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Dives in misericordia
Ioannes Paulus PP. II
1980 11 30
IntraText - Concordâncias
(Hapax Legomena)
102-desco | descr-lam | larga-rigor | rne-xv

                                                         negrito = Texto principal
     Parágrafo                                           cinza = comentário
1002 2 | ameaças, que ultrapassam largamente as conhecidas até agora. 1003 14 | várias espécies de egoísmo, latentes no homem, poderiam transformar 1004 5(61) | o de rahªmim (tradução latina: viscera misericordiae), 1005 1 | de toda a consolação» 5. -se na Constituição Gaudium 1006 3 | se sinal particularmente legível de Deus que é amor, torna- 1007 8 | nela contido, que é uma lei simples, forte e ao mesmo 1008 12 | campo do apostolado dos leigos.~Apesar disso, seria difícil 1009 10 | conhecimento mais aprofundado das leis do seu próprio comportamento 1010 13 | eco perene em numerosas leituras da Sagrada Liturgia. E o 1011 15 | Deus por meio de Cristo, lembrados das palavras do Magnificat 1012 8 | É por isso que, quando lembramos a cruz de Cristo, a sua 1013 4 | compassivo e misericordioso, lento para a ira e cheio de bondade 1014 3 | vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos 1015 6 | Procede deste modo levado certamente por profundo 1016 6 | Por consequência, somos levados a deduzir que a misericórdia 1017 4 | generoso para com os seus que O levam a suster a sua indignação 50. 1018 3 | Quando se trata da pregação, levanta-se um problema de capital 1019 5 | então que toma a decisão: «Levantar-me-ei, irei ter com o meu 1020 12 | não basta e que pode até levar à negação e ao aniquilamento 1021 5 | chegou, por causa da sua leviandade, por causa do pecado, amadureceu 1022 15 | mesmo mais profundas, e o liberta das maiores ameaças.~O homem 1023 4 | seus sofrimentos e decidiu libertá-lo 43. Neste acto de salvação 1024 3 | aos pobres, a proclamar a libertação aos captivos e o dom da 1025 14 | Daqui nasce a pretensão de libertar da misericórdia as relações 1026 14 | outros com caridade» 130, Que lição de humildade não está encerrada 1027 4(52) | ou melhor, da unidade que liga a mãe ao filho, brota uma 1028 4 | dos pecados do povo, em ligação com a incisiva imagem do 1029 11 | humana. Esta inquietação está ligada ao próprio sentido da existência 1030 4 | qual como Criador se ligou com particular amor às suas 1031 5 | Analogia~5. No limiar do Novo Testamento repercute- 1032 13 | Da parte do homem pode limitá-la somente a falta de boa 1033 3 | vários modos manifesta as limitações e a fragilidade, tanto físicas 1034 7 | ali, no Calvário, e não é limitada a um único povo, o de Israel, 1035 10 | criatura que é, multiplamente limitado, por outra, sente-se ilimitado 1036 12 | de aniquilar o inimigo de limitar a sua liberdade ou mesmo 1037 5 | de modo particularmente límpido. Contribui para isso, não 1038 3 | andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos 1039 15 | de raça, de cultura, de língua, de concepção do mundo e 1040 12 | doutrina social católica. Na linha deste ensino situam-se tanto 1041 4(52) | conteúdo do verbo hãmal, que literalmente significa «poupar (o inimigo 1042 8 | absolutamente inocente e livre do pecado, e cuja vinda 1043 4 | no Antigo Testamento tem longa e rica história. Devemos 1044 5 | tocava, para se ausentar para longe, não reflectiu por certo 1045 5 | essa herança numa terra longínqua «vivendo dissolutamente», 1046 5 | Zacarias, engrandece o Senhor louvando-O com toda a alma «pela 1047 4 | Senhor os mais sublimes louvores, entoarão hinos ao Deus 1048 9(108)| Const. dogm. sobre a Igreja Lumen Gentium, 62: AAS 57 (1965), 1049 14 | fortes, ou até numa arena de luta permanente de uns contra 1050 12 | ético das tensões e das lutas que avassalam o mundo.~A 1051 4(42) | 3,2-3, 11-12; 8,16s.; 1 Mac 4,24.~ 1052 7 | palavra seria pronunciada na madrugada, quando, primeiro as mulheres 1053 8 | produzindo como fruto plenamente maduro o Reino da vida, da santidade 1054 11 | fome sob o olhar de suas mães. Não faltam, em várias partes 1055 1 | talvez o mais importante, do magistério do último Concílio. Na fase 1056 4(52) | constante predisposição magnânima, benévola e clemente.~Além 1057 14 | ainda completamente da fonte magnífica do amor misericordioso que 1058 5 | competia, mas tinha também magoado profundamente e ofendido 1059 15 | profundas, e o liberta das maiores ameaças.~O homem contemporâneo 1060 5 | consciência da condição de filho malbaratada.~É então que toma a decisão: « 1061 4(52) | mais profundo: tornava-se manifesto aquilo que fora ao princípio, 1062 1 | seu próprio Filho, nos manifestou e deu a conhecer em Si mesmo 2. 1063 9 | deu na anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, 1064 7 | o proteger e arrancar da mão dos seus opressores. Na 1065 14 | dão testemunho «das grande maravilhas» do seu Senhormanifesta- 1066 1 | têm sido e continuam a ser marcadas pela tendência para separar 1067 15 | história humana, por mais marcante que se apresente a heterogeneidade 1068 4(52) | feminina» da fidelidade masculina para consigo próprio, expressa 1069 4(52) | características em certo sentido masculinas), rahªmim, pela própria 1070 12 | se aniquila o próximo se mata, se priva da liberdade e 1071 5 | situação, «bem desejava matar a fome» com qualquer coisa, 1072 15 | que tem características maternais e, à semelhança da mãe, 1073 15 | oração a sua solicitude maternal e o seu amor confiante, 1074 4 | seus manifestam-se todos os matizes do amor: Ele é para eles 1075 12 | concepção o respeito pelo matrimónio com a sua unidade indissolúvel 1076 13 | filho pródigo.~«Quem me , o Pai» 113. A Igreja 1077 11 | conjunto de falhas ou até um mecanismo defeituoso, que não permite 1078 14 | por exemplo, no caso do médico que cura, do mestre que 1079 13 | assumem grande significado a meditação constante da Palavra de 1080 2 | efectivamente, não tanto a meditar de modo abstracto sobre 1081 3 | messiânica e constitui a medula do «ethos» evangélico. O 1082 4 | povo e de cada um dos seus membros radica na misericórdia divina 1083 4 | Apóstolo Filipe aquelas memoráveis palavras: « tanto tempo 1084 13 | eucarística, celebrada em memória d'Aquele que na sua missão 1085 4(52) | Todavia, as duas acima mencionadas merecem uma atenção particular. 1086 10 | que caíram ou se tornaram menores os obstáculos e as distâncias 1087 3 | significativo que, quando os mensageiros enviados por João Baptista 1088 2 | rico em misericórdia»13.~A mentalidade contemporânea, talvez mais 1089 10 | permanecer por muito tempo mera utopia, dado que existe 1090 7 | apresenta particularmente merecedor da misericórdia dos homens 1091 4(52) | as duas acima mencionadas merecem uma atenção particular. 1092 15 | humanidade contemporânea merecesse pelos seus pecados um novo « 1093 4(52) | totalmente gratuito, não fruto de merecimento, e que, sob este aspecto, 1094 8 | profundas raízes do mal que mergulham no pecado e na morte, e 1095 4 | espiritual é Abraão, como mérito da sua . Por meio deste 1096 7 | homem que talem ac tantum meruit habere Redemptorem (mereceu 1097 15 | Pedro, aos trinta dias do mês de Novembro, Primeiro Domingo 1098 14 | próximo e, também, a nós mesmos! Que escola de boa vontade 1099 8 | do termo — da sua missão messianica, se revela a si mesmo como 1100 3 | cumprimento das profecias messiânicas, ao tornar-se encarnação 1101 14 | os caminhos da vida e do ministério da Igreja, — através da 1102 15 | como servo de Cristo e ministro dos mistérios de Deus 138, 1103 14 | da pobreza evangélica dos ministros e dispensadores e de todo 1104 4 | intervenções proféticas de Miqueias 33, as consoladoras garantias 1105 2 | por Cristo, Deus com a sua misericódia torna-se também particularmente 1106 | Dives in misericordia~ ~ 1107 5(61) | tradução latina: viscera misericordiae), que identifica prevalentemente 1108 13(114)| Cor 11,26, Aclamação no Missal Romano.~ 1109 3 | histórica, que de vários modos manifesta as limitações 1110 4 | se definiu solenemente a Moisés como «Deus compassivo e 1111 13 | conversão, não somente como momentâneo acto interior, mas também 1112 4 | favores»56. «Ainda que os montes sejam abalados ... o meu 1113 3 | fragilidade, tanto físicas como morais, do homem. Precisamente 1114 12 | nada é «sagrado», decaem moralmente, apesar de todas as aparências.~ ~ 1115 7 | do Homem-Filho que nela morreu, fala e não cessa de falar 1116 5 | em abundância, e eu aqui morro de fome!». Avalia-se a si 1117 4 | Ester, consciente da ameaça mortal, iminente, contra o seu 1118 6 | porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava 1119 8 | do Sermão da Montanha , mostrando desde o ponto de partida 1120 8 | Igreja, deve perenemente mostrar-se mais forte do que o pecado. 1121 10 | seu trabalho provocaram mudanças profundas, quer no campo 1122 12 | dessacralização que se transforma muita vezes em «desumanização»; 1123 4 | neles é usada pode dizer-nos muitíssimo a tal respeito 52.~O Antigo 1124 7 | madrugada, quando, primeiro as mulheres e depois os Apóstolos, ao 1125 10 | experimenta como criatura que é, multiplamente limitado, por outra, sente- 1126 10 | informática, por exemplo, multiplicará as capacidades criadoras 1127 13 | crêem em Cristo. Empregando múltiplos esforços neste sentido, 1128 12 | políticos ou os assim chamados «mundos». Esta corrente profunda 1129 7 | conciliar, é definido como mysterium paschale (mistério pascal). 1130 15 | humana, a cada família, nação, grupo social, aos jovens, 1131 10 | geografia, ou pelas fronteiras nacionais ou raciais. Os jovens de 1132 5 | mesma casa, por ocasião do nascimento de João Baptista, seu filho, 1133 5 | materiais que dissipara, é natural que o tivesse também feito 1134 14 | benfeitor que socorre os necessitados), de facto, também aquele 1135 10 | industrializados, não se pode negar, contudo que a perspectiva 1136 12 | predominam certas forças negativas, como o rancor o ódio e 1137 4 | própria terminologia que neles é usada pode dizer-nos muitíssimo 1138 14 | finalidade do perdão. Em nenhuma passagem do Evangelho o 1139 4 | as razões íntimas desse nexo, remontando ao «princípio», 1140 7(77) | Símbolo Niceno-Constantinopolitano.~ 1141 4 | deu a si mesmo como dom: Nihil odisti eorum quae fecisti, « 1142 5 | não reflectiu por certo nisso. Parece que nem mesmo agora 1143 10 | universal e à consciência mais nítida da unidade do género humano, 1144 14(127)| Benevolentia, especialmente nos nn. 1 e 6: AAS 67 (1975), pp. 1145 14 | inspiração e o incitamento mais nobre. Baseando-nos neste impressionante 1146 4 | faz parte não somente da noção de Deus, mas caracteriza 1147 15 | sucedeu com a geração de Noé. Recorramos, pois, a tal 1148 3 | misericórdia», devemos notar que Cristo, ao revelar o 1149 14 | dizer, a uma «correção» notável, por parte daquele amor 1150 7 | messiânica? Em certo sentidonote-se bemporque não é ela 1151 2 | ONU, na UNESCO, na FAO e noutras sedes), a Igreja deve também 1152 15 | aos trinta dias do mês de Novembro, Primeiro Domingo do Advento, 1153 10 | de produzir não somente novos bens materiais, mas também 1154 13 | constituiu, em certo sentido, o núcleo central — e, ao mesmo tempo, 1155 4(46) | Cf. Núm 14,18; 2 Crón 30,9; Ne 9, 1156 8 | plenitude daquele amor que o Pai nutre para com Ele e, n'Ele para 1157 4(52) | isto, não por causa de vós, ó casa de Israel, mas pela 1158 11 | professa, da faculdade de obedecer à voz da consciência que 1159 8 | do seu sacrifício, da sua obediência «até à morte» 81, Aquele 1160 14 | não anula as exigências objectivas da justiça. A justiça bem 1161 14 | Igreja considera seu dever e objectivo da sua missão, assegurar 1162 14 | limita ao campo dos bens objectivos e extrínsecos, o amor e 1163 4(52) | hesed, deixando de ser uma obrigação jurídica, revelava o seu 1164 10 | muitas solicitações, -se obrigado a escolher entre elas, e 1165 4(52) | parte de Deus deixava de obrigar quando Israel infringia 1166 4 | dias do êxodo: o Senhor observou a aflição do seu povo, reduzido 1167 10 | ou se tornaram menores os obstáculos e as distâncias que separam 1168 13 | isto é, o permanecer na obstinação, que está em oposição com 1169 4(52) | esperar e a ter confiança em obtê-lo, que o Deus da aliança 1170 14 | quem recebe, de alguém que obtém um benefício, experimenta 1171 4(52) | mas também uma específica, obviamente antropomórfica, «psicologia» 1172 12 | se pelo mesmo modelo. É óbvio efectivamente, que, em nome 1173 15 | aproximação de tal mistério que, oculto desde toda a eternidade 1174 4 | si mesmo como dom: Nihil odisti eorum quae fecisti, «não 1175 14 | causado e a satisfação da ofensa são condição do perdão.~ 1176 14 | Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos 1177 14 | indicar que apenas uma parte oferece e , e a outra não faz 1178 7 | dando-se a si mesmo a Deus e oferecendo consigo todo o mundo visível, 1179 4 | as consoladoras garantias oferecidas por Isaías 34, a súplica 1180 7 | modo terrível no Jardim das Oliveiras e no Calvário, dirige-se 1181 2 | exemplo, com intervenções na ONU, na UNESCO, na FAO e noutras 1182 6 | com tal clareza o bem operado, que parece esquecer todo 1183 14 | concupiscência que nele operam 128. É em nome deste mistério, 1184 6 | avaliar «de fora». As nossas opiniões acerca da misericórdia são 1185 2 | homem do passado, parece opor-se ao Deus de misericórdia 1186 13 | obstinação, que está em oposição com a graça e a verdade, 1187 7 | arrancar da mão dos seus opressores. Na fase final do desempenho 1188 14 | Tais juízos apresentam ordinariamente a misericórdia como acto 1189 1 | história do homem, de maneira orgânica e profunda. Este é um dos 1190 2 | de que depende dele a boa orientação das forças que suscitou, 1191 14 | Daí provêm as múltiplas orientações para a missão da Igreja, 1192 1 | modo teocêntrico, isto é, orientar-se em Jesus Cristo em direcção 1193 10 | tão grandes discórdias se originam para a sociedade» 109.~Quase 1194 4(50) | Cf Os11,7-9; Jer 31,20; Is 54,7s.~ 1195 9 | justiça divina com o amor, o «ósculo» dado pela misericórdia 1196 4(52) | humana, conforme lemos em Oséias: «Eu os curarei das suas 1197 4 | quando ergueu o bezerro de ouro. Mas o próprio Senhor triunfou 1198 12 | Cristo reprovava nos seus ouvintes, fiéis à doutrina do Antigo 1199 8 | porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e me abrir, 1200 3 | contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos 1201 4 | reduzido à escravidão, ouviu os seus clamores, deu-se 1202 4(52) | a bondade e a ternura, a paciência e a compreensão, que o mesmo 1203 11 | possibilidade de uma sujeição «pacífica» dos indivíduos, dos ambientes 1204 11 | que vivem na indigência, padecem a miséria e, muitas vezes 1205 10 | muitas vezes apanágio dos países industrializados, não se 1206 11 | inquietação supera todos os paliativos. Como justamente concluiu 1207 11 | se desenrola, tendo como pano de fundo o gigantesco remorso 1208 14(125)| Cf. Insegnamenti di Paolo VI, vol. XIII (1975), p. 1209 12 | e da convivência humana. Paralelamente, andam também a crise da 1210 11 | significar a autodestruição parcial da humanidade. A ameaça 1211 14 | Ainda nos casos em que tudo pareceria indicar que apenas uma parte 1212 4 | através da misericórdia. Isto pareceu tão claro aos Salmistas 1213 10 | que no Documento conciliar pareciam apenas esboçar-se e não 1214 9 | à entrada da casa da sua parente: «A sua misericórdia estende- 1215 13 | Povo de Deus, missão que participa da própria missão messiânica 1216 10 | glorificava a misericórdia de que participam, «de geração em geração», 1217 14 | exemplos, até à Cruz, nem participamos ainda completamente da fonte 1218 9 | com o mal moral e físico, participava de modo singular e excepcional 1219 7 | consigo todo o mundo visível, participe da vida divina, e, como 1220 1 | atendendo às necessidades particulares dos tempos em que vivemos, 1221 9 | perdura sem interrupção, a partir do consentimento que fielmente 1222 7 | definido como mysterium paschale (mistério pascal). Chegados 1223 14 | finalidade do perdão. Em nenhuma passagem do Evangelho o perdão, nem 1224 3 | Numerosas são ainda as passagens do ensinamento de Cristo 1225 5 | esbanjado tudo..., começou a passar privações», tanto mais que 1226 8 | culminante. Enquanto não passarem «as coisas antigas» 90, 1227 4(40) | Job passim.~ 1228 5(61) | significado de hesed, ao passo que nas frases seguintes, 1229 7 | messiânica de Cristo. Aquele que «passou fazendo o bem e curando 1230 3 | ter diante dos olhos o bom pastor que vai à busca da ovelha 1231 15 | amor, que permanece amor paterno, como nos foi revelado por 1232 10 | participação mais ampla no comum património do saber.~O desenvolvimento 1233 12 | formas de hoje continuam a pautar-se pelo mesmo modelo. É 1234 4 | ti, e a minha aliança de paz não será alterada»57. Esta 1235 10 | algumas. Mais ainda, fraco e pecador, faz muitas vezes aquilo 1236 4 | história plurissecular uma peculiar experiência da misericórdia 1237 13 | definitivamente a unidade que Cristo pedia ao Pai, e que o Espírito 1238 15 | mal, e o pecado e a morte. Pedimos isto por intercessão d'Aquela 1239 14 | Ele próprio nos ensinou, pedindo: «Perdoai-nos as nossas 1240 5 | dessa dignidade. Quando pediu ao pai que lhe desse a parte 1241 14 | estrutura fundamental da justiça penetra sempre no campo da misericórdia. 1242 1 | Enquanto as várias correntes do pensamento humano, do passado e do 1243 11 | empregá-los sem escrúpulos. Pense-se ainda na tortura que 1244 5 | complexa situação material de penúria a que o filho pródigo chegou, 1245 5 | meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e contra ti; 1246 13 | sentido da do Povo de Deus percebe-a bem, como atestam várias 1247 6 | que seguindo tal critério, percebemos na misericórdia sobretudo 1248 1 | constantemente que devemos percorrer com todos e cada um dos 1249 14 | da ovelha e a da dracma perdidas 124. O amor misericordioso, 1250 14 | aquele que perdoa e o que é perdoado se encontram num ponto essencial, 1251 8 | os pecados, ser-lhes-ão perdoados e àqueles a quem os retiverdes 1252 14 | próprio nos ensinou, pedindo: «Perdoai-nos as nossas ofensas, assim 1253 14 | ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido», 1254 8 | Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão 1255 7 | aquele que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna» 78. 1256 7 | coração e o «pode fazer perecer, na Geena» 80.~ ~ 1257 13 | característica mais profunda da peregrinação de todo homem sobre a terra 1258 13 | statu viatoris, em estado de peregrino. É evidente que a Igreja 1259 13 | Bíblia, repercute-se como eco perene em numerosas leituras da 1260 8 | Salvação na Igreja, deve perenemente mostrar-se mais forte do 1261 13 | procurei delinear ao menos o perfil desta verdade, tão ricamente 1262 3 | vieram ter com Jesus e lhe perguntaram — «Tu és Aquele que está 1263 14 | outros. Quando Pedro lhe perguntou quantas vezes devia perdoar 1264 15 | nenhum momento e em nenhum período da história, especialmente 1265 | professando a misericórdia e permanecendo-lhe sempre fiel, a Igreja 1266 8 | coisas antigas» 90, a Cruz permanecerá como o «lugar», a que se 1267 12 | estabilidade da família. O permissivismo moral atinge sobretudo este 1268 15 | consciência de que não lhe é permitido, em hipótese alguma, esmorecer 1269 2 | em todas as necessidades, perscrutemos cada vez mais o seu mistério: 1270 14 | descoberta constante e na prática perseverante do amor, como força que 1271 2 | Ele próprio encarna-a e personifica-a. Ele próprio é, em certo 1272 6 | parábola do filho pródigo persuade-nos que a realidade é diferente: 1273 11 | dizer que tais exemplos pertencem somente ao passado.~O homem 1274 7 | Até aqueles que mais de perto contactam com ele não têm 1275 15 | múltiplas formas do mal que pesam sobre a humanidade e a ameaçam. 1276 4(52) | também Israel, embora sob o peso das culpas, por ter quebrado 1277 2 | débil, capaz do melhor e do pior; abre-se na sua frente o 1278 12 | mais profunda, que é o amor plasmar a vida hurnana nas suas 1279 4 | eleição, que de modo especial plasmou a história do povo cujo 1280 14 | exprime do modo mais simples e pleno, no perdão. O perdão manifesta 1281 4 | muitos casos, não só mais poderosa, mas também mais profunda 1282 10 | mais numerosos aqueles que põem ou sentem com maior acuidade, 1283 14 | como no campo económico e político, é preciso acrescentar que 1284 12 | entre inteiros sistemas políticos ou os assim chamados «mundos». 1285 15 | de 1980, terceiro do meu Pontificado.~ ~ 1286 4 | se pode dizer, de vários pontos de vista para um único conteúdo 1287 5 | com as alfarrobas que os porcos comiam», animais que ele 1288 8 | primeiro de semana... se pôs no meio deles» no Cenáculo « 1289 11 | sociedades e as nações, possam vir a ser vítimas da violência 1290 5 | tinha perdido e que «não possui», enquanto os criados na 1291 5 | de seu pai «continuam a possuí-los». Estas palavras exprimem 1292 5 | doutro modo, poderia vir a possuir. Este raciocínio, precisamente, 1293 3 | somente um mandamento ou postulado de natureza ética, mas também 1294 4(52) | amor que doa, amor mais potente do que a traição, graça 1295 7 | São Paulo, resumindo em poucas palavras toda a profundidade 1296 12 | compartilha a inquietação de não poucos homens contemporâneos. Além 1297 4(52) | literalmente significa «poupar (o inimigo derrotado)», 1298 8 | Cristo a quem o Pai «não poupou» 97 em favor do homem e 1299 8 | não haverá mais morte, nem pranto, nem gemidos,nem dor, porque 1300 14 | distâncias entre aquele que pratica a misericórdia e aquele 1301 14 | misericordiosoquando, ao praticá-la, estivermos profundamente 1302 6 | mesma maneira entendiam e praticavam a misericórdia os discípulos 1303 11 | dominados pelo consumismo e pelo prazer, não faltam na mesma família 1304 8 | mesmo tempo o sinal que preanuncia «um novo céu e uma nova 1305 4 | Aliança, essas palavras preanunciam a plena revelação de Deus, 1306 5 | exacta da justiça: norma precisa mas, por vezes, demasiado 1307 6 | nova. Não obstante vários preconceitos, a misericórdia apresenta- 1308 4(52) | assim dizer, uma constante predisposição magnânima, benévola e clemente.~ 1309 12 | experiência mostra que sobre ela predominam certas forças negativas, 1310 7 | flagelado, coroado de espinhos, pregado na cruz e expira no meio 1311 7 | àquele Pai cujo amor Ele pregou aos homens e de cuja misericórdia 1312 14 | escândalo, a compensação do prejuízo causado e a satisfação da 1313 14 | Igreja não existe outra preocupação senão ir «beber nas fontes 1314 2 | e dos homens, as grandes preocupações do nosso tempo.~A revelação 1315 12 | contemporâneos. Além disso, devemos preocupar-nos também com o declínio 1316 9 | porque exprimem a particular preparação da sua alma e de toda a 1317 4 | estado dos espíritos preparados, como o demonstram numerosas 1318 14 | homem, exposto às forças prepotentes da tríplice concupiscência 1319 7 | a misericórdia, quando é preso, ultrajado, condenado, flagelado, 1320 14 | processo unilateral, que pressupõe e mantém as distâncias entre 1321 8 | Filho consubstancial ao Pai presta plena justiça a Deus, é 1322 14 | vínculo entre os homens se se pretende regular as suas relações 1323 2 | Na presente Encíclica, pretendo acolher tal apelo; desejo 1324 12 | efectivamente, que, em nome de uma pretensa justiça (por exemplo histórica 1325 14 | o recebe. Daqui nasce a pretensão de libertar da misericórdia 1326 4(52) | a aliança, não pode ter pretensões em relação ao hesed de Deus, 1327 15 | que no mundo a iniquidade prevalecesse sobre a honestidade e ainda 1328 5(61) | misericordiae), que identifica prevalentemente a misericórdia divina com 1329 4 | encontrar, depois de terem prevaricado, a força e a razão para 1330 4 | relativamente a ela, é primário e fundamental. O amor condiciona, 1331 4 | dado que Israel é seu filho primogénito 48; Ele é também o esposo 1332 4 | como nas palavras, desde os primórdios do povo que escolheu para 1333 1 | nos propomos como tarefa principal pôr em prática a doutrina 1334 5 | Estas palavras exprimem principalmente a sua atitude perante os 1335 1 | profunda. Este é um dos princípios fundamentais, e talvez o 1336 8 | pobres, os que sofrem, os prisioneiros os cegos, os oprimidos e 1337 12 | aniquila o próximo se mata, se priva da liberdade e se despoja 1338 5 | tudo..., começou a passar privações», tanto mais que sobreveio 1339 5 | que a seu juízo o tinha privado da dignidade de filho não 1340 11 | vítima da opressão que o prive da liberdade interior, da 1341 10 | consciência de ser uma geração privilegiada, porque o progresso lhe 1342 11 | por aqueles que gozam dos privilégios da riqueza, do progresso 1343 11 | II, ela diz respeito aos problemas fundamentais de toda a existência 1344 6 | efusivamente e beijou-o» 64. Procede deste modo levado certamente 1345 5 | algum modo, envolvido nesse procedimento. Tratava-se com efeito do 1346 13 | a morte do Redentor, mas proclamamos também a sua ressurreição, « 1347 9 | daquela misericórdia que Maria proclamou à entrada da casa da sua 1348 6 | da sua comoção hã-de ser procuradas em algo mais profundo. O 1349 11 | Embora não faltem aqueles que procuram descobrir as causas de tal 1350 15 | a humanidade, que esses procurem ao menos compreender o motivo 1351 5 | entre o amor do pai e a prodigalidade e o pecado do filho.~Este 1352 11 | outros perigos que são o produto de uma civilização materialista, 1353 10 | e da técnica é capaz de produzir não somente novos bens materiais, 1354 3 | enquanto é o cumprimento das profecias messiânicas, ao tornar-se 1355 5 | que acontecia na tradição profética, esta analogia, embora se 1356 4 | uma parte das intervenções proféticas de Miqueias 33, as consoladoras 1357 8 | eleitos, os germes mais profundos do mal, produzindo como 1358 12 | de que, muitas vezes, os programas que têm como ponto de partida 1359 4(52) | prontidão em satisfazer a promessa e a esperança (escatológicas), 1360 5(60) | com o povo, fidelidade às promessas, que encontrarão precisamente 1361 6 | característica quando reavalia, promove e sabe tirar o bem de todas 1362 3 | liberdade os oprimidos e a promulgar um ano de acolhimento por 1363 7 | A última palavra seria pronunciada na madrugada, quando, primeiro 1364 15 | homem não tem a coragem de pronunciar a palavra «misericórdia», 1365 15 | necessário que a Igreja pronuncie esta palavra, não só em 1366 9 | profético, as palavras que Maria pronunciou durante a visita que fez 1367 8 | misericórdia» para com o seu própio Filho, para com o Crucificado.~ 1368 1 | história da Igreja, se nos propomos como tarefa principal pôr 1369 10 | porque o progresso lhe proporciona imensas possibilidades, 1370 15 | alcançarão misericórdia» 139.~Prosseguindo na grande tarefa de dar 1371 14 | educação e na pastoral. Não a protege doutro modo senão guardando 1372 7 | ele não têm a coragem de o proteger e arrancar da mão dos seus 1373 6 | corações e nas suas obras, como prova particularmente criadora 1374 2 | podemos reportar-nos com proveito à imagem da «condição do 1375 14 | fontes do Salvador» 133. Daí provêm as múltiplas orientações 1376 6 | que regressa. Esta atitude provoca até a inveja do irmão mais 1377 10 | inteligência e o seu trabalho provocaram mudanças profundas, quer 1378 14 | entre aqueles que estão mais próximos: os cônjuges, os pais e 1379 4(52) | obviamente antropomórfica, «psicologia» de Deus: a impressionante 1380 14 | dificuldades de natureza psicológica ou social. Trata-se, efectivamente, 1381 10 | das ciências biológicas, psicológicas e sociais ajudarão o homem 1382 4(52) | hesed. Sobre este fundo psicológico, rahªmim origem a uma 1383 11 | possibilidade de manifestar publicamente a verdade de que está convencido, 1384 13 | ensino, mas sobretudo com a pulsação mais profunda da vida de 1385 14 | este modelo, devemos também purificar continuamente todas as acções 1386 4 | dom: Nihil odisti eorum quae fecisti, «não aborreceis 1387 7 | erguida sobre o Calvário, na quaI Cristo mantém o seu último 1388 5 | quando diz para si próprio: «Quantos jornaleiros na casa de meu 1389 4(52) | peso das culpas, por ter quebrado a aliança, não pode ter 1390 4 | Recorda-a nos tempos de queda e de desalento. Em seguida, 1391 15 | que ergue o homem das suas quedas, mesmo mais profundas, e 1392 14 | setenta vezes sete» 131, querendo desta forma indicar-lhe 1393 4 | pela qual os Salmistas, ao quererem cantar ao Senhor os mais 1394 7 | desde o princípio, tinha querido realizar no homem e, por 1395 1 | ao próprio Cristo. Hoje quero expor que a abertura para 1396 4(52) | facto de o compromisso em questão ter um carácter, não apenas 1397 10 | sentem com maior acuidade, as questões fundamentais: Que é o homem? 1398 10 | Decorridos quase quinze anos após o encerramento 1399 7 | Cruz e a Ressurreição. Se quisermos exprimir totalmente a verdade 1400 13 | Escritura e na Tradição.~Na vida quotidiana da Igreja a verdade sobre 1401 15 | discriminação: sem diferenças de raça, de cultura, de língua, 1402 10 | fronteiras nacionais ou raciais. Os jovens de hoje, sobretudo, 1403 5 | poderia vir a possuir. Este raciocínio, precisamente, demonstra 1404 11 | humana sair de situações tão radicalmente injustas.~Eis a imagem do 1405 12 | forças negativas, como o rancor o ódio e até a crueldade. 1406 4 | raízes vivificantes e as razões íntimas desse nexo, remontando 1407 11 | causas de tal inquietação, ou reagir com os meios à disposição 1408 10 | utopia, dado que existe real vontade política, a este 1409 1 | Encíclica, procurei pôr em realce que o aprofundamento e o 1410 15 | intercessão daqueles em que se realizaram até ao fim as palavras do 1411 6 | fisionomia característica quando reavalia, promove e sabe tirar o 1412 4 | dirige Job, depois das suas rebeliões, ao encontrar-se na sua 1413 8 | sobre eles e lhes disse: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles 1414 14 | da parte daqueles que a recebem de nós. Se faltar esta bilateralidade 1415 14 | e com o exemplo: «o que recebestes de graça, dai-o também de 1416 2 | examiná-las à luz da verdade recebida de Deus.~A verdade revelada 1417 5 | depois de ter gasto os bens recebidos do pai, ao regressar merece 1418 11 | O homem contemporâneo, receia que, com o uso dos meios 1419 14 | numerosas indicações do recente Concílio e a plurissecular 1420 4(52) | com a outra, mas também reciprocamente fiéis por força de um compromisso 1421 14 | faltar esta bilateralidade e reciprocidade, as nossas acções não são 1422 14 | generoso, quando se sente recompensado por aquele que recebe o 1423 4(52) | deste amor é o perdão e a reconstituição na graça, o restabelecimento 1424 4 | para o Senhor, para Lhe recordarem exactamente aquilo que Ele 1425 3 | como conceito de «amor»). A recta compreensão desse conteúdo 1426 11 | consciência que lhe indica o recto caminho a seguir. Os meios 1427 11 | aos outros, utilizando os recursos da técnica militar. Ela 1428 5 | terra». Mas até isso lhe era recusado. A analogia desloca-se claramente 1429 7 | ac tantum meruit habere Redemptorem (mereceu tal e tão grande 1430 4 | observou a aflição do seu povo, reduzido à escravidão, ouviu os seus 1431 14 | perder e cuja afirmação, ou reencontro, são origem da maior alegria 132.~ 1432 1 | não pode verificar-se sem referêncianão apenas conceitual, 1433 4(52) | Testamento o vocábulo hesed é referido ao Senhor isso acontece 1434 4(52) | menor do que a hebraica; não reflecte todos os cambiantes semânticos 1435 13 | participação consciente e reflectida na Eucaristia e no sacramento 1436 5 | ausentar para longe, não reflectiu por certo nisso. Parece 1437 6 | para com o esbanjador que regressa. Esta atitude provoca até 1438 2 | escravidão, do progresso ou da regressão, da fraternidade ou do ódio. 1439 14 | os homens se se pretende regular as suas relações mútuas 1440 4(52) | raiz, denota o amor da mãe (rehem= seio materno). Do vínculo 1441 8 | fruto plenamente maduro o Reino da vida, da santidade e 1442 14 | em nome da qual cada um reivindicaria os próprio direitos em relação 1443 15 | contemporâneo O ofende e O rejeita; e por isso estamos prontos 1444 6 | ressentimento pelo mal sofrido... rejubila com a verdade ..., tudo 1445 11 | aquilo que está intimamente relacionado com a sua dignidade de pessoa, 1446 4(52) | e desta maneira parece relacionar-se com o conteúdo semântico 1447 4 | maior no sentido de que, relativamente a ela, é primário e fundamental. 1448 14 | e nas nossas actuações, relativas às amplas e complexas esferas 1449 11 | humana, a consciência e a religião. Tal imagem explica a inquietação 1450 15 | despojada de todo o sentido religioso, ainda se torna mais necessário 1451 4(52) | por conseguinte, perdão e remissão da culpa. O termo hus exprime 1452 7 | antiga como o homempois remonta ao próprio mistério da criação, 1453 4 | razões íntimas desse nexo, remontando ao «princípio», no próprio 1454 4 | e rica história. Devemos remontar a essa história, para fazer 1455 11 | pano de fundo o gigantesco remorso constituído pelo facto de 1456 7 | mistério da criação, e foi renovada depois muitas vezes com 1457 10 | escolher entre elas, e a renunciar a algumas. Mais ainda, fraco 1458 14 | Em todos estes casos, a reparação do mal ou do escândalo, 1459 14 | entre os homens na recíproca repartição justa dos bens materiais, 1460 9 | cântico pascal da Igreja repercutem, com a plenitude do seu 1461 14 | Vaticano II, quando, ao falar repetidamente da necessidade de tornar 1462 14 | perdoar sempre. Quantas vezes repetimos as palavras da oração que 1463 7 | Ressuscitou». Depois, repetirão aos outros tal anúncio e 1464 8 | sinagoga de Nazaré 84 e que repetiu depois diante dos enviados 1465 2 | este propósito, podemos reportar-nos com proveito à imagem 1466 12 | nome.~Não sem razão Cristo reprovava nos seus ouvintes, fiéis 1467 15 | mais forte que possa ser a resistência da história humana, por 1468 11 | toda a humanidade e exige resoluções decisivas que hoje parecem 1469 4(52) | se tinha comprometido a respeitá-la, hesed adquiria, em certo 1470 8 | pela Cruz, poderia ser mais respeitada e elevada a dignidade do 1471 4(52) | infringia a aliança e não respeitava as condições da mesma. E 1472 4 | essa história, para fazer resplandecer mais plenamente a misericórdia 1473 9 | Nazaré 106 e, depois, ao responder à pergunta dos enviados 1474 1 | e isso nos basta». Jesus respondeu-lhe deste modo: « tanto 1475 3 | ensino em Nazaré, lhes tenha respondido: «Ide contar a João o que 1476 4(52) | da aliança é realmente «responsável pelo seu amor». Fruto deste 1477 6 | não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido... rejubila 1478 | Encarnação do Filho de Deus, ressoaram no Magnificat de Maria e 1479 15 | Jesus Cristo crucificado e ressucitado, e no espírito da sua missão 1480 3 | surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciada 1481 7 | primeira vez este anúncio: «Ressuscitou». Depois, repetirão aos 1482 7 | justificar o homem, e de restabelecer a justiça como realização 1483 4(52) | reconstituição na graça, o restabelecimento da aliança interior.~O segundo 1484 14 | atenção a esta norma, que restaria de qualquer programa «humanista» 1485 7 | mas também no facto de ter restituído ao amor a força criativa, 1486 14 | misericórdia»), é capaz de restituir o homem a si próprio.~A 1487 1 | caridade com que nos amou, restituíu-nos à vida juntamente com 1488 13 | certamente difícil enumerá-las e resumi-las todas, dado que a maior 1489 7 | escrevia São Paulo, resumindo em poucas palavras toda 1490 4 | conversão autêntica do povo, retabelece-o novamente na graça 38. 1491 8 | os retiverdes ser-lhes-ão retidos» 99.~Este é o Filho de Deus 1492 8 | perdoados e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos» 99.~ 1493 13 | a Deus é sempre fruto do retorno para junto deste Pai, «rico 1494 7 | profundidade do amor que não retrocede diante do extraordinário 1495 6 | como que reencontrado e «revalorizado». O pai manifesta-lhe alegria, 1496 10 | no decurso destes anos revelaram-se mais claramente, confirmaram 1497 8 | ser misericordiosos»), não revelarão talvez, na mesma perspectiva, 1498 4(52) | uma obrigação jurídica, revelava o seu aspecto mais profundo: 1499 9 | histórico e, ao mesmo tempo, reveste-se de sentido escatológico 1500 13 | perfil desta verdade, tão ricamente expressa em toda a Sagrada 1501 5 | mas, por vezes, demasiado rigorosa.~O filho pródigo, depois


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