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Dives in misericordia
Ioannes Paulus PP. II
1980 11 30
IntraText - Concordâncias
(Hapax Legomena)
102-desco | descr-lam | larga-rigor | rne-xv

                                                         negrito = Texto principal
     Parágrafo                                           cinza = comentário
502 6 | A imagem que acabei de descrever do estado de espírito do 503 5 | paterna. Em tal situação, «bem desejava matar a fome» com qualquer 504 10 | sente-se ilimitado nos seus desejos e chamado a uma vida superior. 505 7 | opressores. Na fase final do desempenho da função messiânica cumprem- 506 12 | pelo mesmo espírito, se vão desenvolvendo, especialmente no campo 507 1 | motivo parece agora oportuno desenvolver este mistério. Sugerem-no 508 10 | estão ligados com aquele desequilíbrio fundamental que se radica 509 11 | não só pelos que se acham desfavorecidos ou oprimidos, mas também 510 4 | povo, quer em momentos de desgraça, quer ao tomar consciência 511 4 | que suportam sofrimentos e desgraças de toda a espécie. Tanto 512 14 | atitude que tais palavras designam e inculcam. Quantas coisas 513 7 | harmoniosa plenitude da dedicação desinteressada à causa do homem, à verdade 514 5 | era recusado. A analogia desloca-se claramente para o interior 515 8 | vinda ao mundo foi isenta da desobediência de Adão e da herança do 516 1 | discurso com que Cristo se despediu dos seus no princípio da 517 | que não pode deixar de despertar profunda inquietação, vêm 518 4 | Profetas e outros homens que despertavam tal consciência. A este 519 12 | verificar que no mundo actual despertou em grande escala o sentido 520 12 | priva da liberdade e se despoja dos mais elementares direitos 521 15 | equivalente na sua consciência despojada de todo o sentido religioso, 522 15 | para o Deus que não pode desprezar nada daquilo que Ele criou 136, 523 12 | sacrificado. Enfim, é a dessacralização que se transforma muita 524 14 | nossa existência! Se não déssemos atenção a esta norma, que 525 11 | a inquietação moral está destinada a tornar-se cada vez mais 526 11 | consciência da ameaça que destrói ainda mais aquilo que é 527 5 | não podia ser alienada nem destruída, fosse qual fosse o seu 528 6 | indica um bem que não foi destruído: o filho, embora pródigo, 529 12 | transforma muita vezes em «desumanização»; o homem e a sociedade, 530 6 | nos podemos exprimir, a desvelar-se pela dignidade do filho. 531 1 | e a sua vocação suprema desvendam-se em Cristo, mediante a 532 4 | encontrar-se na sua tremenda desventura 40; assim se dirige ao Senhor 533 4 | Testamento encoraja os homens desventurados, sobretudo os que estão 534 13 | seu Coração, permite-nos deter-nos neste ponto da revelação 535 14 | convivência humana, nos detivermos no critério do «olho por 536 5 | materiais. No entanto, por detrás delas esconde-se também 537 14 | A consciência de sermos devedores uns para com os outros anda 538 14 | como um dos seus principais deveres proclamar e introduzir na 539 14 | desta forma indicar-lhe que deveria saber perdoar sempre a todos 540 11 | fome, cujo número atinge dezenas e centenas de milhões. É 541 14(125)| Cf. Insegnamenti di Paolo VI, vol. XIII (1975), 542 4 | misericórdia 53. A misericórdia difere da justiça, mas não se lhe 543 5 | ligados à terminologia diferenciada dos Livros Antigos. A primeira 544 4 | afins. Estes termos são diferenciados no seu conteúdo particular, 545 15 | pelos seus pecados um novo «dilúvio», como outrora sucedeu com 546 12 | relações dos homens entre si, a diminuição do sentido do autêntico 547 5 | irei ter com o meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra 548 1 | todos os caminhos que se dirigem ao homem, tais como eles 549 4 | pelo seu ensino, Cristo dirigia-se a homens que não só conheciam 550 14 | parábola do filho pródigo, dirigíamos a atenção para o facto de 551 6 | É o sentido das palavras dirigidas pelo próprio pai ao filho 552 1 | um dos doze Apóstolos, dirigindo-se a Cristo lhe disse: « 553 13 | com as palavras que Cristo dirigiu a Filipe 112, «a visão do 554 10 | qual tantas e tão grandes discórdias se originam para a sociedade» 109.~ 555 15 | excepção e sem qualquer discriminação: sem diferenças de raça, 556 13 | quais ela é depositária e dispensadora. Neste contexto, assumem 557 14 | evangélica dos ministros e dispensadores e de todo o povo, que dão 558 11 | incómodos para aqueles que dispõem de tais meios e estão prontos 559 5 | disso, o filho pródigo está disposto a arrostar com tal humilhação 560 5 | comportamento, não tinha somente dissipado a parte de herança que lhe 561 5 | sem os bens materiais que dissipara, é natural que o tivesse 562 5 | terra longínqua «vivendo dissolutamente», em certo sentido é o homem 563 15 | concepção do mundo e sem distinção entre amigos e inimigos. 564 14 | Tenhamos presente, além disto, que o amor misericordioso 565 15 | desta solicitude. Ela é ditada pelo amor para com o homem, 566 11 | falha fundamental ou, melhor dito, um conjunto de falhas ou 567 | Dives in misericordia~ ~ 568 10 | Sofre assim em si mesmo a divisão, da qual tantas e tão grandes 569 4(52) | princípio, ou seja, amor que doa, amor mais potente do que 570 7 | sarando toda a espécie de doenças e enfermidades» 72, mostra- 571 15 | adultos, aos pais, anciãos e doentes, enfim, amor para com todos 572 9(108)| Const. dogm. sobre a Igreja Lumen Gentium, 573 8 | eterno nas feridas mais dolorosas da existência terrena do 574 8 | nos momentos difíceis e dolorosos-considera seu infeliz destino. 575 11 | Autoridades, como instrumento de dominação ou de opressão política, 576 11 | a viverem na abundância, dominados pelo consumismo e pelo prazer, 577 15 | mês de Novembro, Primeiro Domingo do Advento, do ano de 1980, 578 14 | Jesus Cristo.~Em todos os domínios a que se referem numerosas 579 2 | da terra, a subjugou e a dominou 14. Tal domínio sobre a 580 15 | e o seu amor confiante, donde nasce a mais ardente necessidade 581 9 | continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Cuida, 582 1 | momento em que Filipe, um dos doze Apóstolos, dirigindo-se 583 4 | todas as circunstâncias dramáticas.~A isto vem juntar-se o 584 1 | como eles foram confiados, duma vez para sempre à Igreja, 585 13 | Bíblia, repercute-se como eco perene em numerosas leituras 586 5 | misericórdia divina, nas quais ecoa intensamente toda a tradição 587 14 | cultural, como no campo económico e político, é preciso acrescentar 588 11 | em vários sistemas sócio-económicos, áreas inteiras de miséria, 589 13 | primeiro lugar, a tarefa ecuménica que tende a unir todos os 590 14 | dos pais que sustentaram e educam os filhos, do benfeitor 591 6 | seu encontro, abraçou-o efusivamente e beijou-o» 64. Procede 592 14 | modo, as várias espécies de egoísmo, latentes no homem, poderiam 593 | elas 594 12 | liberdade e se despoja dos mais elementares direitos humanos. A experiência 595 14 | ao mesmo tempo unifica e eleva, não obstante todas as dificuldades 596 14 | paciente e benigno» 122 não elimina as diferenças. Aquele que 597 14 | si. Um mundo do qual se eliminasse o perdão seria apenas um 598 14 | misericordiosos é particularmente eloquente a tal respeito. O homem 599 14 | sensibilidade do coração, de que tão eloquentemente nos fala a parábola do filho 600 7 | modo, iria a dizer, mais empírico e «histórico», a profundidade 601 5 | o pai. Com essa decisão empreendeu o caminho de regresso.~Na 602 12 | justiça, muito embora seja empreendida em seu nome.~Não sem razão 603 11 | meios e estão prontos para empregá-los sem escrúpulos. Pense- 604 13 | os que crêem em Cristo. Empregando múltiplos esforços neste 605 6 | compaixão que seja, com que se encara o mal moral, físico ou material. 606 2 | mas sobretudo Ele próprio encarna-a e personifica-a. Ele próprio 607 | procurando introduzi-la e encarná-la na vida tanto dos fiéis, 608 14 | lição de humildade não está encerrada aqui, em relação ao homem, 609 11 | civilização dos nossos dias encerram de facto, não apenas a possibilidade 610 10 | todo o perigo que em si encerravam, no decurso destes anos 611 6 | vida, estava perdido e foi encontrado» 65. No mesmo capítulo XV 612 4(52) | terminologia do Antigo Testamento encontramos ainda outras expressões, 613 5(60) | fidelidade às promessas, que encontrarão precisamente na maternidade 614 14 | fazem com que os homens se encontrem uns com os outros naquele 615 8 | no suplício da cruz não encontrou misericórdia humana, na 616 4 | diversos. O Antigo Testamento encoraja os homens desventurados, 617 4(52) | se poderia considerar uma endíades (cf. p. ex., Ex 34,6; 2 618 7 | toda a espécie de doenças e enfermidades» 72, mostra-se agora Ele 619 5 | entrando em casa de Zacarias, engrandece o Senhor louvando-O com 620 11 | ponto de o tornar um mundo enredado em tensões e contradições 621 1 | que o aprofundamento e o enriquecimento multiforme da consciência 622 14 | conversão, cujo caminho nos foi ensinado por Cristo com palavras 623 2 | tempo.~A revelação e a ensinam-nos, efectivamente, não 624 3 | são ainda as passagens do ensinamento de Cristo que manifestam 625 3 | Cristo começou a fazer e a ensinar~3. Diante dos seus conterrâneos, 626 3 | conteúdo é a chave para se entender a própria realidade da misericórdia. 627 6 | missão. Desta mesma maneira entendiam e praticavam a misericórdia 628 2 | Tal domínio sobre a terra, entendido por vezes unilateral e superficialmente, 629 1 | mais amplamente o nosso entendimento e o nosso coração ao próprio 630 4 | mais sublimes louvores, entoarão hinos ao Deus do amor, da 631 9 | misericórdia que Maria proclamou à entrada da casa da sua parente: « 632 5 | vozes é a de Maria que, entrando em casa de Zacarias, engrandece 633 4(52) | para com o fruto das suas entranhas? Pois ainda que a mulher 634 10 | também da possibilidade — de entrar em contacto com os seus 635 8 | a minha voz e me abrir, entrarei em sua casa e cearemos juntos, 636 15 | acumulam sobre o mundo e se entrecuzam nos caminhos da humanidade. 637 4 | consciência do próprio pecado, entregou-se continuamente com confiança 638 6 | encontrar cada um dos fios que entretecem a visão da misericórdia 639 13 | Seria certamente difícil enumerá-las e resumi-las todas, 640 3 | porque Ele me ungiu e me enviou a anunciar a Boa-Nova aos 641 11 | da técnica militar. Ela envolve ainda muito outros perigos 642 5 | sentisse, de algum modo, envolvido nesse procedimento. Tratava- 643 7 | humanidade e o mundo estão envolvidos. Crer neste amor significa 644 8 | terra» 88, quando Deus «enxugará todas as lágrimas dos seus 645 4 | mesmo como dom: Nihil odisti eorum quae fecisti, «não aborreceis 646 3 | S. João no sua primeira Epístola 22. Revela Deus «rico em 647 12 | estabelecer a igualdade e o equilíbrio entre as partes em conflito. 648 15 | misericórdia», ou não lhe encontra equivalente na sua consciência despojada 649 4 | tempos do êxodo, quando ergueu o bezerro de ouro. Mas o 650 7 | profundidade ainda maior. A cruz erguida sobre o Calvário, na quaI 651 3 | e lhe perguntaram — «Tu és Aquele que está para vir, 652 6 | tão generoso para com o esbanjador que regressa. Esta atitude 653 5 | deixa a casa paterna para esbanjar essa herança numa terra 654 10 | conciliar pareciam apenas esboçar-se e não manifestar inteiramente 655 15 | não é mais do que simples esboço. O homem contemporâneo interroga- 656 12 | actual despertou em grande escala o sentido da justiça, o 657 3 | aventurado aquele que não se escandalizar a meu respeito» 21.~Jesus 658 4(52) | promessa e a esperança (escatológicas), não obstante a infidelidade 659 14 | também, a nós mesmos! Que escola de boa vontade para a vida 660 10 | solicitações, -se obrigado a escolher entre elas, e a renunciar 661 7 | criados à sua imagem e escolhidos neste mesmo Filho desde 662 5 | entanto, por detrás delas esconde-se também o drama da dignidade 663 9 | através da participação escondida e, ao mesmo tempo, incomparável 664 15 | bem autêntico e afastar e esconjurar todo o mal.~Se alguns contemporâneos 665 2 | Ninguém jamais viu a Deus», escreve S. João para dar maior relevo 666 6 | seu amor; amor, do qual escreverá S. Paulo: «A caridade é 667 7 | por nós como pecado» 75, escrevia São Paulo, resumindo em 668 11 | prontos para empregá-los sem escrúpulos. Pense-se ainda na tortura 669 14 | relativas às amplas e complexas esferas da convivência humana, nos 670 14 | palavras um apelo à acção e esforça-se por praticar a misericórdia. 671 2 | as quais tanto o podem esmagar como servir» 15.~A situação 672 15 | permitido, em hipótese alguma, esmorecer nesta tarefa e fechar-se 673 2 | superficialmente, parece não deixar espaço para a misericórdia.~A este 674 14 | demais. Deste modo, as várias espécies de egoísmo, latentes no 675 4(52) | misericórdia divina, mas também uma específica, obviamente antropomórfica, « 676 7 | ao mesmo tempo, é o modo específico da sua revelação e actuação 677 13 | ressurreição, «enquanto esperamos a sua vinda gloriosa» 114. 678 1 | humanos, os seus sofrimentos e esperanças, as suas angústias e expectativas. 679 7 | condenado, flagelado, coroado de espinhos, pregado na cruz e expira 680 4 | perspectiva e no estado dos espíritos preparados, como o demonstram 681 2 | sentido de , voltam-se quase espontaneamente, por assim dizer, para a 682 9 | visita que fez a Isabel, esposa de Zacarias: «A sua misericórdia 683 4(52) | próprio filho, eu jarnais me esqueceria de ti» (Is 49,15). Este 684 4(52) | Pois ainda que a mulher se esquecesse do próprio filho, eu jarnais 685 14 | tendermos para transformá-lo essencialmente, completando-o com outro 686 4(41) | Est 4,17k ss.~ 687 14 | impossível conseguir que se estabeleça este vínculo entre os homens 688 4(52) | Quando esta disposição se estabelece entre duas pessoas, estas 689 12 | indissolúvel e o respeito pela estabilidade da família. O permissivismo 690 12 | relações entre os Povos ou os Estados e até mesmo nas relações 691 1 | juntamente com Cristo, quando estávamos mortos pelos nossos pecados» 4.~ 692 15 | contemporâneo. E que este clamor esteja impregnado de toda a verdade 693 5 | analogia, embora se possa estender também a todo o povo de 694 10 | cultural. O homem, de facto, estendeu o seu domínio sobre a natureza 695 4 | dirige ao Senhor também Ester, consciente da ameaça mortal, 696 14 | só quando, ao praticá-la, estivermos profundamente convencidos 697 15 | de si, que O considera um estranho e de várias maneiras O proclama « 698 7 | não permanece apenas em estreita relação com o mundo, como 699 14 | condição do perdão.~Assim, a estrutura fundamental da justiça penetra 700 8 | palavras do Salmo: Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor 100.~ ~ 701 3 | ou postulado de natureza ética, mas também de satisfazer 702 12 | justiça, atesta o carácter ético das tensões e das lutas 703 13 | gloriosa» 114. A própria acção eucarística, celebrada em memória d' 704 3 | da dracma perdida 28. O Evangelista que trata de modo particular 705 5 | paterna como empregado e, eventualmente, ir amealhando, pouco a 706 11 | cada vez mais profunda. Evidentemente na base da economia contemporânea 707 10 | lemos: «... Perante a actual evolução do mundo, cada dia são mais 708 5 | preciso ir além da norma exacta da justiça: norma precisa 709 4 | Senhor, para Lhe recordarem exactamente aquilo que Ele tinha revelado 710 6 | permite-nos compreender com exactidão em que consiste a misericórdia 711 2 | sedes), a Igreja deve também examiná-las à luz da verdade recebida 712 8 | Segundo as palavras exaradas havia muito tempo na profecia 713 4 | Mesmo quando o Senhor, exasperado pela infidelidade do seu 714 4 | criaturas.~O amor, por natureza, exclui o ódio e o desejo do mal 715 8 | aquele que ao mesmo tempo «exerce a misericórdia»?~Em última 716 3 | Cristo, ponto fundamental do exercício da sua missão messiânica. 717 6 | desigualdade entre aquele que a exercita e aquele que a recebe. Por 718 8 | homem, por assim dizer, a exercitar a «misericórdia» para com 719 11 | e de toda a humanidade e exige resoluções decisivas que 720 1 | do homem contemporâneo; e exigem-no também as aspirações 721 14 | em perdoar não anula as exigências objectivas da justiça. A 722 3 | amor-misericórdia de Deus, exigia ao mesmo tempo dos homens 723 12 | vários aspectos da justiça exigida pela vida dos homens e das 724 10 | inquietudes e impotências a exigirem que se lhes dê a resposta 725 4 | a súplica dos hebreus exilados 35 e a renovação da Aliança 726 4 | Aliança depois do regresso do exílio 36.~É significativo o facto 727 6 | de todas as formas de mal existentes no mundo e no homem. Entendida 728 14(127)| 1057-1059; Paulo PP. VI, Exort. Apost. Paterna cum Benevolentia, 729 1 | esperanças, as suas angústias e expectativas. Se é verdade que todos 730 9 | Ressuscitado, d'Aquela que, tendo experimentado a misericórdia de um modo 731 13 | Sacramento todos os homens podem experimentar de modo singular a misericórdia, 732 7 | espinhos, pregado na cruz e expira no meio de tormentos atrozes 73. 733 9 | pecadores, conforme Cristo explicou referindo-se à profecia 734 3 | conterrâneos, em Nazaré, Cristo expõe as palavras do profeta Isaías: « 735 1 | próprio Cristo. Hoje quero expor que a abertura para Cristo 736 14 | capaz de construir o homem, exposto às forças prepotentes da 737 14 | É realmente difícil expressar o valor profundo da atitude 738 15 | em Deus, mãe dos homens, exprima nesta oração a sua solicitude 739 3 | Pai, que é «amor», como se exprimiria S. João no sua primeira 740 14 | solidariedade fraterna, que S. Paulo exprimiu concisamente convidando- 741 7(70) | No «Exsultet» da Liturgia da Vigília 742 6 | resultado de um juízo meramente externo. Acontece até por vezes 743 7 | não retrocede diante do extraordinário sacrifício do Filho, para 744 15 | que houvesse milhões de extraviados, ainda que no mundo a iniquidade 745 14 | campo dos bens objectivos e extrínsecos, o amor e a misericórdia 746 4(52) | honra do meu santo nome» (Ez 36,22). Assim, também Israel, 747 1 | sua sublime vocação». E -lo precisamente «na revelação 748 4 | indignação 50. E então, torna-se fácil compreender a razão pela 749 12 | autêntico bem comum e a facilidade com que este é sacrificado. 750 4(52) | 138[137],2; Miq 7,20). «Eu faço isto, não por causa de vós, 751 11 | da que professa, da faculdade de obedecer à voz da consciência 752 9 | atribuímos à Mãe de Deus falam dela sobretudo como Mãe 753 11 | civilização materialista uma falha fundamental ou, melhor dito, 754 11 | melhor dito, um conjunto de falhas ou até um mecanismo defeituoso, 755 14 | que a recebem de nós. Se faltar esta bilateralidade e reciprocidade, 756 4 | da história de Israel não faltaram Profetas e outros homens 757 11 | progresso e do poder. Embora não faltem aqueles que procuram descobrir 758 2 | intervenções na ONU, na UNESCO, na FAO e noutras sedes), a Igreja 759 11 | e sociedades abastados e fartos, a viverem na abundância, 760 14 | contra os outros.~Em todas as fases da história, mas especialmente 761 8 | o Pai «não poupou» 97 em favor do homem e que na sua paixão 762 10 | técnicas da comunicação favorecerão maior participação nos acontecimentos 763 4 | ainda te conservo os meus favores»56. «Ainda que os montes 764 12 | imagem da geração de que fazemos parte, a Igreja compartilha 765 7 | Cristo. Aquele que «passou fazendo o bem e curando a todos» 71 766 4 | aderido à Aliança com Deus — a fazerem apelo à misericórdia e permite- 767 15 | esmorecer nesta tarefa e fechar-se sobre si mesma. A sua 768 4 | Nihil odisti eorum quae fecisti, «não aborreceis nada do 769 7 | acontecimentos de Sexta-Feira Santa e, ainda antes, a 770 4(52) | É uma variante como que «feminina» da fidelidade masculina 771 8 | toque do amor eterno nas feridas mais dolorosas da existência 772 15 | transforme continuamente em fervorosa oração, num clamor a suplicar 773 9 | coração de mãe, com o seu «fiat» definitivo.~Maria, portanto, 774 3 | coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, 775 7 | nova e definitiva aliança; ficou estabelecida ali, no Calvário, 776 9 | partir do consentimento que fielmente deu na anunciação e que 777 6 | penetrante comparação, a figura do pai revela-nos Deus como 778 2 | para com o homem: na sua «filantropia» 12. É precisamente aqui 779 4(52) | Esta fidelidade para a «filha do meu povo» infiel (cf. 780 14 | constitui, por assim dizer, a finalidade do perdão. Em nenhuma passagem 781 6 | nos encontrar cada um dos fios que entretecem a visão da 782 3 | limitações e a fragilidade, tanto físicas como morais, do homem. Precisamente 783 15 | este clamor apelamos, como fizeram os Autores sagrados, para 784 6 | velho: «Era preciso que fizéssemos festa e nos alegrássemos, 785 7 | preso, ultrajado, condenado, flagelado, coroado de espinhos, pregado 786 8(81) | Flp 2,8.~ 787 7 | respeito do Servo de Javé: «Fomos curados pelas suas chagas» 74.~ 788 12 | se tanto a educação e a formação das consciências humanas 789 14 | relações recíprocas, que formam a sua fisionomia moral, 790 12 | realidade histórica que levou à formulação do axioma: summum ius, summa 791 8 | que Cristo um dia tinha formulado na sinagoga de Nazaré 84 792 14 | dos mais fracos pelos mais fortes, ou até numa arena de luta 793 10 | renunciar a algumas. Mais ainda, fraco e pecador, faz muitas vezes 794 14 | sistema de opressão dos mais fracos pelos mais fortes, ou até 795 3 | manifesta as limitações e a fragilidade, tanto físicas como morais, 796 13 | é mais poderoso do que a fraqueza das divisões humanas, pode 797 5(61) | hesed, ao passo que nas frases seguintes, em que Zacarias 798 14 | o apelo à solidariedade fraterna, que S. Paulo exprimiu concisamente 799 2 | do pior; abre-se na sua frente o caminho da liberdade ou 800 14 | apenas um mundo de justiça fria e irrespeitosa, em nome 801 10 | pela geografia, ou pelas fronteiras nacionais ou raciais. Os 802 7 | amor do Pai e do Filho, e frutifica inteiramente no amor. Precisamente 803 9 | revelação é particularmente frutuosa, porque se funda, tratando- 804 7 | fase final do desempenho da função messiânica cumprem-se em 805 14(130)| Ef 4,2, Gal 6,2.~ 806 5 | regressar merece apenas ganhar para viver, trabalhando 807 10 | que servem essas vitórias ganhas a tão grande preço110.~ 808 4 | Miqueias 33, as consoladoras garantias oferecidas por Isaías 34, 809 15 | esta viva solicitude para garantir a cada um todo o bem autêntico 810 5 | filho pródigo, depois de ter gasto os bens recebidos do pai, 811 7 | pode fazer perecer, na Geena» 80.~ ~ 812 4(52) | pelo conteudo, bastante genérico aliás, do verbo hãnan, sobretudo 813 14 | evidente que exigência tão generosa em perdoar não anula as 814 9(108)| dogm. sobre a Igreja Lumen Gentium, 62: AAS 57 (1965), p. 63.~ 815 6 | É preciso que o rosto genuíno da misericórdia seja sempre 816 10 | artificialmente criadas pela geografia, ou pelas fronteiras nacionais 817 6 | misericórdia são de maneira geral o resultado de um juízo 818 8 | em todos os eleitos, os germes mais profundos do mal, produzindo 819 4 | Senhor triunfou sobre este gesto de ruptura da Aliança, quando 820 7 | ainda antes, a oração no Getsémani introduzem mudança fundamental 821 11 | tendo como pano de fundo o gigantesco remorso constituído pelo 822 5 | bendizendo o Deus de Israel, glorifica a misericórdia que Ele quis « 823 7 | Ressuscitado.~Mas mesmo na glorificação do Filho de Deus, continua 824 10 | palavras da Mãe de Deus, quando glorificava a misericórdia de que participam, « 825 11 | mas também por aqueles que gozam dos privilégios da riqueza, 826 5 | para ser recebido, não gozando dos direitos de filho, mas 827 7 | dimensão humana, revela a grandeza inaudita do homem que talem 828 7 | semelhança de Deus, foi gratuitamente beneficiado, de acordo com 829 4(52) | pode dizer que é totalmente gratuito, não fruto de merecimento, 830 14 | misericórdia, revelado no mais alto grau em Jesus Cristo. Este mistério, 831 13 | maior parte delas estágravada vivamente no íntimo dos 832 13 | quando sobrecarregados com graves culpas. Neste Sacramento 833 4 | dirige David, consciente da gravidade da sua culpa 39; igualmente 834 4(52) | contemporâneos. A terminologia grega da versão dos Setenta apresenta- 835 4(52) | solidez, segurança» (no grego dos Setenta, «verdade»); 836 15 | esquecer a oração que é um grito de súplica à misericórdia 837 15 | a cada família, nação, grupo social, aos jovens, aos 838 6 | interesse, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido... 839 14 | protege doutro modo senão guardando a sua fonte, isto é, o mistério 840 5 | comiam», animais que ele guardava, ao serviço de «um dos habitantes 841 15 | deve ser constantemente guiada pela plena consciência de 842 6 | as causas da sua comoção -de ser procuradas em algo 843 7 | que talem ac tantum meruit habere Redemptorem (mereceu tal 844 2 | misericórdia~2. Deus, que «habita numa luz inacessível» 8, 845 5 | guardava, ao serviço de «um dos habitantes daquela terra». Mas até 846 14 | vezes, podemos advertir nos habituais juízos humanos sobre o tema 847 4(52) | também o conteúdo do verbo hãmal, que literalmente significa « 848 | necessária para a vida em harmonia com a ; depois, procurando 849 7 | destino humano, bem como a harmoniosa plenitude da dedicação desinteressada 850 8 | lágrimas dos seus olhos; e não haverá mais morte, nem pranto, 851 9 | Filho, aos pés da qual ela haveria de encontrar-se no Calvário. 852 15(135)| Cf, Heber 5,7~ 853 1(2) | Cf. Jo 1,18; Hebr 1,1 s.~ 854 4(52) | uma riqueza menor do que a hebraica; não reflecte todos os cambiantes 855 4 | Isaías 34, a súplica dos hebreus exilados 35 e a renovação 856 5 | próprio Cristo esta imagem, herdada do Antigo Testamento, torna- 857 4(52) | caracterizavam o Antigo.~Deste modo, herdamos do Antigo Testamento — como 858 15 | marcante que se apresente a heterogeneidade da civilização contemporânea 859 4 | sublimes louvores, entoarão hinos ao Deus do amor, da compaixão, 860 15 | não lhe é permitido, em hipótese alguma, esmorecer nesta 861 2 | torna-se, no contexto das hodiernas ameaças contra o homem, 862 11 | conflito que, tendo em conta os hodiernos arsenais atómicos, poderia 863 15 | iniquidade prevalecesse sobre a honestidade e ainda que a humanidade 864 4(52) | casa de Israel, mas pela honra do meu santo nome» (Ez 36, 865 15 | Deus 138, a implorar nesta hora da história a misericórdia 866 | ameaças que tornam carregado o horizonte da humanidade contemporânea.~ ~ 867 15 | ovelha desgarrada, ainda que houvesse milhões de extraviados, 868 14 | restaria de qualquer programa «humanista» da vida e da educação?~ 869 11 | não obstante declarações «humanistas», aceita o primado das coisas 870 6 | misericórdia não se sente humilhado, mas como que reencontrado 871 12 | é o amor plasmar a vida hurnana nas suas várias dimensões. 872 7 | por causa dos pecados da hurnanidade. -se na verade a «superabundância» 873 4(52) | remissão da culpa. O termo hus exprime igualmente piedade 874 | I. QUEM ME , O PAI (CF. 875 3 | lhes tenha respondido: «Ide contar a João o que vistes 876 10 | intercâmbio crescente de ideias. As conquistas das ciências 877 5(61) | viscera misericordiae), que identifica prevalentemente a misericórdia 878 5 | terra» para onde ele tinha ido depois de abandonar a casa 879 | III. A MISERICÓRDIA NO ANTIGO 880 10 | limitado, por outra, sente-se ilimitado nos seus desejos e chamado 881 10 | não permitem acalentar as ilusões de outrora.~ ~ 882 10 | progresso lhe proporciona imensas possibilidades, insuspeitadas 883 15 | está ameaçado por perigo imenso. O mistério de Cristo que, 884 4 | consciente da ameaça mortal, iminente, contra o seu povo 41. E, 885 8 | vida, da santidade e da imortalidade gloriosa. O fundamento desta 886 15 | manifestado no mistério de Cristo. Impele-me ainda a recorrer à misericórdia 887 15 | e a esperança que me impelem, como servo de Cristo e 888 2 | misericórdia de Deus. São impelidos a fazê-lo certamente pelo 889 2 | conhecimento indirecto e imperfeito, obra da inteligência que 890 15 | pela caridade, que Cristo implantou nos nossos corações. Esta 891 14 | que o amor misericordioso implica também ternura, compaixão 892 15 | recorrer à misericórdia e a implorá-la, nesta fase difícil e 893 | a misericórdia de Deus, implorando-a perante todas as formas 894 4 | si próprio 46, e para Lhe implorarem perdão.~O Senhor revelou 895 15 | de geração em geração». Imploremos a misericórdia divina para 896 7 | das nossas considerações, impõe-se aproximarmo -nos ainda 897 14 | fraternidade recíproca. É impossível conseguir que se estabeleça 898 10 | avolumando. Existem inquietudes e impotências a exigirem que se lhes dê 899 11 | política, e posta em prática, impunemente, por subalternos.~Assim, 900 9 | anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, ate à consumação 901 7 | humana, revela a grandeza inaudita do homem que talem ac tantum 902 4 | do povo, em ligação com a incisiva imagem do amor da parte 903 14 | modelo, a inspiração e o incitamento mais nobre. Baseando-nos 904 4(52) | misericórdia no Antigo Testamento inclui também o conteúdo do verbo 905 11 | motivo for, se apresentem incómodos para aqueles que dispõem 906 2 | particular «reconhecíveis», incomparavelmente mais reconhecíveis do que 907 12 | fundamentais que constituem valor incontestável não só da moral cristã, 908 14 | tais palavras designam e inculcam. Quantas coisas dizem a 909 14 | que se referem numerosas indicações do recente Concílio e a 910 5 | de filho não podia deixar indiferente o pai; devia fazê-lo sofrer 911 11 | outros que vivem na indigência, padecem a miséria e, muitas 912 5 | analogia é muito vasta. Indirectamente a parábola estende-se a 913 2 | humana»9.~O conhecimento indirecto e imperfeito, obra da inteligência 914 12 | matrimónio com a sua unidade indissolúvel e o respeito pela estabilidade 915 4 | comunitária, como particular e individual.~Israel foi o povo da aliança 916 4 | povo como na das pessoas individualmente.~Deste modo, a misericórdia 917 12 | sentido da justiça, o que indubitavelmente põe mais em relevo tudo 918 14 | como sua fonte, significam indulgência para com o mal, o escândalo, 919 10 | vezes apanágio dos países industrializados, não se pode negar, contudo 920 13 | oferecem-nos testemunhos inesgotáveis. Não se trata aqui da perfeição 921 13 | pedir para nós «com gemidos inexprimíveis» 119.~ ~ 922 8 | dolorosos-considera seu infeliz destino. A cruz é como que 923 3 | relação aos que sofrem, aos infelizes e aos pecadores, torna presente 924 4(52) | para a «filha do meu povo» infiel (cf. Lam 4,3.6), em última 925 13 | que voltam à sua casa. São infinitas também a prontidão e a força 926 13 | como perfeição de Deus infinito é também infinita. Infinita, 927 8 | mediante a própria morte, infligir a morte à morte 83. Deste 928 10 | saber.~O desenvolvimento da informática, por exemplo, multiplicará 929 4(52) | de obrigar quando Israel infringia a aliança e não respeitava 930 12 | espírito da justiça, como as iniciativas que, animadas pelo mesmo 931 15 | extraviados, ainda que no mundo a iniquidade prevalecesse sobre a honestidade 932 12 | axioma: summum ius, summa iniuria. Tal afirmação não tira 933 14 | com o mal, o escândalo, a injúria causada, ou os ultrajes. 934 11 | situações tão radicalmente injustas.~Eis a imagem do mundo de 935 8 | sua natureza absolutamente inocente e livre do pecado, e cuja 936 10 | ter-se-á tornado menos inquietante este quadro de tensões e 937 10 | vão avolumando. Existem inquietudes e impotências a exigirem 938 14(125)| Cf. Insegnamenti di Paolo VI, vol. XIII ( 939 7 | e atinge o homem, que se insinua mesmo no seu coração e o « 940 11 | conforme tive ocasião de insinuar na Encíclica Redemptor Hominis— 941 14 | educação?~Cristo sublinha com insistência a necessidade de perdoar 942 2 | revelação» manifesta Deus no insondável mistério do seu ser -uno 943 14 | crucificado é para nós o modelo, a inspiração e o incitamento mais nobre. 944 | eloquência destas palavras inspiradas, e aplicando-as às experiências 945 2 | acolher tal apelo; desejo inspirar-me na linguagem da revelação 946 12 | atenua o significado da ordem instaurada sobre ela, indica apenas, 947 11 | sistematicamente por Autoridades, como instrumento de dominação ou de opressão 948 10 | imensas possibilidades, insuspeitadas apenas alguns decénios. 949 11 | homem tomado na sua dimensão integral, isto é, na sua existência 950 1 | não apenas conceitual, mas integralmente existencial—a Deus. O homem 951 9 | dos homens e à humanidade inteira, a misericórdia da qual 952 12 | mesmo nas relações entre inteiros sistemas políticos ou os 953 10 | acesso aos bens de ordem intelectual e cultural dos outros povos. 954 14 | todas as acções e todas intenções, em que a misericórdia é 955 5 | misericórdia divina, nas quais ecoa intensamente toda a tradição do Antigo 956 3 | manifesta com particular intensidade em relação aos que sofrem, 957 6 | não busca o próprio interesse, não se irrita, não guarda 958 14 | ele próprio se transforma interiormente, segundo o espírito de amor 959 7 | mundo, Cristo, ao sofrer, interpela todo e cada homem e não 960 14 | multiforme das relações interpessoais e sociais, juntamente com 961 15 | esboço. O homem contemporâneo interroga-se com profunda ansiedade 962 9 | Vaticano IIperdura sem interrupção, a partir do consentimento 963 4 | vivificantes e as razões íntimas desse nexo, remontando ao « 964 10 | sociedade» 109.~Quase ao fim da introdução da mesma Constituição pastoral 965 7 | antes, a oração no Getsémani introduzem mudança fundamental em todo 966 | a ; depois, procurando introduzi-la e encarná-la na vida 967 14 | resultado. Enquanto a igualdade introduzida mediante a justiça se limita 968 14 | principais deveres proclamar e introduzir na vida o mistério da misericórdia, 969 15 | humano e que, segundo a intuição de grande parte dos nossos 970 6 | Esta atitude provoca até a inveja do irmão mais velho, que 971 4(52) | 49,15). Este amor, fiel e invencível graças à força misteriosa, 972 11 | o uso dos meios técnicos inventados por este tipo de civilização, 973 4 | misericórdia divina que pode ser invocada em todas as circunstâncias 974 7(79) | Cf. Io 14.9~ 975 4 | misericordioso, lento para a ira e cheio de bondade e de 976 10 | nações dele usufruam, não irá permanecer por muito tempo 977 4 | um dos seus componentes irão encontrar, depois de terem 978 5 | decisão: «Levantar-me-ei, irei ter com o meu pai e dir- 979 7 | permite-nos descobrir de modo, iria a dizer, mais empírico e « 980 10 | contacto com os seus irmãos e irmãs, ultrapassando as divisões 981 14 | mundo de justiça fria e irrespeitosa, em nome da qual cada um 982 6 | próprio interesse, não se irrita, não guarda ressentimento 983 8 | liberdade, mas procurando fazer irromper dessa mesma liberdade o 984 9 | durante a visita que fez a Isabel, esposa de Zacarias: «A 985 8 | cuja vinda ao mundo foi isenta da desobediência de Adão 986 12 | formulação do axioma: summum ius, summa iniuria. Tal afirmação 987 | IV. A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO~ ~ 988 7 | e de um modo terrível no Jardim das Oliveiras e no Calvário, 989 4(52) | esquecesse do próprio filho, eu jarnais me esqueceria de ti» (Is 990 7 | proferidas a respeito do Servo de Javé: «Fomos curados pelas suas 991 4(46) | 15; Sab 15,1; Sir 2,11; Jl 2,13.~ 992 4(58) | Jon 4,2.11, Sl 145(144),9; Sir 993 4 | o início da história dos Juízes 31, a oração de Salomão 994 4 | circunstâncias dramáticas.~A isto vem juntar-se o facto de que a miséria 995 4(52) | deixando de ser uma obrigação jurídica, revelava o seu aspecto 996 12 | ponto de partida a ideia da jústiça e que devem servir para 997 7 | da misericórdia, capaz de justificar o homem, e de restabelecer 998 4(31) | Cf. Jz 3,7-9 32~ 999 8 | tempo pascal põe nos nossos lábios as palavras do Salmo: Cantarei 1000 8 | Deus «enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; e não haverá 1001 4(52) | do meu povo» infiel (cf. Lam 4,3.6), em última análise


102-desco | descr-lam | larga-rigor | rne-xv

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