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Barroso, João(ainda não foi encontrada foto) Notas curriculares: HABILITAÇÕES: Publicações: BARROSO, João (1992). "Fazer da escola um projecto". In: CANÁRIO, Rui, org. Inovação e projecto educativo. Lisboa: EDUCA. BARROSO, João (1995a). Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Lisboa: Instituto de Inovação Educativa. BARROSO, João (1995b). Os Liceus: organização pedagógica e administração (1836-1960). Lisboa: Junta Nacional de Investigação Científica e Fundação Calouste Gulbenkian. (2 volumes). BARROSO, João (1995c). Para uma abordagem teórica da reforma da administração escolar: a distinção entre direcção e gestão. In: Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho, 8 (1), pp. 33-56. BARROSO, João (1995d). Organização pedagógica e disciplina escolar. Uma abordagem sócio-histórica. In: Colóquio: Educação e Sociedade, nº 10, p. 75-98 BARROSO, João (1996a). Génese e evolução da organização pedagógica e da administração dos liceus. Uma investigação no cruzamento de várias disciplinas. In: Análise Psicológica, nº 4, p. 487-506. BARROSO, João, org. (1996b). O Estudo da Escola. Porto: Porto Editora. BARROSO, João e PINHAL, João, org. (1996c). A administração da Educação. Os caminhos da descentralização. Lisboa: Editora Colibri. BARROSO, João, (1997a). Autonomia e gestão das escolas. Lisboa: Ministério da Educação. BARROSO, João, (1997b). Perspectiva Crítica sobre a Utilização do Conceito de Qualidade do Ensino: Consequências para a investigação. In: Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 23-43) BARROSO, João, (1997c). Formação, Projecto e Desenvolvimento Organizacional. In: CANÁRIO, Rui, org. Formação e Situações de Trabalho. Porto: Porto Editora (pp. 61-78). BARROSO, João, (1997d). A Formação em Administração Educacional em Portugal. In: LUÍS, Ana, BARROSO, João, PINHAL, João, eds. (1997). A Administração da Educação: Investigação, Formação e Práticas. Lisboa: Forum Português de Administração Educacional (pp. 85 -104). BARROSO, João, (1998a). Escolas, Projectos, Redes e Territórios. Lisboa: PEPT/ Ministério da Educação. BARROSO, João, (1998c). Pacto y flexibilización de la gestión escolar en Portugal. In: Organización y Gestión Educativa, Revista del Forum Europeo de Administradores de la Educación, nº 2, 1998. Madrid: Editorial Escuela Española (pp. 33-37). BARROSO, João, (1998d). Da gestão por objectivos, aos objectivos da gestão: o caso das escolas públicas. In: AA.VV. Gestão por Objectivos na Administração Pública.Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Universidade Técnica de Lisboa. (pp. 255-269). BARROSO, João (1998f). Descentralização e autonomia: devolver o sentido cívico e comunitário à escola pública. Colóquio / Educação e Sociedade, nº 4 (nova série), Outubro 98. Fundação Calouste Gulbenkian. (pp. 32-58). BARROSO, João (1998g). O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, Naura Carapeto, org. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez Editora. (pp. 11-32). BARROSO, João (1999a). Organização e gestão das escolas secundárias. In: Joaquim de Azevedo, coord. O Ensino Secundário em Portugal. Lisboa: Conselho Nacional de Educação. BARROSO, João, org. (1999b). The school between the Local and the global. Perspectives on the XXI century. Lisboa: Forum Português de Administração Educacional. BARROSO, João, org. (1999c). A Escola entre o Local e o Global. Perspectivas para o Século XXI. Lisboa: Educa e Forum Português de Administração Educacional. BARROSO, João, (1999d). "Regulação e autonomia da escola pública: o papel do Estado, dos professores e dos pais". In: Inovação, vol.12, nº3, 1999, pp. 9-33. BARROSO, João e CANÁRIO, Rui (1999). Centros de Formação das Associações de Escolas. Das expectativas às realidades. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. BARROSO, João (2000). Autonomie et modes de régulation locale dans le système éducatif. In: Révue Française de Pedagogie, nº 130, janvier, février, mars 2000, pp. 57-71 BARROSO, João (2000). De lanalyse des politiques aux recherches sur les pratiques: le rôle de lexpertise dans lévaluation des mesures de renforcement de lautonomie des établissements scolaires, au Portugal. Revue de l' Institut de Sociologie, Université Libre de Bruxelles, nº 1997/1-4, pp. 133-156 BARROSO, João (2000). El análisis de las instituciones educativas en Portugal: principales tendencias y líneas de investigación. In: Manuel Lorenzo Delgado et alli eds. Las Organizaciones educativas en la sociedad neoliberal. Granada: Grupo Editorial Universitário, pp. 65-95. BARROSO, João (2000). Administration, réforme et innovation pédagogique au Portugal. In: Administration et éducation, Revue de l Association Française des Administrateurs de l Éducation, nº 4, 2000, pp. 103-108 BARROSO, João, DANCEL, Brigitte et TOMAMICHEL, Serge (2000). Les institutions scolaires. Cours. Licence de Sciences de l éducation. Futuroscope: Centre National dEnseignement à Distance, Institut de Poitiers. BARROSO, João (2000). Autonomia das escola: da modernização da gestão ao aprofundamento da democracia. In: Costa, Jorge Adelino, Mendes, António Neto, Ventura, Alexandre, orgs. Liderança e estratégia nas organizações escolares. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp. 165-183. BARROSO, João (2001). A escola como espaço público local. In: António Teodoro, org. Educar, promover, emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, pp. 201-222. BARROSO, João (2001). O século da escola: do mito da reforma à reforma de um mito. In: Terrén, Eduardo, Hameline, Daniel e Barroso, João. O século da escola entre a utopia e a burocracia. Porto: Edições ASA. BARROSO, João (no prelo). "L'État et la régulation locale de l'éducation. Réflexions sur la situation au Portugal." In: Dutercq, Yves. Administration, évaluation et politique. Pour une nouvelle théorie de l'administration de l'éducation. Paris: PUF et INRP. Interesses de investigação: Regulação da Educação, administração educacional, autonomia e gestão das escolas. Contacto: <font color="#8b4513" size="2">jbarroso@fpce.ul.ptfont> Pertinência para o projecto: Faz uma importante distinção entre os conceitos de Regulação transnacional, regulação nacional, microrregulação e metarregulação. | ||
Biesta, Gert
Nota curricular Professor de Teoria da Educação e Director de Investigação na School of Education and Lifelong Learning da Universidade de Exeter. Professor visitante de Educação e Cidadania Democrática nas Universidade de Orebro e Malardalen na Suécia. É Editor (Editor in chief) da revista Studies in Philosophy and Education. Em Dezembro de 2007 irá para o Insituto de Educação da Universidade de Stirling (Escócia) para um cátedra em Educação. Integra a equipa do projecto «Learning lives» Contacto: <u><font color="#0000ff" size="2">g.biesta@ex.ac.uk</font></u> Site pessoal onde o trabalho do autor está muito detalhado e ondese encontra artigos para download: E também o site do projecto: Pertinência para o nosso projecto Investigação empírica no domínio da ALV Análise crítica do conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida. Análise crítica da linguagem cotemporânea de educação. | |||