Aula de 11 de Março (Terça-Feira) 18h

 Associativismo Profissional



Seminário 1: "O Engº Informático e o Colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros"
Por Luís Amaral
Prof. Associado da Universidade do Minho
Presidente do Colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros - Portugal

Resumo biográfico: Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho onde, desde 1984, é docente. Actualmente é Professor Associado no Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia. Doutorado em Informática (Sistemas de Informação) pela Universidade do Minho em 1995. 

Prémio Descartes - Instituto Nacional de Administração, 1995. Autor de diversas monografias sobre Planeamento de Sistemas de Informação e Sociedade da Informação. Membro do Conselho Consultivo do IDITE Minho desde 1996. 

Coordenador científico do GÁVEA - Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Coordenador do Projecto DeGóis (Serviço de informação nacional sobre a rede de C&T). Vice-Presidente da regi-cooperativa 

VARD2015 - Vale do Ave Região Digital. Membro fundador da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, membro do seu Conselho Geral e do Grupo de Alto Nível. Coordenador Regional do Norte do Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros desde a sua constituição até Fevereiro de 2001. Vogal do Conselho Nacional do Colégio de Informática desde Fevereiro de 2007 a 31 de Março de 2010. Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros, desde 31 de Março de 2010. Presidente do Conselho de Administração do CCG - Centro de Computação Gráfica desde Setembro de 2005. Membro do Conselho de Administração do Avepark, Parque de Ciência e Tecnologia S.A. desde Julho de 

2007. Vice-Presidente do Centro de Excelência de Desmaterialização de Transacções desde Maio de 2008. Consultor em planeamento e gestão de sistemas e tecnologias da informação de diversas organizações privadas e públicas. Assessor para a Gestão de Sistemas de Informação do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do XIII Governo. Assessor da UMIC – Unidade de Missão Inovação e Conhecimento da Presidência do Conselho de Ministros, para o Programa Nacional de Compras Electrónicas do Plano de Acção Governo Electrónico desde Março de 2003. Responsável por diversas disciplinas de Gestão e Planeamento de Sistemas de Informação em diversas licenciaturas e mestrados. Director de curso da Licenciatura em Informática de Gestão da Universidade do Minho de 1995 a 1999. Director do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho desde Março de 2005 a Dezembro de 2006 e desde Junho de 2010. Director dos cursos de Mestrado e de Especialização em Sistemas de Informação da Universidade do Minho (edições de Guimarães, de Maputo e de Díli) e Coordenador da Pós-graduação do Departamento de Sistemas de Informação. Coordenador da Pós-graduação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho entre 2000 e 2004. Coordenador da Fundação das Universidades Portuguesas para os assuntos de Timor Leste desde  Maio de 2011. Coordenador na Universidade do Minho do Projecto e-U (iniciativa Campus Virtuais). Pró-Reitor da Universidade do Minho de Julho de 2006 a Outubro de 2009. Membro do Conselho Executivo da Fundação Carlos Lloyd Braga desde Julho de 2010. Presidente do Conselho de Escola de Engenharia desde 24 de Janeiro de 2013. Membro eleito do Conselho Geral da Universidade do Minho desde Outubro de 2013.

Seminário 2: "O papel da IEEE na defesa do Associativismo Profissional Internacional"

Por Prof. Dr. Rui Santos Cruz
IEEE Worldwide - Portugal

Resumo biográfico: Rui A. Santos Cruz graduated with the Electrical Engineering degree in 1982, the M.Sc. in Electrical and Computer Engineering and the Ph.D. in Information Systems and Computer Engineering, all from Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, Portugal. He is Assistant Professor at IST, where he teaches Networking and Computer Engineering in graduate and postgraduate courses. He is also researcher at INESC-ID and INOV, participating in several EU projects. His research is centered on Next Generation Broadband Services and Networks, with focus on multimedia streaming with quality adaptation, QoS, QoE and Services Management. 
He is a Senior Member of IEEE, served since 2002 positions of Vice-Chair and Chair of the IEEE Portugal Section, and currently as IEEE Legal Representative for Portugal.
Rui A. Santos Cruz licenciou-se em Engenharia Electrotécnica em 1982, obteve o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e o Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores, no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, Portugal. É Professor Auxiliar no IST, onde ministra cursos nas áreas de engenharia de Telecomunicações e Informática. É também investigador no INESC-ID e INOV, participando em vários projectos Europeus. As sua áreas de investigação incidem nos Serviços e Redes de Banda Larga de próxima geração, com foco na distribuição de multimedia com adaptação de qualidade, QoS, QoE e gestão de Serviços. 
É Membro Sénior do IEEE, tendo exercido entre 2002 e 2013 funções de Vice-Presidente e de Presidente da Secção Portuguesa do IEEE, sendo actualmente o Representante Legal do IEEE em Portugal.
Última alteração: sábado, 8 março 2014, 19:34