Análise de Condição de Sistemas Mecânicos é uma UC que dá ênfase à importância da monitorização do estado de condição de sistemas mecânicos (equipamentos e estruturas) para a
manutenção dos seus requisitos de exploração ao longo do ciclo de vida. Esta UC está alicerçada no conceito de manutenção preventiva condicionada, abordando conceitos avançados
para a detecção de dano em estruturas.

Esta disciplina pretende transmitir o conhecimento necessário para compreender e implementar diversas metodologias e técnicas de detecção e diagnóstico de avarias no âmbito da avaliação do estado de condição de sistemas mecânicos, sejam equipamentos ou estruturas.

O principal foco desta disciplina incide na área da manutenção baseada na monitorização do estado de condição de estruturas e equipamentos, abordando a aquisição e processamento de sinal, o diagnóstico e correcção de avarias típicas em máquinas rotativas, e o fundamental da identificação de dano em estruturas.

O formato da disciplina visa a aquisição, por parte dos alunos, de competências nos tópicos referidos, através da observação e implementação experimental, em laboratório, dos conceitos leccionados.