Monday, 24 June 2024, 8:09 AM
Site: Moodle @ FCTUNL
Course: Astronomia (Astronomia)
Glossary: Glossário
S

Saturno

É na opinião de alguns o mais belo de todos os planetas, devido à existência de anéis. Esses anéis são formados por inúmeras partículas de gelo e/ou fragmentos rochosos cobertos de gelo, que giram à volta do planeta com uma órbita própria como se fossem satélites em miniatura (é possível que a sua espessura seja inferior a duzentos metros). Além dos anéis, Saturno tem muitos satélites, como por exemplo, Titã que é o único satélite do Sistema Solar que tem atmosfera. Saturno é muito parecido com Júpiter na sua constituição e estrutura interna.

saturno3.jpg

Fonte: http://www.castfvg.it/sistsola/saturno/nasa/saturno3.jpg (28/06/2006)

Sideritos

Meteoritos metálicos essencialmente formados por ferro e níquel no estado livre.

meteoritos.jpg

Fonte: http://www.igc.usp.br/museu/images/meteoritos.jpg (29/06/2006)

Siderólito

Meteorito formado por ferro, níquel e silicatos em proporções sensivelmente iguais.

pallasita_P.gif

Fonte: http://www.igme.es/museo/pieza_mes/pallasita_P.gif (29/06/2006)

Sistema Solar

Conjunto formado pelo Sol, os nove planetas, os seus satélites e outros corpos menores como é o caso dos asteróides, dos cometas e dos meteoros.

A designação sistema solar no sentido lato é, por vezes, usada para outros sistemas planetários em volta de outras estrelas.

sistema

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Solar_sys.jpg (26/06/2006)

T

Telescópio

É um instrumento do engenho humano que amplia a capacidade dos olhos humanos, permitindo observar e estudar objectos longínquos, tais como planetas do Sistema Solar, nuvens gasosas da Via Láctea e as galáxias longínquas.

hubble.jpg

Fonte: http://www.noti7.com.gt/UserFiles/Image/hubble.jpg (27/06/2006)

Terra

É um planeta activo, com vulcões e sismos. É o único planeta que possui água no estado líquido. O ar é rico em nitrogénio e oxigénio. Esta atmosfera filtra radiações nocivas do Sol e protege a superfície da Terra da colisão de meteoritos. A combinação duma superfície permanentemente em mudança, os oceanos e a atmosfera protectora proporcionam o desenvolvimento de vida.

Só com o lançamento dos primeiros satélites, nos finais da década de 50, é que o Homem pode observar imagens do seu planeta vistas do espaço. Tem a aparência de uma esfera azul brilhante. Mais de 2/3 do planeta está coberto de água.

A Terra gira constantemente à volta do seu eixo, no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio - movimento de rotação. A Terra demora 24 horas (um dia), a dar uma volta completa sobre si mesma, rodando a uma velocidade de 1500 Km/h. A rotação da Terra origina a sucessão dos dias e das noites. A Terra, como todos os planetas do sistema solar, gira em volta do Sol - movimento de translação. A Terra demora cerca de 365 dias (um ano) a dar a volta completa ao Sol.

Terra-apollo17.jpg

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/it/5/53/Terra-apollo17.jpg (28/06/2006)

Ú

Úrano

É um planeta gigante. É cerca de quatro vezes maior que a Terra e o seu aspecto é muito diferente desta. Daquilo que o homem muito dificilmente conseguiu observar vêem-se algumas faixas pouco definidas. Este planeta tem cerca de quinze satélites e onze anéis.

urano.jpg

Fonte: http://www.natalbelo.com/aula-astrologica/urano.jpg (28/06/2006)

V

Vento solar

Fluxo de partículas atómicas lançado pelo Sol a grande velocidade, que banha todo o espaço interplanetário do Sistema Solar.

Vénus

É o planeta irmão da Terra. Estes dois mundos são quase de tamanho idêntico. Mas, Vénus está mais próximo do Sol e permanentemente envolto numa espessa camada de nuvens que não permitem a passagem da luz do Sol até à superfície do planeta. A sua atmosfera é sufocante e venenosa, sendo portanto totalmente imprópria para as formas de vida típicas da Terra. Em relação aos outros planetas, Vénus gira em "marchaatrás". Demora 243 dias a dar a volta completa sobre si próprio, o que faz com que os seus dias sejam maiores que os anos. Vénus é um corpo celeste brilhante bem conhecido do nosso céu, sendo conhecido vulgarmente sob o nome de estrela da manhã ou estrela da tarde.

venus%20ultra%20v.jpg

Fonte: http://www.resa.net/nasa/images/venus/venus%20ultra%20v.jpg (28/06/2006)