Tecnologias Educativas
2005/2006
Planificação de aula –
Sistemas de Classificação dos seres vivos (Unidade 8 – 11ºano Biologia)
Realizada por: Catarina
Pereira, Elisabete Pereira, Patrícia Freire
AULA 1
Conteúdos |
Objectivos |
Competências |
Estratégias |
Actividades |
Recursos
Materiais |
Recursos
Humanos |
Conceitos-chave |
Tempo
Previsto |
- |
Organizar objectos quotidianos utilizando diferentes critérios; Comparar diferentes critérios usados |
Compreender a necessidade de classificação e organização da Humanidade, de tudo o que nos rodeia Desenvolvimento da capacidade de entreajuda/cooperação |
- Exercício prático ? Trabalho em grupo ? |
Exercício de organização de objectos |
Computador; Página Web da disciplina; Exercício em Wiki: Organizar é Preciso!? |
Professoras Alunos |
Organização Classificação Sistemática Taxonomia Sistemas Práticos/Sistemas Racionais Sistemas Artificiais/Sistemas Naturais/Sistemas Filogenéticos Taxa Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Género, Espécie Chave dicotómica Árvore filogenética Nomenclatura binominal |
|
1- Sistemática dos seres vivos 1.1-Sistemas de classificação dos
organismos: -Sistemas Práticos/Sistemas Racionais -Sistemas Artificiais/Sistemas Naturais/Sistemas Filogenéticos |
Introdução histórica dos sistemas de classificação; |
Compreender os termos Taxonomia e Sistemática; Desenvolver noção histórica dos sistemas de
classificação dos seres vivos |
- |
Visionamento de um vídeo |
Computador; Página Web da disciplina Vídeo História dos Sistemas de
Classificação dos Organismos; |
Professoras Alunos |
|
|
Identificar critérios, personagens influentes, épocas e correntes de pensamento, de cada sistema de classificação; Organizar diferentes organismos perante 4 sistemas de classificação |
Compreensão da influência de diferentes factores que tiveram influência no desenvolvimento de cada sistema de classificação; Compreender e contrastar os argumentos dos diferentes sistemas de classificação; Desenvolvimento da capacidade de argumentação e exposição oral; Desenvolvimento da capacidade de entreajuda/cooperação |
-Exercício prático ? Trabalho em grupo ? |
Realização de um Webquest |
Computador; Página Web da disciplina Webquest EAGCC (Encontro Anual o Génios da Comunidade Científica);
|
Professoras Alunos |
|
||
1.2-Categorias Taxonómicas 1.2.1-Hierarquia Taxonómica 1.2.2-Nomenclatura
Binomial |
- |
- Compreender quais são as principais hierarquias taxonómicas -Compreender as regras básicas de Nomenclatura |
Exposição oral apoiada |
Apresentação electrónica sobre Nomenclatura Binomial |
Computador Power Point |
Professoras Alunos |
|
|
Identificar grupos taxonómicos dos organismos através da selecção de características |
Compreender a importância das chaves de classificação na identificação de grupos taxonómicos |
-Exercício prático ? Trabalho em grupo ? |
Classificação de organismos através de Chaves-dicotómicas |
Chaves-dicotómicas Manual Escolar |
Professoras Alunos |
|
||
|
|
|
Exposição oral |
Vídeo-Conferência |
Computador; Webcam Página Web da disciplina |
Professoras Alunos Prof. Dr. Fernando Reboredo? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- |
Fazer a Síntese dos conteúdos e actividade realizadas na aula; |
Desenvolvimento da capacidade de síntese; |
-? |
Escrita do sumário da aula |
Quadro; Página Web da disciplina; |
Professoras Alunos |
|