EVOLUCIONISMO

De uma visão da Natureza Imutável e regida por princípios fixos transita-se, ao longo do tempo, para um modelo que considera a Natureza variável.

É justamente a partir do século XVIII que os homens da ciência vão tendo consciência das primeiras ideias evolucionistas (na altura designaram-nas ideias transformistas), que estabeleciam que a vida tinha uma longa e contínua história durante a qual os organismos animais e vegetais iam sendo transformados, povoando a Terra.

São justamente duas áreas do conhecimento que vão contribuir para a transição do fixismo ao evolucionismo:

1. O estudo das espécies actuais

Lineu efectuou o florescimento da Sistemática, estabelecendo um sistema hierárquico de classificação dos seres vivos que ainda hoje tem utilidade. Era fixista e defendia que cada espécie possuía um conjunto de características que correspondiam aos desígnios de Deus.

É justamente quando Lineu estudava a morfologia dos indivíduos, de forma a estabelecer um sistema de classificação, que permitiu que se instalasse a dúvida acerca de uma possível origem comum. É interessante este facto, visto que acabou por constituir o embrião das ideias evolucionistas.

2. A análise pormenorizada dos fósseis

Foi o estudo dos fósseis, um dos importantes factos que veio abalar o fixismo. O testemunho de vida passada deixado por estes factos, pôs em evidência vestígios de espécies que se encontravam em certos estratos e não surgem noutros estratos, nem na actualidade.

Surge então a Teoria do Catastrofismo (George Cuvier), para colmatar as dúvidas levantadas pelos registos fósseis que na altura se iam tornando cada vez mais numerosos. Esta teoria explica o desaparecimento de fósseis de seres que não se encontram na actualidade, devido à ocorrência de catástrofes, em determinados locais e num determinado tempo, que destruíam a fauna e a flora dessas regiões. Para explicar as novas formas de vida que surgiam no registo fóssil deixado nas camadas superiores, Cuvier admitiu que, após a catástrofe que destruía os seres, se dava o repovoamento por espécies estranhas, vindas de outras regiões.

Alguns nomes importantes que admitiram concepções evolucionistas:

- Buffon;

- Charles Lyell;

- Lamarck;

- Darwin.

Última alteração: sábado, 4 de agosto de 2012 às 18:16