quinta-feira, 28 de março de 2024 às 18:01
Site: Moodle @ FCTUNL
Disciplina: FaCTus (FaCTus)
Glossário: Artigos

Residência Fraústo da Silva, uma casa longe de casa...

por Factus FCT - quinta-feira, 9 de novembro de 2006 às 13:44
 
A nossa F.C.T. tem uma população estudantil de cerca de 6000 alunos, mais aluno menos aluno, grande parte destes estudantes vêm todos os dias de suas casas até à Faculdade para terem a sua dose diária de aulas, até aqui tudo bem, é a vida da maior parte de nós.
Mas e os que moram excessivamente longe da F.C.T. e, no entanto, escolheram a F.C.T. para tirar os seus cursos, por exemplo, quem vem das ilhas dos Açores e da Madeira estudar cá, não pode simplesmente vir, todos os dias, de casa para a Faculdade. Que hipóteses é que esses estudantes têm?
A hipótese mais viável é, desde que respeitadas um certo número de condições, concorrer  ao alojamento na Residência Fraústo da Silva, aquele edifício avermelhado do outro lado da estrada do Edifício Departamental.
Existem bastantes vantagens, principalmente para alunos bolseiros, que têm na Residência uma possibilidade de estudar numa das melhores faculdades de ciências e tecnologias de Portugal, sem no entanto sobrecarregar excessivamente os rendimentos do seu agregado familiar, já que entre propinas, alimentação, transportes e estadia, uma faculdade mesmo pública está longe de ser gasto mensal leve para quem não pode suportar muito.
Residência Fraústo da Silva, uma casa longe de casa.
A Residência Fraústo da Silva, uma das três residências da U.N.L., tem capacidade para cerca de 200 estudantes, divididos entre quartos duplos e individuais, e tem neste momento a sua lotação praticamente esgotada, com alunos deslocados, bolseiros e de Erasmus.
O FaCTus fez uma visita à residência e falou com Luís Nunes da Comissão de Residentes, que é um organismo composto por 9 membros, democraticamente eleitos, que faz a ponte entre os residentes e os S.A.S., sem no entanto privar qualquer aluno de os contactar directamente.
Actualmente, sem qualquer vínculo oficial com os S.A.S., goza de uma boa relação com os mesmos e, segundo o que nos foi dito, está para breve a resolução desta situação, já que os S.A.S. da U.N.L. estão a ultimar a regulamentação da matéria para poder haver uma base comum no tratamento das três comissões de residentes da U.N.L..
Falámos sobre as condições na residência, que embora não sejam perfeitas, já que há sempre mais alguma coisa que se pode melhorar, são francamente boas, o que contribui para o bom ambiente que se vive na residência.
Há também que referir o local sossegado onde está inserida a residência, a segurança 24 horas, a bela vista para Lisboa que se tem das áreas de convívio, o circuito de manutenção da U.N.L. que está mesmo à porta e os 5 minutos a pé até à Faculdade.
Residência Fraústo da Silva, uma casa longe de casa.
A residência conta também com áreas de estudo e lazer, internet, que embora neste momento esteja com alguns problemas está à beira de voltar ao normal. Tem também festas e torneios, que servem tanto para divertimento, como, em alguns casos, para angariar verbas para substituir ou adquirir equipamentos em falta. Embora os S.A.S. tenham alguma dessa responsabilidade, o facto de ser a unidade orgânica da U.N.L. com menos dinheiro, a ser distribuído por todos os campus, significa que por vezes não é possível substituir equipamentos com a devida celeridade, situações essas em que o papel das comissões de residentes é bem visível e bastante essencial.
Em conversa com o Luís Nunes, foi-nos dito que talvez não haja mais alunos bolseiros e deslocados a concorrer à bolsa de alojamento por falta de informação, assim como algum receio em ir para uma residência, por medo de não se sentir integrado, ou por estar longe de casa, mas como foi dito pelo Luís, As pessoas da residência são como uma família, com o bom e com o mau que isso trás, e mesmo que uma pessoa venha de longe e tenha medo de se sentir deslocada, não há problema, porque o ambiente é bom e acolhedor, as relações entre residentes são boas e as condições de vida também..
Por isso se és um estudante bolseiro e/ou deslocado e achas que poderias beneficiar por ir para a residência, porque não vais falar com os S.A.S. da F.C.T., os prazos para a residência são os mesmos que para a atribuição das bolsas, aproveita esta oportunidade.