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Alfabética [« »] pacífica 1 padecem 1 páginas 2 pai 94 pais 4 países 1 paixão 4 | Freqüência [« »] 116 homem 102 as 97 dos 94 pai 90 seu 87 à 83 filho | Dives in misericordia Ioannes Paulus PP. II 1980 11 30 IntraText - Concordâncias pai |
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1 | I. QUEM ME VÊ, VÊ O PAI (CF. JO 14, 9)~ ~ 2 1| Cristo nos revelou como Pai e que Ele, seu próprio Filho, 3 1| disse: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta». Jesus 4 1| conheces...? Quem me vê, vê o Pai» 3. Estas palavras foram 5 1| mesmo Cristo, o rosto do Pai, que é «Pai das misericórdias 6 1| o rosto do Pai, que é «Pai das misericórdias e Deus 7 1| revelação do mistério do Pai e do seu amor» 6. As palavras 8 1| revelação do mistério do Pai e do seu amor.~Por esse 9 1| ao revelar em si mesmo o Pai e o seu amor 7.~Em Cristo 10 1| conduzem sempre ao encontro do Pai e do seu amor. O Concílio 11 1| Jesus Cristo em direcção do Pai.~Enquanto as várias correntes 12 1| vez mais consciente , ao Pai e ao seu amor.~ ~ 13 2| visível, não é ainda «visão do Pai». «Ninguém jamais viu a 14 2| unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer» 10. 15 2| particularmente «visível» como Pai «rico em misericórdia»13.~ 16 2| Cristo a respeito de Deus «Pai das misericórdias» 16, permite- 17 2| humanos. O mistério de Deus «Pai das misericórdias» revelado 18 2| sobre o mistério de Deus, «Pai das misericórdias», quanto 19 2| porventura, que o nosso Pai, Aquele que «vê o que é 20 2| mistério: o mistério do Pai e do seu amor? 18~É meu 21 3| palavras, Cristo torna o Pai presente no meio dos homens.~ 22 3| amor, torna-se sinal do Pai. Do mesmo modo que os homens 23 3| nosso tempo podem ver o Pai, neste sinal visível.~É 24 3| portanto, revela Deus que é Pai, que é «amor», como se exprimiria 25 3| presente. Tornar presente o Pai como amor e misericórdia, 26 3| presença de Deus, que é Pai, amor e misericórdia, Jesus 27 3| revela mais plenamente o Pai, que é Deus «rico em misericórdia». 28 4| do amor: Ele é para eles Pai 47, dado que Israel é seu 29 4| a história do povo cujo pai espiritual é Abraão, como 30 4| escatológica 58. Cristo revela o Pai na mesma perspectiva, na 31 4| conheces?... Quem me vê, vê o Pai» 59.~ ~ 32 5| desenrola entre o amor do pai e a prodigalidade e o pecado 33 5| Este filho, que recebe do pai a parte da herança que lhe 34 5| jovem tinha recebido do pai era constituída por certa 35 5| dignidade. Quando pediu ao pai que lhe desse a parte de 36 5| jornaleiros na casa de meu pai têm pão em abundância, e 37 5| os criados na casa de seu pai «continuam a possuí-los». 38 5| me-ei, irei ter com o meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei 39 5| o meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e contra 40 5| casa paterna e de pedir ao pai para ser recebido, não já 41 5| assalariado na casa do próprio pai é com certeza grande humilhação 42 5| um empregado na casa do pai. Esta reflexão, brota em 43 5| da relação do filho com o pai. Com essa decisão empreendeu 44 5| gasto os bens recebidos do pai, ao regressar merece apenas 45 5| profundamente e ofendido o pai. Na verdade o seu comportamento, 46 5| podia deixar indiferente o pai; devia fazê-lo sofrer e 47 5| poderia tocar na casa do pai.~ ~ 48 6| comparação, a figura do pai revela-nos Deus como Pai.~ 49 6| pai revela-nos Deus como Pai.~A atitude do pai da parábola, 50 6| Deus como Pai.~A atitude do pai da parábola, todo o seu 51 6| simplicidade e profundidade. O pai do filho pródigo é fiel 52 6| nunca se tinha afastado do pai, nem abandonado a casa paterna.~ 53 6| si próprio por parte do pai — traço característico já 54 6| pródigo regressar a casa, o pai, «movido de compaixão, correu 55 6| em algo mais profundo. O pai sabe que o que se salvou 56 6| palavras dirigidas pelo próprio pai ao filho mais velho: «Era 57 6| pródigo . A fidelidade do pai a si próprio está inteiramente 58 6| paternidade, como que obriga o pai, se assim nos podemos exprimir, 59 6| reencontrado e «revalorizado». O pai manifesta-lhe alegria, antes 60 6| ser realmente filho de seu pai. Indica ainda um bem reencontrado: 61 6| verificou na relação do pai para com o filho, não se 62 6| Por outro lado para o pai, precisamente por isso, 63 6| da verdade e do amor, o pai vê com tal clareza o bem 64 7| fidelidade de Criador e Pai para com os homens, criados 65 7| no Calvário, dirige-se ao Pai, àquele Pai cujo amor Ele 66 7| dirige-se ao Pai, àquele Pai cujo amor Ele pregou aos 67 7| de Cristo — no facto de o Pai não ter poupado o seu próprio 68 7| toda do amor, do amor do Pai e do Filho, e frutifica 69 7| seu último diálogo com o Pai, brota do âmago mais íntimo 70 7| da existência; é também Pai: está unido ao homem por 71 7| da própria vida de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. 72 7| não cessa de falar de Deus-Pai, que é absolutamente fiel 73 7| crucificado significa «ver o Pai» 79 significa crer que o 74 8| Filho consubstancial ao Pai presta plena justiça a Deus, 75 8| para com o Filho do Eterno Pai. Porventura, em todo o programa 76 8| imperscrutável unidade do Pai, do Filho e do Espírito 77 8| Cenáculo: «Quem rne vê, vê o Pai» 96. De facto, Cristo a 78 8| De facto, Cristo a quem o Pai «não poupou» 97 em favor 79 8| plenitude daquele amor que o Pai nutre para com Ele e, n' 80 8| com todos os homens. Este Pai «não é Deus de mortos, mas 81 8| misericórdia, isto é, o amor do Pai que é mais forte do que 82 13| Filipe 112, «a visão do Pai» — visão de Deus mediante 83 13| pródigo.~«Quem me mê, vê o Pai» 113. A Igreja professa 84 13| aproxima-nos da «visão do Pai» na santidade da sua misericórdia. 85 13| do amor misericordioso do Pai, que constituiu, em certo 86 13| messiânica nos revelou o Pai por meio da Palavra e da 87 13| inexaurível é a prontidão do Pai em acolher os filhos pródigos 88 13| como o é o Criador e Pai; amor ao qual «Deus e Pai 89 13| Pai; amor ao qual «Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo» 118 90 13| retorno para junto deste Pai, «rico em misericórdia».~ 91 13| unidade que Cristo pedia ao Pai, e que o Espírito não cessa 92 15| clamar com Cristo na cruz: «Pai, perdoa-lhes, porque não 93 15| mais o Amor que está no Pai e que, por obra do Filho 94 15| revelar Deus, isto é, o Pai, que nos permite «vê-l'O»,