segunda-feira, 17 de junho de 2024 às 07:34
Site: Moodle @ FCTUNL
Disciplina: Grupo de Equitação (Equi)
Glossário: Glossário de equitação
A

Abordagem

aproximação a um obstáculo

Ajudas

em equitação diz-se das acções das mãos, pernas, corpo e voz do cavaleiro, isoladamente ou em conjunto, com o intuito de comunicar a sua vontade ao cavalo

Alazão

Côr de cavalo que pode variar sua tonalidade entre uma extensa gama de tons castanho-avermelhados. O mais escuro possui um tom quase arroxeado, enquanto que o mais claro é brilhante, possuindo um profundo tom ouro-avermelhado. Os alazões normalmente possuem marcas de tonalidades diversas. Podrem apresentar crina, cauda e pintas castanhas ou negras, ou ainda, ter crina e cauda cor de palha dourada.

Arreios

Conjunto dos aparelhos que se colocam sobre o cavalo e que permite ao cavaleiro utilizá-lo com conforto e segurança.
B

Bridão

embocadura que consiste num bocado articulado com uma argola em cada extremidade onde se fixam tanto as faceiras como as rédeas.
C

Cabeçada

Parte dos arreios do cavalo que se coloca na cabeça.

Cangocha

salto para o ar dado pelo cavalo normalmente com intenção de se livrar do cavaleiro no qual o cavalo arqueia o dorso e se recebe com as mãos hirtas e a cabeça muito baixa.

Cavaletes

o mesmo que Cavalletti

Cavalletti

Série de varas a uma altura pequena do chão (25 a 30 cm) que obrigam o cavalo a abrir e elevar as passadas aprendendo a andar de forma mais equilibrada e impulsionado ao mesmo tempo que exercita melhor os músculos.

Cilha

Faixa de cabedal ou nylon com fivelas nas duas extremidades que serve para segurar a sela sobre o dorso do cavalo apertando-o por baixo da barriga.