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Dives in misericordia Ioannes Paulus PP. II 1980 11 30 IntraText - Concordâncias (Hapax Legomena) |
negrito = Texto principal Parágrafo cinza = comentário
1 | 102 2 | 103 3 1(6) | 22: AAS, 58 (1966), p. 1042.~ 4 14(127)| 40: AAS 58 (1956), pp. 1057-1059; Paulo PP. VI, Exort. 5 14(127)| AAS 58 (1956), pp. 1057-1059; Paulo PP. VI, Exort. Apost. 6 | 137 7 | 138 8 14(125)| VI, vol. XIII (1975), p. 1568 (Discurso no encerramento 9 4(42) | 32- Tob 3,2-3, 11-12; 8,16s.; 1 Mac 4,24.~ 10 4(41) | Est 4,17k ss.~ 11 14(127)| ContemporâneoGaudium et Spes, 40: AAS 58 (1956), pp. 1057-1059; Paulo PP. 12 9(108)| Lumen Gentium, 62: AAS 57 (1965), p. 63.~ 13 14(125)| 25-XII-1975); e vol. XIV (1976), pp. 40-42.~ 14 15 | Domingo do Advento, do ano de 1980, terceiro do meu Pontificado.~ ~ 15 3(21) | Lc 7,22s.~ 16 | 27 17 | 29 18 | 36 19 | 42 20 | 45 21 8(83) | Cf. 1 Cor 15,54s.~ 22 | 56 23 | 57 24 | 61 25 | 62 26 | 67 27 | 72 28 | 86 29 | 88 30 | 97 31 | 98 32 13(112)| Cf. Jo 14.9s.~ 33 4 | Ainda que os montes sejam abalados ... o meu amor jamais se 34 6 | tinha afastado do pai, nem abandonado a casa paterna.~A fidelidade 35 5 | ele tinha ido depois de abandonar a casa paterna. Em tal situação, « 36 9 | depois de elevada ao céu, não abandonou esta missão salvadora, mas, 37 7 | único povo, o de Israel, mas aberta a todos e a cada um.~Que 38 1 | com fé, espírito e coração abertos.~Na minha já citada Encíclica, 39 1 | Hoje quero expor que a abertura para Cristo que, como Redentor 40 13 | Redemptor Hominis, seja abordado mais uma vez.~Porque existe 41 4 | eorum quae fecisti, «não aborreceis nada do que fizestes» 54. 42 4 | povo cujo pai espiritual é Abraão, como mérito da sua fé. 43 3 | que se dirige ao homem e abraça tudo quanto constitui a 44 6 | correu ao seu encontro, abraçou-o efusivamente e beijou- 45 10 | também a nossa geração foi abrangida pelas palavras da Mãe de 46 2 | capaz do melhor e do pior; abre-se na sua frente o caminho 47 9 | o momento da Encarnação, abrem nova perspectiva da história 48 2 | tanto a meditar de modo abstracto sobre o mistério de Deus, « 49 12 | conflito. Esta espécie de abuso da ideia de justiça e a 50 7 | inaudita do homem que talem ac tantum meruit habere Redemptorem ( 51 6 | espera, tudo suporta» e «não acaba nunca» 68.~A misericórdia 52 15 | necessário que tudo o que acabamos de dizer no presente documento, 53 4 | infidelidade do seu povo, decide acabar com ele, são ainda a compaixão 54 6 | dignidade humana~6. A imagem que acabei de descrever do estado de 55 4 | o próprio termo justiça acabou por significar a salvação 56 10 | o perigo e não permitem acalentar as ilusões de outrora.~ ~ 57 8 | Em última análise, não é acaso esta a posição que toma 58 9 | atingir todos aqueles que aceitam mais facilmente o amor misericordioso 59 10 | unidade do género humano, aceitando a dependência recíproca 60 14 | outra não faz mais do que aceitar e receber (por exemplo, 61 8 | misericordioso, precisamente porque aceitou a Cruz como caminho para 62 4(52) | de hesed. Enquanto hesed acentua as características da fidelidade 63 13 | ao mesmo tempo, o mais acessível no plano humano — da missão 64 6 | dracma perdida e de novo achada 67. Em cada uma destas parábolas 65 11 | sentida, não só pelos que se acham desfavorecidos ou oprimidos, 66 8 | deles» no Cenáculo «onde se achavam juntos os discípulos ... 67 13(114)| Cf. 1 Cor 11,26, Aclamação no Missal Romano.~ 68 9 | Ninguém como Maria acolheu tão profundamente no seu 69 3 | e a promulgar um ano de acolhimento por parte do Senhor» 19. 70 9 | mediante a morte do seu Filho, acompanhada com o sacrifício do seu 71 15 | à semelhança da mãe, vai acompanhando cada um dos seus filhos, 72 5 | pecado.~Ao contrário do que acontecia na tradição profética, esta 73 7 | de maneira profunda nesse acontecimento final que, particularmente 74 14 | económico e político, é preciso acrescentar que este fim nunca será 75 7(71) | Act 10 38~ 76 14 | não são ainda autênticos actos de misericórdia. Não se 77 14 | concepções e nas nossas actuações, relativas às amplas e complexas 78 10 | efeito, todos nós que vivemos actualmente na terra somos a geração 79 10 | põem ou sentem com maior acuidade, as questões fundamentais: 80 15 | terríveis tensões que se acumulam sobre o mundo e se entrecuzam 81 15 | realização da Igreja — na medida adaptada à época que nos coube viver — 82 1 | II confirmou esta verdade adaptando-a às condições dos nossos 83 4 | povo de Israel, que tinha aderido à Aliança com Deus — a fazerem 84 4 | mas não se lhe opõe, se admitirmos na história do homem — como 85 11 | continua a existir no mundo adoptada sistematicamente por Autoridades, 86 4(52) | comprometido a respeitá-la, hesed adquiria, em certo sentido, um conteúdo 87 10 | domínio sobre a natureza e adquiriu conhecimento mais aprofundado 88 15 | social, aos jovens, aos adultos, aos pais, anciãos e doentes, 89 15 | Novembro, Primeiro Domingo do Advento, do ano de 1980, terceiro 90 14 | que, por vezes, podemos advertir nos habituais juízos humanos 91 6 | velho, que nunca se tinha afastado do pai, nem abandonado a 92 15 | misericórdia», e quanto mais, afastando-se de Deus, se afastar do 93 15 | contemporâneo por vezes afastou tanto de si, que O considera 94 4(52) | isso sobretudo em sentido afectivo. Estes termos aparecem nos 95 4 | termos com significados afins. Estes termos são diferenciados 96 13 | humanas. Há teólogos que afirmam ser a misericórdia o maior 97 14 | amor para que o homem se afirme como tal. O cumprimento 98 1 | caminho da Igreja — como afirmei na Encíclica Redemptor Hominis— 99 4 | êxodo: o Senhor observou a aflição do seu povo, reduzido à 100 6 | Novo Testamento é chamado «agape». Este amor é capaz de debruçar- 101 10 | psicológicas e sociais ajudarão o homem a penetrar na riqueza 102 14 | a tal respeito. O homem alcança o amor misericordioso de 103 9 | intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação 104 6 | que fizéssemos festa e nos alegrássemos, porque este teu irmão estava 105 5 | coisa, até mesmo «com as alfarrobas que os porcos comiam», animais 106 6 | hã-de ser procuradas em algo mais profundo. O pai sabe 107 7 | aliança; ficou estabelecida ali, no Calvário, e não é limitada 108 8 | história do homem, se tinha aliado ao pecado. E este fazer- 109 5 | esta relação não podia ser alienada nem destruída, fosse qual 110 15 | Cristo que, revelando-nos a alta vocação do homem, me levou 111 4(52) | mas como que jurídico, não altera a sua realidade. Quando 112 12 | ideia de justiça e a sua alteração prática demonstram quanto 113 4 | aliança de paz não será alterada»57. Esta verdade, anunciada 114 12 | Era esta a forma de alterar a justiça naquele tempo; 115 14 | misericórdia, revelado no mais alto grau em Jesus Cristo. Este 116 4(52) | das suas infidelidades, amá-los-ei de todo o coração» ( 117 4 | anuncia um nome novo: «bem-amada» (ruhama), porque usará 118 5 | leviandade, por causa do pecado, amadureceu nele o sentido da dignidade 119 15 | e «mais humano», hoje e amanhã.~Mas, além disso, em nenhum 120 3 | criação, os que vivem com a amargura no coração, ou então os 121 3 | Precisamente o modo e o âmbito em que se manifesta o amor 122 5(60) | Em ambos os casos se trata de hesed, 123 15 | pesam sobre a humanidade e a ameaçam. Tal é o direito e o dever 124 5 | empregado e, eventualmente, ir amealhando, pouco a pouco, certa quantidade 125 10 | este quadro de tensões e de ameças, próprias da nossa época? 126 4 | grande família humana. «Amo-te com amor eterno, por 127 10 | também participação mais ampla no comum património do saber.~ 128 1 | Concílio, devem abrir mais amplamente o nosso entendimento e o 129 14 | actuações, relativas às amplas e complexas esferas da convivência 130 14 | sua própria fisionomia. Ao analisarmos a parábola do filho pródigo, 131 15 | aos adultos, aos pais, anciãos e doentes, enfim, amor para 132 12 | como as iniciativas que, animadas pelo mesmo espírito, se 133 5 | alfarrobas que os porcos comiam», animais que ele guardava, ao serviço 134 12 | classe), muitas vezes se aniquila o próximo se mata, se priva 135 12 | até levar à negação e ao aniquilamento de si própria, se não se 136 12 | crueldade. Então, a ânsia de aniquilar o inimigo de limitar a sua 137 12 | até a crueldade. Então, a ânsia de aniquilar o inimigo de 138 15 | interroga-se com profunda ansiedade quanto à solução das terríveis 139 13 | pela Revelação. Nas páginas anteriores do presente documento, procurei 140 5 | diferenciada dos Livros Antigos. A primeira destas vozes 141 1 | mais for, por assim dizer, antropocêntrica — tanto mais se deve confirmar 142 1 | contrapor o teocentrismo e o antropocentrismo, a Igreja, seguindo a Cristo, 143 4(52) | uma específica, obviamente antropomórfica, «psicologia» de Deus: a 144 4(52) | o seu originário aspecto antropomórfico: para indicar a misericórdia 145 14 | generosa em perdoar não anula as exigências objectivas 146 4 | daquela a quem o Profeta anuncia um nome novo: «bem-amada» ( 147 9 | consentimento que fielmente deu na anunciação e que manteve inabalável 148 13 | bebemos deste Cálice», não só anunciamos a morte do Redentor, mas 149 3 | Ele me ungiu e me enviou a anunciar a Boa-Nova aos pobres, a 150 10 | continua a ser, muitas vezes apanágio dos países industrializados, 151 4(52) | sentido afectivo. Estes termos aparecem nos textos bíblicos com 152 12 | moralmente, apesar de todas as aparências.~ ~ 153 4 | o meu amor jamais se apartará de ti, e a minha aliança 154 4 | da própria infidelidade apelava para a misericórdia . E 155 13 | Penitência ou Reconciliação aplana o caminho a cada um dos 156 | destas palavras inspiradas, e aplicando-as às experiências e aos 157 8 | lugar», a que se poderiam aplicar estas palavras do Apocalipse 158 8 | aplicar estas palavras do Apocalipse de São João: «Eis que estou 159 13 | profundamente consciente de que só apoiada na misericórdia de Deus 160 14(127)| 1059; Paulo PP. VI, Exort. Apost. Paterna cum Benevolentia, 161 4 | véspera da sua morte, diz ao Apóstolo Filipe aquelas memoráveis 162 4 | Profetas na sua pregação apresentarem a misericórdia, a qual muitas 163 15 | por mais marcante que se apresente a heterogeneidade da civilização 164 11 | seja por que motivo for, se apresentem incómodos para aqueles que 165 10 | adquiriu conhecimento mais aprofundado das leis do seu próprio 166 1 | procurei pôr em realce que o aprofundamento e o enriquecimento multiforme 167 4 | e, ao mesmo tempo, para aproximá-la do homem sob aspectos 168 2 | considerações sirvam para aproximar mais de todos tal mistério 169 14 | Se esta é, em si mesma, apta para «servir de árbitro» 170 12 | própria, se não se permitir àquela força mais profunda, que 171 4 | diz ao Apóstolo Filipe aquelas memoráveis palavras: «Há 172 8 | seja, do amor que se opõe àquilo que constitui a própria 173 14 | mesma, apta para «servir de árbitro» entre os homens na recíproca 174 11 | sistemas sócio-económicos, áreas inteiras de miséria, de 175 14 | mais fortes, ou até numa arena de luta permanente de uns 176 7 | coragem de o proteger e arrancar da mão dos seus opressores. 177 5 | pródigo está disposto a arrostar com tal humilhação e vergonha. 178 11 | tendo em conta os hodiernos arsenais atómicos, poderia significar 179 10 | ultrapassando as divisões artificialmente criadas pela geografia, 180 1 | contemporâneo; e exigem-no também as aspirações de tantos corações humanos, 181 7 | que existe no mundo, que assedia e atinge o homem, que se 182 14 | objectivo da sua missão, assegurar a autenticidade do perdão, 183 9 | gerações do Povo de Deus, assinaladas pelo sinal da Cruz e da 184 13 | dispensadora. Neste contexto, assumem grande significado a meditação 185 3 | nossas considerações a este assunto, ou seja, antes de estabelecer 186 9 | inabalável junto à cruz, ate à consumação eterna de todos 187 1 | Concílio Vaticano II, e atendendo às necessidades particulares 188 12 | tira o valor à justiça, nem atenua o significado da ordem instaurada 189 1 | Concílio, devemos procurar ater-nos precisamente a este 190 9 | especial capacidade para atingir todos aqueles que aceitam 191 15 | missão messiânica, e que atingiu o ponto culminante na sua 192 11 | conta os hodiernos arsenais atómicos, poderia significar a autodestruição 193 10 | chamado a uma vida superior. Atraído por muitas solicitações, 194 4(52) | perdoar.~O Antigo Testamento atribui ao Senhor estas características 195 9 | Estes títulos que atribuímos à Mãe de Deus falam dela 196 13 | misericórdia o maior dos atributos e perfeições de Deus; e 197 7 | expira no meio de tormentos atrozes 73. É então que Ele se apresenta 198 5 | que lhe tocava, para se ausentar para longe, não reflectiu 199 14 | sua missão, assegurar a autenticidade do perdão, tanto na vida 200 14 | nossas acções não são ainda autênticos actos de misericórdia. Não 201 15 | justamente descobrir nova fase da auto-realização da Igreja — na 202 11 | adoptada sistematicamente por Autoridades, como instrumento de dominação 203 5 | eu aqui morro de fome!». Avalia-se a si mesmo pela medida 204 12 | tensões e das lutas que avassalam o mundo.~A Igreja compartilha 205 9 | até chégarem à Pátria bem-aventurada» 108.~ ~ 206 3 | tenha depois concluído: «Bem-aventurado aquele que não se escandalizar 207 14 | Sermão da Montanha, com a bem-aventurança dos misericordiosos, é muito 208 14 | misericórdia. Se todas as bem-aventuranças do Sermão da Montanha indicam 209 10 | dificuldades que se vão avolumando. Existem inquietudes e impotências 210 12 | que levou à formulação do axioma: summum ius, summa iniuria. 211 4(35) | Cf. Bar 2,11-3,8~ 212 8 | pascal são superadas as barreiras do mal multiforme de que 213 14 | relações humanas e sociais e de baseá-las somente na justiça. 214 6 | relação de misericórdia baseia-se na experiência daquele 215 4(52) | mais do que pelo conteudo, bastante genérico aliás, do verbo 216 12 | Bastará a justiça?~12. Não é difícil 217 8 | é o que está à porta e bate ao coração de cada homem 93, 218 8 | Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha 219 13 | que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice», não só anunciamos 220 6 | abraçou-o efusivamente e beijou-o» 64. Procede deste modo 221 3 | os cegos que não vêem a beleza da criação, os que vivem 222 5 | João Baptista, seu filho, bendizendo o Deus de Israel, glorifica 223 14 | de alguém que obtém um benefício, experimenta o amor misericordioso, 224 4(52) | predisposição magnânima, benévola e clemente.~Além destes 225 4(52) | passam a ser, não apenas benévolas uma para com a outra, mas 226 14 | e portanto também o amor benevolente que chamamos «misericórdia»), 227 14(127)| Exort. Apost. Paterna cum Benevolentia, especialmente nos nn. 1 228 14 | sustentaram e educam os filhos, do benfeitor que socorre os necessitados), 229 6 | A caridade é paciente, é benigna..., não busca o próprio 230 4 | do êxodo, quando ergueu o bezerro de ouro. Mas o próprio Senhor 231 14 | recebem de nós. Se faltar esta bilateralidade e reciprocidade, as nossas 232 4(52) | frequência com que é usado o binómio hesed we'emet (= graça e 233 10 | conquistas das ciências biológicas, psicológicas e sociais 234 13 | e a força do perdão que brotam continuamente do admirável 235 8 | do homem, é o cumprir-se cabalmente do programa messiânico, 236 5 | que o tivesse também feito cair na conta da perda dessa 237 10 | comportamento social. Verificou que caíram ou se tornaram menores os 238 13 | deste Pão e bebemos deste Cálice», não só anunciamos a morte 239 4(52) | hebraica; não reflecte todos os cambiantes semânticos próprios do texto 240 4 | Por meio deste povo que caminha através da história, tanto 241 9 | entre perigos e angústias, caminham ainda na terra até chégarem 242 | Magnificat de Maria e que cantam a «misericórdia... de geração 243 4 | os Salmistas, ao quererem cantar ao Senhor os mais sublimes 244 8 | lábios as palavras do Salmo: Cantarei eternamente as misericórdias 245 9 | Mãe da Misericórdia~9. No cântico pascal da Igreja repercutem, 246 9 | particular, na sua especial capacidade para atingir todos aqueles 247 10 | exemplo, multiplicará as capacidades criadoras do homem e permitir- 248 6 | encontrado» 65. No mesmo capítulo XV do Evangelho de S. Lucas 249 3 | proclamar a libertação aos captivos e o dom da vista aos cegos, 250 4 | somente da noção de Deus, mas caracteriza também a vida de todo o 251 15 | a sua misericórdia há-de caracterizar a Igreja do nosso tempo. 252 4(52) | e a profundidade que já caracterizavam o Antigo.~Deste modo, herdamos 253 3 | sejam sobretudo os pobres, carecidos dos meios de subsistência, 254 11 | inteiras de miséria, de carência e de subdesenvolvimento. 255 5 | mais que sobreveio grande carestia «naquela terra» para onde 256 4(52) | se do seu filho e não ter carinho para com o fruto das suas 257 | Bênção~Veneráveis irmãos e caríssimos filhos e filhas: saúde e 258 | todas as ameaças que tornam carregado o horizonte da humanidade 259 12 | século pela doutrina social católica. Na linha deste ensino situam- 260 14 | o escândalo, a injúria causada, ou os ultrajes. Em todos 261 14 | compensação do prejuízo causado e a satisfação da ofensa 262 2 | de misericórdia parecem causar mal-estar ao homem, o qual, 263 6 | filho, generosidade que causará tanta indignação no irmão 264 8 | entrarei em sua casa e cearemos juntos, eu com ele e ele 265 1 | dos seus no princípio da Ceia Pascal.~Seguiram-se os acontecimentos 266 13 | própria acção eucarística, celebrada em memória d'Aquele que 267 11 | número atinge dezenas e centenas de milhões. É por isso que 268 14 | o mundo mais humano 127, centraliza a missão da Igreja no mundo 269 6 | próprio está inteiramente centralizada na vida do filho perdido, 270 1 | realizada pela Igreja se centrar no homem — quanto mais for, 271 8 | do seu Povo da Igreja. Ao centro deste programa está sempre 272 12 | que sobre ela predominam certas forças negativas, como o 273 5 | casa do próprio pai é com certeza grande humilhação e vergonha. 274 6 | Cristo. A misericórdia nunca cessou de se manifestar nos seus 275 7 | Fomos curados pelas suas chagas» 74.~Cristo, enquanto homem, 276 9 | messiânica de seu Filho, foi chamada de modo especial para tornar 277 7 | ao homem, que encerra o chamamento dirigido ao homem para que, 278 14 | pobreza a que o Senhor nos chamou com as palavras e com o 279 3 | compreensão desse conteúdo é a chave para se entender a própria 280 7 | paschale (mistério pascal). Chegados a este ponto das nossas 281 13 | espírito. Aqueles que assim chegam ao conhecimento de Deus, 282 7 | depois os Apóstolos, ao chegarem ao sepulcro de Cristo crucificado 283 9 | caminham ainda na terra até chégarem à Pátria bem-aventurada» 108.~ ~ 284 5 | penúria a que o filho pródigo chegou, por causa da sua leviandade, 285 6 | síntese totalmente nova, cheia de simplicidade e profundidade. 286 10 | ideias. As conquistas das ciências biológicas, psicológicas 287 4 | ser invocada em todas as circunstâncias dramáticas.~A isto vem juntar- 288 1 | coração abertos.~Na minha já citada Encíclica, procurei pôr 289 1 | seu amor» 6. As palavras citadas atestam com clareza que 290 4(52) | oportuno ainda lembrar o já citado vocábulo 'emet, que significa: 291 15 | isso estamos prontos para clamar com Cristo na cruz: «Pai, 292 4 | escravidão, ouviu os seus clamores, deu-se conta dos seus sofrimentos 293 15 | proclama que a manifestação clara de tal misericórdia se verificou 294 12 | exemplo histórica ou de classe), muitas vezes se aniquila 295 12 | homens, grupos sociais ou «classes», como nas relações entre 296 4(52) | predisposição magnânima, benévola e clemente.~Além destes elementos semânticos 297 6 | sobretudo na alegria e no clima de festa tão generoso para 298 8 | coração de cada homem 93, sem coarctar a sua liberdade, mas procurando 299 4(52) | Contudo, uma vez que Deus, em coerência com a Aliança estabelecida, 300 4 | da Antiga Aliança, tinham colhido da própria história plurissecular 301 4 | decurso dos séculos, há que colocar a experiência fundamental 302 10 | homem muitos elementos se combatem. Enquanto, por uma parte, 303 5 | homem de todos os tempos, a começar por aquele que foi o primeiro 304 6 | com que o filho pródigo comece a ver-se a si próprio e 305 5 | temor de Deus. Pouco depois, comemorando a eleição de Israel, proclama 306 13 | efeito, «todas as vezes que comemos deste Pão e bebemos deste 307 6 | o mal que o filho tinha cometido.~A parábola do filho pródigo 308 5 | alfarrobas que os porcos comiam», animais que ele guardava, 309 6 | Todavia, as causas da sua comoção hã-de ser procuradas em 310 6 | naquela simples mas penetrante comparação, a figura do pai revela- 311 2 | e a explica com o uso de comparações e parábolas, mas sobretudo 312 15 | alguns contemporâneos não compartilharem comigo a fé e a esperança 313 4 | solenemente a Moisés como «Deus compassivo e misericordioso, lento 314 7 | os pecados do homem são «compensados» pelo sacrifício do Homem- 315 5 | parte de herança que lhe competia, mas tinha também magoado 316 15 | que contém em si a mais completa revelação da misericórdia, 317 14 | nem participamos ainda completamente da fonte magnífica do amor 318 14 | transformá-lo essencialmente, completando-o com outro espírito. É 319 14 | vez para sempre; mas é um completo estilo de vida, uma característica 320 5 | problema essencial. Através da complexa situação material de penúria 321 14 | actuações, relativas às amplas e complexas esferas da convivência humana, 322 9 | descobrir, primeiro, através dos complexos acontecimentos de Israel 323 4(52) | manifestação da graça que comporta, por assim dizer, uma constante 324 4(52) | misericórdia. Esta imagem é composta, mais do que pelo conteudo, 325 4(52) | Aliança estabelecida, se tinha comprometido a respeitá-la, hesed adquiria, 326 12 | e das sociedades. Bem o comprova o amplo desenvolvimento 327 4 | comunitária e pessoal, como é comprovado por todo o Antigo Testamento 328 15 | depois, no tempo, realmente comunicado ao homem por meio Jesus 329 11 | também os ambientes, as comunidades, as sociedades e as nações, 330 2 | servindo-se de diversos conceitos e termos, tinha chamado « 331 1 | referência — não apenas conceitual, mas integralmente existencial— 332 8 | nossa fé e a nossa esperança concentram-se n'Ele Ressuscitado naquele 333 13 | constantemente a Cristo, concentrando se n'Ele, na sua vida e 334 14 | alcançado se nas nossas concepções e nas nossas actuações, 335 14 | fraterna, que S. Paulo exprimiu concisamente convidando-nos a suportar- 336 3 | significativo que tenha depois concluído: «Bem-aventurado aquele 337 11 | paliativos. Como justamente concluiu na sua análise o Concílio 338 14 | vida e no comportamento concreto, como na educação e na pastoral. 339 14 | prepotentes da tríplice concupiscência que nele operam 128. É em 340 14 | Esta, no entanto, tem o condão de conferir à justiça um 341 7 | quando é preso, ultrajado, condenado, flagelado, coroado de espinhos, 342 4 | primário e fundamental. O amor condiciona, por assim dizer, a justiça; 343 12 | profundas do espírito, que condicionam a própria ordem da justiça.~ 344 14 | É nesta direcção que nos conduz também o Concílio Vaticano 345 1 | vez para sempre à Igreja, conduzem sempre ao encontro do Pai 346 2 | chamado «misericórdia». Cristo confere a toda a tradição do Antigo 347 14 | entanto, tem o condão de conferir à justiça um conteúdo novo, 348 13 | neste sentido, a Igreja confessa com humildade que somente 349 1 | homem, tais como eles foram confiados, duma vez para sempre à 350 15 | solicitude maternal e o seu amor confiante, donde nasce a mais ardente 351 14 | seu campo de acção não se confina, porém, só a isto. Se Paulo 352 3 | da sua missão messiânica. Confirmam-no as palavras por Ele pronunciadas, 353 10 | revelaram-se mais claramente, confirmaram de várias maneiras o perigo 354 1 | Concílio do Vaticano II confirmou esta verdade adaptando-a 355 2 | esta «revelação» de Cristo, conhecemos Deus, antes de mais nada 356 7 | na cruz: «Aquele que não conhecera o pecado, Deus tratou-o 357 4 | O povo da Antiga Aliança conheceu esta miséria desde os tempos 358 4 | dirigia-se a homens que não só conheciam o conceito de misericórdia, 359 2 | ultrapassam largamente as conhecidas até agora. Sem deixar de 360 3 | os factos e as palavras conhecidos por intermédio do Evangelho. 361 14 | estão mais próximos: os cônjuges, os pais e os filhos e os 362 11 | fundamental ou, melhor dito, um conjunto de falhas ou até um mecanismo 363 13 | que tornar-se uma só coisa connosco, vindo ao encontro de todos 364 10 | crescente de ideias. As conquistas das ciências biológicas, 365 9 | interrupção, a partir do consentimento que fielmente deu na anunciação 366 6 | aquele que a recebe. Por consequência, somos levados a deduzir 367 13 | é fiel até às últimas consequências na história da Aliança com 368 3 | messiânica sobre a misericórdia conserva sempre particular dimensão 369 | de geração em geração». Conservando sempre no coração a eloquência 370 4 | eterno, por isso ainda te conservo os meus favores»56. «Ainda 371 6 | Consideração pela dignidade humana~6. 372 2 | obras por Ele realizadas são consideradas pela mente humana»9.~O conhecimento 373 8 | Isaías 86, tal programa consistia na revelação do amor misericordioso 374 1 | misericórdias e Deus de toda a consolação» 5. Lê-se na Constituição 375 4 | proféticas de Miqueias 33, as consoladoras garantias oferecidas por 376 7(77) | Símbolo Niceno-Constantinopolitano.~ 377 5 | tinha recebido do pai era constituída por certa quantidade de 378 11 | fundo o gigantesco remorso constituído pelo facto de que, ao lado 379 13 | misericordioso do Pai, que constituiu, em certo sentido, o núcleo 380 6 | messiânica de Cristo e a força constitutiva da sua missão. Desta mesma 381 4(52) | caso, o Novo Testamento constrói sobre a riqueza e a profundidade 382 14 | diferente daquela que é capaz de construir o homem, exposto às forças 383 8 | Cristo, na qual o Filho consubstancial ao Pai presta plena justiça 384 9 | inabalável junto à cruz, ate à consumação eterna de todos os eleitos. 385 11 | abundância, dominados pelo consumismo e pelo prazer, não faltam 386 7 | aqueles que mais de perto contactam com ele não têm a coragem 387 15 | pascal. É este Mistério que contém em si a mais completa revelação 388 13 | e também no seu ensino, contemplando constantemente a Cristo, 389 14(127)| sobre a Igreja no Mundo ContemporâneoGaudium et Spes, 40: AAS 58 (1956), 390 8 | Espírito Santo, em que o amor, contendo a justiça, dá origem à misericórdia, 391 3 | ensinar~3. Diante dos seus conterrâneos, em Nazaré, Cristo expõe 392 4(52) | composta, mais do que pelo conteudo, bastante genérico aliás, 393 5 | Nelas encontram expressão os conteúdos semânticos, ligados à terminologia 394 14 | característica essencial e contínua da vocação cristã. Consiste, 395 4(52) | No entanto, pode e deve continuar a esperar e a ter confiança 396 12 | deformações. Embora depois continuem a apelar para a mesma ideia 397 | em toda a sua missão, em continuidade com a tradição da Antiga 398 11 | mundo enredado em tensões e contradições e, ao mesmo tempo, cheio 399 1 | separar a até mesmo para contrapor o teocentrismo e o antropocentrismo, 400 4 | Deste modo, a misericórdia é contraposta , em certo sentido, à justiça 401 12 | fundamental da acção. Isto contrasta com a essência da justiça 402 3 | samaritano 25, ou ainda, por contraste, a do servo sem compaixão 26. 403 11 | publicamente a verdade de que está convencido, da fé que professa, da 404 14 | estivermos profundamente convencidos de que ao mesmo tempo nós 405 4 | particular, mas tendem a convergir, se assim se pode dizer, 406 13 | Passam a viver in statu conversionis, em estado de conversão; 407 13 | outro modo que não seja convertendo-se a Ele continuamente. 408 4 | origem desta multiforme convicção comunitária e pessoal, como 409 14 | Paulo exprimiu concisamente convidando-nos a suportar-nos «uns 410 8 | missão messiânica, sinal que coroa toda a revelação do amor 411 7 | ultrajado, condenado, flagelado, coroado de espinhos, pregado na 412 11 | isto é, na sua existência corpórea e espiritual, não podemos 413 14 | por assim dizer, a uma «correção» notável, por parte daquele 414 5 | perdida e o leva a avaliar correctamente o lugar que ainda lhe poderia 415 4 | aparece como o elemento correlativo da experiência interior 416 12 | chamados «mundos». Esta corrente profunda e multiforme, em 417 1 | Pai.~Enquanto as várias correntes do pensamento humano, do 418 13 | como misericórdia, a qual corresponde não somente à verdade mais 419 4(52) | servem-se dos termos que correspondem à consciência e à experiência 420 5 | Evangelho de S. Lucas singular correspondência entre duas vozes que proclamam 421 6 | pai, «movido de compaixão, correu ao seu encontro, abraçou- 422 3 | da sua pregação. Como de costume, também neste ponto ensina 423 15 | adaptada à época que nos coube viver — a própria Igreja 424 3 | ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam 425 7 | crente. Até o homem que não crê poderá descobrir nele a 426 13 | tende a unir todos os que crêem em Cristo. Empregando múltiplos 427 7 | homem e não apenas o homem crente. Até o homem que não crê 428 11 | ameaça contra a vida vai crescendo a consciência da ameaça 429 10 | acontecimentos e intercâmbio crescente de ideias. As conquistas 430 9 | humana, em dimensões sempres crescentes; sucedem-se também novas 431 7 | criação. É o amor que não só cria o bem, mas que faz com que 432 10 | divisões artificialmente criadas pela geografia, ou pelas 433 7 | do amor, com que o homem, criado à imagem e semelhança de 434 10 | multiplicará as capacidades criadoras do homem e permitir-lhe- 435 11 | sofrem a fome. Não faltam crianças que morrem de fome sob o 436 7 | restituído ao amor a força criativa, graças à qual o homem tem 437 10 | ele se experimenta como criatura que é, multiplamente limitado, 438 15 | desprezar nada daquilo que Ele criou 136, para o Deus que é fiel 439 12 | Paralelamente, andam também a crise da verdade nas relações 440 14 | Igreja, tanto na vida de cada cristão, como na de cada comunidade 441 1 | transcendência, nestes tempos críticos e difíceis, leva-nos a descobrir, 442 4(46) | Cf. Núm 14,18; 2 Crón 30,9; Ne 9,17; Sl 86(85), 443 12 | o rancor o ódio e até a crueldade. Então, a ânsia de aniquilar 444 7(73) | Csf. Mc 15,37; Jo 19,30~ 445 9 | dons da salvação eterna. Cuida, com amor materno, dos irmãos 446 14 | ofendido», isto é, aos que são culpados em relação a nós! 129. É 447 14(127)| VI, Exort. Apost. Paterna cum Benevolentia, especialmente 448 13 | testemunho de vida, a Igreja cumpre a sua missão própria como 449 7 | desempenho da função messiânica cumprem-se em Cristo as palavras 450 8 | mistério pascal é Cristo na cúpula da revelação do imperscrutável 451 14 | exemplo, no caso do médico que cura, do mestre que ensina, dos 452 7 | do Servo de Javé: «Fomos curados pelas suas chagas» 74.~Cristo, 453 7 | passou fazendo o bem e curando a todos» 71 e «sarando toda 454 4(52) | lemos em Oséias: «Eu os curarei das suas infidelidades, 455 14 | que recebestes de graça, dai-o também de graça» 134. 456 14 | fontes do Salvador» 133. Daí provêm as múltiplas orientações 457 7 | dirigido ao homem para que, dando-se a si mesmo a Deus e oferecendo 458 14 | dispensadores e de todo o povo, que dão testemunho «das grande maravilhas» 459 14 | o bem e o que o recebe. Daqui nasce a pretensão de libertar 460 15 | não pode desprezar nada daquilo que Ele criou 136, para 461 4 | Deste modo a Ele se dirige David, consciente da gravidade 462 10 | impotências a exigirem que se lhes dê a resposta profunda que 463 2 | simultaneamente poderoso e débil, capaz do melhor e do pior; 464 12 | quais nada é «sagrado», decaem moralmente, apesar de todas 465 10 | insuspeitadas há apenas alguns decénios. A actividade criadora do 466 4 | infidelidade do seu povo, decide acabar com ele, são ainda 467 4 | conta dos seus sofrimentos e decidiu libertá-lo 43. Neste acto 468 11 | humanidade e exige resoluções decisivas que hoje parecem impor-se 469 3 | afirmações sãoa sua primeira declaração messiânica, à qual se seguem 470 12 | preocupar-nos também com o declínio de muitos valores fundamentais 471 10 | tão grande preço?» 110.~Decorridos quase quinze anos após o 472 7 | harmoniosa plenitude da dedicação desinteressada à causa do 473 6 | amor que desde sempre tinha dedicado ao seu filho. Tal fidelidade 474 3 | nós mais importa.~Antes de dedicar uma parte das nossas considerações 475 1 | dos tempos em que vivemos, dediquei a Encíclica Redemptor Hominis 476 4 | fidelidade 51.~De tudo isto se deduz que a misericórdia faz parte 477 6 | consequência, somos levados a deduzir que a misericórdia degrada 478 11 | falhas ou até um mecanismo defeituoso, que não permite à família 479 4(52) | Ao definirem a misericórdia, os Livros 480 4 | ruptura da Aliança, quando se definiu solenemente a Moisés como « 481 12 | humanas, na prática sofrem deformações. Embora depois continuem 482 6 | deduzir que a misericórdia degrada aquele que a recebe e ofende 483 10 | geração», aqueles que se deixam guiar pelo temor de Deus. 484 4(52) | precisamente então que hesed, deixando de ser uma obrigação jurídica, 485 3 | tempo dos homens que se deixassem guiar na própria vida pelo 486 4(52) | jurídico» da parte de Deus deixava de obrigar quando Israel 487 2 | contemporâneo», como está delineada no início da Constituição 488 13 | presente documento, procurei delinear ao menos o perfil desta 489 5 | precisa mas, por vezes, demasiado rigorosa.~O filho pródigo, 490 4(52) | rahªmim, já pela própria raiz, denota o amor da mãe (rehem= seio 491 6 | de modo particularmente denso de afecto. Lemos, com efeito, 492 8 | relação Àquele que, único dentre todos os filhos dos homens, 493 2 | até agora. Sem deixar de denunciar tais ameaças (por exemplo, 494 4 | povo 41. E, além destes, deparamos ainda com outros exemplos 495 2 | toma consciência de que depende dele a boa orientação das 496 13 | Salvador, das quais ela é depositária e dispensadora. Neste contexto, 497 13 | realizar as tarefas que derivam da doutrina do Concílio 498 4(52) | significa «poupar (o inimigo derrotado)», mas também significa « 499 4 | nos tempos de queda e de desalento. Em seguida, dá graças e 500 6 | misericórdia seja sempre descoberto de maneira nova. Não obstante 501 1 | a si mesmo plenamente e descobre-lhe a sua sublime vocação».