Friday, 29 September 2023, 8:32 PM
Site: Moodle @ FCTUNL
Course: Astronomia (Astronomia)
Glossary: Glossário
A

Acondrito

Meteorito lítico de textura grosseira desprovidos de côndrulos e de composição semelhante à dos peridotitos.

jesse.jpg

Fonte: http://www.libreria.com.br/artigos/007/jesse.jpg (28/06/2006)

Acreção

Corresponde à primeira fase do processo evolutivo dos planetas, onde se deu a agregação dos materiais uns dos outros.

Processo através do qual corpos sólidos se agregaram para formarem os planetas, na nébula solar primitiva.

Aerólitos

Meteoritos essencialmente formados por silicatos.

meteorito2.jpg

Fonte: http://www.astromia.com/solar/fotos/meteorito2.jpg (28/06/2006)

Afélio

Ponto mais afastado do Sol na órbita de um planeta.

afelio

Fonte: http://www.astrosurf.com/astronosur/planetas4.jpg (26/06/2006)

Ano-luz

Distância percorrida num ano por um raio luminoso viajando à velocidade de 300 000 km/s, o que dá cerca de 9 biliões de quilómetros.

Asteróides

São pequenos corpos rochosos que constituem a cintura de asteróides. Apresentam formas irregulares que se deslocam geralmente entre as órbitas de Marte e de Júpiter.

asteroides

Fonte: http://www.astrogea.org/asteroides/asteroides_p.jpg (23/06/06)

Astrogeologia ou Planetologia

Ciência que visa o estudo geológico comparativo dos corpos do Sistema Solar.

Astronomia

Etimologicamente significava "lei das estrelas" (do grego: άστρο + νόμος). É hoje uma ciência que abarca vastas categorias dentro da física, da matemática e da biologia, envolvendo as observações das mais diversas que procuram respostas aos fenómenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como na sua atmosfera.

Estuda as origens, a evolução e as propriedades físicas e químicas de todos os objectos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem.

As observações astronómicas não são somente relevantes para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral.


Astrofisico_teide_eclipse_2.jpg

Fonte: http://www.geocities.com/isolefelici/Astrofisico_teide_eclipse_2.jpg (27/06/2006)

B

Buffon

George Buffon (Montbard, Borgonha, 1070 - Paris, 1788) foi um naturalista francês. Conde, pertencente a uma família rica tinha um especial interesse por ciências exactas e humanidades, em particular Filosofia. O seu interesse centra-se de imediato nas Ciências Naturais, e dedica-se à investigação, inicialmente estimulado pelo desejo de explorar racionalmente as florestas e as fundições das suas possessões.

A sua atitude positivista e racionalista coincide com a dos iluministas promotores da Enciclopédia. Ingressa na Academia de Ciências em 1739, e nesse ano é nomeado intendente do Jardim do Rei, em Paris. Converte este jardim num verdadeiro centro de formação e investigação. A sua grande capacidade de trabalho fica reflectida nas suas numerosas obras, escritas com notável pulcritude literária, a maior parte das quais são recolhidas numa obra póstuma e monumental, a História Natural (Histoire Naturelle) (44 volumes publicados entre 1749 e 1804). Especialmente importantes são alguns dos referidos textos: Épocas da Natureza, Sobre o Homem (pela sua dimensão antropológica) e Discurso sobre o Estilo (neste último actualiza as normas da poética classicista).

Salienta-se na descrição e interpretação dos fenómenos naturais e na sintetização dos fenómenos adquiridos. Sob a influência de Newton e de Leibniz, e em virtude do princípio de continuidade deste último, considera a natureza, orgânica ou inorgânica, como um todo. Contra a classificação esquemática de Lineu, adopta um estilo discursivo e elegante. Também se distancia dele no que se refere ao sistema de classificação biológica.

buffon.jpg

Fonte: http://www.academie-francaise.fr/images/immortels/portraits/buffon.jpg (02/06/2006)

C

Cometa

Corpo muito primitivo do Sistema Solar, rochoso, de diâmetro 8 a 10 km com órbita muito excêntrica relativamente ao Sol.

cometa.JPG

Fonte: http://www.astrotech.it/italiano/gallery/cometa.JPG (28/06/2006)