Saturday, 22 June 2024, 1:36 AM
Site: Moodle @ FCTUNL
Course: Astronomia (Astronomia)
Glossary: Glossário
L

Laplace

Pierre Simon Laplace (23 de março de 1749 em Beaumont-en-Auge, Normandia - 5 de março de 1827, em Paris) foi um matemático, astrónomo e físico francês. Foi chamado o Newton da França, sendo considerado o fundador da moderna teoria das probabilidades.

Laplace é conhecido principalmente por seu trabalho sobre as equações diferenciais, a Transformada de Laplace e a Equação de Laplace.

Pierre-Simon_Laplace.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Pierre-Simon_Laplace.jpg (02/06/2006)

Lua

É o mais próximo de todos os mundos, e depois da Terra é para nós o mais familiar de todos os membros do Sistema Solar. A Lua é o único satélite da Terra, distanciado desta 384 000 Km. A seguir ao Sol é o corpo mais brilhante do nosso céu. Alguns planetas podem ter grandes famílias de luas, mas todas elas são mais pequenas do que a companheira da Terra.

A Lua tem cerca de ¼ do tamanho da superfície da Terra e não possui nem água nem atmosfera. Devido a este facto não se verifica erosão eólica ou hidráulica. Este satélite não possui clima e por isso dificilmente sofrerá transformações. Se observarmos a Lua através de um telescópio, conseguimos distinguir diferentes zonas: umas claras e outras escuras. As zonas claras são designadas por continentes e as zonas escuras por mares.

Toda a gente conhece o aspecto da Lua no céu. As diferentes fases, ou áreas brilhantes da Lua, são as regiões iluminadas pelo Sol enquanto a Lua gira em torno da Terra, que se reflectem para os nossos olhos. As características da fase oculta da Lua permaneceram um mistério até finais dos anos 60. No entanto, no dia 20 de Julho de 1969, a tripulação da Nave Apollo 11, conquistou a Lua. Os primeiros astronautas a pisarem a Lua foram Armstrong e Edwin Aldrin.

lua

Fonte: http://www.jporto.astrosite.net/Lua.jpg (28/06/2006)