quinta, 13 maio 2021, 12:22
Site: Moodle @ FCTUNL
Course: Moodle @ FCTUNL (Moodle@FCTUNL)
Glossary: FAQ

Como adicionar outros professores na página?

Para adicionar outros professores nas páginas das disciplinas, clique em Atribuir Cargos no bloco de Administração da página.
Seleccione o cargo de professor editor e pesquise pelo e-mail ou nome do colega que pretende adicionar.

Para mais informação, consulte: Como atribuir cargos?

Como apagar páginas?

Para apagar páginas, contacte administrador através do helpdesk-elearning@fct.unl.pt, indicando o link da página. Esta opção é irreversível.

Como encontro uma determinada página no Moodle@FCTUNL?

Se não estiver já inscrito pelo professor numa página, pode consultar as Course categories/Categorias de página no bloco My Courses/Minhas Páginas (lado direito na página principal) ou pode pesquisar directamente pelo nome da página, usando o bloco Pesquisar páginas.

Já tenho uma página da disciplina e quero utilizá-la no novo ano lectivo. Posso copiá-la?

Pode replicar uma página de disciplina para um novo ano lectivo ou semestre.

Ao replicar a página da disciplina, evita a edição de documentos e recursos já disponibilizados, permitindo-lhe investir o seu tempo em melhorias da página e desenvolver actividades educativas.

Para criar uma réplica de uma página, consulte o Capítulo "Replicar página", do Manual "Procedimento de Início de Semestre", disponível na página Apoio ao Moodle.

Não consigo editar páginas do wiki.

As páginas de um wiki podem ser editáveis ou não consoante a "flag" atribuída pelos professores responsáveis.
No caso das páginas não editáveis estão atribuídas as "flags" de "RO" (read-only).

Para aceder a estas "flags" utilize o drop down menu "Administração"
("Administration"), disponível no canto superior direito, e seleccione
"Colocar indicadores de página" ("Set page flags").
Verá que cada página do wiki tem um conjunto de "flags" atribuídas.
Clique no botão de "help" para compreender o que cada sigla significa.

As "flags" são utilizadas pelos administradores de wiki para a gestão da
edição e dos conteúdos presentes em cada página.

Porque me aparece tudo em inglês?

Quando cria uma conta no Moodle@FCTUNL, é associado ao seu perfil um idioma, que por predefinição é o Português.

Se o Moodle@FCTUNL estiver em inglês e querer alterar para português, depois de fazer o login, clique no seu nome no topo direito da página principal e depois no separador Perfil, onde encontra o campo Preferred Language. Altere-o para português e clique no botão Save Changes.

Note que em algumas páginas onde estiver inscrito, o administrador da mesma pode forçar um idioma específico. Neste caso, verá a página noutro idioma, não afectando a configuração do seu perfil.

Porque só vejo um tópico na página?

Provavelmente clicou no botão minimizarMinimizar tópicos no topo direito de um dos tópicos. Volte a clicar no botão expandir Expandir tópicos para mostrar todos os tópicos novamente.

Pode também acontecer que a sua página só tem um tópico!

Quando me tento inscrever numa página, o Moodle não me aceita a chave de inscrição. Como posso resolver a situação?

Algumas páginas do Moodle@FCTUNL têm uma chave de inscrição que permite controlar quem pode participar na mesma. Esta chave é definida pelo professor responsável, podendo ser alterada depois de vários participantes se terem inscrito. Caso lhe tenha sido dada uma chave e esta não esteja a funcionar, poderão estar a ocorrer três situações:
  1. Está a inscrever-se com uma página com o mesmo nome da que lhe foi indicada. Confirme se os professores da disciplina são os seus.
  2. A chave de inscrição foi introduzida incorrectamente (atenção aos espaços, acentos e maiúsculas/minúsculas)
  3. Não fez o login e está a tentar entrar na página como visitante (guest)
Se é professor de uma página, note que pode disponibilizar uma chave de inscrição a visitantes do Moodle@FCTUNL. Estes visitantes não precisam de ter conta no sistema, bastando dar-lhes a chave de inscrição e nas configurações da sua página definir no campo Acesso a visitantes para Permitir acesso a visitantes que saibam a chave.

Quero disponibilizar noticias de determinado site na minha página, sem ter que a actualizar todos os dias.

Para o objectivo que se pretende, a melhor solução é sem dúvida a
utilização do Bloco RSS.

RSS é um protocolo muito utilizado actualmente para difundir posts de blogs, moodle, etc. Mais informação sobre RSS (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rss).

Para adicionar um bloco personalizado de RSS na sua página, visualize o seguinte vídeo (http://www.moodletutorials.org/view_video.php?viewkey=049e45d87b8c7d8b9aac)

Como extrair do Moodle os endereços de email dos alunos inscritos numa disciplina?

Existe uma forma bastante rápida para obter os emails (e outros dados) de todos os alunos inscritos na página.

O método é o seguinte:

1. Aceder a "NOTAS" no bloco de Administração.
2. Surge uma tabela com todos os alunos e as sua notas.
NOTA: Apenas páginas com actividades com atribuição de notas (trabalho, fórum, teste, lição)
3. Clique no Botão "Exportar em formato Excel".
4. Faça o download do ficheiro e quando o abrir no Excel verá que existe
uma coluna com todos os emails dos alunos inscritos.