![]() | ![]() O Santo Padre | Encíclicas | Download ![]() ![]() ![]() |
Dives in misericordia Ioannes Paulus PP. II 1980 11 30 IntraText - Concordâncias (Hapax Legomena) |
negrito = Texto principal Parágrafo cinza = comentário
1502 8 | pronunciadas no Cenáculo: «Quem rne vê, vê o Pai» 96. De facto, 1503 2 | do seu ser -uno e trino- rodeado de «luz inacessível» 11. 1504 15 | Bênção Apostólica!~Dado em Roma, junto de São Pedro, aos 1505 13(114)| 26, Aclamação no Missal Romano.~ 1506 4 | nome novo: «bem-amada» (ruhama), porque usará de misericórdia 1507 4 | triunfou sobre este gesto de ruptura da Aliança, quando se definiu 1508 5 | parábola estende-se a todas as rupturas da aliança de amor: a toda 1509 14 | misericórdia para com os outros, sabendo que Cristo a aceita como 1510 2 | mesmo sem muitas vezes o saberem.~ ~ 1511 12 | facilidade com que este é sacrificado. Enfim, é a dessacralização 1512 12 | sociedade, para os quais nada é «sagrado», decaem moralmente, apesar 1513 11 | permite à família humana sair de situações tão radicalmente 1514 4 | factos e os textos mais salientes, podemos recordar: o início 1515 8 | nossos lábios as palavras do Salmo: Cantarei eternamente as 1516 4 | dos Juízes 31, a oração de Salomão ao ser inaugurado o Templo 32, 1517 6 | verdade é que a sua vida está salva. Mais ainda, esta, de algum 1518 9 | não abandonou esta missão salvadora, mas, com a sua multiforme 1519 | primeiro lugar como verdade salvífica de fé necessária para a 1520 6 | O pai sabe que o que se salvou foi um bem fundamental: 1521 3 | ou a parábola do bom samaritano 25, ou ainda, por contraste, 1522 9 | segundo o eterno desígnio da Santíssima Trindade, «de geração em 1523 3 | Lucas, estas afirmações sãoa sua primeira declaração 1524 7 | e curando a todos» 71 e «sarando toda a espécie de doenças 1525 14 | do prejuízo causado e a satisfação da ofensa são condição do 1526 | caríssimos filhos e filhas: saúde e bênção apostólica! ~ ~ 1527 2 | Aquele que «vê o que é secreto» 17, está continuamente 1528 12 | moral atinge sobretudo este sector mais sensível da vida e 1529 15 | consciência humana, vítima da secularização, esquecer o próprio significado 1530 4 | Testamento no decurso dos séculos, há que colocar a experiência 1531 2 | UNESCO, na FAO e noutras sedes), a Igreja deve também examiná- 1532 3 | declaração messiânica, à qual se seguem os factos e as palavras 1533 4 | queda e de desalento. Em seguida, dá graças e glória a Deus 1534 6 | misericórdia os discípulos e seguidores de Cristo. A misericórdia 1535 | Aliança e, sobretudo, no seguimento do próprio Cristo e dos 1536 1 | princípio da Ceia Pascal.~Seguiram-se os acontecimentos daqueles 1537 9 | Cruz e da Ressurreição e «seladas» 102 com o sinal do mistério 1538 8 | dia, que era o primeiro de semana... se pôs no meio deles» 1539 4(52) | uma das quais tem um matiz semantico diverso. Antes de mais, 1540 4(52) | relacionar-se com o conteúdo semântico próprio do termo hesed.~ 1541 9 | família humana, em dimensões sempres crescentes; sucedem-se também 1542 9 | Mãe da misericórdia, Nossa Senhora da Misericórdia, ou Mãe 1543 11 | Aumenta no nosso mundo a sensação de ameaça, aumenta o medo 1544 12 | sobretudo este sector mais sensível da vida e da convivência 1545 10 | numerosos aqueles que põem ou sentem com maior acuidade, as questões 1546 11 | contemporâneo inquietação sentida, não só pelos que se acham 1547 4(52) | dá origem a uma gama de sentimentos, entre os quais a bondade 1548 15 | Deus, em relação ao Qual sentimos profundamente quanto o homem 1549 5 | sofrer e fazer com que se sentisse, de algum modo, envolvido 1550 10 | obstáculos e as distâncias que separam os homens e as nações: graças 1551 7 | Apóstolos, ao chegarem ao sepulcro de Cristo crucificado o 1552 7 | aos outros tal anúncio e serão testemunhas de Cristo Ressuscitado.~ 1553 14 | próprio! A consciência de sermos devedores uns para com os 1554 5 | animais que ele guardava, ao serviço de «um dos habitantes daquela 1555 2 | já o Antigo Testamento, servindo-se de diversos conceitos 1556 14 | simbólico de «setenta vezes sete» 131, querendo desta forma 1557 7 | glória.~Os acontecimentos de Sexta-Feira Santa e, ainda antes, 1558 4 | mediante numerosos termos com significados afins. Estes termos são 1559 14 | misericórdia como sua fonte, significam indulgência para com o mal, 1560 4 | autêntica virtude e em Deus signifique perfeição transcendente 1561 14 | próximo, indicou-lhe o número simbólico de «setenta vezes sete» 131, 1562 7(77) | Símbolo Niceno-Constantinopolitano.~ 1563 12 | da moral cristã, mas até simplesmente da moral humana, da cultura 1564 2 | que estas considerações sirvam para aproximar mais de todos 1565 14 | a convivência humana num sistema de opressão dos mais fracos 1566 11 | existir no mundo adoptada sistematicamente por Autoridades, como instrumento 1567 7 | divina do mistério pascal situa-se, todavia, numa profundidade 1568 11 | à família humana sair de situações tão radicalmente injustas.~ 1569 12 | católica. Na linha deste ensino situam-se tanto a educação e a 1570 12 | consciência humana contemporânea situou a justiça, atesta o carácter 1571 13 | dos homens, mesmo quando sobrecarregados com graves culpas. Neste 1572 5 | privações», tanto mais que sobreveio grande carestia «naquela 1573 11 | mundo, em vários sistemas sócio-económicos, áreas inteiras 1574 14 | filhos, do benfeitor que socorre os necessitados), de facto, 1575 6 | guarda ressentimento pelo mal sofrido... rejubila com a verdade ..., 1576 4 | Aliança, quando se definiu solenemente a Moisés como «Deus compassivo 1577 8 | sua misericórdia, quando solicita o homem, por assim dizer, 1578 10 | superior. Atraído por muitas solicitações, vê-se obrigado a escolher 1579 4(52) | significa: em primeiro lugar «solidez, segurança» (no grego dos 1580 15 | profunda ansiedade quanto à solução das terríveis tensões que 1581 10 | contemporâneo apresenta também sombras e desequilíbrios que nem 1582 8 | juntos os discípulos ... soprou sobre eles e lhes disse: « 1583 5 | céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu 1584 4(41) | Est 4,17k ss.~ 1585 8 | forte e ao mesmo tempo «suave», da própria economia da 1586 11 | prática, impunemente, por subalternos.~Assim, ao lado da consciência 1587 11 | miséria, de carência e de subdesenvolvimento. Este facto é universalmente 1588 5 | da miséria em que caiu. Subjacente a esse motivo, porém, está 1589 2 | tornou senhor da terra, a subjugou e a dominou 14. Tal domínio 1590 1 | plenamente e descobre-lhe a sua sublime vocação». E fá-lo precisamente « 1591 4 | cantar ao Senhor os mais sublimes louvores, entoarão hinos 1592 14 | vida e da educação?~Cristo sublinha com insistência a necessidade 1593 14 | relações entre os homens, deve submeter-se, por assim dizer, a uma « 1594 8 | misericordioso no mundo, submetido ao mal. Tal facto constitui 1595 3 | carecidos dos meios de subsistência, os que estão privados da 1596 15 | dilúvio», como outrora sucedeu com a geração de Noé. Recorramos, 1597 1 | desenvolver este mistério. Sugerem-no múltiplas experiências 1598 11 | também a possibilidade de uma sujeição «pacífica» dos indivíduos, 1599 11 | a inquietação a que está sujeito o homem contemporâneo inquietação 1600 12 | formulação do axioma: summum ius, summa iniuria. Tal afirmação não 1601 12 | à formulação do axioma: summum ius, summa iniuria. Tal 1602 11 | humana, tal inquietação supera todos os paliativos. Como 1603 7 | hurnanidade. Dá-se na verade a «superabundância» da justiça, porque os pecados 1604 8 | No mistério pascal são superadas as barreiras do mal multiforme 1605 10 | desequilíbrios que nem sempre são superficiais. A Constituição Pastoral 1606 2 | entendido por vezes unilateral e superficialmente, parece não deixar espaço 1607 15 | várias maneiras O proclama «supérfluo». É, ainda, amor para com 1608 10 | desejos e chamado a uma vida superior. Atraído por muitas solicitações, 1609 4 | caridade. O primado e a superioridade do amor em relação à justiça — 1610 15 | fervorosa oração, num clamor a suplicar a misericórdia, segundo 1611 15 | oração.~Elevemos as nossas súplicas, guiados pela fé, pela esperança 1612 8 | sua paixão assim como no suplício da cruz não encontrou misericórdia 1613 15 | elevemos as nossas vozes e supliquemos que nesta fase da história, 1614 6 | verdade ..., tudo espera, tudo suporta» e «não acaba nunca» 68.~ 1615 4 | estado de culpa, ou que suportam sofrimentos e desgraças 1616 14 | concisamente convidando-nos a suportar-nos «uns aos outros com 1617 4(52) | hesed de Deus, com base numa suposta justiça (legal). No entanto, 1618 1 | O homem e a sua vocação suprema desvendam-se em Cristo, 1619 3 | leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, 1620 7 | Cristo sobre o Calvário surge no caminho daquele «admirabile 1621 2 | orientação das forças que suscitou, as quais tanto o podem 1622 14 | que ensina, dos pais que sustentaram e educam os filhos, do benfeitor 1623 4 | com os seus que O levam a suster a sua indignação 50. E então, 1624 9 | Mãe de Deus, no singular tacto do seu coração materno, 1625 7 | grandeza inaudita do homem que talem ac tantum meruit habere 1626 6 | generosidade que causará tanta indignação no irmão mais 1627 1 | também as aspirações de tantos corações humanos, os seus 1628 7 | inaudita do homem que talem ac tantum meruit habere Redemptorem ( 1629 8 | mesmo Cristo, aliás, que «na tarde desse dia, que era o primeiro 1630 13 | Deus poderá realizar as tarefas que derivam da doutrina 1631 10 | dos outros povos. As novas técnicas da comunicação favorecerão 1632 4 | Salomão ao ser inaugurado o Templo 32, uma parte das intervenções 1633 4 | perspectiva que é simultaneamente temporal e escatológica 58. Cristo 1634 13 | homem e do mundo, sua pátria temporária.~A misericórdia em si mesma, 1635 4 | conteúdo particular, mas tendem a convergir, se assim se 1636 1 | continuam a ser marcadas pela tendência para separar a até mesmo 1637 14 | o fim para o qual devem tender todos os esforços tanto 1638 14 | e, ao contrário, não tendermos para transformá-lo essencialmente, 1639 14 | como para o Cristianismo. Tenhamos presente, além disto, que 1640 1 | confirmar e realizar de modo teocêntrico, isto é, orientar-se em 1641 1 | até mesmo para contrapor o teocentrismo e o antropocentrismo, a 1642 9 | um profundo significado teológico, porque exprimem a particular 1643 13 | consciências humanas. Há teólogos que afirmam ser a misericórdia 1644 4 | livros resposta meramente teórica à pergunta: o que é a misericórdia 1645 8 | porque as coisas antigas terão passado» 89.~Na realização 1646 4 | irão encontrar, depois de terem prevaricado, a força e a 1647 7 | actividade entre os homens terminam com a Cruz e a Ressurreição. 1648 15 | ansiedade quanto à solução das terríveis tensões que se acumulam 1649 7 | sofre realmente e de um modo terrível no Jardim das Oliveiras 1650 8 | sobre o Calvário é também testemunha da força do mal em relação 1651 7 | outros tal anúncio e serão testemunhas de Cristo Ressuscitado.~ 1652 | teus 1653 4 | Deus da Antiga Aliança, tinham colhido da própria história 1654 11 | técnicos inventados por este tipo de civilização, não só cada 1655 12 | iniuria. Tal afirmação não tira o valor à justiça, nem atenua 1656 2(12) | Cf. Tit 3,4~ 1657 11 | sobretudo — conforme já tive ocasião de insinuar na Encíclica 1658 4(42) | Cf. por ex. Ne 9,30-32- Tob 3,2-3, 11-12; 8,16s.; 1 1659 5 | parte da herança que lhe toca e deixa a casa paterna para 1660 5 | lugar que ainda lhe poderia tocar na casa do pai.~ ~ 1661 5 | parte de herança que lhe tocava, para se ausentar para longe, 1662 11 | sobre os direitos do homem tomado na sua dimensão integral, 1663 4 | momentos de desgraça, quer ao tomar consciência do próprio pecado, 1664 4 | muitas vezes violou. Quando tomava consciência da própria infidelidade 1665 | a Igreja do nosso tempo tome consciência mais profunda 1666 5 | dignidade perdida. Quando tomou a decisão de voltar para 1667 8 | destino. A cruz é como que um toque do amor eterno nas feridas 1668 7 | cruz e expira no meio de tormentos atrozes 73. É então que 1669 9 | toda a sua pessoa, para torná-la capaz de descobrir, primeiro, 1670 10 | Concílio Vaticano II, ter-se-á tornado menos inquietante este quadro 1671 3 | misericórdia». Ao mesmo tempo, tornando-se para os homens modelo 1672 14 | O mundo dos homens só se tornará mais humano se introduzirmos 1673 10 | Verificou que caíram ou se tornaram menores os obstáculos e 1674 4(52) | seu aspecto mais profundo: tornava-se manifesto aquilo que 1675 7 | como filho adoptivo, se torne participante da verdade 1676 2 | todos tal mistério e se tornem, ao mesmo tempo, um vibrante 1677 7 | mas que faz com que nos tornemos participantes da própria 1678 11 | escrúpulos. Pense-se ainda na tortura que continua a existir no 1679 12 | de lhe impor dependência total, torna-se o motivo fundamental 1680 5 | apenas ganhar para viver, trabalhando na casa paterna como empregado 1681 10 | sua inteligência e o seu trabalho provocaram mudanças profundas, 1682 6 | próprio por parte do pai — traço característico já conhecido 1683 1 | caminho, tal como Cristo o traçou, ao revelar em si mesmo 1684 5(61) | significado, o de rahªmim (tradução latina: viscera misericordiae), 1685 4(52) | amor mais potente do que a traição, graça mais forte do que 1686 4 | e até as infidelidades e traições. Ao encontrar-se perante 1687 1 | Exigência de não menor transcendência, nestes tempos críticos 1688 4 | fim de exprimir a riqueza transcendental da misericórdia e, ao mesmo 1689 14 | contrário, não tendermos para transformá-lo essencialmente, completando- 1690 14 | evangélico não consiste numa transformação espiritual realizada de 1691 2 | contemporâneo não só manifesta transformações que fazem esperar um futuro 1692 14 | latentes no homem, poderiam transformar a vida e a convivência humana 1693 15 | sobre a misericórdia, se transforme continuamente em fervorosa 1694 13 | verdade, tal como nos é transmitida pela Revelação. Nas páginas 1695 9 | frutuosa, porque se funda, tratando-se da Mãe de Deus, no singular 1696 5 | envolvido nesse procedimento. Tratava-se com efeito do seu próprio 1697 7 | Deus. Deste modo, Redenção traz em si a revelação da misericórdia 1698 14 | processo de «compensação» e de «trégua» que é a característica 1699 4 | ao encontrar-se na sua tremenda desventura 40; assim se 1700 7 | poupado, nem sequer a Ele, o tremendo sofrimento da morte na cruz: « 1701 3 | que vai à busca da ovelha tresmalhada 27, ou a mulher que varre 1702 9 | eterno desígnio da Santíssima Trindade, «de geração em geração» 105.~ 1703 2 | mistério do seu ser -uno e trino- rodeado de «luz inacessível» 11. 1704 15 | junto de São Pedro, aos trinta dias do mês de Novembro, 1705 14 | às forças prepotentes da tríplice concupiscência que nele 1706 4 | ouro. Mas o próprio Senhor triunfou sobre este gesto de ruptura 1707 | Tu 1708 8 | amor que, na perspectiva ulterior da história da Salvação 1709 13 | Cristo» 118 é fiel até às últimas consequências na história 1710 3 | pecadores. Em relação a estes últimos, de modo especial, o Messias 1711 7 | misericórdia, quando é preso, ultrajado, condenado, flagelado, coroado 1712 14 | a injúria causada, ou os ultrajes. Em todos estes casos, a 1713 2 | também múltiplas ameaças, que ultrapassam largamente as conhecidas 1714 10 | os seus irmãos e irmãs, ultrapassando as divisões artificialmente 1715 2 | intervenções na ONU, na UNESCO, na FAO e noutras sedes), 1716 3 | sobre mim, porque Ele me ungiu e me enviou a anunciar a 1717 1 | Cristo, procura ao contrário uni-los conjuntamente na história 1718 2 | misericórdia em nome de Cristo e em união com Ele. Cristo não disse, 1719 14 | as suas relações mútuas unicamente com a medida da justiça. 1720 7 | existência; é também Pai: está unido ao homem por Ele chamado 1721 14 | força que ao mesmo tempo unifica e eleva, não obstante todas 1722 7 | a cruz de Cristo, Filho unigênito, que, como «Luz da Luz, 1723 10 | ao vivo sentido do que é universal e à consciência mais nítida 1724 11 | subdesenvolvimento. Este facto é universalmente conhecido. O estado de desigualdade 1725 2 | através da linguagem de todo o universo: «Desde a criação do mundo 1726 2 | insondável mistério do seu ser -uno e trino- rodeado de «luz 1727 4(52) | quando, ao falar d'Ele, usa o termo rahªmim. Lemos em 1728 4(52) | a riqueza das expressões usadas por aqueles Livros para 1729 5 | misericórdia que Ele quis «usar... para com os nossos pais 1730 4 | amada» (ruhama), porque usará de misericórdia para com 1731 10 | povos e todas as nações dele usufruam, já não irá permanecer por 1732 12 | responsabilidade pela palavra , o utilitarismo nas relações dos homens 1733 11 | podem fazer uns aos outros, utilizando os recursos da técnica militar. 1734 10 | permanecer por muito tempo mera utopia, dado que existe real vontade 1735 | V. O MISTÉRIO PASCAL~ ~ 1736 12 | com o declínio de muitos valores fundamentais que constituem 1737 4(52) | exigência do coração. É uma variante como que «feminina» da fidelidade 1738 3 | tresmalhada 27, ou a mulher que varre a casa à procura da dracma 1739 7 | crucificado o vão encontrar vazio, e ouvem pela primeira vez 1740 4 | circunstâncias dramáticas.~A isto vem juntar-se o facto de que 1741 6 | deixa «vencer pelo mal», mas vence «o mal com o bem» 69. É 1742 6 | amor, que não se deixa «vencer pelo mal», mas vence «o 1743 8 | renovação do mundo que o amor vencerá, em todos os eleitos, os 1744 13 | a misericórdia de Deus e venerá-la, voltando-se para o Coração 1745 | Bênção~Veneráveis irmãos e caríssimos filhos 1746 10 | viragem que hoje se está a venficar na história.~A geração contemporânea 1747 7 | da hurnanidade. Dá-se na verade a «superabundância» da justiça, 1748 2 | da técnica, nunca antes verificado na história, se tornou senhor 1749 8 | precisamente então que se verificam plenamente as palavras pronunciadas 1750 14 | recebe o seu dom. E, vice-versa, o que sabe receber o dom 1751 4(52) | A terminologia grega da versão dos Setenta apresenta-se 1752 4 | remate desta revelação, na véspera da sua morte, diz ao Apóstolo 1753 13 | homem sobre a terra in statu viatoris, em estado de peregrino. 1754 2 | tornem, ao mesmo tempo, um vibrante apelo da Igreja à misericórdia, 1755 14 | que recebe o seu dom. E, vice-versa, o que sabe receber 1756 3 | enviados por João Baptista vieram ter com Jesus e lhe perguntaram — « 1757 7(70) | Exsultet» da Liturgia da Vigília Pascal.~ 1758 | VII. A MISERICÓRDIA DE DEUS 1759 | VIII. A ORAÇÃO DA IGREJA DOS 1760 5 | misericórdia aparece profundamente vincada no conteúdo desta parábola 1761 11 | possam vir a ser vítimas da violência de outros indivíduos, ambientes 1762 4 | aliança que muitas vezes violou. Quando tomava consciência 1763 10 | que sente profundamente a viragem que hoje se está a venficar 1764 5 | o povo de Israel, não o visa em primeiro lugar.~Aquele 1765 5(61) | rahªmim (tradução latina: viscera misericordiae), que identifica 1766 9 | Maria pronunciou durante a visita que fez a Isabel, esposa 1767 2 | Ele realizadas». Tornam-se visíveis em Cristo e por meio de 1768 3 | Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, 1769 11 | nações, possam vir a ser vítimas da violência de outros indivíduos, 1770 10 | existir? Para que servem essas vitórias ganhas a tão grande preço?» 110.~ 1771 13 | parte delas está só gravada vivamente no íntimo dos corações e 1772 5 | herança numa terra longínqua «vivendo dissolutamente», em certo 1773 11 | sociedades abastados e fartos, a viverem na abundância, dominados 1774 4 | fundamental do povo eleito, vivido nos dias do êxodo: o Senhor 1775 8 | é Deus de mortos, mas de vivos» 98. Na sua ressurreição 1776 6 | manifesta quando o filho volta para casa.~Pode-se dizer, 1777 6 | reencontrado» e ,por ter «voltado à vida». Esta alegria indica 1778 13 | misericórdia de Deus e venerá-la, voltando-se para o Coração de Cristo. 1779 5 | Quando tomou a decisão de voltar para a casa paterna e de 1780 4 | a razão para de novo se voltarem para o Senhor, para Lhe 1781 4 | e as filhas de Israel se voltem para o Senhor, apelando 1782 4(52) | faço isto, não por causa de vós, ó casa de Israel, mas pela 1783 4(52) | é usado o binómio hesed we'emet (= graça e fidelidade), 1784 14(125)| do Ano Santo de 1975, 25-XII-1975); e vol. XIV (1976), 1785 14(125)| Insegnamenti di Paolo VI, vol. XIII (1975), p. 1568 (Discurso 1786 14(125)| 1975, 25-XII-1975); e vol. XIV (1976), pp. 40-42.~ 1787 6 | encontrado» 65. No mesmo capítulo XV do Evangelho de S. Lucas