Como extrair do Moodle os endereços de email dos alunos inscritos numa disciplina? Existe uma forma bastante rápida para obter os emails (e outros dados) de todos os alunos inscritos na página. O método é o seguinte: 1. Aceder a "NOTAS" no bloco de Administração. 2. Surge uma tabela com todos os alunos e as sua notas. NOTA: Apenas páginas com actividades com atribuição de notas (trabalho, fórum, teste, lição) 3. Clique no Botão "Exportar em formato Excel". 4. Faça o download do ficheiro e quando o abrir no Excel verá que existe uma coluna com todos os emails dos alunos inscritos. |
Não consigo editar páginas do wiki. As páginas de um wiki podem ser editáveis ou não consoante a "flag" atribuída pelos professores responsáveis. No caso das páginas não editáveis estão atribuídas as "flags" de "RO" (read-only). Para aceder a estas "flags" utilize o drop down menu "Administração" ("Administration"), disponível no canto superior direito, e seleccione "Colocar indicadores de página" ("Set page flags"). Verá que cada página do wiki tem um conjunto de "flags" atribuídas. Clique no botão de "help" para compreender o que cada sigla significa. As "flags" são utilizadas pelos administradores de wiki para a gestão da edição e dos conteúdos presentes em cada página. |
Quero disponibilizar noticias de determinado site na minha página, sem ter que a actualizar todos os dias. Para o objectivo que se pretende, a melhor solução é sem dúvida a utilização do Bloco RSS. RSS é um protocolo muito utilizado actualmente para difundir posts de blogs, moodle, etc. Mais informação sobre RSS (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rss). Para adicionar um bloco personalizado de RSS na sua página, visualize o seguinte vídeo (http://www.moodletutorials.org/view_video.php?viewkey=049e45d87b8c7d8b9aac) |
Esta é a minha 1ª vez no Moodle. O que faço?Para se ambientar ao Moodle@FCT sugerimos que consulte o Manual "Primeira vez no Moodle", que o ajudará a compreender a localização das funcionalidades da plataforma e a editar o seu perfil de utilizador. Para conhecer a História e objectivos do Moodle@FCT consulte o ebook "Apresentação do Moodle@FCT". |
Já tenho uma página da disciplina e quero utilizá-la no novo ano lectivo. Posso copiá-la? Pode replicar uma página de disciplina para um novo ano lectivo ou semestre. Ao replicar a página da disciplina, evita a edição de documentos e recursos já disponibilizados, permitindo-lhe investir o seu tempo em melhorias da página e desenvolver actividades educativas. Para criar uma réplica de uma página, consulte o Capítulo "Replicar página", do Manual "Procedimento de Início de Semestre", disponível na página Apoio ao Moodle. |
Como encontro uma determinada página no Moodle@FCTUNL? Se não estiver já inscrito pelo professor numa página, pode consultar as Course categories/Categorias de página no bloco My Courses/Minhas Páginas (lado direito na página principal) ou pode pesquisar directamente pelo nome da página, usando o bloco Pesquisar páginas. |
Como posso criar uma nova página?Se é professor da FCTUNL:
|
Porque me aparece tudo em inglês?Quando cria uma conta no Moodle@FCTUNL, é associado ao seu perfil um idioma, que por predefinição é o Português. Se o Moodle@FCTUNL estiver em inglês e querer alterar para português, depois de fazer o login, clique no seu nome no topo direito da página principal e depois no separador Perfil, onde encontra o campo Preferred Language. Altere-o para português e clique no botão Save Changes. Note que em algumas páginas onde estiver inscrito, o administrador da mesma pode forçar um idioma específico. Neste caso, verá a página noutro idioma, não afectando a configuração do seu perfil. |
Porque não consigo fazer o login?Podem estar a suceder as seguinte situações:
|
Porque só vejo um tópico na página? Provavelmente clicou no botão ![]() ![]() ![]() Pode também acontecer que a sua página só tem um tópico! |
Quando me tento inscrever numa página, o Moodle não me aceita a chave de inscrição. Como posso resolver a situação?Algumas páginas do Moodle@FCTUNL têm uma chave de inscrição que permite controlar quem pode participar na mesma. Esta chave é definida pelo professor responsável, podendo ser alterada depois de vários participantes se terem inscrito. Caso lhe tenha sido dada uma chave e esta não esteja a funcionar, poderão estar a ocorrer três situações:
Se é professor de uma página, note que pode disponibilizar uma chave de inscrição a visitantes do Moodle@FCTUNL. Estes visitantes não precisam de ter conta no sistema, bastando dar-lhes a chave de inscrição e nas configurações da sua página definir no campo Acesso a visitantes para Permitir acesso a visitantes que saibam a chave. |
Como adicionar outros professores na página? Para adicionar outros professores nas páginas das disciplinas, clique em Atribuir Cargos no bloco de Administração da página. Seleccione o cargo de professor editor e pesquise pelo e-mail ou nome do colega que pretende adicionar. Para mais informação, consulte: Como atribuir cargos? |
Como apagar páginas? Para apagar páginas, contacte administrador através do helpdesk-elearning@fct.unl.pt, indicando o link da página. Esta opção é irreversível. |
Não consigo fazer o login com o browser Internet Explorer 7.0. Que se passa? A mais recente actualização do navegador Internet Explorer, na versão 7.0, tem um reforço na segurança, condição que tem interferido com o login no Moodle@FCTUNL, sendo apresentada a seguinte janela de aviso para os utilizadores que o utilizam: ![]() O certificado não apresenta qualquer problema de segurança, mas não sendo reconhecido pela Microsoft ou outra entidade certificadora, é bloqueado pelo navegador. Para resolver este problema de incompatibilidade, faça o download do Documento "Certificados Moodle@FCT" e realize os passos indicados no mesmo. |
Quero disponibilizar ficheiros (pdf, powerpoint) aos meus alunos. Como faço?Para saber como disponibilizar, numa página Moodle, ficheiros como recursos para os seus alunos, visualize o tutorial vídeo "Gestão de ficheiros" disponível na página Apoio Moodle, no Tópico Disponibilizar. |
Pretendo introduzir anotações matemáticas em perguntas de testes. Como faço?Para introduzir expressões matemáticas em perguntas de testes e outras actividades Moodle, consulte a seguinte informação disponível na Página Apoio ao Moodle: Notação Matemática Latex Math Tutorial |
Quero editar os dados do meu perfil. Como posso fazê-lo? Para editar/actualizar os dados do seu perfil de utilizador, terá de entrar em contacto com o Laboratório de eLearning. (consulte "Contactos" na página principal do Moodle.) A actualização dos dados não vai interferir com as suas páginas e actividades desenvolvidas no Moodle. |
Como fazer para usar letras gregas no moodle?Dependendo das configurações do seu browser é possível copiar as letras gregas directamente desta página para outra qualquer. Α α - Β β - Γγ - Δ δ - Ε ε - Ζ ζ - Η η - Θ θ - Ι ι - Κ κ - Λ λ - Μ μ - Ν ν - Ξ ξ - Ο ο - Π π - Ρ ρ - Σ ς - Τ τ - Υ υ - Φ φ - Χ χ - Ψ ψ - Ω ω |
Como fazer para me inscrever no Moodle@FCTUNL?
|
A minha conta foi bloqueada. Como fazer para reactivar a minha conta?Docente da FCT:
|
Your account has been blocked? How to activate your account?To request reactivation of your account should send an email to helpdesk-elearning@fct.unl.pt with the subject "Activation of account in Moodle@FCTUNL" and the following information: If you are a teacher at FCT: you should specify your username in Moodle@FCTUNL and its identifier in CLIP. If you are student at FCT: you should specify your username in Moodle@FCTUNL, your identifier in CLIP and your last year of registration. If you are an external user or none of the mentioned above: you should specify your username in Moodle@FCTUNL and the name or contact of the person responsible for the course or project page in wish you are enrolled. |