Catálogo com as principais fontes de informação da UECatálogo obtido junto do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
|
CEDEFOP
Cedefop (1) - the European Centre for the Development of Vocational Training, established in 1975 (2), is a European agency that helps promote and develop vocational education and training in the European Union (EU). It is the EU's reference centre for vocational education and training. |
Centro de Informação Europeia Jacques DelorsCentro de Informação Europeia Jacques Delors
O Centro de Informação Europeia Jacques Delors dá mais Europa aos cidadãos. A partir de Lisboa, Centro Cultural de Belém, chega junto dos cidadãos de todo o mundo de língua portuguesa. Informa, forma, anima, sensibiliza, difunde, edita, promove e mostra a União Europeia (UE).
|
Comissão Europeia
A Comissão Europeia representa e sustém o interesse geral da União e é a força motriz do seu sistema institucional. Detém quatro funções essenciais, que consistem em propor legislação ao Parlamento e ao Conselho, administrar e levar a efeito as políticas comunitárias, fazer aplicar a legislação comunitária (juntamente com o Tribunal de Justiça) e negociar acordos internacionais, especialmente os relacionados com o comércio e a cooperação. O sítio Web da Comissão disponibiliza essencialmente:
Os sítios Web da Comissão são desenvolvidos por cada uma das Direcções Gerais e serviços da Comissão. |
Comissão Europeia - Grupo de Trabalho de Educação e Formação |
Compendium Comissão Europeia
|
Compendium de Documentos relacionados com o Programa Educação e Formação 2010Compendium de documentos relacionados com o Programa Educação e Formação 2010
|
Conselho Europeu
O Conselho é o principal órgão de tomada de decisões da União Europeia. Os Ministros dos Estados-Membros reúnem-se em Conselho da União Europeia. Cada país faz-se representar pelo ministro responsável pelo domínio em questão (assuntos externos, finanças, assuntos sociais, transportes, agricultura, etc.). Cada Estado-Membro exerce a Presidência do Conselho por um período de seis meses, numa base rotativa. O Conselho é responsável pela tomada de decisões e pela coordenação.
Os actos do Conselho. Os actos do Conselho podem assumir a forma de regulamentos, directivas, decisões, acções comuns ou posições comuns, recomendações ou pareceres. O Conselho pode ainda adoptar conclusões, declarações e resoluções. O Conselho actua como legislador, em geral, no seguimento de propostas apresentadas pela Comissão Europeia. As propostas são examinadas no Conselho que pode modificá-las antes de as adoptar. O Parlamento Europeu participa activamente no processo legislativo. A legislação comunitária é adoptada, em larga medida, simultaneamente pelo Parlamento e pelo Conselho usando o denominado procedimento de codecisão. Os Tratados estipulam o número de votos de que cada Estado-Membro dispõe. Os Tratados definem igualmente as situações em que é necessária uma maioria simples, uma maioria qualificada ou a unanimidade. |
Direcção Geral de Educação e CulturaDirecção Geral de Educação e Cultura
"Reforçar e promover a aprendizagem ao longo da vida, a diversidade linguística e cultural, a mobilidade e o empenhamento dos cidadãos europeus, em especial dos jovens." |
e-education-europe
E-education-europe is a website focusing on comparisons of education and training policies in Europe and for the dissemination of information on european research on education. It intends to:
|