Moodle


O Moodle (http://www.moodle.org) é um sistema online de gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, de utilização livre.

O 2.º Curso de Formação na utilização do Moodle pretende introduzir este sistema de gestão da aprendizagem a educadores ou outros profissionais interessados em usá-lo como plataforma de apoio às aulas presenciais, em actividades de ensino a distância, e/ou de portefólio. O Moodle foi desenhado tendo como modelo orientador uma perspectiva social-construccionista da aprendizagem e será essa a abordagem utilizada neste curso.

O Moodle tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, inclusivamente em Portugal, quer a nível do ensino superior, quer a nível do ensino básico e secundário. A nível de centros de formação está também bastante difundido.

A unidade de missão do Ministério da Educação responsável pela área das TIC nas Escolas, CRIE, tem dinamizado a oferta Moodle às escolas do país através dos Centros de Competência. Está ainda em fase de pré-projecto um moodle.edu.pt, de cariz nacional, para todas as escolas do país.

No ensino superior, são várias as universidades que optaram pelo Moodle. (Universidade do Algarve, Aberta, Coimbra, Évora, Faculdade de de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Engenharia, Ciências e Medicina da Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Setúbal, Leiria, Porto, etc.)

Está criado o cenário para o crescimento do uso generalizado desta ferramenta em Portugal.

Do ponto de vista pedagógico as vantagens podem ser muitas. Venha descobrir como.

Última alteração: Saturday, 4 de August de 2012 às 18:16