Planificação
Tema III – Compreender a
estrutura e dinâmica da geosfera
Vulcanologia
e Sismologia
10º ano
Ana Mafalda Baía, Ana Sofia Pires, Márcia
Sousa
LECN
Aula (90 min) |
Conteúdos |
Objectivos |
Recursos |
Documentos |
1 |
Introdução
ao Tema Vulcanismo:
consequências ambíguas |
-
Conhecer a acção destrutiva, dimensão e poder da actitivade vulcânica -Compreensão
da utilização da energia geotérmica |
Filme motivador ( BBC - The end of the World) Exploração de slides |
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2 |
Vulcanismo Activo Estrutura
do aparelho vulcânico Tipos
de actividade vulcânica (explosiva, intermédia e efusiva) – distinção e
caracterização. Erupções
vulcânicas - Classificação de Lacroix Factores
que influenciam o tipo de erupção vulcânica (temperatura, composição do
magma); Factores
que influenciam a viscosidade (temperatura,
teor em sílica, composição); |
-Conhecer
e compreender a constituição de uma estrutura vulcânica típica. -Distinguir
os diferentes tipos de erupção através das suas caracterísicas -Compreender
as condições em que se dá cada tipo de erupção -Conhecer
os vários tipos de lava, o que os difere e como são influenciados -Relacionar
os tipos de lavas e os diferentes tipos de erupção |
Imagem
legendada para identificar as diferentes partes de um vulcão. Imagens
esquemáticas com os diferentes tipos de erupções Imagens/Fotos
de vulcões como exemplos para cada um dos tipos de erupção. Esquema
com as diferentes percentagens de sílica e composição do magma Actividade:
simulação de viscosidade |
Guia da actividade: |
3 |
Produtos
da actividade vulcânica: piroclastos, lavas e gases. Classificação
de piroclastos e lavas. Paisagens
Vulcânicas: Cratera, Domo, Caldeira. |
-Conhecer
os produtos da actividade vulcânica, a sua natureza e classificação -Compreender
o femómeno de formação de uma caldeira, as suas causas e etapas |
Amostras
de mão de piroclastos Fotos
dos diferentes tipos de produtos (piroclastos e lava). Actividade:
Ordenar sequência de fotos |
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4 |
Vulcanismo Atenuado: fumarolas (sulfataras e
mofetas), nascentes termais e géiseres |
-Compreender
a origem e formação de manifestações de vulcanismo atenuado, residual ou
secundário |
Fotos/vídeos
de manifestações de vulcanismo atenuado Actividade
experimental: simulação de um géiser |
Guia da actividade: |
5 |
Vulcanismo e Tectónica de
Placas Distribuição
geográfica dos vulcões e fronteiras tectónicas Vulcanismo
Interplacas(margens convergentes e divergentes) Vulcanismo
Intraplacas (hotspots) Previsão
e prevenção da actividade vulcânica |
-Conhecer
a localização geográfica da principal actividade vulcânica e relaciona-la com
as fronteiras tectónicas e seus mecanismos -Compreender
os métodos de acção preventiva dos riscos inerentes à actividade vulcânica |
Mapas-mundo
com a distribuição geográfica dos vulcões, limites das placas tectónicas e
localização de hotspots. Esquemas
e animações ilustrativas dos processos Google
Earth (visualização de vulcões por satélite) |
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6 |
Esclarecimento
de dúvidas sobre vulcanologia e resolução de uma ficha formativa relativa ao
tema estudado. |
-Esclarecimento
de dúvidas -Consolidação |
Ficha
formativa |
Ficha formativa |
7 |
Introdução
ao Tema -
Causas de um sismo – movimentos tectónicos, movimentação do magma e
abatimentos em grutas -
Teoria do ressalto elástico -
Estudo dos diferentes tipos de falhas (normais, cizalhamento e inversas) |
-
Reconhecer um sismo como um fenómeno natural, perigoso e não isolado. -
Conhecer e compreender as suas causas e mecanismos e relaciona-las com os
diferentes tipos de sismos. -
Compreender os efeitos dos sismos e a formação de falhas |
Filme
motivador (Viagem ao Centro da Terra) Imagens
representativas dos efeitos dos sismos em vários locais do mundo, evidenciando
o número de vitimas mortais. Esquemas
explicativos. |
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8 |
Ondas
Sísmicas profundas e superficiais Hipocentro
e Epicentro Sismogramas
e sua interpretação |
-
Conhecer e distinguir os diferentes tipos de ondas, bem como os efeitos
provocados pela sua acção. -
Definir e distinguir hipocentro e epicento, e conhecer a sua origem. -
Conhecer os tipos de registos sísmicos. -
Interpretar correctamente um sismograma. |
Esquemas
explicativos Realização
de actividade experimental para simular ondas P e S Registo
de um sismógrafo. |
Guia da actividade: |
9 |
Parâmetros
de avaliação de um sismo: intensidade e magnitude. Escala
de Mercalli e de Richter – carta de isossistas. Determinação
do epicentro de um sismo. |
-
Compreender e distinguir os conceitos de intensidade e magnitude. -
Conhecer e compreender as escalas que medem um sismo -
Interpretar uma carta de isossistas correctamente -
Saber calcular a magnitude e o epicentro de um sismo. |
Imagens
e textos para relacionar a intensidade e magnitude nas escalas. Ficha de trabalho para analisar e
interpretar uma carta de isossistas. Exercícios
de determinação do epicentro. |
Guia da actividade: |
10 |
Sismos
e Tectónica de Placas – distribuição geográfica dos sismos. Sismicidade
em Portugal – Principais sismos ocorridos em Portugal e quais as zonas de
maior risco. |
-Relacionar as zonas de
fronteira das Placas Tectónicas com a actividade sísmica -
Compreender o posicionamento de Portugal no que diz respeito às Placas
Tectónicas -
Compreensão da importância das construções anti-sísmicas |
Mapa
da distribuição das placas tectónicas e dos sismos. Tabela
com os dados referentes aos sismos ocorridos em Portugal acompanhada de um
mapa com a sua distribuição. Actividade
experimental: Simulação da ocorrência de um sismo. |
Guia da actividade: |
11 |
Medidas
de prevenção e minimização de um sismo Realização
de uma ficha de trabalho relativa ao tema em estudo |
-Esclarecimento
de dúvidas -Consolidação |
Debate
sobre as medidas de prevenção de um sismo. Ficha
formativa |
Ficha de Trabalho |