O 2º curso de formação a distância de professores na utilização do Moodle resulta do sucesso das edições anteriores, com professores de várias áreas e níveis de ensino, em Fevereiro de 2006. A experiência bastante positiva e o feedback recebido dos participantes levaram a uma reedição do curso, que esperamos vá de encontro às expectativas.


Alguns comentários dos participantes no 1.º curso :

" Bravo aos formadores por terem

  •  construido um curso completo e interessante
  •  criado documentos de apoio claros
  •  suportado todos os alunos
  •  estado presentes a qualquer hora (aliás como fazem?)
  •  conseguido mudar a minha ideia sobre o Moodle... têm razão o Moodle tem grandes possibilidades...!!!!
" Depois de um início muito difícil, onde a ideia de desistir esteve presente,ganhei novo alento com "a presença" dos formadores, incentivando-me a continuar e respondendo sempre que precisei de ajuda.
Foi, de facto, tudo novo para mim e o que agora parece fácil, não o foi de princípio.
Gostei imenso deste curso! Novas perspectivas e horizontes ficaram à disposição.

" Penso que a minha participação neste curso se inseriu na ideia transmitida pelo verbo to moodle - the process of lazily meandering through something (neste caso a plataforma e os recursos disponibilizados), doing things as it occurs to you to do them (talvez aqui tenha exagerado na minha "indisciplina"), an enjoyable tinkering that often leads to insight and creativity (foi agradável, sem dúvida, em grande parte porque achei o Moodle muito intuitivo, quanto a "insight and creativity" se alguma existiu devo agradecer aos nossos formadores que estruturaram o curso de forma muito coerente, com bons recursos e actividades bem estruturadas).

" É sempre um pouco difícil experimentar, pela primeira vez, um ambiente de aprendizagem puramente virtual, do qual está ausente a interacção face-a-face. Contudo, após esse momento, é possível criar 'laços' que sairiam reforçados se o curso tivesse uma maior duração. E se é assim num ambiente puramente digital, será ainda mais fácil fortalecer laços pessoais, usando a tecnologia como coadjuvante do espaço normalmente limitado das aulas.
Foi uma experiência muito positiva, cujo uso sistemático poderá induzir a uma maior criatividade quer dos meios utilizados para apoiar o processo de aprendizagem, quer das formas de avaliação.


Objectivos


Desenvolver competências básicas na utilização do Moodle para actividades lectivas (disponibilização de conteúdos, documentos, imagens, vídeos, áudio, animações), realização de tarefas online (fóruns de discussão, chat, entrega de trabalhos online, testes, inquéritos, glossários, texto em colaboração, etc.) e funcionalidades de avaliação (grelha de classificação de trabalhos).

O Curso


# FORMADORES


Paulo Legoinha (Centro de Estudos Geológicos da UNL)

João Fernandes (FCTUNL - Equipa de administração do Moodle@FCTUNL)

Hugo Domingos (FCTUNL - Administrador do site do projecto Ciência na Escola)


# MODO DE FUNCIONAMENTO

O curso baseia-se em estudo e realização de tarefas online através do acesso a uma página de trabalho na plataforma Moodle (com apoio e supervisão dos formadores). Cada formando terá também a sua página de trabalho individual onde poderá desenhar o seu próprio "curso" à medida que for aprendendo a trabalhar com as várias funcionalidades do Moodle na formação. O curso decorre durante 10 dias, podendo os formandos gerir o seu tempo de aprendizagem e de realização das tarefas, tendo sempre disponível o acesso à plataforma de aprendizagem e o apoio dos formadores em modo síncrono e/ou assíncrono.


# PRÉ-REQUISITOS

Computador com ligação à Internet (de preferência de velocidade igual ou superior a 128 Mbps) e conta de e-mail



Última alteração: Saturday, 4 de August de 2012 às 18:16