Tecnologias Educativas 2005/2006

Planificação de aula – Sistemas de Classificação dos seres vivos (Unidade 8 – 11ºano Biologia)

 

Realizada por: Catarina Pereira, Elisabete Pereira, Patrícia Freire

 

 

AULA 1

 

 

Conteúdos

 

Objectivos

 

Competências

 

Estratégias

 

Actividades

 

Recursos Materiais

 

Recursos Humanos

 

Conceitos-chave

 

Tempo Previsto

 

-

 

Organizar objectos quotidianos utilizando diferentes critérios;

 

Comparar diferentes critérios usados

 

Compreender a necessidade de classificação e organização da Humanidade, de tudo o que nos rodeia

 

Desenvolvimento da capacidade de entreajuda/cooperação

 

- Exercício prático ?

 

Trabalho em grupo ?

 

Exercício de organização de objectos

 

Computador;

 

Página Web da disciplina;

 

Exercício em Wiki: Organizar é Preciso!?

 

Professoras

 

Alunos

 

Organização

 

 

Classificação

 

 

Sistemática

 

 

Taxonomia

 

 

Sistemas Práticos/Sistemas Racionais

 

 

 

Sistemas Artificiais/Sistemas Naturais/Sistemas Filogenéticos

 

 

 

Taxa

Reino, Filo, Classe,

Ordem, Família,

Género, Espécie

 

 

Chave dicotómica

 

 

 

Árvore filogenética

 

 

 

Nomenclatura binominal

 

 

 

 

 

 

1- Sistemática dos seres vivos

 

 

 

 

 

1.1-Sistemas de classificação dos organismos:

-Sistemas Práticos/Sistemas Racionais

 

-Sistemas Artificiais/Sistemas Naturais/Sistemas Filogenéticos

 

 

 

 

Introdução histórica dos sistemas de classificação;

 

Compreender os termos Taxonomia e Sistemática;

 

 Desenvolver noção histórica dos sistemas de classificação dos seres vivos

 

-

 

Visionamento de um vídeo

 

Computador;

 

Página Web da disciplina

 

Vídeo História dos Sistemas de Classificação dos Organismos;

 

 

Professoras

 

Alunos

 

 

Identificar critérios, personagens influentes, épocas e correntes de pensamento, de cada sistema de classificação;

 

 Organizar diferentes organismos perante 4 sistemas de classificação

 

 

Compreensão da influência de diferentes factores que tiveram influência no desenvolvimento de cada sistema de classificação;

 

Compreender e contrastar os argumentos dos diferentes sistemas de classificação;

 

Desenvolvimento da capacidade de argumentação e exposição oral;

 

Desenvolvimento da capacidade de entreajuda/cooperação

 

 

 

-Exercício prático ?

 

Trabalho em grupo ?

 

Realização de um Webquest

 

 

 

Computador;

 

Página Web da disciplina

 

Webquest EAGCC (Encontro Anual o Génios da Comunidade Científica);

 

 

Professoras

 

Alunos

 

 

1.2-Categorias Taxonómicas

 

1.2.1-Hierarquia Taxonómica

 

1.2.2-Nomenclatura Binomial

 

-

 

- Compreender quais são as principais hierarquias taxonómicas

 

-Compreender as regras básicas de Nomenclatura

 

Exposição oral apoiada

 

 

 

Apresentação electrónica sobre Nomenclatura Binomial

 

 

Computador

 

Power Point

 

Professoras

 

Alunos

 

 

 

Identificar grupos taxonómicos dos organismos através da selecção de características

 

Compreender a importância das chaves de classificação na identificação de grupos taxonómicos

 

 

-Exercício prático ?

 

Trabalho em grupo ?

 

Classificação de organismos através de Chaves-dicotómicas

 

Chaves-dicotómicas

 

Manual Escolar

 

Professoras

 

Alunos

 

 

 

 

 

Exposição oral

 

 

Vídeo-Conferência

 

 

Computador;

 

Webcam

 

Página Web da disciplina

 

 

 

 

Professoras

 

Alunos

 

Prof. Dr. Fernando Reboredo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-

 

Fazer a Síntese dos conteúdos e actividade realizadas na aula;

 

Desenvolvimento da capacidade de síntese;

 

-?

 

Escrita do sumário da aula

 

Quadro;

 

Página Web da disciplina;

 

 

Professoras

 

Alunos