sexta-feira, 19 de abril de 2024 às 22:15
Site: Moodle @ FCTUNL
Disciplina: Astronomia (Astronomia)
Glossário: Glossário
B

Buffon

George Buffon (Montbard, Borgonha, 1070 - Paris, 1788) foi um naturalista francês. Conde, pertencente a uma família rica tinha um especial interesse por ciências exactas e humanidades, em particular Filosofia. O seu interesse centra-se de imediato nas Ciências Naturais, e dedica-se à investigação, inicialmente estimulado pelo desejo de explorar racionalmente as florestas e as fundições das suas possessões.

A sua atitude positivista e racionalista coincide com a dos iluministas promotores da Enciclopédia. Ingressa na Academia de Ciências em 1739, e nesse ano é nomeado intendente do Jardim do Rei, em Paris. Converte este jardim num verdadeiro centro de formação e investigação. A sua grande capacidade de trabalho fica reflectida nas suas numerosas obras, escritas com notável pulcritude literária, a maior parte das quais são recolhidas numa obra póstuma e monumental, a História Natural (Histoire Naturelle) (44 volumes publicados entre 1749 e 1804). Especialmente importantes são alguns dos referidos textos: Épocas da Natureza, Sobre o Homem (pela sua dimensão antropológica) e Discurso sobre o Estilo (neste último actualiza as normas da poética classicista).

Salienta-se na descrição e interpretação dos fenómenos naturais e na sintetização dos fenómenos adquiridos. Sob a influência de Newton e de Leibniz, e em virtude do princípio de continuidade deste último, considera a natureza, orgânica ou inorgânica, como um todo. Contra a classificação esquemática de Lineu, adopta um estilo discursivo e elegante. Também se distancia dele no que se refere ao sistema de classificação biológica.

buffon.jpg

Fonte: http://www.academie-francaise.fr/images/immortels/portraits/buffon.jpg (02/06/2006)