do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas suas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.

Kant é também conhecido pela sua filosofia moral pela sua proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.

452px-Immanuel_Kant.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Immanuel_Kant.jpg (02/06/2006)

L

Laplace

Pierre Simon Laplace (23 de março de 1749 em Beaumont-en-Auge, Normandia - 5 de março de 1827, em Paris) foi um matemático, astrónomo e físico francês. Foi chamado o Newton da França, sendo considerado o fundador da moderna teoria das probabilidades.

Laplace é conhecido principalmente por seu trabalho sobre as equações diferenciais, a Transformada de Laplace e a Equação de Laplace.

Pierre-Simon_Laplace.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Pierre-Simon_Laplace.jpg (02/06/2006)