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Alfabética [« »] nacionais 1 nações 4 nada 4 não 156 naquela 2 naquele 3 nas 22 | Freqüência [« »] 191 na 160 amor 157 no 156 não 154 os 149 deus 143 para | Dives in misericordia Ioannes Paulus PP. II 1980 11 30 IntraText - Concordâncias não |
Parágrafo
1 1 | tempo que estou convosco e não me conheces...? Quem me 2 1 | em Cristo.~Exigência de não menor transcendência, nestes 3 1 | dignidade da sua natureza, não pode verificar-se sem referência — 4 1 | verificar-se sem referência — não apenas conceitual, mas integralmente 5 1 | homem ao próprio homem, não pode realizar-se senão mediante 6 2 | através do mundo visível, não é ainda «visão do Pai». « 7 2 | divina sentido definitivo. Não somente fala dela e a explica 8 2 | superficialmente, parece não deixar espaço para a misericórdia.~ 9 2 | situação do mundo contemporâneo não só manifesta transformações 10 2 | ensinam-nos, efectivamente, não tanto a meditar de modo 11 2 | em união com Ele. Cristo não disse, porventura, que o 12 3 | liberdade, os cegos que não vêem a beleza da criação, 13 3 | Bem-aventurado aquele que não se escandalizar a meu respeito» 21.~ 14 3 | do «ethos» do Evangelho. Não importa cumprir somente 15 4 | dirigia-se a homens que não só conheciam o conceito 16 4 | longo da história de Israel não faltaram Profetas e outros 17 4 | a misericórdia faz parte não somente da noção de Deus, 18 4 | revela-se, em muitos casos, não só mais poderosa, mas também 19 4(52)| pessoas, estas passam a ser, não apenas benévolas uma para 20 4(52)| questão ter um carácter, não apenas moral, mas como que 21 4(52)| mas como que jurídico, não altera a sua realidade. 22 4(52)| Israel infringia a aliança e não respeitava as condições 23 4(52)| Miq 7,20). «Eu faço isto, não por causa de vós, ó casa 24 4(52)| ter quebrado a aliança, não pode ter pretensões em relação 25 4(52)| que é totalmente gratuito, não fruto de merecimento, e 26 4(52)| esquecer-se do seu filho e não ter carinho para com o fruto 27 4(52)| esperança (escatológicas), não obstante a infidelidade 28 4(52)| menor do que a hebraica; não reflecte todos os cambiantes 29 4(52)| numa síntese especial — não apenas a riqueza das expressões 30 4 | misericórdia difere da justiça, mas não se lhe opõe, se admitirmos 31 4 | odisti eorum quae fecisti, «não aborreceis nada do que fizestes» 54. 32 4 | e a minha aliança de paz não será alterada»57. Esta verdade, 33 4 | tempo que estou convosco e não me conheces?... Quem me 34 5 | embora no texto original não seja usada a palavra «misericórdia» — 35 5 | límpido. Contribui para isso, não tanto a terminologia, como 36 5 | a todo o povo de Israel, não o visa em primeiro lugar.~ 37 5 | se ausentar para longe, não reflectiu por certo nisso. 38 5 | tinha perdido e que já «não possui», enquanto os criados 39 5 | contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado 40 5 | ao pai para ser recebido, não já gozando dos direitos 41 5 | Caiu na conta de que já não tem mais direito algum, 42 5 | parábola do filho pródigo não é usado, nem uma vez sequer, 43 5 | justiça», assim como também não é usado no texto original, 44 5 | com o seu comportamento, não tinha somente dissipado 45 5 | privado da dignidade de filho não podia deixar indiferente 46 5 | próprio filho, e esta relação não podia ser alienada nem destruída, 47 6 | consiste a misericórdia divina. Não há dúvida de que naquela 48 6 | manifesta-se na parábola não apenas na prontidão em recebê- 49 6 | paciente, é benigna..., não busca o próprio interesse, 50 6 | busca o próprio interesse, não se irrita, não guarda ressentimento 51 6 | interesse, não se irrita, não guarda ressentimento pelo 52 6 | espera, tudo suporta» e «não acaba nunca» 68.~A misericórdia 53 6 | objecto da misericórdia não se sente humilhado, mas 54 6 | alegria indica um bem que não foi destruído: o filho, 55 6 | o filho, embora pródigo, não deixa de ser realmente filho 56 6 | do pai para com o filho, não se pode avaliar «de fora». 57 6 | significado da misericórdia não consiste apenas no olhar, 58 6 | particularmente criadora do amor, que não se deixa «vencer pelo mal», 59 6 | descoberto de maneira nova. Não obstante vários preconceitos, 60 7 | profundidade do amor que não retrocede diante do extraordinário 61 7 | homens a quem fez o bem; mas não a recebe. Até aqueles que 62 7 | perto contactam com ele não têm a coragem de o proteger 63 7 | com todo o seu agir. Mas não lhe é poupado, nem sequer 64 7 | morte na cruz: «Aquele que não conhecera o pecado, Deus 65 7 | Cristo — no facto de o Pai não ter poupado o seu próprio 66 7 | dimensão divina da Redenção não se verifica somente em ter 67 7 | interpela todo e cada homem e não apenas o homem crente. Até 68 7 | crente. Até o homem que não crê poderá descobrir nele 69 7 | tal como Cristo O revelou, não permanece apenas em estreita 70 7 | da criação. É o amor que não só cria o bem, mas que faz 71 7 | estabelecida ali, no Calvário, e não é limitada a um único povo, 72 7 | sentido — note-se bem — porque não é ela ainda a última palavra 73 7 | que nela morreu, fala e não cessa de falar de Deus-Pai, 74 7 | todo aquele que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida 75 8 | lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem pranto, 76 8 | ponto culminante. Enquanto não passarem «as coisas antigas» 90, 77 8 | Crucificado, é o Verbo que não passa 92, é o que está à 78 8 | liberdade o amor; amor que é não apenas acto de solidariedade 79 8 | misericórdia»?~Em última análise, não é acaso esta a posição que 80 8 | alcançarão misericórdia» 95 — não constituem, em certo sentido, 81 8 | ser misericordiosos»), não revelarão talvez, na mesma 82 8 | facto, Cristo a quem o Pai «não poupou» 97 em favor do homem 83 8 | como no suplício da cruz não encontrou misericórdia humana, 84 8 | todos os homens. Este Pai «não é Deus de mortos, mas de 85 9 | por meio dela o mesmo amor não cessa de revelar-se na história 86 9 | depois de elevada ao céu, não abandonou esta missão salvadora, 87 10 | profético, que diz respeito não só ao passado de Israel, 88 10 | técnica é capaz de produzir não somente novos bens materiais, 89 10 | países industrializados, não se pode negar, contudo que 90 10 | nações dele usufruam, já não irá permanecer por muito 91 10 | do Concílio Vaticano II não é certamente o único documento 92 10 | muitas vezes aquilo que não quer e não realiza o que 93 10 | vezes aquilo que não quer e não realiza o que deseja fazer. 94 10 | nossa época? Parece que não. Ao contrário, as tensões 95 10 | pareciam apenas esboçar-se e não manifestar inteiramente 96 10 | várias maneiras o perigo e não permitem acalentar as ilusões 97 11 | da humanidade. A ameaça não diz respeito apenas ao que 98 11 | civilização materialista, que, não obstante declarações «humanistas», 99 11 | este tipo de civilização, não só cada um dos indivíduos, 100 11 | história do nosso século não faltam exemplos a esse respeito. 101 11 | existência corpórea e espiritual, não podemos dizer que tais exemplos 102 11 | dias encerram de facto, não apenas a possibilidade de 103 11 | consumismo e pelo prazer, não faltam na mesma família 104 11 | sociais que sofrem a fome. Não faltam crianças que morrem 105 11 | sob o olhar de suas mães. Não faltam, em várias partes 106 11 | entre os homens e os povos não só perdura, mas até aumenta. 107 11 | mecanismo defeituoso, que não permite à família humana 108 11 | contemporâneo inquietação sentida, não só pelos que se acham desfavorecidos 109 11 | progresso e do poder. Embora não faltem aqueles que procuram 110 12 | Bastará a justiça?~12. Não é difícil verificar que 111 12 | justa sob todos os aspectos. Não deixa de fazer objecto de 112 12 | Apesar disso, seria difícil não se dar conta de que, muitas 113 12 | empreendida em seu nome.~Não sem razão Cristo reprovava 114 12 | que a justiça, por si só, não basta e que pode até levar 115 12 | aniquilamento de si própria, se não se permitir àquela força 116 12 | summa iniuria. Tal afirmação não tira o valor à justiça, 117 12 | compartilha a inquietação de não poucos homens contemporâneos. 118 12 | constituem valor incontestável não só da moral cristã, mas 119 | imagem da nossa geração, que não pode deixar de despertar 120 13 | testemunhos inesgotáveis. Não se trata aqui da perfeição 121 13 | e bebemos deste Cálice», não só anunciamos a morte do 122 13 | Deus que «é amor» 116 não se pode revelar de outro 123 13 | revelar de outro modo a não ser como misericórdia, a 124 13 | misericórdia, a qual corresponde não somente à verdade mais profunda 125 13 | inexaurível de conversão, não somente como momentâneo 126 13 | aqueles que assim O «vêem», não podem viver de outro modo 127 13 | viver de outro modo que não seja convertendo-se a Ele 128 13 | crucificado e ressuscitado, não somente com as palavras 129 13 | ao Pai, e que o Espírito não cessa de pedir para nós « 130 14 | Cristo ensinou que o homem não só recebe e experimenta 131 14 | autenticamente evangélico não consiste numa transformação 132 14 | mesmo tempo unifica e eleva, não obstante todas as dificuldades 133 14 | oferece e dá, e a outra não faz mais do que aceitar 134 14 | reciprocidade, as nossas acções não são ainda autênticos actos 135 14 | autênticos actos de misericórdia. Não se realizou ainda plenamente 136 14 | juízos sobre a misericórdia não têm em conta o vínculo fundamental 137 14 | paciente e benigno» 122 não elimina as diferenças. Aquele 138 14 | pastoral.~O seu campo de acção não se confina, porém, só a 139 14 | dente» 126, e, ao contrário, não tendermos para transformá- 140 14 | fundamental da reconciliação, não só nas relações de Deus 141 14 | Jesus Cristo. Este mistério, não só para a própria Igreja 142 14 | Que lição de humildade não está encerrada aqui, em 143 14 | da nossa existência! Se não déssemos atenção a esta 144 14 | tão generosa em perdoar não anula as exigências objectivas 145 14 | essencial do homem, que não se pode deixar perder e 146 14 | educação e na pastoral. Não a protege doutro modo senão 147 14 | base da missão da Igreja não existe outra preocupação 148 15 | disse acima a este propósito não é mais do que simples esboço. 149 15 | Se algumas vezes o homem não tem a coragem de pronunciar 150 15 | palavra «misericórdia», ou não lhe encontra equivalente 151 15 | pronuncie esta palavra, não só em nome próprio, mas 152 15 | sagrados, para o Deus que não pode desprezar nada daquilo 153 15 | Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem» 137. 154 15 | Se alguns contemporâneos não compartilharem comigo a 155 15 | intercessão d'Aquela que não cessa de proclamar «a misericórdia, 156 15 | plena consciência de que não lhe é permitido, em hipótese