Monday, 9 December 2024, 12:16 AM
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Course: Políticas Educativas Europeias (PEE)
Glossary: Autores relevantes
N

Nóvoa, António

Nóvoa

Notas curriculares:

1986 - Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Genebra.
1994 - Agregação em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa.
- Professor Auxiliar (1986-1990), Professor Associado (1991-1995) e Professor Catedrático (desde 1996) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
- Assistente ou Professor Convidado, por períodos longos, das Universidades de Genebra (1982/1983), de Wisconsin-Madison (1993/1994) e de Paris V (1995).
- Professor Convidado, por períodos curtos, das Universidades de Montreal, Strasbourg, Barcelona, Mons, A Coruña, Madrid, São Paulo, Federal do Rio de Janeiro, Federal de Mato Grosso do Sul, PUC-São Paulo, PUC-Rio de Janeiro,...
- Presidente da Associação Internacional de História da Educação (ISCHE).
- Presidente do Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional (1990-1993).
- Vogal do Conselho Científico do Institut National de Recherche Pédagogique, Paris (desde 1998).
- Coordenador e/ou vogal de vários painéis de avaliação científica, em Portugal e no estrangeiro (União Europeia, INRP, etc.), particularmente como responsável da área de Ciências da Educação na Comissão de especialidade das Ciências Sociais da JNICT (1995-1997).
- Membro do Conselho Científico de Acompanhamento de Unidades de Investigação da Universidade do Minho (CEEP) e da Universidade do Porto (CESE), desde 1998.
- Membro da Comissão Científica do Senado da Universidade de Lisboa, desde 1998.
- Consultor para a Educação do Presidente da República (1996-1999).
- Responsável científico de quatro projectos de investigação em curso: Arquivos históricos e monografias dos liceus portugueses (financiamento Praxis XXI), Bibliografia portuguesa da educação (séculos XIX-XX) (financiamento Praxis XXI), Educational Governance and Social Inclusion and Exclusion (financiamento Programa TSER - União Europeia), Problems of Educational Standardisation and Transitions in a Global Environment (financiamento Programa TMR - União Europeia).
- Orientador (ou co-orientador) de 12 teses de doutoramentos e de cerca de 30 teses de mestrados, já concluídas.
- Membro de mais de cem júris de provas de agregação, de doutoramento e de mestrado, em Universidades portuguesas e estrangeiras (Paris III, Paris V, Madrid, La Coruña, Palma, Genève, Strasbourg, São Paulo, etc.).
- Membro de Conselhos científicos ou editoriais de várias revistas, nacionais e internacionais, nomeadamente: Análise Psicológica (Portugal), Année de la Recherche en Éducation (França), Aprender (Portugal), Arquipélago - Ciências da Educação (Portugal), Doxa (Brasil), Educação e Realidade (Brasil), Educación y Pedagogía (Colômbia), Educational Research and Evaluation (Países Baixos), European Journal of Teacher Education (Reino Unido), Expression (Canadá), Historia da la Educación (Espanha), History of Education (Reino Unido), Inovação (Portugal), Paedagogica Historica (Bélgica), Mediterranean Journal of Educational Studies (Malta), Penser l'Éducation (França), Recherche et Formation (França), Revista Brasileira de Educação (Brasil), Revista Portuguesa de Educação (Portugal), Revue Française de Pédagogie (França) e Sarmiento (A Coruña).
- Sócio de diversas sociedades científicas, nacionais e internacionais, nomeadamente: International Standing Conference for the History of Education, Fondation des Archives Institut Jean?Jacques Rousseau, European Society for Research on the Education of Adults, American Educational Research Association, History of Education Society, Comparative and International Education Society, Comparative Education Society in Europe, Association Internationale de Pédagogie Experimentale de Langue Française/AFIRSE, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, European Educational Research Association.

- Áreas de especialização: História da Educação e Educação Comparada.

Interesses de investigação:

profissão docente, da história da educação e da educação comparada publicados em diversos países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Algumas publicações:

Le temps des professeurs (1987), O método (auto)biográfico e a formação (1988), Análise da instituição escolar (1990), Ciências da educação e mudança (1991), Profissão: Professor (1991), Vidas de professores (1992), Os professores e a sua formação (1992), Reformas educativas e formação de professores (1992), Avaliações em educação (1992), A imprensa de educação e ensino (1993), Modèles danalyse en éducation comparée (1995), The colonial experience in education (1995), LEurope et léducation (1996), A escola na literatura (1997), La profession enseignante en Europe (1998), Histoire & Comparaison (1998), A Difusão mundial da escola (2000).

Contacto:

<font color="#8b4513" size="2">anovoa@fpce.ul.pt</font>

Interesse para o projecto:

Especialmente em dois textos dá um contributo importante para a história da educação na União Europeia e para a História da Educação COmparada.