Tecnologias Educativas

      

      Trabalhos individuais

 

Reflexão sobre o artigo "High Tech Heretic"

Esta reflexão foi importante porque foi de encontro aos receios que tenho, enquanto futura profissional da educação, relativamente aos perigos do uso da máquina na sala de aula.

 

            Comentário à entrevista a Seymour Papert

 

Este comentário serviu para ponderar o "outro lado da verdade". Foi importamte pois contribuiu para que hoje entenda que o uso das tecnologias da informação e dos computadores deverão servir para que o processo de ensino-aprendizagem seja optimizado.

 

      Mini-Projecto

Porque a descoberta da sexualidade é uma etapa importante na vida de todos, o  miniprojecto "Vamos falar abertamente de sexo" serviu para justificar a aquisição de um computador para o grupo de Ciências na escola.

 

 

 

       Comentário aos Webquest

Após uma pequena abordagem prática deste novo conceito tecnológico de aprendizagem, foi-nos pedida uma reflexão do que é, e qual o potencial educativo, associado a esta ferramenta e como podemos encará-la como um reforço positivo no processo de ensino/aprendizagem.

 

 

 

     Comentário ao potencial educativo das apresentações electrónicas

Esta reflexão sobre as vantagens e desvantagens associadas ao uso das apresentações electrónicas na sala de aula permitiu-me perceber que nunca as devemos usar mais do que dez minutos numa aula e muito de vez em quando...

 

 

 

      Internet- pontos fortes e fracos

 

2.200.000 artigos encontrados em 0.09 segundos. Toda a informação no gesto de um click...

 

 

 

 

 

 

      Reflexão intermédia à disciplina

Na primeira grande reflexão do trimestre fiz o balanço sobre a disciplina de Tecnologias educativas 4 do seu contributo para o meu crescimento individual e profissional. Uma breve viagem pelas minhas expectativas, conquistas e decepções

 

 

 

     Página html- puro

Uma viagem pela compreensão do código html...

 

 

 Recensão do livro "Connect Family" de Seymour Papert

 

 

Comentário à obra de Seymour Papert e da importância da cooperação entre os vários agentes educativos na educação.

 

 

Recensão do livro "As Novas Tecnologias e a Educação" de João Pedro Ponte

 

 

A importância das novas tecnologias da educação e dos computadores na educação e na sala de aula.

 

           

 

 

                                    Trabalhos de grupo

 

Papert Express

Foi proposto desenvolver um trabalho em formato de apresentação electrónica que abordasse, para além de uma contextualização da vida e obra de Seymour Papert, um pequeno excerto temático relativo a um artigo ou trecho escrito pelo mesmo autor, como forma de dar a conhecer o seu trabalho. O nosso grupo escolheu abordar o artigo "Construcionismo vs instrucionismo" e o modo como se trabalhou esta apresentação, permitiu-nos conhecer uma das principais concepções que Papert impulsionou como modo de edificar o verdadeiro processo de aprendizagem.

 

 

 

Projecto MINERVA

Este trabalho permitiu recolher um conjunto de informações, com base em pesquisa googlada, acerca do projecto MINERVA ("Meios informáticos no Ensino: Racionalização, Valorização, Actualização"), impulsionador do conceito de tecnologia e informação no nosso sistema educativo. Apesar de centrar a sua orientação com base num universo informático, este projecto visou conjugar a pedagogia curricular com a tecnologia.

 

 

 

Bett Show 2006

Este trabalho foi feito com intuito de criar, em conjunto com todos os alunos, uma base de dados em forma de glossário, que reunisse algumas ferramentas ligadas à tecnologia educativa.

 

 

 Especificação de um computador

Pretendeu-se, com este trabalho, articular o conhecimento que temos do computador, como ferramenta, às componentes que o compõem, como máquina.  Foi da dissecação das principais componentes que se construiu uma ideia das suas utilidades. Com o pressuposto de decompor as partes do todo,  foi pretendido edificar um computador, analisando e avaliando valorativamente cada uma destas componentes com o fim de se obter uma máquina a custo mínimo.

 

Folha de cálculo

Aprendemos a construir uma folha para cálculo da avaliação dos nossos alunos...

 

 

   

Webquest- Arca de Noé do séc. XXI

Este foi o nosso primeiro contacto com esta nova ferramenta educativa. Utilizando um software próprio, construiu-se um webquest. A novidade deste novo conceito residiu não tanto no seu formato próprio e diferente, mas sobretudo na flexibilidade de expressão, na criatividade dada e no desafio que é elaborar um trabalho motivador e interessante.

 

 

 

Webquest- Habitats e biomas

Webquest construído usando o google earth. Uma viagem pelas paisagens do mundo e pelos diversos cenários habitacionais...

 

 

Apresentação electrónica sobre o Ciclo Geológico

 

Como preparar uma apresentação electrónica com uma intencionalidade dinâmica e pedagógica.

 

Trabalho final - Reprodução Medicamente assistida

Trabalho final da disciplina de tecnologias educativas 06. Uma viagem sobre as técnicas médicas de reprodução assistida e sobre a manipulação da fertilidade humana...