segunda, 27 março 2023, 4:47
Site: Moodle @ FCTUNL
Course: Moodle @ FCTUNL (Moodle@FCTUNL)
Glossary: FAQ

Quando me tento inscrever numa página, o Moodle não me aceita a chave de inscrição. Como posso resolver a situação?

Algumas páginas do Moodle@FCTUNL têm uma chave de inscrição que permite controlar quem pode participar na mesma. Esta chave é definida pelo professor responsável, podendo ser alterada depois de vários participantes se terem inscrito. Caso lhe tenha sido dada uma chave e esta não esteja a funcionar, poderão estar a ocorrer três situações:
  1. Está a inscrever-se com uma página com o mesmo nome da que lhe foi indicada. Confirme se os professores da disciplina são os seus.
  2. A chave de inscrição foi introduzida incorrectamente (atenção aos espaços, acentos e maiúsculas/minúsculas)
  3. Não fez o login e está a tentar entrar na página como visitante (guest)
Se é professor de uma página, note que pode disponibilizar uma chave de inscrição a visitantes do Moodle@FCTUNL. Estes visitantes não precisam de ter conta no sistema, bastando dar-lhes a chave de inscrição e nas configurações da sua página definir no campo Acesso a visitantes para Permitir acesso a visitantes que saibam a chave.

Como adicionar outros professores na página?

Para adicionar outros professores nas páginas das disciplinas, clique em Atribuir Cargos no bloco de Administração da página.
Seleccione o cargo de professor editor e pesquise pelo e-mail ou nome do colega que pretende adicionar.

Para mais informação, consulte: Como atribuir cargos?

Como apagar páginas?

Para apagar páginas, contacte administrador através do helpdesk-elearning@fct.unl.pt, indicando o link da página. Esta opção é irreversível.

Não consigo fazer o login com o browser Internet Explorer 7.0. Que se passa?

A mais recente actualização do navegador Internet Explorer, na versão 7.0, tem um reforço na segurança, condição que tem interferido com o login no Moodle@FCTUNL, sendo apresentada a seguinte janela de aviso para os utilizadores que o utilizam:


IE7


O certificado não apresenta qualquer problema de segurança,
mas não sendo reconhecido pela Microsoft ou outra entidade certificadora, é bloqueado pelo navegador.

Para resolver este problema de incompatibilidade, faça o download do Documento "Certificados Moodle@FCT" e realize os passos indicados no mesmo.

Quero disponibilizar ficheiros (pdf, powerpoint) aos meus alunos. Como faço?



Para saber como disponibilizar, numa página Moodle, ficheiros como recursos para os seus alunos, visualize o tutorial vídeo "Gestão de ficheiros" disponível na página Apoio Moodle, no Tópico Disponibilizar.

Pretendo introduzir anotações matemáticas em perguntas de testes. Como faço?

Para introduzir expressões matemáticas em perguntas de testes e outras actividades Moodle, consulte a seguinte informação disponível na Página Apoio ao Moodle:

Notação Matemática
Latex Math Tutorial


Quero editar os dados do meu perfil. Como posso fazê-lo?

Para editar/actualizar os dados do seu perfil de utilizador, terá de entrar em contacto com o Laboratório de eLearning.
(consulte "Contactos" na página principal do Moodle.)

A actualização dos dados não vai interferir com as suas páginas e actividades desenvolvidas no Moodle.

Como fazer para usar letras gregas no moodle?


Dependendo das configurações do seu browser é possível copiar as letras gregas directamente desta página para outra qualquer.

Α α - Β β - Γγ - Δ δ - Ε ε - Ζ ζ - Η η - Θ θ - Ι ι - Κ κ - Λ λ - Μ μ - Ν ν - Ξ ξ - Ο ο - Π π - Ρ ρ - Σ ς - Τ τ - Υ υ - Φ φ - Χ χ - Ψ ψ - Ω ω

Como fazer para me inscrever no Moodle@FCTUNL?


Docente da FCT
Se ainda não possui conta de utilizador no Moodle@FCTUNL envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Inscrição” e com a indicação do seu nome e identificador no CLIP.


Aluno da FCT
Se ainda não possui conta de utilizador no Moodle@FCTUNL envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Inscrição” e com a indicação do seu nome, identificador no CLIP e o seu último ano de inscrição.


Utilizador externo à FCT e outros casos
Se não possui ainda conta de utilizador no Moodle@FCTUNL, envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Inscrição” indicando o seu nome e justificação para inscrição. Deverá ainda indicar o nome ou contacto do professor da disciplina ou página de projecto a que pretende aceder.

A minha conta foi bloqueada. Como fazer para reactivar a minha conta?

Docente da FCT:
Se é docente da FCT envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Activação de conta no Moodle@FCTUNL” indicando o seu nome de utilizador no Moodle@FCTUNL e o seu identificador no CLIP.


Aluno da FCT
Se é aluno da FCT envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Activação de conta no Moodle@FCTUNL” indicando o seu nome de utilizador no Moodle@FCTUNL, o seu identificador no CLIP e o seu último ano de inscrição.


Utilizador externo à FCT e outros casos
Envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Activação de conta no Moodle@FCTUNL” indicando o seu nome de utilizador no Moodle@FCTUNL e o nome ou contacto do responsável pela disciplina ou página de projecto em que está inscrito.