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C

Canário, Rui

Nota curricular

- Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
-  Vice Presidente da Educa (Associação de Estudos e Publicações da Faculdade de
Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa);
- Presidente do Conselho Científico do ICE (Instituto das Comunidades Educativas);
- Membro do Conselho Científico da escola Superior de Educação de Setúbal;
- Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa;
- Responsável científico do Projecto "Escolas Rurais" (ICE/Fundação Van Leer).

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1974)
Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Bordéus II (1987)

Domínio de investigação actual: A educação e o local. Investigador responsável do projecto ESTER (Escolas e territórios), financiado pela Fundação Ciência e Tecnologia.

Domínios de ensino: Formação de adultos e sociologia da educação. Responsável pelo curso de mestrado na área de especialização de Formação de Adultos.

Actividades de ensino, por convite, nas seguintes universidades: Universidade Nova de Lisboa, Universidade Aberta, Universidade do Porto, Universidade de Évora, Universidade dos Açores, Universidade do Estado de S. Paulo (Brasil), Universidades de Estrasburgo e de Rouen (França).


Publicações principais (últimos cinco anos)

Livros:
Escola e exclusão social. (2001 ).Lisboa: IIE/ Educa (com Natália Alves e Clara Rolo)

Educação de adultos: um campo e uma problemática. (1999) Lisboa: Educa.

Centros de Formação das Associações de Escolas: das expectativas às realidades.
(1999). Lisboa: IIE. (com João Barroso)

Desenvolvimento de bibliotecas e formação contínua de professores (1998). Lisboa: Ministério da Educação

Formação e situações de trabalho (1997). Porto: Porto Editora

A parceria professores/pais na construção de uma escola do 1º ciclo (1997). Lisboa: Ministério da Educação (com Clara Rolo e Mariana Alves)

A escola e o espaço local. Políticas e actores (1996). Lisboa: IIE (com Natália Alves, Belmiro Cabrito e Rui Gomes)

Gestão da escola. Como elaborar o plano deformação? (1995) Lisboa: IIE

Capítulos de livros:

Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: entre a "igualdade de oportunidades" e a "luta contra a exclusão". In: Vários (2000). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Uma construção ecológica da acção educativa. Lisboa: IIE (com Natália Alves e Clara Rolo )


A escola, a crise do mundo urbano e a questão social (1999) In: Construir uma escola inclusiva. Porto: Fundação Para o desenvolvimento do Vale de Campanhã, 101-116.

O professor entre a reforma e a inovação (1999). In: Bicudo, M.A. e Alves, C. (Orgs.). Formação do educador e avaliação educacional. Organização da escola e do trabalho pedagógico. S. Paulo: Unesp, 271-289.

The Portuguese case (1999). In: Lindlab, S. e Popkewitz, Th. (Eds.). Educational
governance and social integration and exclusion. national cases of educational systems and recent reforms. Uppsalla University, 143-170

A escola, o local e a construção de redes de inovação (1996). In: Campos, B. (Org.). Investigação e inovação para a qualidade das escolas. Lisboa: IIE, 31-58

Os estudos sobre a escola: problemas e perspectivas (1996). In: Barroso, I. (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 121-149


Artigos:
A escola no mundo rural. Contributos para a construção de um objecto de estudo
(2000). Educação Sociedade e Culturas, 14, 121-139

Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. A escola face à exclusão social (2000). Revista de Educação, XI, 1, 125-135

Enseignants au Portugal: formation continue et enjeux identitaires (1999). Education et Sociétés, 4, 131-142 ( com José Alberto Correia)

A escola: o lugar onde os professores aprendem (1998). Psicologia da Educação, 6,9-27

Formación y cambio: la experiencia portuguesa de los "Centros de Formacion de
Associaciones de Escuelas" (1997). Professorado, 1 (1),87-97

Portugal: I'école à la recherche du temps perdu (1997). Revue lnternationale
d'Education, 15,99-113

Ecoles Professionnelles au Portugal: une expérience de partenariat (1997). Education Permanente, 131, 151-159 (com M. B. Canário)

Un projet pour les école isolées (1996). Revue lnternationale d'Education, 1°, 111-120

Pertinência para o Projecto

Trabalho, conceptual e de investigação, desenvolvido no âmbito da Educação de Adultos.

Crítica do conceito de «Aprendizagem ao Longo da Vida»


Charlot, Bernard

Charlot

Nota curricular

Bernard CHARLOT é graduado em Filosofia e Doutor em Educação pela Universidade de Paris X (Doctorat dÉtat). Professor emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris 8, onde foi Professor Catedrático e fundou a equipa de pesquisa ESCOL. Atualmente, é Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju (Brasil), onde vive.
É, actualmente, consultor da UNESCO-Brasil. Foi Presidente da Associação Francesa dos Professores e Pesquisadores em Educação (AECSE) (1990-1996) e membro do Comitê Internacional do Fórum Mundial da Educação de Porto Alegre, do qual é um dos fundadores. É, ainda, membro de numerosos conselhos de revistas especializadas em vários paises.
Escreveu 12 livros, organizou mais 5, publicou muitos artigos e capítulos em outros livros. Os seus livros foram traduzidos no Brasil, em Espanha, na Grécia, em Itália e no Uruguai. Das obras mais recentes, destaque para o livro Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização (Porto Alegre, ARTMED, 2005).

Contacto

vcharlot@terra.com.br

Algumas publicações

Charlot, B. (dir.) (1994)

L'école et le territoire : nouveaux espaces, nouveaux enjeux, Paris, Armand Colin.

Charlot, B. (1999)

Le rapport au savoir en milieu populaire. Une recherche dans les lycées professionnels de banlieue, Anthropos.

Charlot, B. (2000) Du Rapport au savoir. Éléments pour une théorie, Anthropos, 1997. Traduit en Grèce en 1999 et au Brésil en 2000.

Charlot, B., Bautier, E. et Rochex, Y. (1992) École et savoir dans les banlieues et ailleurs, Paris, Armand Colin.

Interesse para o projecto

Abordagem sobre as relações entre educação e globalização.

Conceptulização sobre as relações entre Estado e Educação - Estado EDucador, Estado Desenvolvimentista e Estado Regulador