Friday, 21 June 2024, 3:05 PM
Site: Moodle @ FCTUNL
Course: FaCTus (FaCTus)
Glossary: Artigos

Editorial / Apresentação

by Factus FCT - Tuesday, 17 October 2006, 10:44 AM
 
O FaCTus, é um projecto antigo na Faculdade de Ciências e Tecnologia da U.N.L, na verdade o projecto inicial teve o seu número 1 em Janeiro de 1994, e teve o seu ultimo número, 6, em Dezembro de 1995, a versão online do FaCTus, F@CTus de seu nome, foi "arquivada" em 16 de Fevereiro de 1999.
Ou seja durante cerca de dois anos e 6 edições, a faculdade teve um jornal , o "Jornal dos Estudantes da F.C.T. / U.N. Lisboa", falando de assuntos que interessavam aos estudantes, com temas tão variados como por exemplo: Ambiente, Cursos, Desporto, Entrevistas, Local, Opinião e Viagens.
Em relação à origem do presente FaCTus, ele surgiu em formato de ideia em maio de 2005, após uma busca na www sobre a altura do vão de passagem da ponte 25 de Abril, ter devolvido como resultado um dos artigos do F@CTus, e se ter reparado na enorme lacuna que existia na faculdade em termos de informação, de, e para estudantes, visto que tendo o FaCTus lançado o seu ultimo número em Dezembro de 1995, já se tinham passado quase 10 anos sobre uma iniciativa do género na Faculdade.
Recentemente, após alguns inquéritos na faculdade, veio-se a saber que o último esforço em termos de jornal de alunos realizado na FCT, tinha sido o Boletim Informativo, cujo o último número, 116, data de 24 de Maio de 2002, o B.I. era também um jornal com temas variados, de, e para estudantes da F.C.T..
No entanto, mesmo tendo em conta o Boletim Informativo, já se passaram mais de 3 anos sobre a ultima tentativa de jornais de para alunos na F.C.T., já que existem no entanto algumas publicações por parte da direcção da F.C.T. nesse sentido, caso do NOVAS, mas são mais vocacionadas para os docentes da F.C.T. do que propriamente para os alunos.
Tendo em conta que na altura em que o actual FaCTus é lançado não existe, já há algum tempo nenhuma iniciativa do género, um grupo de amigos e colegas da F.C.T. juntaram-se e resolveram re-lançar o FaCTus, tendo para isso desenvolvido esforços para com a A.E.F.C.T, para dar o seu aval e cooperação no lançamento do FaCTus e as demais burocracias, foram também estabelecidos acordos com alguns núcleos, no sentido de fomentar a interacção entre grupos, e foram feitas também as demais diligências necessárias para lançar um jornal.
O culminar desses esforços é o que estão neste momento a ler, um jornal para alunos, que aborda os problemas relacionados com eles, e fala não só da vida na faculdade mas também na vida fora dela, sobre assuntos que nos interessam.
E como o FaCTus é também um jornal de alunos, não hesitem em dar o vosso contributo, se tiverem algo que gostassem de se tornar artigo, se tiverem algo que dê um artigo, participem, enviem as vossas propostas, façam parte do vosso jornal.
Isto também é válido para os membros dos núcleos que não foram referidos nesta edição, participem também e aproveitem para divulgar o vosso núcleo.
Este primeiro número é lançado no inicio do ano lectivo de 2005/06, altura de começos, entrada de novos estudantes na F.C.T., novas disciplinas para os estudantes que já cá estavam, enfim, começos.
Esta primeira edição têm como principais artigos a entrada em funcionamento do CLIP, o novo sistema de gestão de informação da F.C.T./U.N.L., este novo sistema, conjuntamente com a aplicação de algumas novas regras em termos de licenciaturas e reestruturações de alguns cursos, são o assunto para um artigo do FaCTus, assim como a Lei de Quadros da Água, as actividades dos núcleos para 2005/06, e as actividades de boas-vindas para os novos estudantes, artigo em que agradecemos a colaboração do NuFoto, compõem o âmago desta edição.
Uma boa leitura, e até à próxima edição.

A Equipa do FaCTus.