sexta-feira, 19 de abril de 2024 às 00:17
Site: Moodle @ FCTUNL
Disciplina: Astronomia (Astronomia)
Glossário: Glossário
L

Lua

É o mais próximo de todos os mundos, e depois da Terra é para nós o mais familiar de todos os membros do Sistema Solar. A Lua é o único satélite da Terra, distanciado desta 384 000 Km. A seguir ao Sol é o corpo mais brilhante do nosso céu. Alguns planetas podem ter grandes famílias de luas, mas todas elas são mais pequenas do que a companheira da Terra.

A Lua tem cerca de ¼ do tamanho da superfície da Terra e não possui nem água nem atmosfera. Devido a este facto não se verifica erosão eólica ou hidráulica. Este satélite não possui clima e por isso dificilmente sofrerá transformações. Se observarmos a Lua através de um telescópio, conseguimos distinguir diferentes zonas: umas claras e outras escuras. As zonas claras são designadas por continentes e as zonas escuras por mares.

Toda a gente conhece o aspecto da Lua no céu. As diferentes fases, ou áreas brilhantes da Lua, são as regiões iluminadas pelo Sol enquanto a Lua gira em torno da Terra, que se reflectem para os nossos olhos. As características da fase oculta da Lua permaneceram um mistério até finais dos anos 60. No entanto, no dia 20 de Julho de 1969, a tripulação da Nave Apollo 11, conquistou a Lua. Os primeiros astronautas a pisarem a Lua foram Armstrong e Edwin Aldrin.

lua

Fonte: http://www.jporto.astrosite.net/Lua.jpg (28/06/2006)

M

Mares lunares

Regiões da superfície lunar constituídas por basaltos, com morfologia mais ou menos plana e muitas vezes de forma circular.

000300234.png

Fonte: http://html.rincondelvago.com/files/0/2/3/000300234.png (28/06/2006)

Marte

Visto da Terra, assemelha-se a uma gota de sangue no céu estrelado. Os antigos babilónios, gregos e romanos deram-lhe o nome de Deus da guerra.

Marte é um planeta pequeno, tendo metade do tamanho da Terra, tendo igualmente algumas semelhanças com esta. Pois, tal como a Terra, Marte tem um dia de 24 horas, calotas polares e uma atmosfera. Como tal, não surpreende o facto de Marte ter sido sempre o local eleito pela nossa imaginação para a existência de extraterrestres. No entanto, parece não haver possibilidade de vida em Marte.

Marte tem duas pequenas Luas, Fobos e Deimos.

marte_13_07_2003_4.jpg

Fonte: http://www.astroclubul.org/astroclub/romanian/planete_acb/marte/pezile/07_13_2003/marte_13_07_2003_4.jpg(28/06/2006)

Mascons

Regiões lunares, mais ou menos circulares, com grandes concentrações de massa.

mascons.jpg

Fonte: http://fti.neep.wisc.edu/neep533/SPRING1999/LEC10/IMAGES/mascons.jpg(28/06/2006)

Mercúrio

É o planeta mais próximo do Sol, por isso mesmo é bastante quente. Do lado iluminado pelo Sol, Mercúrio atinge uma temperatura muito elevada. Do lado escuro, é fatalmente frio. É um planeta pequeno com cerca de 1,5 a largura da Lua. A sua superfície está fortemente marcada por crateras. Gira em volta do Sol a uma distância de milhões de quilómetros. Esta proximidade torna o planeta difícil de observar no céu nocturno, embora por vezes possa ser avistado muito perto do horizonte. É desprovido de ar.

mercurio.jpg

Fonte: http://www.galeon.com/home3/ssolar/mercurio.jpg (28/06/2006)

Meteorito

Pequeno fragmento de matéria interplanetária que produz uma cratera no local onde cai. É um corpo extraterrestre constituído por partes de asteróides ou cometas, que alcança a superfície da Terra.

Corpo rochoso ou metálico proveniente do espaço interplanetar que chocam com a superfície dos planetas.

meteorito

Fonte: http://aagc.dis.ulpgc.es/noticias_prensa/eldermeteoritos/eldermeteoritos.html 

(26/06/2006)

Meteoro

Representa um fenómeno luminoso observado aquando da passagem de um meteoróide pela atmosfera terrestre. Este fenómeno pode apresentar várias cores, que são dependentes da velocidade e da composição do meteoróide, um rasto, que pode ser designado por persistente, se tiver duração apreciável no tempo, e pode apresentar também registo de sons. Um meteoro é também por vezes designado de estrela cadente. Rasto luminoso deixado por um corpo proveniente do espaço que arde ao penetrar na atmosfera.

meteoro

Fonte: http://www.cosmobrain.com.br/fig/cosmob_meteo_leoit.gif (26/06/2006)

Meteoróide

Corpo de dimensões variáveis, provenientes do espaço, que se tornam incandescentes ao atravessarem a atmosfera.

halebopp.jpg

Fonte: http://www.astronomiepur.de/bilder/halebopp.jpg (28/06/2006)

N

Nebulosa ou Nébula

Nuvem constituída por matéria interestelar da nossa galáxia.

nebulosa

Fonte: http://www.xtec.es/~rmolins1/univers/fotos/via3.jpg (23/06/06)

Neptuno

Neptuno, assim como Úrano, também é cerca de quatro vezes maior que a Terra. No entanto, apresenta faixas distintas e vários pontos escuros. Neptuno tem cerca de oito satélites, como por exemplo, Tritão e Nereia e cerca de três anéis.

neptuno.jpg

Fonte: http://www.acienciasgalilei.com/astrofisica/ssolar/neptuno.jpg (28/06/2006)