O que é a vida?

Vida — condição que distingue os animais e as plantas da matéria inorgânica, incluindo a capacidade de crescer, a actividade funcional e as mudanças continuas até à morte (Concise Oxford Dictionary, 9ª edição, Oxford University Press).

…. a vida tem a propriedade de aumentar a ordem local, tornando o ambiente envolvente mais caótico... A vida é sustentada ... O grau de sofisticação de um organismo vivo pode medir-se pelo seu grau de desiquilíbrio relativamente ao ambiente natural ... A vida não pode permanecer parada. Deve crescer. Se parar, morre atingindo o equilíbrio como cadáver … (Euan B. Nisbet, Living Earth, Harper Collins, 1991).

… Mesmo ao mais baixo nível, viver implica sensações, escolha, memória ... Todos os seres orgânicos são sensitivos... Vida é matéria que escolhe … (Lynn Margulis & Dorion Sagan, What is life?, Simon & Schuster, 1995).

… É o um sistema químico auto-sustentado capaz de evoluir segundo os princípios de Darwin … (Gerald Joyce, Scripps Research institute, National Geography, v.193, nº3)

…Uma organização, o corpo também é um sistema organizado, está vivo enquanto se mantém organizado, e a morte não é mais do que o efeito de uma desorganização. … (J. Saramago, Ensaio sobre a cegueira, Edit. Caminho, 1995)

(in "A Terra e a Vida", João Pais FCT/UNL)
Última alteração: sábado, 4 agosto 2012, 18:16