Teodoro, António

Teodoro

Notas curriculares:

Nasceu na cidade da Horta, nos Açores, em 1950. Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, e Licenciado em Educação Física pelo antigo Instituto Nacional de Educação Física (INEF). Professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, onde é Director da Licenciatura de Ciências da Educação e do Mestrado na mesma área científica, especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas. Director da Unidade de Investigação Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos na sua Universidade. Director da Revista Lusófona de Educação. Membro fundador do movimento sindical docente. Presidente da Direcção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989) e Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, FENPROF (1983-1994). Membro do Comité Europeu da Confederação Mundial das Organizações da Profissão Docente, CMOPE/WCOTP (1988-1992) e do Comité Europeu da Internacional de Educação (1993-1994). Inspector-Chefe do Ensino Primário (1974-1975). Director da revista o professor (1977-1979). Membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994). Consultor do Conselho de Ministros para os Assuntos da Educação, Formação, Cultura e Ciência (1995-1999). É, desde 1995, Presidente da Direcção do Fórum Educação. Co-fundador e Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Instituto Paulo Freire Portugal, e membro do Conselho de Assessores internacionais do Instituto Paulo Freire, de São Paulo.

Publicações:

(2005).Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI. Porto: Edições Afrontamento (com Carlos A. Torres).

(2004). Globalització i Educació. Polítiques educatives i noves formes de govern. Xàtiva (Valencia): Ediciones del Crec.

(2004). Histórias (re)construídas. Leituras e interpretações de processos educacionais. São Paulo: Cortez Editora [editor].

(2003). Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação. Porto: Edições Afrontamento.

(2003). Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez Editora.

(2003). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Cortez Editora [Editor with Maria Lúcia Vasconcelos].

(2002). As Políticas de Educação em discurso directo (1955-1995). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

(2001). A Construção Política da Educação. Estado, Políticas Educativas e Mudança Social no Portugal Contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento.

(2001). Educar, Promover, Emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas [Editor].

(1998). Professor/a: uma profissão em mutação? Actas do 1.º Congresso do Fórum Educação. Almada: Fórum Educação [Editor].

(1997). Poder e Participação em Educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (155pp.).

(1996). Pacto Educativo: aspirações e controvérsias. Lisboa: Texto Editora [organização e nota de apresentação].

(1994). Política Educativa em Portugal. Educação, Desenvolvimento e Participação Política dos Professores. Venda Nova: Bertrand     Editora [347 pp.].

(1994). A Carreira Docente. Formação, Avaliação, Progressão. Lisboa: Texto Editora [178pp.].

(1990). Os Professores. Situação Profissional e Carreira Docente. Lisboa: Texto Editora [96 pp.].

(1984). Guia Prático do Sistema Educativo. Lisboa: Plátano Editora [em colaboração, 161 pp.].

(1982). O Sistema Educativo Português. Situação e perspectivas. Lisboa: Livros Horizonte [135 pp.].

(1978). A Revolução Portuguesa e a Educação. Lisboa: Editorial Caminho [134 pp.].

(1977). Sobre as qualificações escolares e profissionais dos trabalhadores portugueses. Lisboa: Seara Nova [70 pp.].

(1976). Perspectiva do Ensino em Portugal.

Capítulos de livros:

(2005). Novos modos de regulação transnacional das políticas educativas. Evidências e possibilidade. In A. Teodoro & C. A. Torres (orgs.). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI (pp. 159-173). Porto: Edições Afrontamento.

(2005). Bolonha e a reforma universitária. Dos riscos potenciais às possibilidades de mudança. In J. P. Serralheiro (org.). O Processo de Bolonha e a Formação dos Educadores e Professores Portugueses (pp. 51-57). Porto: Profedições.

(2004). Um estudo europeu sobre os professores. Atractividade, perfil e conteúdo ocupacional da profissão docente. In A. Adão & E. Martins (org.). Professores. Identidades (re)construídas (pp.61-70). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

(2004). Um novo cenário: o acesso dos alunos ao conhecimento e o bem-estar dos professores. In A. Adão & E. Martins (org.). Professores. Identidades (re)construídas (pp. 367-377). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (com Ana Sofia António).

(2004). Apresentação. Um contributo para a renovação de fontes e de metodologias em História da Educação. In A. Teodoro (org.). Histórias (re)construídas. Leituras e interpretações de processos educacionais. São Paulo: Cortez Editora

(2003). O Estado Novo e a Educação. As mudanças invisíveis na sociedade portuguesa do pós-guerra e a expansão educativa. In R. Fernandes & J. Pintassilgo (orgs.). A Modernização Pedagógica e a Escola para todos na Europa do Sul no Século XX (pp. 27-50). Lisboa: Grupo SPICAE.

(2003). Ensino superior: tendências e desafios no caso português. In A. Teodoro & M. L. Vasconcelos (Orgs.). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária (pp. 13-33). São Paulo: Cortez Editora.

(2003). Educational Policies and New Ways of Governance in a Transnationazation Period. In C. A. Torres & A. Atikainen (Ed.). The International Handbook on the Sociology of Education. An International Assessment of New Research and Theory (pp. 183-210). Lanham, MA: Rowman & Littlefield.

(2002). Nota de Abertura e revisão científica (com Áurea Adão) do livro: C. A. Torres, M. P. OCadiz & P. L. Wong, Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Revisão científica (com Áurea Adão) da edição brasileira.

(2001). Organizações internacionais e políticas educativas nacionais: a emergência de novas formas de regulação transnacional ou uma globalização de baixa intensidade. In S. R. Stoer, L. Cortesão & J. A. Correia (orgs.). Da Crise da Educação à Educação da Crise: Educação e a Transnacionalização dos Mecanismos de Regulação Social (pp. 125-161). Porto: Edições Afrontamento.

(1999). Ensino Secundário: constatações breves e três tópicos para um debate urgente. In J. Azevedo (Coord.). O Ensino Secundário em Portugal (Estudos). Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp. 201-203.

(1998). Educação, democracia e cidadania. Cinco tópicos para um debate sobre inovação e mudança na escola, In CNAPEF, org. A Educação Física em finais de século. As mudanças necessárias. Actas do IV Congresso Nacional de Educação Física, Fátima 27-29 Novembro 1997. Porto: Areal Editores, pp. 145-148.

(1998). O conceito de construção retórica da educação. As despesas públicas com a educação. In J. Magalhães, org. Fazer e ensinar História da Educação. Braga: Instituto de Educação e Pedagogia/Universidade do Minho, pp. 193-210.

(1998). O tempo dos professores? Conhecimento e poder: de uma intervenção acrescida na vida política a uma nova centralidade no processo educativo. In A.Teodoro & R. Páscoa, eds. Professor/a: uma profissão em mutação. Almada: Fórum Educação, pp. 355-363.

(1997). Políticas educativas: um campo de estudo no cruzamento de vários campos científicos e metodológicos. In Estrela, A. & Ferreira, J., orgs. Métodos e Técnicas de Investigação Científica em Educação. Lisboa: AFIRSE/FPCE.UL, pp. 673-692.

(1997). Formação contínua dos professores: dos conceitos à prática, ou a necessidade de repensar os modelos dominantes de formação. In AA.VV., 1º Encontro de Educação e Cultura do Concelho de Oeiras. Livro de Actas. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.

(1996). Políticas educativas e mudanças no campo educativo, 1970-1990: uma análise comparativa das políticas respeitantes à formação de professores na Reforma Veiga Simão e na Lei de Bases do Sistema Educativo. In Estrela, A., Canário, R. & Ferreira, J., orgs., Formação, Saberes Profissionais e Situações de Trabalho, vol. II. Lisboa: AFIRSE/FPCE.UL, pp. 365-376.

(1996). Reforma educativa ou a procura de uma outra estratégia de mudança. In II Conferência Internacional de Sociologia da Educação. Actas. Faro: Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, pp. 170-199.

(1995). A Emergência da Prioridade Educativa no Discurso Político dos Anos 80. In AA. VV. Ciências da Educação: Investigação e Acção, I vol. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, pp. 391 - 401.

(1992). Anos 90: A Prioridade Educativa. In AA.VV., A Educação em Portugal. Anos 80/90. Porto: Edições ASA, pp. 14 - 20.

(1991). A formação continua dos professores num contexto de reforma. In AA.VV., Formação Contínua de Professores. Realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp. 39 - 59.

(1989). Educação e Desenvolvimento: a implementação da Lei de Bases do Sistema Educativo, questão central de uma política de modernização e desenvolvimento da sociedade portuguesa. In AA.VV., Emprego, Modernização, Desenvolvimento: que soluções?. Lisboa: Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, pp. 123 - 140.

(1983). Educação e Desenvolvimento: prioridades para uma política de desenvolvimento e democratização da educação em Portugal. In AA.VV., Evolução Recente e Perspectivas de Transformação da Economia Portuguesa, vol. IV. Lisboa: CISEP/ Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

(1980). "Por um desenvolvimento autónomo da Universidade Portuguesa". In AA.VV., A Universidade Portuguesa em debate. Actas do Seminário sobre Problemas do Ensino Superior. Lisboa: Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, pp. 21 - 28.

Interesses de investigação:

Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion in 12 Countries .Coordenação nacional: Prof.Doutor António Teodoro

A Construção da profissão docente no ensino Secundário (1947-1974).Formações, percursos, identidades.(pdf)
(coordenação: Prof.Doutor António Teodoro)

Projecto de Intervenção Cultura de Paz no Nordeste Brasileiro.
(coordenação:Mestre Vicente Celestino França)

The teaching profession in Europe: profile, trends and concerns, projecto realizado no âmbito do Programa europeu Eurydice

Rede Ibero-Americana de Políticas de Educação.Coordenação nacional: Prof.Doutor António Teodoro

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