Física I, convite à participação num programa experimental

Caro/a aluno/a:

Durante o corrente ano lectivo (2008-2009), pode escolher participar numa turma especial de Física I, na qual será utilizada uma metodologia com base na utilização de software de computação científica.

Essa turma terá no máximo 40 alunos, com o seguinte horário de aulas teórico-práticas:

Segundas e Terças: 8.30-10.00

Além dessas aulas, os alunos frequentarão as actividades laboratoriais no horário que escolherem, de quinze em quinze dias.

O programa da turma especial abordará os mesmos temas das restantes turmas mas será feito em torno de cinco problemas:

  1. Onde vai parar o barco? Atravessar o rio com e sem corrente...
  2. Que comprimento deve ter uma corda elástica de um bungee jumper? Da queda livre ao pára-quedismo e ao bungee jumper...
  3. Translação e rotação: a roda de Maxwell e a conservação da energia
  4. Colisões & rotações: o significado das leis de conservação
  5. Newton, a maçã e a queda da Lua: a invenção da gravitação

A anteceder cada aula, será solicitado a leitura de um ou vários textos adequados (em português ou inglês), bem com a resposta a questões de preparação da aula.

Nas aulas e fora das aulas, os alunos utilizarão uma folha de cálculo, software de modelação matemática e software de análise de dados experimentais.

Em cada semana há um pequeno teste online que permite verificar o domínio dos temas abordados.

Avaliação


Os alunos poderão fazer os dois testes de frequência, que permite a dispensa de exame final. O acesso aos testes de frequência e ao exame não é condicionado por aproveitamento (ou por nota mínima) nos testes semanais online.

O acesso ao exame final exige a frequência da disciplina com aproveitamento, determinada pelos resultados dos testes online. Os alunos partem para os testes de frequência e exame com 1 valor se tiverem entre 10 e 12 na média ponderada dos testes online, com 2 se tiverem mais de 12 e menos que 16 e com 3 se tiverem mais que 16. Se a soma das notas for superior a 20, ficam com 20. Os alunos sem aproveitamento nos teste online partem para os testes de frequência e para o exame com nota zero.

Para os alunos sem aproveitamento nos testes de frequência ou no exame final, será permitida a realização de outros exames escritos, que recorrerão ao software utilizado durante o curso, até o aluno mostrar que já domina os temas estudados. Está, deste modo, praticamente garantida a aprovação, desde que o aluno evidencie o domínio dos temas da disciplina.

Last modified: sábado, 4 agosto 2012, 6:16