quinta-feira, 28 de março de 2024 às 22:36
Site: Moodle @ FCTUNL
Disciplina: FaCTus (FaCTus)
Glossário: Artigos

Semana do Caloiro '06

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 19:28
 
Como é hábito, este ano tivemos mais uma semana do Caloiro. A semana do caloiro foi criada para dar as boas vindas aos novos estudantes da FCT e funciona todos os anos mais ou menos da mesma maneira, tendo como pontos altos o Desfile do Caloiro na segunda-feira (também nesta edição), o Rally das Tascas, este ano substituído por uma Garraiada, na quarta-feira e, finalmente, na sexta-feira com a Festa do Caloiro.

Em comparação com o ano passado, o que para os novos alunos não deverá significar muito, a ideia geral é que a semana do caloiro este ano correu de uma maneira muito mais suave e com muitos menos problemas. Com o Desfile do Caloiro não houve os problemas do lixo deixado ao abandono nas traseiras dos edifícios, uma das queixas contra o Desfile em anos anteriores.

Acabou-se com o Rally das Tascas, o que, tendo em conta os distúrbios causados em anos anteriores, especialmente no ano passado com os aborrecimentos causados em estabelecimentos em ronda da FCT e também na cantina, foi uma boa ideia, tendo o mesmo sido substituído pela já referida Garraiada, o que não agradou aos apoiantes dos direitos dos animais mas que agradou aos participantes, humanos, da mesma. Enfim, não se pode agradar a Gregos e a Troianos.

A Festa do Caloiro este ano teve direito a um upgrade, com a adição do espaço entre o Edifício X e a Sala de Convívio ao recinto da festa, uma novidade muito bem vinda por todos, já que nesse espaço foi montado um palco para espectáculos que ocorreram durante toda a semana, por exemplo na segunda-feira neste palco actuou Marco Horácio Rouxinol Faduncho, esta adição permitiu também uma melhor divisão do espaço, com a criação de áreas especificas na festa, uma de karaoke, uma área para a MegaFM, patrocinador da Semana do Caloiro, uma área para dance com DJ's do Swell Club, uma área de divertimento com o touro mecânico, luta de cotonetes e boxe.

Outra novidade, que por vezes passa um pouco ao lado das pessoas é a tenda da Rádio/Chillout, que este ano passou a ser a tenda dos Núcleos, com a participação de alguns núcleos, RádioFCT, NuSI, NNT, Cinema, NuArtes e o FaCTus. Este facto permitiu um aproveitamento do espaço de uma maneira bastante original, com a projecção pelo núcleo de Cinema do Baraka no tecto da tenda num dos sets, no resto dos sets, o projector foi utilizado para VJ'ing como apoio visual para os DJ's da RádioFCT e do NuSI, ao NuArtes coube a decoração da tenda, o que não deve ter passado ao lado dos muitos utilizadores dos pufs, claramente satisfeitos com os mesmos, o NNT fez um pouco de animação de rua, muitos devem ter reparado num velhinho de bengala a passear pelo recinto e o FaCTus como devem estar a imaginar participou da maneira que vêem, escrevendo sobre isto tudo.

Falámos um pouco com cada núcleo sobre a sua participação na tenda do caloiro e sobre a festa do caloiro, deixamos aqui as ideias de cada um:

  • RádioFCT - Hugo Janado: Foi uma experiência positiva, em que a maior vitória foi conseguir juntar tantos núcleos de áreas diferentes e conseguir que as coisas funcionassem. Em termos de organização correu tudo bem, salvo algumas situações pontuais que foram resolvidas, todo o material que era preciso foi fornecido pela AEFCT. E no geral foi a melhor festa em que tive.
  • Núcleo de Cinema João Carias: É uma experiência para repetir, muito positiva, as coisas correram bem, passou-se um filme apropriado no inicio da noite. A organização esteve de parabéns e a afluência à tenda foi boa.
  • NuSI Ricardo Leote: Foi uma experiência positiva, que é quase uma necessidade dado os núcleos terem casa vez menos membros: estas parcerias têm resultado particularmente bem, como é o caso do Cultural Worm Up. A organização esteve bem com o aumento do espaço do recinto que trouxe mais pessoas á festa.   
  • NuArtes Mariana Cardoso:  Foi uma boa experiência, o pessoal pareceu gostar do espaço, especialmente dos puffs. A organização correu bem, exceptuando pequenas coisas que não correram tão bem mas isso também é de esperar. No geral foi uma experiência para repetir.

No geral a organização da Semana do Caloiro está de parabéns, já que para muitas das pessoas com que o FaCTus falou, esta foi uma das melhores semanas do caloiro em alguns anos.

Nota: Por lapso não foi referido o evento das Tunas que decorreu durante a semana do caloiro, nem a participação do Grupo Académico Nós Koppus que esteve também presente durante toda a semana, esta última deve-se ao facto de este artigo ser focado na Tenda dos Núcleos.
Possivelmente houve também outra actividades que não referimos, se foi alguem esquecido, ficam aqui os nossos sinceros pedidos de desculpa pelo lapso.