segunda, 27 de março de 2023, 04:21
Sitio: Moodle @ FCTUNL
Curso: Moodle @ FCTUNL (Moodle@FCTUNL)
Glosario: FAQ

Como extrair do Moodle os endereços de email dos alunos inscritos numa disciplina?

Existe uma forma bastante rápida para obter os emails (e outros dados) de todos os alunos inscritos na página.

O método é o seguinte:

1. Aceder a "NOTAS" no bloco de Administração.
2. Surge uma tabela com todos os alunos e as sua notas.
NOTA: Apenas páginas com actividades com atribuição de notas (trabalho, fórum, teste, lição)
3. Clique no Botão "Exportar em formato Excel".
4. Faça o download do ficheiro e quando o abrir no Excel verá que existe
uma coluna com todos os emails dos alunos inscritos.

Não consigo editar páginas do wiki.

As páginas de um wiki podem ser editáveis ou não consoante a "flag" atribuída pelos professores responsáveis.
No caso das páginas não editáveis estão atribuídas as "flags" de "RO" (read-only).

Para aceder a estas "flags" utilize o drop down menu "Administração"
("Administration"), disponível no canto superior direito, e seleccione
"Colocar indicadores de página" ("Set page flags").
Verá que cada página do wiki tem um conjunto de "flags" atribuídas.
Clique no botão de "help" para compreender o que cada sigla significa.

As "flags" são utilizadas pelos administradores de wiki para a gestão da
edição e dos conteúdos presentes em cada página.

Quero disponibilizar noticias de determinado site na minha página, sem ter que a actualizar todos os dias.

Para o objectivo que se pretende, a melhor solução é sem dúvida a
utilização do Bloco RSS.

RSS é um protocolo muito utilizado actualmente para difundir posts de blogs, moodle, etc. Mais informação sobre RSS (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rss).

Para adicionar um bloco personalizado de RSS na sua página, visualize o seguinte vídeo (http://www.moodletutorials.org/view_video.php?viewkey=049e45d87b8c7d8b9aac)

Esta é a minha 1ª vez no Moodle. O que faço?

Para se ambientar ao Moodle@FCT sugerimos que consulte o Manual "Primeira vez no Moodle", que o ajudará a compreender a localização das funcionalidades da plataforma e a editar o seu perfil de utilizador.

Para conhecer a História e objectivos do Moodle@FCT consulte o ebook "Apresentação do Moodle@FCT".

Já tenho uma página da disciplina e quero utilizá-la no novo ano lectivo. Posso copiá-la?

Pode replicar uma página de disciplina para um novo ano lectivo ou semestre.

Ao replicar a página da disciplina, evita a edição de documentos e recursos já disponibilizados, permitindo-lhe investir o seu tempo em melhorias da página e desenvolver actividades educativas.

Para criar uma réplica de uma página, consulte o Capítulo "Replicar página", do Manual "Procedimento de Início de Semestre", disponível na página Apoio ao Moodle.

Como encontro uma determinada página no Moodle@FCTUNL?

Se não estiver já inscrito pelo professor numa página, pode consultar as Course categories/Categorias de página no bloco My Courses/Minhas Páginas (lado direito na página principal) ou pode pesquisar directamente pelo nome da página, usando o bloco Pesquisar páginas.

Como posso criar uma nova página?


Se é professor da FCTUNL:
  1. Envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o nome da página que pretende, a categoria onde a pretende ver inserida, o seu nome, e-mail e departamento.
  2. Consulte o Manual "A sua Cadeira em 10 minutos", disponível na página APOIO ao Moodle, para saber como começar a editar a sua nova página.
Se é aluno da FCTUNL, envie um e-mail a helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o nome que pretende para página, a natureza da mesma, o seu nome, e-mail, licenciatura e número de aluno. A sua página será colocada na categoria Páginas Pessoais. Em situações específicas, poderá ser colocada na categoria Licenciaturas.

Porque me aparece tudo em inglês?

Quando cria uma conta no Moodle@FCTUNL, é associado ao seu perfil um idioma, que por predefinição é o Português.

Se o Moodle@FCTUNL estiver em inglês e querer alterar para português, depois de fazer o login, clique no seu nome no topo direito da página principal e depois no separador Perfil, onde encontra o campo Preferred Language. Altere-o para português e clique no botão Save Changes.

Note que em algumas páginas onde estiver inscrito, o administrador da mesma pode forçar um idioma específico. Neste caso, verá a página noutro idioma, não afectando a configuração do seu perfil.

Porque não consigo fazer o login?

Podem estar a suceder as seguinte situações:

  1. Ainda não é utilizador registado no Moodle@FCTUNL. Inscreva-se Como fazer para inscrever-me no Moodle@FCTUNL?
  2. A sua conta foi bloqueada durante a mudança do processo de autenticação Moodle-CLIP. Para reactivar a sua conta consulte: A minha conta foi bloqueada. Como fazer para reactivar a minha conta?
  3. Introduziu o nome de utilizador ou password incorrectamente. Pode recuperar a password clicando no bloco de Entrar em Recuperar password.
  4. O seu browser não está a aceitar cookies. Verifique nas opções de Internet e na ajuda do seu browser para resolver esta situação

Porque só vejo um tópico na página?

Provavelmente clicou no botão minimizarMinimizar tópicos no topo direito de um dos tópicos. Volte a clicar no botão expandir Expandir tópicos para mostrar todos os tópicos novamente.

Pode também acontecer que a sua página só tem um tópico!

Quando me tento inscrever numa página, o Moodle não me aceita a chave de inscrição. Como posso resolver a situação?

Algumas páginas do Moodle@FCTUNL têm uma chave de inscrição que permite controlar quem pode participar na mesma. Esta chave é definida pelo professor responsável, podendo ser alterada depois de vários participantes se terem inscrito. Caso lhe tenha sido dada uma chave e esta não esteja a funcionar, poderão estar a ocorrer três situações:
  1. Está a inscrever-se com uma página com o mesmo nome da que lhe foi indicada. Confirme se os professores da disciplina são os seus.
  2. A chave de inscrição foi introduzida incorrectamente (atenção aos espaços, acentos e maiúsculas/minúsculas)
  3. Não fez o login e está a tentar entrar na página como visitante (guest)
Se é professor de uma página, note que pode disponibilizar uma chave de inscrição a visitantes do Moodle@FCTUNL. Estes visitantes não precisam de ter conta no sistema, bastando dar-lhes a chave de inscrição e nas configurações da sua página definir no campo Acesso a visitantes para Permitir acesso a visitantes que saibam a chave.

Como adicionar outros professores na página?

Para adicionar outros professores nas páginas das disciplinas, clique em Atribuir Cargos no bloco de Administração da página.
Seleccione o cargo de professor editor e pesquise pelo e-mail ou nome do colega que pretende adicionar.

Para mais informação, consulte: Como atribuir cargos?

Como apagar páginas?

Para apagar páginas, contacte administrador através do helpdesk-elearning@fct.unl.pt, indicando o link da página. Esta opção é irreversível.

Não consigo fazer o login com o browser Internet Explorer 7.0. Que se passa?

A mais recente actualização do navegador Internet Explorer, na versão 7.0, tem um reforço na segurança, condição que tem interferido com o login no Moodle@FCTUNL, sendo apresentada a seguinte janela de aviso para os utilizadores que o utilizam:


IE7


O certificado não apresenta qualquer problema de segurança,
mas não sendo reconhecido pela Microsoft ou outra entidade certificadora, é bloqueado pelo navegador.

Para resolver este problema de incompatibilidade, faça o download do Documento "Certificados Moodle@FCT" e realize os passos indicados no mesmo.

Quero disponibilizar ficheiros (pdf, powerpoint) aos meus alunos. Como faço?



Para saber como disponibilizar, numa página Moodle, ficheiros como recursos para os seus alunos, visualize o tutorial vídeo "Gestão de ficheiros" disponível na página Apoio Moodle, no Tópico Disponibilizar.

Pretendo introduzir anotações matemáticas em perguntas de testes. Como faço?

Para introduzir expressões matemáticas em perguntas de testes e outras actividades Moodle, consulte a seguinte informação disponível na Página Apoio ao Moodle:

Notação Matemática
Latex Math Tutorial


Quero editar os dados do meu perfil. Como posso fazê-lo?

Para editar/actualizar os dados do seu perfil de utilizador, terá de entrar em contacto com o Laboratório de eLearning.
(consulte "Contactos" na página principal do Moodle.)

A actualização dos dados não vai interferir com as suas páginas e actividades desenvolvidas no Moodle.

Como fazer para usar letras gregas no moodle?


Dependendo das configurações do seu browser é possível copiar as letras gregas directamente desta página para outra qualquer.

Α α - Β β - Γγ - Δ δ - Ε ε - Ζ ζ - Η η - Θ θ - Ι ι - Κ κ - Λ λ - Μ μ - Ν ν - Ξ ξ - Ο ο - Π π - Ρ ρ - Σ ς - Τ τ - Υ υ - Φ φ - Χ χ - Ψ ψ - Ω ω

Como fazer para me inscrever no Moodle@FCTUNL?


Docente da FCT
Se ainda não possui conta de utilizador no Moodle@FCTUNL envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Inscrição” e com a indicação do seu nome e identificador no CLIP.


Aluno da FCT
Se ainda não possui conta de utilizador no Moodle@FCTUNL envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Inscrição” e com a indicação do seu nome, identificador no CLIP e o seu último ano de inscrição.


Utilizador externo à FCT e outros casos
Se não possui ainda conta de utilizador no Moodle@FCTUNL, envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Inscrição” indicando o seu nome e justificação para inscrição. Deverá ainda indicar o nome ou contacto do professor da disciplina ou página de projecto a que pretende aceder.

A minha conta foi bloqueada. Como fazer para reactivar a minha conta?

Docente da FCT:
Se é docente da FCT envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Activação de conta no Moodle@FCTUNL” indicando o seu nome de utilizador no Moodle@FCTUNL e o seu identificador no CLIP.


Aluno da FCT
Se é aluno da FCT envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Activação de conta no Moodle@FCTUNL” indicando o seu nome de utilizador no Moodle@FCTUNL, o seu identificador no CLIP e o seu último ano de inscrição.


Utilizador externo à FCT e outros casos
Envie um e-mail para helpdesk-elearning@fct.unl.pt com o assunto “Activação de conta no Moodle@FCTUNL” indicando o seu nome de utilizador no Moodle@FCTUNL e o nome ou contacto do responsável pela disciplina ou página de projecto em que está inscrito.

Your account has been blocked? How to activate your account?


To request reactivation of your account should send an email to helpdesk-elearning@fct.unl.pt with the subject "Activation of account in Moodle@FCTUNL" and the following information:

If you are a teacher at FCT: you should specify your username in Moodle@FCTUNL and its identifier in CLIP.

If you are student at FCT: you should specify your username in Moodle@FCTUNL, your identifier in CLIP and your last year of registration.

If you are an external user or none of the mentioned above: you should specify your username in Moodle@FCTUNL and the name or contact of the person responsible for the course or project page in wish you are enrolled.